AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
+25
asnobre
Dan Floripa
firefox
Dom Luiz
azenos
Ailton e Karina
nandinho
Macedo
maromali
jeff
joao vitor(speed preta)
fulô
BOOMERANG
Rafael.RS
neo_ext3
Speed
Henri-Sanfer
Marcelo Soares Calçada
xello 81
Marcelinho speed
rss_sis
Petrucelli
Roch@
Tuco Benedito
tonywalker
29 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Muito Boa
Otima dica é vivendo e aprendendo os macetes da Dafra
lucaskof- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 38
Localização : Maceió
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/06/2011
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
lucaskof escreveu:Otima dica é vivendo e aprendendo os macetes da Dafra
Isso se aplica em motos de forma geral.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
tonywalker escreveu:
Atenção pessoal! Esta dica está relacionada com um item de segurança da moto.
Ela pode melhorar o desempenho e o conforto ao corrigir um problema de revisão da moto.
Portanto ao realizar os ajustes aqui descritos faça com responsabilidade, e teste a moto em um local sem trânsito antes de andar em vias movimentadas. Com segurança não se brinca.
Se não se sentir a vontade, leve a moto na oficina DAFRA e peça o ajuste ao mecânico, é um direito seu.
Pessoal, eu tive sérios problemas com o freio da Speed justamente por falta de ajuste.
Minha moto não estava rendendo e quando pegava carona então virava um lixo, até que um dia a moto simplesmente não queria arrancar, desci e vi que a lanterna do freio estava acesa.
Regulei o freio atrás e fui embora. Depois de uns dias o mesmo problema.
Em casa dei uma olhada com mais calma e percebi o que estava acontecendo. Atrás do pedal do freio, entre a peça onde fica presa a pedaleira do carona e o cano de descarga, tem um parafuso paralelo com o chassi que serve para regular a altura do pedal. Olhando a moto de lado não tem como ver, é preciso olhar de cima para baixo. Veja na foto mais ou menos onde você vai encontrá-lo (AJUSTE DO PEDAL):
Este parafuso tem uma contraporca que serve para evitar que ele se mova, e no caso da minha moto esta contraporca estava solta ou mal apertada.
Então você anda com a moto, a contraporca gira e o parafuso sai do lugar! Quando você aperta o freio com o a moto em movimento o parafuso anda e o pedal não volta 100% à sua posição original pois o parafuso vai encostando nele. Em pouco tempo dependendo do terreno em que você anda o pedal estará totalmente acionado e você terá que regular o parafuso de ajuste do freio para compensar, só que de tanto folgar o ajuste do freio duas coisas podem acontecer:
1 - O freio vai ficar muito "solto" e você não vai conseguir parar a moto com ele.
2 - O pedal do freio ficará extremamente baixo podendo inclusive causar acidentes em curvas para a direita.
Para resolver este problema podemos usar as chaves que compõe o conjunto de ferramentas da moto e regular não só a altura do pedal como também apertar a contraporca para que eles não saiam mais do lugar.
É um pouco chato pois as chaves que vem com a moto são pequenas e o espaço que você tem para fazer o ajuste é pouco. É até possível remover a peça onde fica preso a pedaleira do carona mas não quis arriscar minha garantia .
A primeira coisa a saber é: que altura você irá querer o pedal do freio?
Para pessoas baixas ou de pernas mais curtas o ideal é que o pedal esteja da altura da pedaleira ou um pouco mais alto. Originalmente ele vem regulado assim, pelo menos na minha.
Para pessoas mais altas ou de pernas compridas como eu, fica mais confortável quando o pedal está mais baixo que a pedaleira. Uns 2cm ficou ótimo para mim. Mais do que isto é perigoso que o pedal toque o chão ao curvar para a direita.
Nas fotos abaixo eu usei um truque vagabundo com o a imagem para vocês terem uma idéia mais ou menos de como é:
Pedal alinhado com a pedaleira (posição padrão):
Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais baixas:
Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais altas:
Logicamente, ao terminar de ajustar o pedal aperte a contraporca para fixar o parafuso!
Terminado o ajuste, você deve agora apertar ou soltar o parafuso de ajuste do freio que fica próximo à roda de trás da moto (AJUSTE DO FREIO):
Monte na moto e confira se o ajuste ficou bom, e se a moto está freiando direitinho.
Se a lanterna do freio estiver acesa mesmo sem o pedal estar acionado, confira se você não colocou o pedal muito alto, ou solte um pouco o parafuso de ajuste do freio.
Não saia pilotando por qualquer lugar sem conferir se o freio ficou bom! Afinal com os freios não se brinca!
Espero ter ajudado! Até mais a todos!
Se mexer somente no ajuste do freio, altera alguma coisa no pedal?
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
.... Aproveitando o gancho, venho também trazer uma informações que é de muita importancia, e pode causar um acidente: Conforme as fotos do amigo Gilberto, podemos verificar que perto do pezinho do freio existe uma mola, ela serve pra voltar o freio quando vc aliviar o pé, pois bem, essa mola com o tempo vai se desgastando e se rompe, fazendo com que vc afunde o pé no freio, uma simples frenagem, vira uma travada de pneu independente da velocidade que vc estiver, e depois que ela se rompe, o pezinho simplesmente cai, e vc perde totalmente o freio traseiro, isso aconteceu comigo e minha namorada num dia de chuva a quase 50km de casa, pensa no sufoco que passei!!
Seguindo o conselho do mecanico, instalei uma outra mola auxiliar, essa vai instalada na parte traseira do freio e custa noa maximo 5,00 r$, ai vc fica com duas molas pra garantir sua frenagem, se por acaso uma estourar, vc tem outra pra segurar o freio. a mola é essa aki É MUITO IMPORTANTE SUA INSTALAÇÃO
http://www.koller.me/product.php?id_product=351
Seguindo o conselho do mecanico, instalei uma outra mola auxiliar, essa vai instalada na parte traseira do freio e custa noa maximo 5,00 r$, ai vc fica com duas molas pra garantir sua frenagem, se por acaso uma estourar, vc tem outra pra segurar o freio. a mola é essa aki É MUITO IMPORTANTE SUA INSTALAÇÃO
http://www.koller.me/product.php?id_product=351
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
Galera.
Se apenas mexer no ajuste do freio, o pedal sofrerá alguma mudança de ajuste?
Abraços.
Se apenas mexer no ajuste do freio, o pedal sofrerá alguma mudança de ajuste?
Abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
Não sofre não Gilberto,pra mudar o ajuste do pedal é um parafuso próximo ao bacalhau.
Eliane- Forista
- Número de Mensagens : 124
Idade : 42
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 30/09/2011
Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO
Valeu, Eliane... abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Ajuste do amortecedor traseiro
» Freio Traseiro
» problema no freio traseiro da speed
» Disco de freio traseiro
» SENSOR DO FREIO TRASEIRO.
» Freio Traseiro
» problema no freio traseiro da speed
» Disco de freio traseiro
» SENSOR DO FREIO TRASEIRO.
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 3 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos