FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

+25
asnobre
Dan Floripa
firefox
Dom Luiz
azenos
Ailton e Karina
nandinho
Macedo
maromali
jeff
joao vitor(speed preta)
fulô
BOOMERANG
Rafael.RS
neo_ext3
Speed
Henri-Sanfer
Marcelo Soares Calçada
xello 81
Marcelinho speed
rss_sis
Petrucelli
Roch@
Tuco Benedito
tonywalker
29 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Muito Boa

Mensagem  lucaskof Qua Ago 03, 2011 11:11 pm

Otima dica é vivendo e aprendendo os macetes da Dafra
lucaskof
lucaskof
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 37
Localização : Maceió
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Dan Floripa Qui Ago 04, 2011 10:36 am

lucaskof escreveu:Otima dica é vivendo e aprendendo os macetes da Dafra

Isso se aplica em motos de forma geral.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Gilberto Crespo Qua Set 26, 2012 3:56 pm

tonywalker escreveu:
Atenção pessoal! Esta dica está relacionada com um item de segurança da moto.
Ela pode melhorar o desempenho e o conforto ao corrigir um problema de revisão da moto.
Portanto ao realizar os ajustes aqui descritos faça com responsabilidade, e teste a moto em um local sem trânsito antes de andar em vias movimentadas. Wink Com segurança não se brinca.
Se não se sentir a vontade, leve a moto na oficina DAFRA e peça o ajuste ao mecânico, é um direito seu.


Pessoal, eu tive sérios problemas com o freio da Speed justamente por falta de ajuste.
Minha moto não estava rendendo e quando pegava carona então virava um lixo, até que um dia a moto simplesmente não queria arrancar, desci e vi que a lanterna do freio estava acesa.
Regulei o freio atrás e fui embora. Depois de uns dias o mesmo problema.

Em casa dei uma olhada com mais calma e percebi o que estava acontecendo. Atrás do pedal do freio, entre a peça onde fica presa a pedaleira do carona e o cano de descarga, tem um parafuso paralelo com o chassi que serve para regular a altura do pedal. Olhando a moto de lado não tem como ver, é preciso olhar de cima para baixo. Veja na foto mais ou menos onde você vai encontrá-lo (AJUSTE DO PEDAL):

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Freio10

Este parafuso tem uma contraporca que serve para evitar que ele se mova, e no caso da minha moto esta contraporca estava solta ou mal apertada.
Então você anda com a moto, a contraporca gira e o parafuso sai do lugar! Quando você aperta o freio com o a moto em movimento o parafuso anda e o pedal não volta 100% à sua posição original pois o parafuso vai encostando nele. Em pouco tempo dependendo do terreno em que você anda o pedal estará totalmente acionado e você terá que regular o parafuso de ajuste do freio para compensar, só que de tanto folgar o ajuste do freio duas coisas podem acontecer:
1 - O freio vai ficar muito "solto" e você não vai conseguir parar a moto com ele.
2 - O pedal do freio ficará extremamente baixo podendo inclusive causar acidentes em curvas para a direita.

Para resolver este problema podemos usar as chaves que compõe o conjunto de ferramentas da moto e regular não só a altura do pedal como também apertar a contraporca para que eles não saiam mais do lugar.
É um pouco chato pois as chaves que vem com a moto são pequenas e o espaço que você tem para fazer o ajuste é pouco. É até possível remover a peça onde fica preso a pedaleira do carona mas não quis arriscar minha garantia Very Happy.

A primeira coisa a saber é: que altura você irá querer o pedal do freio?
Para pessoas baixas ou de pernas mais curtas o ideal é que o pedal esteja da altura da pedaleira ou um pouco mais alto. Originalmente ele vem regulado assim, pelo menos na minha.

Para pessoas mais altas ou de pernas compridas como eu, fica mais confortável quando o pedal está mais baixo que a pedaleira. Uns 2cm ficou ótimo para mim. Mais do que isto é perigoso que o pedal toque o chão ao curvar para a direita.

Nas fotos abaixo eu usei um truque vagabundo com o a imagem para vocês terem uma idéia mais ou menos de como é:

Pedal alinhado com a pedaleira (posição padrão):
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Alinha11

Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais baixas:
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 2cmalt10

Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais altas:
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 2cmbai10

Logicamente, ao terminar de ajustar o pedal aperte a contraporca para fixar o parafuso!
Terminado o ajuste, você deve agora apertar ou soltar o parafuso de ajuste do freio que fica próximo à roda de trás da moto (AJUSTE DO FREIO):

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Freio10

Monte na moto e confira se o ajuste ficou bom, e se a moto está freiando direitinho.
Se a lanterna do freio estiver acesa mesmo sem o pedal estar acionado, confira se você não colocou o pedal muito alto, ou solte um pouco o parafuso de ajuste do freio.

Não saia pilotando por qualquer lugar sem conferir se o freio ficou bom! Afinal com os freios não se brinca!

Espero ter ajudado! Até mais a todos!

Se mexer somente no ajuste do freio, altera alguma coisa no pedal?
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  firefox Qua Set 26, 2012 8:25 pm

.... Aproveitando o gancho, venho também trazer uma informações que é de muita importancia, e pode causar um acidente: Conforme as fotos do amigo Gilberto, podemos verificar que perto do pezinho do freio existe uma mola, ela serve pra voltar o freio quando vc aliviar o pé, pois bem, essa mola com o tempo vai se desgastando e se rompe, fazendo com que vc afunde o pé no freio, uma simples frenagem, vira uma travada de pneu independente da velocidade que vc estiver, e depois que ela se rompe, o pezinho simplesmente cai, e vc perde totalmente o freio traseiro, isso aconteceu comigo e minha namorada num dia de chuva a quase 50km de casa, pensa no sufoco que passei!!
Seguindo o conselho do mecanico, instalei uma outra mola auxiliar, essa vai instalada na parte traseira do freio e custa noa maximo 5,00 r$, ai vc fica com duas molas pra garantir sua frenagem, se por acaso uma estourar, vc tem outra pra segurar o freio. a mola é essa aki É MUITO IMPORTANTE SUA INSTALAÇÃO
http://www.koller.me/product.php?id_product=351
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Gilberto Crespo Sáb Set 29, 2012 7:15 pm

Galera.

Se apenas mexer no ajuste do freio, o pedal sofrerá alguma mudança de ajuste?

Abraços.
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Eliane Seg Out 01, 2012 10:24 am

Não sofre não Gilberto,pra mudar o ajuste do pedal é um parafuso próximo ao bacalhau.
Eliane
Eliane
Forista
Forista

Número de Mensagens : 124
Idade : 42
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Gilberto Crespo Seg Out 01, 2012 11:19 am

Valeu, Eliane... abraços.
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO - Página 3 Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos