Dicas de segurança!
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais :: Legislação e segurança
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Re: Dicas de segurança!
Eu gosto de curvas!!! rs
Fernando Moreira- Forista
- Número de Mensagens : 317
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Dicas de segurança!
ahahhahahaha como vc eh maldoso!Fernando Moreira escreveu:Eu gosto de curvas!!! rs
eu tava falando das curvas que te derrubam, não das que vc "derruba"!
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: Dicas de segurança!
Miojo, safadinho KKKKKKKKKK
Não sei se é propicio discutir que deita ou não nas curvas. rs
Não sei se é propicio discutir que deita ou não nas curvas. rs
Fernando Moreira- Forista
- Número de Mensagens : 317
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Dicas de segurança!
DESLOCAMENTO EM COMBOIO
ITEM
DESCRIÇÃO
www.motoinforma.com
1
O motociclista que seguirá à frente do comboio, chamado de "lider" ou "regulador" será, preferencialmente, um componente da diretoria, no caso de moto clube, podendo este, para melhor desempenho e segurança do comboio, quando, no todo ou em parte, não conhecer o itinerário, designar outro integrante do MC, que seguirá à frente do "lider", no trecho por este desconhecido.
2
Deverá o "lider" do comboio determinar a velocidade de acordo com o terreno, a visibilidade, a quantidade de veículos na estrada e a moto de menor cilindrada no comboio, cuidando para que a velocidade nunca seja superior à previamente acordada e sempre respeitados os limites máximos permitidos nos diversos trechos da estrada.
3
Em rodovias de três ou mais pistas, o comboio manter-se-á, preferencialmente, na pista central. Em rodovias de duas pistas, manter-se-á na pista da direita. Em rodovias de mão dupla, o comboio com grande número de motos deve abrir espaços em subgrupos de seis a oito motos, permitindo, assim, a ultrapassagem gradual dos veículos mais rápidos, cuidando para que apenas um veículo por vez ocupe o "buraco" propositadamente criado.
4
O "lider" do comboio será seguido, nesta ordem, pelas motocicletas, triciclos" e , por último, o "cerra fila " ou "ferrolho" (veículo que fecha o comboio de motos e triciclos), que será seguido pelos motociclistas convidados e por eventuais carros participantes.
5
As motocicletas manter-se-ão em formação de coluna por um, alternada, devendo o "lider" posicionar-se à esquerda da pista, para facilitar a sua visualização pelos demais.
6 Numa eventual mudança de pista, o "lider" acionará a seta, porém não fará a mudança de pista. Os demais, ao observarem a intenção da mudança, irão também ligando as suas setas, até que o "ferrolho" ou "cerra fila" perceba e, quando oportuno, feche a pista a ser ocupada.
Só então, após passar o último veículo estranho ao comboio, é que os demais integrantes, sem ultrapassarem os seus colegas à frente, irão ocupando, em fila indiana, a nova pista, do último até o primeiro, até que, passado o último veículo estranho pelo "lider", este ocupará a nova pista para efetuar a ultrapassagem.
7 As ultrapassagems, sempre que possível, devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o "líder" deve aguardar condições que permitam a ultrapassagem de todo o comboio. Após o "lider" efetuar a ultrapassagem, imediatamente sinalizará e retornará à pista anterior, sendo seguido pelos demais, vez por vez, retomando a formação de coluna por um, alternada.
8 O "cerra fila " haverá, preferencialmente, de estar com motocicleta de cilindrada adequada para esse fim. Permanecerá ele na última posição das motocicletas e/ou triciclos para que, surgindo um eventual problema com alguma das motos ou triciclos, adiantar-se até o "lider", objetivando sinalizar da necessidade de parada do comboio, para aguardar ou socorrer o componente com problema.
Esta diretriz aplicar-se-á ao "ferrolho", somente nos casos de ausência, no comboio, de um "batedor", que é quem fará esse tipo de deslocamento.
9 Exceto o "batedor", que estará no exercídio da sua função, ou o "cerra fila ", este nas eventuais faltas de um "batedor", nenhuma outra motocicleta, triciclo ou carro participante, poderá ultrapassar o veículo à sua frente.
10 Deverá ser mantida uma distância do colega da frente, suficiente para não entrar veículos estranhos ao comboio, salvo em casos de estrita necessidade.
11 Para cumprimento do item anterior, o "lider", também chamado de "moderador", não poderá empreender arrancadas rápidas, uma vez que, havendo motos de menores cilindradas, estas terão dificuldades em manterem-se próximas ao veículo à sua frente, fato que poderá ensejar a criação temporária de grande distanciamento, conhecido como "buraco".
12 Salvo o "cerra fila ", que estará na sua estrita função, nenhuma motocicleta poderá emparelhar-se com outra para entabular conversa. O "bate-papo" terá que ficar restrito às paradas durante o trajeto.
13 Algumas motocicletas necessitam, por motivos técnicos, desenvolver, em dados momentos, velocidades acima da mantida pelo comboio. Nestes casos, deverá o seu piloto, sem arrancadas bruscas, adiantar-se até alcançar o "lider", quando dará dois toques na buzina, após o que, paulatinamente, acelerará a moto para empreender a velocidade necessária. Adiante, aguardará, em segurança, no acostamento ou recuo, a passagem do comboio para, então, retomar a sua posição.
14 No trecho do percurso em que houver eventual engarrafamento, deverão as motocicletas adiantarem-se, seguindo o "lider" ou outro componente por ele indicado, até o local em que termina o congestionamento, onde deverão abrigar-se e permanecer aguardando os triciclos e/ou carros integrantes do comboio.
15 É obrigação do participante estar com a documentação, sua e do seu veículo, rigorosamente em dia, inclusive abastecido de combustível. O descumprimento deste item, durante uma viagem em comboio, poderá provocar a eventual retenção do veículo pela autoridade competente, por irregularidades, tanto do veículo como do seu condutor.
Neste caso, em caráter excepcional, haverá a paralisação do comboio para a ajuda que se fizer necessária na solução do problema. No entanto, baldados os recursos para sanar o impasse, sem que ocorra a liberação do infrator, o comboio deverá prosseguir viagem normalmente.
16 Os comandos emitidos pelo "lider" podem ser por voz ou por gestos. Os comandos por gestos são feitos com os braços, devendo ser repetidos pelo demais integrantes, até o penúltimo, e obedecem os seguintes critérios:
Coluna por um - alternada
Braço esquerdo esticado, na vertical, mão fechada, com o indicador apontado para o alto.
Coluna por dois
Braço esquerdo esticado na vertical, mão fechada, com os dedos indicador e médio esticados em forma de V.
Linha
Os dois braços ficam esticados na horizontal, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Cunha
Braço esquerdo para cima, com a mão formando uma cunha, com a abertura voltada para o comboio (como uma letra V invertida).
Parar adiante
Com o dedo indicador e o braço em diagonal, apontando para o lado em que irá parar.
Óleo ou água na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para baixo, simulando uma esfregada no piso.
Obstáculo (quebra-mola) na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para trás, simulando um pêndulo.
Parar imediatamente com toda a manobra
As duas mãos espalmadas, cruzadas acima da cabeça, simulando a letra X.
Obs.: este comando pode ser substituído, esticando-se o braço esquerdo para cima, com a palma voltada para frente e os dedos unidos e esticados.
ITEM
OS 10 MANDAMENTOS DA PILOTAGEM SEGURA
www.motoinforma.com
1
Conhecer as leis de trânsito e obedecer a sinalização.
2
Usar sempre o capacete e os equipamentos de segurança.
3
Conhecer o veícuo que está pilotando e saber comandá-lo.
4
Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.
5
Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.
6 Ser capaz de decidir com rapidez e corretamente nas situções de perigo.
7 Não aceitar desafios e provocações.
8 Não conduzir cansado, sob efeito de álcool e drogas.
9 Ver e ser visto.
10 Não abusar da autoconfiança.
ITEM
CUIDADOS COM A SAÚDE NA DIREÇÃO DA MOTOCICLETA
www.motoinforma.com
Segmentos
do Corpo
Agentes
Efeitos Cuidados Prevenção
Olhos Cisco, areia,
pedra, inseto,
calor, raio
ultravioleta, vento Irritação, inflamação,
ardência (olho
vermelho), lesões
traumáticas e
perda de visão Hidratação e
higienização
freqüentes Capacete com viseira
e óculos de segurança
Cabeça Trauma Ferida, concussão,
fratura, tonteira,
sonolência, torpor
e perda de
consciência Pilotar com
segurança Capacete respeitando
o prazo de validade
Pescoço Fio, Linha Cerol Ferida, lesão
vascular
e arterial Pilotar com
segurança Antena corta-pipa
Via
Respiratória Poeira, fuligem,
microorganismos,
vapores, gases,
calor e frio Ressecamento,
maior quantidade
de resíduo nasal,
processo irritativo
alérgico, infeccioso e tóxico
Boa hidratação (2 a
3 litros de líqüidos/dia),
umidificação da via
nasal com soro
fisiológico Reduzir exposição
Coluna
Vertebral Postura, vibração,
movimentos
repetitivos
Dor localizada ou
irradiada e processos
degenerativos Corrigir postura Manter bom
condicionamento
físico, fazer
alongamentos
antes e durante a
jornada
Membros Trauma, movimentos
repetitivos Feridas, entorse,
luxação, distenção,
fratura, tendinite,
tenosinovite Pilotar com
segurança Mata-cachorro, pausas
freqüentes e alongam.
pré, trans e pós
jornada
Pele e
Mucosas Calor, frio,
raio ultravioleta,
vento, enchente Ressecamento,
descamação,
queimadura,
infecção Hidratação oral
e cutânea Macacão, luvas e
botas impermeáveis
Ouvidos Ruído Perda de audição,
zumbidos, surdez
Reduzir ruídos da
máquina
(motor e buzina) Reduzir tempo
de exposição
Cabelos
e Pêlos Poeira, fuligem,
microorg., calor
e frio, vento,
fumaça e raios
ultravioleta Irritação,
inflamação e
infecção Hidratação e
higienização
freqüentes Reduzir exposição
de áreas peludas.
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O motociclista que seguirá à frente do comboio, chamado de "lider" ou "regulador" será, preferencialmente, um componente da diretoria, no caso de moto clube, podendo este, para melhor desempenho e segurança do comboio, quando, no todo ou em parte, não conhecer o itinerário, designar outro integrante do MC, que seguirá à frente do "lider", no trecho por este desconhecido.
2
Deverá o "lider" do comboio determinar a velocidade de acordo com o terreno, a visibilidade, a quantidade de veículos na estrada e a moto de menor cilindrada no comboio, cuidando para que a velocidade nunca seja superior à previamente acordada e sempre respeitados os limites máximos permitidos nos diversos trechos da estrada.
3
Em rodovias de três ou mais pistas, o comboio manter-se-á, preferencialmente, na pista central. Em rodovias de duas pistas, manter-se-á na pista da direita. Em rodovias de mão dupla, o comboio com grande número de motos deve abrir espaços em subgrupos de seis a oito motos, permitindo, assim, a ultrapassagem gradual dos veículos mais rápidos, cuidando para que apenas um veículo por vez ocupe o "buraco" propositadamente criado.
4
O "lider" do comboio será seguido, nesta ordem, pelas motocicletas, triciclos" e , por último, o "cerra fila " ou "ferrolho" (veículo que fecha o comboio de motos e triciclos), que será seguido pelos motociclistas convidados e por eventuais carros participantes.
5
As motocicletas manter-se-ão em formação de coluna por um, alternada, devendo o "lider" posicionar-se à esquerda da pista, para facilitar a sua visualização pelos demais.
6 Numa eventual mudança de pista, o "lider" acionará a seta, porém não fará a mudança de pista. Os demais, ao observarem a intenção da mudança, irão também ligando as suas setas, até que o "ferrolho" ou "cerra fila" perceba e, quando oportuno, feche a pista a ser ocupada.
Só então, após passar o último veículo estranho ao comboio, é que os demais integrantes, sem ultrapassarem os seus colegas à frente, irão ocupando, em fila indiana, a nova pista, do último até o primeiro, até que, passado o último veículo estranho pelo "lider", este ocupará a nova pista para efetuar a ultrapassagem.
7 As ultrapassagems, sempre que possível, devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o "líder" deve aguardar condições que permitam a ultrapassagem de todo o comboio. Após o "lider" efetuar a ultrapassagem, imediatamente sinalizará e retornará à pista anterior, sendo seguido pelos demais, vez por vez, retomando a formação de coluna por um, alternada.
8 O "cerra fila " haverá, preferencialmente, de estar com motocicleta de cilindrada adequada para esse fim. Permanecerá ele na última posição das motocicletas e/ou triciclos para que, surgindo um eventual problema com alguma das motos ou triciclos, adiantar-se até o "lider", objetivando sinalizar da necessidade de parada do comboio, para aguardar ou socorrer o componente com problema.
Esta diretriz aplicar-se-á ao "ferrolho", somente nos casos de ausência, no comboio, de um "batedor", que é quem fará esse tipo de deslocamento.
9 Exceto o "batedor", que estará no exercídio da sua função, ou o "cerra fila ", este nas eventuais faltas de um "batedor", nenhuma outra motocicleta, triciclo ou carro participante, poderá ultrapassar o veículo à sua frente.
10 Deverá ser mantida uma distância do colega da frente, suficiente para não entrar veículos estranhos ao comboio, salvo em casos de estrita necessidade.
11 Para cumprimento do item anterior, o "lider", também chamado de "moderador", não poderá empreender arrancadas rápidas, uma vez que, havendo motos de menores cilindradas, estas terão dificuldades em manterem-se próximas ao veículo à sua frente, fato que poderá ensejar a criação temporária de grande distanciamento, conhecido como "buraco".
12 Salvo o "cerra fila ", que estará na sua estrita função, nenhuma motocicleta poderá emparelhar-se com outra para entabular conversa. O "bate-papo" terá que ficar restrito às paradas durante o trajeto.
13 Algumas motocicletas necessitam, por motivos técnicos, desenvolver, em dados momentos, velocidades acima da mantida pelo comboio. Nestes casos, deverá o seu piloto, sem arrancadas bruscas, adiantar-se até alcançar o "lider", quando dará dois toques na buzina, após o que, paulatinamente, acelerará a moto para empreender a velocidade necessária. Adiante, aguardará, em segurança, no acostamento ou recuo, a passagem do comboio para, então, retomar a sua posição.
14 No trecho do percurso em que houver eventual engarrafamento, deverão as motocicletas adiantarem-se, seguindo o "lider" ou outro componente por ele indicado, até o local em que termina o congestionamento, onde deverão abrigar-se e permanecer aguardando os triciclos e/ou carros integrantes do comboio.
15 É obrigação do participante estar com a documentação, sua e do seu veículo, rigorosamente em dia, inclusive abastecido de combustível. O descumprimento deste item, durante uma viagem em comboio, poderá provocar a eventual retenção do veículo pela autoridade competente, por irregularidades, tanto do veículo como do seu condutor.
Neste caso, em caráter excepcional, haverá a paralisação do comboio para a ajuda que se fizer necessária na solução do problema. No entanto, baldados os recursos para sanar o impasse, sem que ocorra a liberação do infrator, o comboio deverá prosseguir viagem normalmente.
16 Os comandos emitidos pelo "lider" podem ser por voz ou por gestos. Os comandos por gestos são feitos com os braços, devendo ser repetidos pelo demais integrantes, até o penúltimo, e obedecem os seguintes critérios:
Coluna por um - alternada
Braço esquerdo esticado, na vertical, mão fechada, com o indicador apontado para o alto.
Coluna por dois
Braço esquerdo esticado na vertical, mão fechada, com os dedos indicador e médio esticados em forma de V.
Linha
Os dois braços ficam esticados na horizontal, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Cunha
Braço esquerdo para cima, com a mão formando uma cunha, com a abertura voltada para o comboio (como uma letra V invertida).
Parar adiante
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Óleo ou água na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para baixo, simulando uma esfregada no piso.
Obstáculo (quebra-mola) na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para trás, simulando um pêndulo.
Parar imediatamente com toda a manobra
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3
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4
Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.
5
Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.
6 Ser capaz de decidir com rapidez e corretamente nas situções de perigo.
7 Não aceitar desafios e provocações.
8 Não conduzir cansado, sob efeito de álcool e drogas.
9 Ver e ser visto.
10 Não abusar da autoconfiança.
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ultravioleta, vento Irritação, inflamação,
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consciência Pilotar com
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antes e durante a
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Reduzir ruídos da
máquina
(motor e buzina) Reduzir tempo
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Cabelos
e Pêlos Poeira, fuligem,
microorg., calor
e frio, vento,
fumaça e raios
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de áreas peludas.
LION- Membro Senior
- Número de Mensagens : 603
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008
Re: Dicas de segurança!
LION escreveu:
Hidratação e
higienização
freqüentes Reduzir exposição
de áreas peludas.
O que seria isso ein?!?!?!?!
Melhor, o que ele quis dizer com isso????
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: Dicas de segurança!
mi_jones escreveu:LION escreveu:
Hidratação e
higienização
freqüentes Reduzir exposição
de áreas peludas.
O que seria isso ein?!?!?!?!
Melhor, o que ele quis dizer com isso????
seu mente poluida....
Re: Dicas de segurança!
Ou é gíria de alguma gangue desconhecida de motoqueiros esteticistas, ou é excesso de copy-cola.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas de segurança!
jeff escreveu:Ou é gíria de alguma gangue desconhecida de motoqueiros esteticistas, ou é excesso de copy-cola.
eu voto no copy-paste mesmo! ahahhahahahaha LION e seus textos absurdamentes gigantessss! ahahhahahahahh naum teve tempo nem de recortar a parte que fala da depilação com cera fria de um motociclista! ahahahhahahahha
PS: Ta bom, boteco!
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Estatísticas sobre acidentes de moto
Vários fatores podem contribuir para um acidente de motocicleta. Dois dos mais comuns são a inexperiência do piloto e a incapacidade do piloto de avaliar as limitações da motocicleta. Experimentar e conhecer as limitações da moto é fundamental porque os motociclistas necessitam pilotar defensivamente.
Aproximadamente um terço dos acidentes envolvendo múltiplos veículos e motocicletas resultam de um motorista fechando o caminho da moto. Motociclistas e passageiros pode se ferir devido à negligência de outro motorista, equipamento defeituoso ou estradas perigosas.
Estatísticas de acidentes com motos:
• Três em cada quatro acidentes envolvem uma colisão com outro veículo, mais frequentemente um automóvel de passageiros.
• Um em cada quatro acidentes envolve apenas a motocicleta.
• Falha mecânica representa menos de 3% dos acidentes, na maior parte das vezes devido a um pneu furado.
• Dois em cada três acidentes com moto são causados unicamente por erro do piloto, sendo um erro típico a derrapagem seguida de queda.
• Defeitos na pista causam 2% dos acidentes (lá nos EUA. Aqui no Brasil esse número deve ser bem maior, talvez uns 20%...)
• Os animais estão envolvidos em 1% dos acidentes (esse número também deve ser um pouco maior no Brasil, talvez uns 5%...).
• Dois em cada três acidentes envolvendo vários veículos ocorre quando um deles viola a preferencial do outro.
• A maioria dos acidentes é causada pela incapacidade dos motoristas de ver as motocicletas no trânsito.
• O tipo de acidente mais freqüente é o da moto que é fechada por um carro que faz uma curva à esquerda na frente da motocicleta.
• Os acidentes ocorrem com mais freqüência em cruzamentos (dãããã...)
• As condições meteorológicas são causa de apenas 2% dos acidentes (não podemos esquecer que o tempo por lá costuma ser mais bem definido que aqui. Por exemplo, eles não têm chuvas torrenciais todas as tardes durante o verão).
• A maioria dos acidentes ocorre em deslocamentos curtos nas proximidades do local de origem.
• Em quase metade dos acidentes com múltiplos veículos, a visão de um dos condutores foi prejudicada.
• O uso de faróis durante o dia, assim como o uso de jaquetas de alta visibilidade, diminui a chance de acidentes.
• Mais de 60% dos acidentes resulta em vazamentos e derramamentos de combustível que causam um incêndio.
• A velocidade média em um acidente é inferior a 50 km/h.
• Quem pilota entre as idades de 16 e 24 anos tem significativamente mais probabilidades de estar envolvido em um acidente do que aqueles com idades entre 30 e 50.
• A metade dos acidentes fatais envolve o consumo de álcool.
• Motocicletas de grande cilindrada têm menos probabilidade de se envolver em acidentes, mas estão mais associadas a lesões graves.
Fonte: um site de advogados americanos que não consegui identificar, mas que oferecem assistência a todo tipo de coisa, desde pontes que caem a motociclistas que se acidentam, acho que é legalhelpcenters.org
Ops! Era para entrar nas Dicas de Segurança. Administradores, favor remanejar...
Aproximadamente um terço dos acidentes envolvendo múltiplos veículos e motocicletas resultam de um motorista fechando o caminho da moto. Motociclistas e passageiros pode se ferir devido à negligência de outro motorista, equipamento defeituoso ou estradas perigosas.
Estatísticas de acidentes com motos:
• Três em cada quatro acidentes envolvem uma colisão com outro veículo, mais frequentemente um automóvel de passageiros.
• Um em cada quatro acidentes envolve apenas a motocicleta.
• Falha mecânica representa menos de 3% dos acidentes, na maior parte das vezes devido a um pneu furado.
• Dois em cada três acidentes com moto são causados unicamente por erro do piloto, sendo um erro típico a derrapagem seguida de queda.
• Defeitos na pista causam 2% dos acidentes (lá nos EUA. Aqui no Brasil esse número deve ser bem maior, talvez uns 20%...)
• Os animais estão envolvidos em 1% dos acidentes (esse número também deve ser um pouco maior no Brasil, talvez uns 5%...).
• Dois em cada três acidentes envolvendo vários veículos ocorre quando um deles viola a preferencial do outro.
• A maioria dos acidentes é causada pela incapacidade dos motoristas de ver as motocicletas no trânsito.
• O tipo de acidente mais freqüente é o da moto que é fechada por um carro que faz uma curva à esquerda na frente da motocicleta.
• Os acidentes ocorrem com mais freqüência em cruzamentos (dãããã...)
• As condições meteorológicas são causa de apenas 2% dos acidentes (não podemos esquecer que o tempo por lá costuma ser mais bem definido que aqui. Por exemplo, eles não têm chuvas torrenciais todas as tardes durante o verão).
• A maioria dos acidentes ocorre em deslocamentos curtos nas proximidades do local de origem.
• Em quase metade dos acidentes com múltiplos veículos, a visão de um dos condutores foi prejudicada.
• O uso de faróis durante o dia, assim como o uso de jaquetas de alta visibilidade, diminui a chance de acidentes.
• Mais de 60% dos acidentes resulta em vazamentos e derramamentos de combustível que causam um incêndio.
• A velocidade média em um acidente é inferior a 50 km/h.
• Quem pilota entre as idades de 16 e 24 anos tem significativamente mais probabilidades de estar envolvido em um acidente do que aqueles com idades entre 30 e 50.
• A metade dos acidentes fatais envolve o consumo de álcool.
• Motocicletas de grande cilindrada têm menos probabilidade de se envolver em acidentes, mas estão mais associadas a lesões graves.
Fonte: um site de advogados americanos que não consegui identificar, mas que oferecem assistência a todo tipo de coisa, desde pontes que caem a motociclistas que se acidentam, acho que é legalhelpcenters.org
Ops! Era para entrar nas Dicas de Segurança. Administradores, favor remanejar...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
acidente por desatenção de ciclistas e motociclista
Reportagem flagrou acidente entre moto e duas bicicletas.
Note a despreocupação das ciclistas e a desatenção do cara da moto, que passa acenando.
Culpado?
Para mim, 100% o motociclista.
link:
http://buzz.globo.com/buzz/2008/11/05/misericordia-2/
Note a despreocupação das ciclistas e a desatenção do cara da moto, que passa acenando.
Culpado?
Para mim, 100% o motociclista.
link:
http://buzz.globo.com/buzz/2008/11/05/misericordia-2/
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas de segurança!
Pessoal, mais uma dica: ao ajustar a corrente, não estique exatamente até o ponto desejado; deixe uma folguinha, pois ao movimentar a motocicleta a corrente vai apertar mais do que vc já havia apertado. Ao terminar a operação, se notar que ficou mais apertada do que deveria, passe algum lubrificante na corrente (óleo Singer, por exemplo). Isso vai fazer com que ela afrouxe após rodar alguns poucos quilômetros. Ajuste com precisão os dois lados observando a escala para que a roda não fique desalinhada. Ah! a chave que solta o parafuso principal da roda traseira é um pouco curta; além de esperar que o escapamento esfrie antes da operação, vc poderá utilizar a chave de velas para fazer uma alavanca caso o parafuso esteja muito apertado e vc não tenha uma chave maior e melhor do que a tal que acompanha o estojo original da motocicleta. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: Dicas de segurança!
jeff escreveu:Reportagem flagrou acidente entre moto e duas bicicletas.
Note a despreocupação das ciclistas e a desatenção do cara da moto, que passa acenando.
Culpado?
Para mim, 100% o motociclista.
link:
http://buzz.globo.com/buzz/2008/11/05/misericordia-2/
Tenho que discordar, apesar de não termos visto o acidente em si, mas sim somente as bicicletas já no chão, mas infelizmente tem ciclista que é abusado e esquece que bicicleta tem regras a seguir, como por exemplo, andar em fila indiana e não lado a lado, que é exatamente o que aparenta ter ocorrido... Apesar de toda a distração aparentemente demonstrada pelo motociclista, pela posição resultante das bicicletas, as ciclistas é que fizeram uma formação indevida, posicionando-se lado a lado, e observe que o motociclista posiciona-se bem distante das mesmas quando o câmera vira, o que induz que o motociclista tentou afastar-se a fim de evitar uma clisão realmente séria, tanto que o motociclista não caiu.
Atenção: Segundo a regulamentação de trânsito as bicicletas devem possuir espelho retrovisor (fora outros acessórios)... Alguém viu algum espelho retrovisor em uma das duas bicicletas?... Pois eu não vi, então pela característica do acidente as culpadas, na minha análise, são as ciclistas.
As vezes penso que deveria existir carteira de habilitação para ciclista, pois o que tem de ciclista que anda na contra-mão, anda sem capacete, anda sem retrovisor... e se bobiar é capaz de diversos deles não saberem nem utilizar o retorvisor, mesmo que o retrovisor exista... Ciclista andando em vias urbanas, a noite, sem nenhuma refletor na bicicleta, seja na frente, atrás ou dos lados (conforme manda a legislação)... Depois a culpa é do motociclista ou do motorista, e o pessoal do "essa lei é besteira" fica querendo depois surrar o condutor. Alguns ciclistas e a maioria dos pedestres, sérios problemas nas vias que é dificil de ser corrigido devido a cultura ignorante do povo.
Fuzzy Logic- Guru
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Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Dicas de segurança!
Bom, é verdade que muitos ciclistas se encontram despreparados para conduzirem suas bikes, mas também a maioria dos motociclistas (se é que podemos chamá-los assim...) e dos motoristas (idem...) são irresponsáveis; além do mais, segundo o Código de Transito, os veículos menores têm prioridade sobre os maiores - o que também não é muito respeitado. O que falta nesse País é educação! Concordo com o Jeff.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: Dicas de segurança!
Paulinho Alma escreveu:
Esta pode parecer bobagem, mas será útil para os principiantes: Olhe sempre para onde você deseja ir quando estiver pilotando; a motocicleta passará exatamente onde você fixar os olhos. Se fixar sua atenção em um buraco - por exemplo - é nele que você vai passar. Da mesma forma, dirija seu olhar para o traçado que deseja realizar quando entrar em curvas, buscando a velocidade adequada antes de entrar, não acelerando progressivamente dentro; só acelere na saída. Procure realizar o traçado de forma mais reta possível para não inclinar excessivamente a moto - como fazem os pilotos de F1- abrindo mais na entrada, fechando mais no meio e voltando a abrir um pouco mais no final.Abraços.
Paulinho
Vc não tem idéia de como me valeu essa sua dica....
Hj fiz exatamente dessa maneira e deu muito certo!!
Veja você...em nenhum momento meu instrutor me falou isso...quando fui fazer as aulas de moto a unica coisa que ele perguntou é se algum dia eu já tinha andado de bicicleta.
Hj melhorei muito por conta dessa dica!
valeu brother!
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Dicas de segurança!
Wagner, o negócio é a gente buscar sempre a "perfeição" e tentar fazer com que os condutores de motos (inclusive nós mesmos) se tornem motociclistas, e não motoqueiros. Se for para participar desse fórum e não contribuir em nada, não me interessa participar. Obrigado por sua gentileza e um abração.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: Dicas de segurança!
Pessoal, saiu um artigo com dicas muito interessantes no site da revista duas rodas.
Segue um trecho, vale a pena ler o restante do texto do Francis Vieira:
Uma experiência vivida por mim já alguns meses serve como exemplo. Antes de chegar na curva de um viaduto que dá acesso à via expressa da Marginal Pinheiros, em São Paulo, senti cheiro de óleo diesel e imediatamente reduzi. Lá estava a curva com o asfalto lavado de óleo, que provavelmente um caminhão com tanque muito cheio derramou. Se não tivesse dado atenção a meu sentido, teria sofrido uma queda.
Em viagens o olfato também pode ser uma ótima ferramenta para evitar imprevistos. Nas estradas de serra, onde geralmente as curvas são fechadas e não é possível ver o que há adiante, o cheiro de queimado pode ser do freio de algum caminhão descendo lentamente. Se o cheiro for de fumaça típica de caminhão, pode ser também de um caminhão subindo devagar. Em ambas as hipóteses, diminuir a velocidade e aumentar a atenção são medidas que podem evitar um susto.
O link é http://www.revistaduasrodas.com.br/esporte/detalhes.aspx?id=486
De quebra, você ainda pode participar da promoção para sorteio de uma CBR600RR réplica da máquina de competição do Scudeler (que é uma 1000...), campeão da MotoGP, e um kit de macacão/capacete/botas/curso de pilotagem...
O link para o sorteio está na primeira página do site www.revistaduasrodas.com.br
Um abraço,
Jeff
Segue um trecho, vale a pena ler o restante do texto do Francis Vieira:
Uma experiência vivida por mim já alguns meses serve como exemplo. Antes de chegar na curva de um viaduto que dá acesso à via expressa da Marginal Pinheiros, em São Paulo, senti cheiro de óleo diesel e imediatamente reduzi. Lá estava a curva com o asfalto lavado de óleo, que provavelmente um caminhão com tanque muito cheio derramou. Se não tivesse dado atenção a meu sentido, teria sofrido uma queda.
Em viagens o olfato também pode ser uma ótima ferramenta para evitar imprevistos. Nas estradas de serra, onde geralmente as curvas são fechadas e não é possível ver o que há adiante, o cheiro de queimado pode ser do freio de algum caminhão descendo lentamente. Se o cheiro for de fumaça típica de caminhão, pode ser também de um caminhão subindo devagar. Em ambas as hipóteses, diminuir a velocidade e aumentar a atenção são medidas que podem evitar um susto.
O link é http://www.revistaduasrodas.com.br/esporte/detalhes.aspx?id=486
De quebra, você ainda pode participar da promoção para sorteio de uma CBR600RR réplica da máquina de competição do Scudeler (que é uma 1000...), campeão da MotoGP, e um kit de macacão/capacete/botas/curso de pilotagem...
O link para o sorteio está na primeira página do site www.revistaduasrodas.com.br
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas de segurança!
Pessoal
Hj saí com a minha kansada e percebi que, pelo menos no meu bairro, a mulecada já está soltanto pipas a rodo!
Apesar de achar feio antena, coloquei uma na minha moto logo que comprei...e hj quando vi o primeiro pirralho com pipa já tratei de dar uma levantada nela.
Só pra lembrar a galera...férias chegando...muitos pipas com linha de cerol....é se precaver para evitar o pior!
Quem não tem antena, não deixe de colocar uma....lembro que quando comprei a minha pensei: e tem gente que morre por conta de R$ 12,00 (preço que paguei na minha)
abs
Hj saí com a minha kansada e percebi que, pelo menos no meu bairro, a mulecada já está soltanto pipas a rodo!
Apesar de achar feio antena, coloquei uma na minha moto logo que comprei...e hj quando vi o primeiro pirralho com pipa já tratei de dar uma levantada nela.
Só pra lembrar a galera...férias chegando...muitos pipas com linha de cerol....é se precaver para evitar o pior!
Quem não tem antena, não deixe de colocar uma....lembro que quando comprei a minha pensei: e tem gente que morre por conta de R$ 12,00 (preço que paguei na minha)
abs
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Dicas de segurança!
felizmente aqui na zona sul do rio nao dah pra soltar pipa por causa dos predios (soh s for no ventilador)
mas nas vias expressas q cortam as favelas, a antena eh indispensavel
aqui no rio, nas favelas e no suburbio, nas ferias, eh 1 habito muito comum soltar pipa
teve ateh 1 epoca em q os olheiros do trafico levantavam pipas para avisar da chegada da pm
hj em dia tem camera msm ou soltam fogos msm. perderam o medo e a discricao
d qq forma, linha, cerol e vc a 90km/h nao eh bonito...
[]s
mas nas vias expressas q cortam as favelas, a antena eh indispensavel
aqui no rio, nas favelas e no suburbio, nas ferias, eh 1 habito muito comum soltar pipa
teve ateh 1 epoca em q os olheiros do trafico levantavam pipas para avisar da chegada da pm
hj em dia tem camera msm ou soltam fogos msm. perderam o medo e a discricao
d qq forma, linha, cerol e vc a 90km/h nao eh bonito...
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Dicas de segurança!
jeff escreveu:
• Motocicletas de grande cilindrada têm menos probabilidade de se envolver em acidentes, mas estão mais associadas a lesões graves.
Jeff, com sua devida licença, gostaria de reforçar esse item.
É de conhecimento de todos que se vende muito mais motos pequenas do que grandes (em cilindradas)... E a frota é proporcionalmente maior! Que eu me lembre neste momento, nunca vi acidentes com motões. Veja bem: eu disse que nunca vi, mas sei que existem... o que tem de motoqueiros louco costurando nos corredores da vida e é por isso que só se vê "motinhas" deitadas e em casos mais graves, um corpo coberto, infelizmente.
Abs.
HiSPEED- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 66
Idade : 46
Localização : Águas Lindas / GO
Data de inscrição : 26/11/2008
Re: Dicas de segurança!
HiSpeed,
Toda contribuição é bem-vinda, fique à vontade!
Eu não deixei suficientemente claro que essas estatísticas foram traduzidas de um site americano, onde motões são bem mais comuns do que aqui. Mas o que você disse é verdade, as condições de trânsito aqui e lá são muito diferentes, tanto por causa da cilindrada típica das motos/motociclistas/motoristas como do respeito às leis por parte de todos.
Vou contar uma história aparentemente não relacionada, mas como ela veio à lembrança, alguma relação tem...
Um dos maiores medos que tive no trânsito, em toda a vida, aconteceu quando tive de ir até aquele país a trabalho, e estava sendo levado de uma empresa para outra como passageiro.
O motorista estava em uma rodovia estreita e movimentada e precisava fazer uma conversão à esquerda. Aqui no Brasil, quendo o trânsito está movimentado, a gente desvia para o acostamento, posiciona o carro da melhor maneira possível e espera uma oportunidade para cruzar ambas as pistas.
Lá, não. O motorista simplesmente parou o carro no meio da pista bloqueando o trânsito de quem vinha atrár para fazer a conversão!!!! Me encolhi no banco, esperando o impacto na traseira do carro, que para minha surpresa não ocorreu. Não ouvi nem uma buzinada...
Naquele país, se alguém pára no meio da rodovia para fazer uma conversão, os outros motoristas também param, quem não parar e bater terá de pagar o prejuízo, ponto final. E se alguém desrespeita a lei, paga a multa no mesmo dia ou no dia seguinte, não tem apelação nem protelação. É por isso que prefiro mil vezes este país...
Disse tudo isso para falar o seguinte: Se algum maluco de moto fizer essas manobras que vemos todos os dias aqui no Brasil em uma rua ou rodovia americana, vai ser perseguido por muitas viaturas da polícia e provavelmente vai ser pego. Vai tomar uma multa e, se reincidir, vai passar uma temporada na cadeia. Se bobear, também perde a licença.
Aqui no Brasil isso não acontece, duvido que algum dia virá a acontecer, mas a penalidade pelo desrespeito estúpido das leis é cobrado da triste maneira que vemos: o lençol cobrindo o corpo no chão...
Espero que estas garrafas com mensagens que lançamos neste fórum sejam um dia encontradas e sirvam para alertar algumas pessoas de que a vida é preciosa, bela, fugaz e merece ser saboreada a cada instante, e não desperdiçada tolamente...
Obrigado pela colaboração, e um abraço,
Jeff
Toda contribuição é bem-vinda, fique à vontade!
Eu não deixei suficientemente claro que essas estatísticas foram traduzidas de um site americano, onde motões são bem mais comuns do que aqui. Mas o que você disse é verdade, as condições de trânsito aqui e lá são muito diferentes, tanto por causa da cilindrada típica das motos/motociclistas/motoristas como do respeito às leis por parte de todos.
Vou contar uma história aparentemente não relacionada, mas como ela veio à lembrança, alguma relação tem...
Um dos maiores medos que tive no trânsito, em toda a vida, aconteceu quando tive de ir até aquele país a trabalho, e estava sendo levado de uma empresa para outra como passageiro.
O motorista estava em uma rodovia estreita e movimentada e precisava fazer uma conversão à esquerda. Aqui no Brasil, quendo o trânsito está movimentado, a gente desvia para o acostamento, posiciona o carro da melhor maneira possível e espera uma oportunidade para cruzar ambas as pistas.
Lá, não. O motorista simplesmente parou o carro no meio da pista bloqueando o trânsito de quem vinha atrár para fazer a conversão!!!! Me encolhi no banco, esperando o impacto na traseira do carro, que para minha surpresa não ocorreu. Não ouvi nem uma buzinada...
Naquele país, se alguém pára no meio da rodovia para fazer uma conversão, os outros motoristas também param, quem não parar e bater terá de pagar o prejuízo, ponto final. E se alguém desrespeita a lei, paga a multa no mesmo dia ou no dia seguinte, não tem apelação nem protelação. É por isso que prefiro mil vezes este país...
Disse tudo isso para falar o seguinte: Se algum maluco de moto fizer essas manobras que vemos todos os dias aqui no Brasil em uma rua ou rodovia americana, vai ser perseguido por muitas viaturas da polícia e provavelmente vai ser pego. Vai tomar uma multa e, se reincidir, vai passar uma temporada na cadeia. Se bobear, também perde a licença.
Aqui no Brasil isso não acontece, duvido que algum dia virá a acontecer, mas a penalidade pelo desrespeito estúpido das leis é cobrado da triste maneira que vemos: o lençol cobrindo o corpo no chão...
Espero que estas garrafas com mensagens que lançamos neste fórum sejam um dia encontradas e sirvam para alertar algumas pessoas de que a vida é preciosa, bela, fugaz e merece ser saboreada a cada instante, e não desperdiçada tolamente...
Obrigado pela colaboração, e um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas de segurança!
galera
muito interessante...(acessem o link depois de ler)
postado por Fake:
Fake Name escreveu:
Não tem nada de EMO e a definição Motoqueiro é uma forma pejorativa para designar aqueles que estão SEMPRE certos na forma de pilotar uma moto não respeitando nada nem ninguéme que todos os demais são uns bossais que não sabem nada de nada, se têm essa fama de "cachorros lokos" não é à toa não e é pensando dessa forma que todo o dia (literalmente) vemos um desses expérrrtos pilotos esticados sem vida no chão das Marginais.
Discutir a diferenciação entre um e outro é discutir o sexo dos anjos.
Para todos aqueles que não medem consequencias de seus atos e priorizam o egoísmo e a barbárie no trânsito, se quiserem perder cinco minutos do seu preciosíssimo tempo (que nunca têm), leiam o texto cujo link está abaixo;
http://www.motonauta.com.br/?p=17974
O que é preciso neste trânsito caótico é uma frase muito simples; RESPEITO PELO PRÓXIMO!
Abraço
Fake
muito interessante...(acessem o link depois de ler)
postado por Fake:
Fake Name escreveu:
Não tem nada de EMO e a definição Motoqueiro é uma forma pejorativa para designar aqueles que estão SEMPRE certos na forma de pilotar uma moto não respeitando nada nem ninguéme que todos os demais são uns bossais que não sabem nada de nada, se têm essa fama de "cachorros lokos" não é à toa não e é pensando dessa forma que todo o dia (literalmente) vemos um desses expérrrtos pilotos esticados sem vida no chão das Marginais.
Discutir a diferenciação entre um e outro é discutir o sexo dos anjos.
Para todos aqueles que não medem consequencias de seus atos e priorizam o egoísmo e a barbárie no trânsito, se quiserem perder cinco minutos do seu preciosíssimo tempo (que nunca têm), leiam o texto cujo link está abaixo;
http://www.motonauta.com.br/?p=17974
O que é preciso neste trânsito caótico é uma frase muito simples; RESPEITO PELO PRÓXIMO!
Abraço
Fake
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
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