FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freio Traseiro

+8
mcaccia
lco489
m_m_almeida
Veiga
jeff
Marcelo Soares Calçada
brunofe14
danyew2000
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Freio Traseiro

Mensagem  danyew2000 Sex Jun 20, 2008 11:30 am

O freio Traseiro meu nao para a moto completamente, nao chega nem a lixar o pneu..! Somente diminui um pouco a velocidade, depois de acionar o traseiro paro com o dianteiro, mas em um momento de URGENCIA GRAVE, tipo encontrar um caveirão na contramão..! como posso parar com segurança&
Esse freio é normal em todas as motos& ou em todas as scutter&
Queria uma dica..!
Já fui a Dafra de Vitoria-ES, eles regularam e me falaram que é assim mesmo...! será que é mesmo&
danyew2000
danyew2000
Forista
Forista

Número de Mensagens : 133
Idade : 56
Localização : Serra-ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  brunofe14 Dom Jun 22, 2008 2:03 pm

A minha tb tem esse problema, o freio de trás é muito fraquinho!

brunofe14
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 42
Localização : Mangueira - Rio de Janeiro
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Dom Jun 22, 2008 3:07 pm

Acho que é mal da Laser, pois o meu tambem e assim... eu uso os dois juntos....
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  jeff Dom Jun 22, 2008 4:56 pm

danyew2000 escreveu:O freio Traseiro meu nao para a moto completamente, nao chega nem a lixar o pneu..! Somente diminui um pouco a velocidade, depois de acionar o traseiro paro com o dianteiro, mas em um momento de URGENCIA GRAVE, tipo encontrar um caveirão na contramão..! como posso parar com segurança&
Esse freio é normal em todas as motos& ou em todas as scutter&
Queria uma dica..!
Já fui a Dafra de Vitoria-ES, eles regularam e me falaram que é assim mesmo...! será que é mesmo&

Tenho a impressão que já respondi um post parecido.... Mas vai lá:

Daniew, pessoal:

Não sei qual a experiência de vocês com motos, nem a quilometragem de sua moto, talvez essa condição de não travar mude com o "amaciamento" do freio.

Em todo caso, considero positivo que o freio traseiro não trave a roda se vocês estão freando dessa maneira. O freio traseiro deve atuar como um auxiliar apenas. E quando a roda traseira trava, ela dá uma "rabeada" capaz de te jogar no chão, sem falar no desgaste do pneu.

O correto é frear a moto equilibrando a força sobre os dois freios, 70-60% o dianteiro e 30/40% o traseiro. Essa proporção tem de ser invertida em dias de chuva, sem falar da redução da velocidade. Por outro lado, aplicar totalmente o dianteiro periga travar a roda e ir pro chão.

Essa técnica tem que ser praticada até obter um bom resultado. É fundamental conhecer a reação da moto em situações de emergência.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty veiga

Mensagem  Veiga Dom Jun 22, 2008 5:58 pm

amigo jeff, desculpe contradize-lo mas na conduçao de uma scooter a forma de travar é diferente da forma de se travar uma moto "normal".

Devido à enorme concentraçao de peso na traseira (motor e sistema de transmissao) o acionamento dos travoes deve ser feita mais forte na traseira e menos na frente, ao contrario daquilo que deve ser uma travagem numa moto de roda alta e motor colocado na zona central. Ou seja neste caso a travagem perfeita é 70% à frente e 30% atrás. No caso duma scootero ideal é usar os dois travoes ao mesmo tempo, mas forçando um pouco mais a travagem atrás, sem deixar derrapar,claro!


Boas curvas!

Veiga
Forista
Forista

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  jeff Dom Jun 22, 2008 6:19 pm

AHAHAHAHAHAHAHAH

Por isso que volta e meia encontro posts do Marcelo!!!!! Nunca me toquei que estava em casa errada!!! Embarassed

Eu frequento o fórum da Speed... Um dia respondi algum post no fórum da Laser e o programa começou a "monitorizar" o tópico para mim.... E como sou um observador atento... Rolling Eyes

Realmente de scooter só andei na garupa.

Pessoal das Laser, foi mau aí, hein??? OUÇAM O QUE DIZ O VEIGA!!!! DESCONSIDEREM MEU POST!!!!

Sorry, Veiga, mas é que o pessoal aqui chama scooter de motocicleta, indistintamente, como se fossem máquinas idênticas... e na minha idade, esses raciocínios complexos ficam difíceis... tongue

Um abraço,

Jeff
PS: Daniew, por isso que teu avatar fica zoando com o cara da moto, né? Sacanagem! Vou arrumar um cara de scooter marcando bobeira, também!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  danyew2000 Qua Jun 25, 2008 11:39 am

Ha... flou Jeff... Bom galera mas de qualquer forma valeu pelas dicas..!
danyew2000
danyew2000
Forista
Forista

Número de Mensagens : 133
Idade : 56
Localização : Serra-ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  m_m_almeida Qui Fev 05, 2009 5:41 pm

Olá amigos.

Alguem sabe qual é a sapata de freio que serve na Laser??? Ouvi falar que é o da Yamaha YBR.

Em conversa com uma mecanido da Dafa, eme me aconselhou a trocar a pastilha por de uma outra moto, pois a composição da pastilha original não é tão boa.

Abraços.
m_m_almeida
m_m_almeida
Forista
Forista

Número de Mensagens : 219
Idade : 49
Localização : São Paulo - Zona Sul
Data de inscrição : 23/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qui Fev 05, 2009 7:56 pm

Eu ainda não pesquisei sobre isso, mas vou levantar!!!
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  lco489 Qua Abr 15, 2009 4:36 pm

Olá pessoal, comprei a minha laser fazem duas semanas, estouadorando, muito legal mesmo, mas notei que ela também tem esse problema do freio ser muito fraco, alguém já tem novidades sobre como melhorar ele?
um abraço.
lco489
lco489
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qua Abr 15, 2009 6:35 pm

Freio fraco? eu nunca tive esse problema... pelo contrário... já verificou a regulagem dele? ele esta meio borrachudo??
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  mcaccia Qua Abr 15, 2009 8:47 pm

Galera,

Realmente o freio não responde lá essas coisas, o ideal é sempre freiar os dois juntos.
Semana passada conheci um cara aqui em fortaleza que tem uma laser vermelha, ele trabalha com soldas, torno, etc. e é mecânico de moto há 20 anos, ele está colocando freio a disco na trazeira da laser, já me mostrou o suporte para a pinça, furação na roda trazeira para colocação do disco que já estão prontos na moto, parece que vai ficar legal. Vou levantar o custo com ele.
Vou bater as fotos para postar
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  will_santana Qua Abr 15, 2009 9:03 pm

soh lembrando q nao eh questao d ser freio a disco ou nao q vai melhorar a frenagem
acredito q msm com freio a tambor qq um d nos consiga travar as rodas das motos msm com garupa simplesmente freiando forte
entao a troca por disco soh faria aumentar o risco d queda jah q vai travar com maior eficiencia

claro q eh mais facil controlar derrapagem com a roda traseira, mas nao eh nada bonito perder o controle d qq jeito

cuidado com essas modificacoes...
o esquema eh conhecer a propria moto e sabendo disso regular a mao

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  lco489 Qua Abr 15, 2009 9:12 pm

Sim, eu regulei e melhorou um pouco, acho que veio mal regulado da loja ou o cabo por ser novo cedeu um pouco, mas ainda acho que não tá satisfatório e parece meio borrachudo, pode ser a sapata que vem de fábrica. Fim de semana vou testar mais uma regulada pra ver o que acontece.
essa história de colocar um freio a disco na traseira é bem interessante hein?
lco489
lco489
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Freio traseiro

Mensagem  Convidad Qui Abr 16, 2009 3:58 pm

O freio traseiro da minha Laser está borrachudo e à medida que fui usando aumentou o curso do manete. Vou fazer uma regulagem eu mesmo, não vou até a concessionária só por causa disso, além do que ainda está só com 110 km rodados. Existe uma acomodação natural das sapatas de freio novas.

Lembrando aos menos experientes: Nas frenagens deve ser aplicado 60/70% do freio dianteiro e 30/40% do traseiro. Travar a roda traseira é chão na certa, já passei por isso quando tinha RD, me ralei todo e a moto também...
Abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Abr 16, 2009 5:01 pm

Vespão escreveu:O freio traseiro da minha Laser está borrachudo e à medida que fui usando aumentou o curso do manete. Vou fazer uma regulagem eu mesmo, não vou até a concessionária só por causa disso, além do que ainda está só com 110 km rodados. Existe uma acomodação natural das sapatas de freio novas.

Lembrando aos menos experientes: Nas frenagens deve ser aplicado 60/70% do freio dianteiro e 30/40% do traseiro. Travar a roda traseira é chão na certa, já passei por isso quando tinha RD, me ralei todo e a moto também...
Abraços
Isso em tempo seco, já em pista molhada inverte-se as proporções, se não vai de cara (literalmente) no chão.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Freio Traseiro

Mensagem  Convidad Qui Abr 16, 2009 7:23 pm

Fuzzy, 10 a sua observação...realmente não sei quanto a piso molhado, somente cautela
Sei que em pista de terra com moto trail os conceitos são os mesmos de pista seca em asfalto, tive um treinamento com o Grupo Terra, o instrutor era nada menos do que o Jorge Negreti
Mas o seu comentário quanto a pista molhada tem lógica
Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  nego Qui Abr 16, 2009 7:46 pm

E ai Vespão, queria dar um pitaquinho nesta estória de frenagem, em motos a aplicação está corretissima, más em se tratando de scooters as coisa são diferente, pois o centro de gravidade é mais baixo, as rodas menores e o peso sobre o eixo trazeiro, teremos que buscar informações com alguém que usa a Laser ou outro scooter a mais tempo, com experiencia, para nos dizer qual a proporção correta de aplicação dos freios,... Fala Marcelo..... Question
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Abr 16, 2009 9:22 pm

Vespão escreveu:Fuzzy, 10 a sua observação...realmente não sei quanto a piso molhado, somente cautela
Sei que em pista de terra com moto trail os conceitos são os mesmos de pista seca em asfalto, tive um treinamento com o Grupo Terra, o instrutor era nada menos do que o Jorge Negreti
Mas o seu comentário quanto a pista molhada tem lógica
Abraço
É que devido ao menor atrito entre o asfalto e o pneu devido a água fica MUITO mais fácil travar a roda dianteira, e travando a dianteira o resultado é passar por cima do guidão, de cara no chão... Shocked

Abraços! Very Happy
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  will_santana Qui Abr 16, 2009 9:41 pm

Fuzzy Logic escreveu:
Vespão escreveu:Fuzzy, 10 a sua observação...realmente não sei quanto a piso molhado, somente cautela
Sei que em pista de terra com moto trail os conceitos são os mesmos de pista seca em asfalto, tive um treinamento com o Grupo Terra, o instrutor era nada menos do que o Jorge Negreti
Mas o seu comentário quanto a pista molhada tem lógica
Abraço
É que devido ao menor atrito entre o asfalto e o pneu devido a água fica MUITO mais fácil travar a roda dianteira, e travando a dianteira o resultado é passar por cima do guidão, de cara no chão... Shocked

Abraços! Very Happy

nao vai acontecer pq, apesar da roda travar, vc vai entrar em aquaplanagem
soh q em carro basta esterçar mais pra retomar o controle
em moto, perdeu a roda guia, eh chao CERTO
derrapou com a roda traseira, vira o guidon contra 1 pouco q s vc for d circo salva
prova disso eh qq crianca dando cavalo d pau com bicicleta travando a roda traseira toda hora

nao sei em trilha, mas em asfalto sujo com areia, chuva, brita ou qq outra situacao q diminua o atrito dos pneus, frenagem 60 a 70% na traseira pra ter alguma chance d controlar a moto s aquaplanar

qq duvida eh soh ver o video q o fuzy postou e eu jah tinha postado aqui tb antes, ouvir o q falam e reparar no q fazem qnd as motos derrapam

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty regulagem do freio traseiro

Mensagem  lco489 Seg Abr 27, 2009 4:42 pm

pessoal, como eu já tinha falado neste tópico, eu fiz uma regulagem do freio traseiro pq tavamuito fraco. ficou melhor como eu tinha dito, mas ontem eu pus ela no cavalete e ao girar a roda traseira com a mão, percebi que ela não estava livre, tinha uma certa resistência para girar ela. Será que issó é normal ou apertei demais o freio?

pensei que pudesse ser do cãmbio, que por ser diferente não deixasse a roda livre, mas pra não ficar na dúvida e de repente causar problemas, preferi perguntar aqui. alguém sabe me responder isso?

um abraço.

Luciano
lco489
lco489
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Ter Abr 28, 2009 8:04 am

Com certeza você deixou a roda presa por causa do aperto do freio. Solte um pouco e ligua e moto no cavalete... acelere um pouco e depois veja se o cubo da roda está quente... se tiver é sinal que ainda esta agarrando...
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  mcaccia Seg maio 04, 2009 9:18 am

Conforme prometido segue fotos da Laser com freio a disco na trazeira.
https://2img.net/r/ihimizer/img123/2728/2304091116.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/8110/2304091117.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/650/2304091118.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/5338/2304091119.jpg
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  lco489 Seg maio 04, 2009 9:37 am

ficou legal esse freio. como ficou o funcionamento? as modificações necessárias são muitas?
lco489
lco489
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 45
Localização : Porto Alegre
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Fuzzy Logic Seg maio 04, 2009 12:33 pm

mcaccia escreveu:Conforme prometido segue fotos da Laser com freio a disco na trazeira.
https://2img.net/r/ihimizer/img123/2728/2304091116.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/8110/2304091117.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/650/2304091118.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img123/5338/2304091119.jpg
Pow! Sem noção! A julgar pelas fotos o serviço parece estar muito bem feito, caprichoso... Negócio é ver na prática, pois beleza não pára moto.


Última edição por Fuzzy Logic em Seg maio 04, 2009 7:46 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio Traseiro Empty Re: Freio Traseiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos