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Re: Defeitos...
Esse problema é sério!
O manual indica a vela: NGK D8EA
A vela que você colocou agora seria essa: a NGK DP8EA-9?
Qual estava antes? a NGK D8EA??
Pois podemos estar até forçando o motor a trabalhar errado devido a isso...
Amanhã eu devo olhar qual está na minha..., se não me engano basta tirar o cabo da vela que já dá pra ver...
Dei uma busca no site da NGK e pelo que vi essa vela D8EA só foi usada até 1991 nas CG's super antigas, chuto que seja o ano que começou a usar CDI, depois disso começou o uso das DP8EA-9 e posteriormente DPR8EA-9, e atualmente a CG 150 tambem usaria a DPR8EA-9
Que significa:
D> Diametro da rosca 12mm medida do Hexágono 18mm
P>tipo isolador projetado
R>Tipo resisitvo
8>grau térmico 8(2quente à 12 frio)
E> Comprimento da rosca 19mm
A>desenho especial
-9> folga em mm
fonte: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/2rodas_2007-2008.pdf
O manual indica a vela: NGK D8EA
A vela que você colocou agora seria essa: a NGK DP8EA-9?
Qual estava antes? a NGK D8EA??
Pois podemos estar até forçando o motor a trabalhar errado devido a isso...
Amanhã eu devo olhar qual está na minha..., se não me engano basta tirar o cabo da vela que já dá pra ver...
Dei uma busca no site da NGK e pelo que vi essa vela D8EA só foi usada até 1991 nas CG's super antigas, chuto que seja o ano que começou a usar CDI, depois disso começou o uso das DP8EA-9 e posteriormente DPR8EA-9, e atualmente a CG 150 tambem usaria a DPR8EA-9
Que significa:
D> Diametro da rosca 12mm medida do Hexágono 18mm
P>tipo isolador projetado
R>Tipo resisitvo
8>grau térmico 8(2quente à 12 frio)
E> Comprimento da rosca 19mm
A>desenho especial
-9> folga em mm
fonte: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/2rodas_2007-2008.pdf
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
as de prata
Velho, e as velas de Prata
não são recomendadas?
não são recomendadas?
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: Defeitos...
Galera, explica isso direito, porque não conheço nada diso!!!
Manda umas fotinhas aí!!!
Abraço!!
Manda umas fotinhas aí!!!
Abraço!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Caraca!!!!
Putz!!! Isso é sério!!! Vou passar lá e vejo se posso trocar...Aliás...Acho que vou trocar direto...Será que perde a garantia?acgm escreveu:Após a primeira revisão, realizei a minha primeira viagemmais longa... Pinda - Rio de Janeiro. Na ida, tocando na faixa de 100 km/h, fez 33km/l.
Na volta, começou empacar quando chegava a 100 e 110 nem pensar....
Segunda feira leveina Dafra de Pinda, e o mecanico de lá saiu pra executar o teste...
Precisou uma regulagemde carburador e uma pequena abertura no gigle.
Ao tirar a vela, o susto..... estava carbonizada....
Com isso a moto fez e incrivel marca da 22 km/l.
O mecanico da Dafra disse que o tipo de vela que vem de fábrica, não é para motos com CDi. São vela para o modelo das Cgs antigas, que queimam 17000, snedo que as motos com cdi,necessitam de uma vela que trabalhe queimando a 37000.
Fui até a Yamanha e comprei a vela correta. Paguei 7,00.
A moto ta decolando..... Chega bem aos 120 na Dutra.
Fica aí a dica pra se alguem tiver problema ou quiser olhar a vela.
Hj to com 1650 km rodados, pois a motinho ta viajando bem....
Abraços.
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: Defeitos...
marcelo_rsb escreveu:Esse problema é sério!
O manual indica a vela: NGK D8EA
A vela que você colocou agora seria essa: a NGK DP8EA-9?
Qual estava antes? a NGK D8EA??
Pois podemos estar até forçando o motor a trabalhar errado devido a isso...
Amanhã eu devo olhar qual está na minha..., se não me engano basta tirar o cabo da vela que já dá pra ver...
(...)
Esse tipo de informação é extremamente importante! Por favor, quem fizer alteração da vela original e constatar melhorias, indica aqui a marca e referência da nova vela (se possível com foto) e de quebra avisa se a que veio na moto era a especificada no manual.
amsbetinho- Forista
- Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008
Re: Defeitos...
Isso mesmo !
Vou verificar o modelo da minha e pesquisar mais a fundo!
Vou verificar com o mecânico da Dafra se ele pode explicar à respeito e solicitar a melhor indicação para o motor.
Se trocar a vela e ela fizer 120 KM /H Tá ótimo!
A minha está fazendo no máximo 110 KM/H - numa descida tipo ribanceira!
Vou verificar o modelo da minha e pesquisar mais a fundo!
Vou verificar com o mecânico da Dafra se ele pode explicar à respeito e solicitar a melhor indicação para o motor.
Se trocar a vela e ela fizer 120 KM /H Tá ótimo!
A minha está fazendo no máximo 110 KM/H - numa descida tipo ribanceira!
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: Defeitos...
Eu acabei de conferir e a vela que esta na minha moto é a que diz no manual a NGK D8EA, e pelo que eu havia lido essas velas só eram usadas nas CG's até o ano de 1991, chuto que esse seja o ano que começaram a usar CDI nas CG's, agora estou meio sem tempo, assim que der me informo melhor e posto aqui...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
Por favor... mais informações!!!
Pq será que a moto vem com essa vela se ela não é a mais apropriada???
Pq será que a moto vem com essa vela se ela não é a mais apropriada???
Vinicius-RJ- Novato
- Número de Mensagens : 38
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro - Capital
Data de inscrição : 05/05/2008
Vela
amsbetinho escreveu:marcelo_rsb escreveu:Esse problema é sério!
O manual indica a vela: NGK D8EA
A vela que você colocou agora seria essa: a NGK DP8EA-9?
Qual estava antes? a NGK D8EA??
Pois podemos estar até forçando o motor a trabalhar errado devido a isso...
Amanhã eu devo olhar qual está na minha..., se não me engano basta tirar o cabo da vela que já dá pra ver...
(...)
Esse tipo de informação é extremamente importante! Por favor, quem fizer alteração da vela original e constatar melhorias, indica aqui a marca e referência da nova vela (se possível com foto) e de quebra avisa se a que veio na moto era a especificada no manual.
É isso mesmo Marcelo.... a vela que vem é a D8EA. Então Adquiri a DP8EA-9. OO proprio mecanico da Dafra não entende o proque de colocarem vela de modelos antigos. Eles tem um tipo de planilha, na qual optam pelas trocas de algumas peças que não dão muito certo e ele disse que iria citar isso e mandar para Dafra.
Aminha moto tambémnão passava dos 100, pois não havia queima suficiente. Agora chega as 120 na reta e um pouco mais nas descidas.
AMoraes- Novato
- Número de Mensagens : 43
Idade : 64
Localização : Pindamonhangaba - SP.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Defeitos...
Ei tem como vocês darem uma olhada se as motos de todos estão vindo originais com a D8EA?
Pois realmente tem muita gente falando que as motos tão muito presas e muitos falando que tão muito soltas... não cheguei a forçar muito minha pois esta ainda amaciando(350Km) mas acho que tá no clube das amarradas... e por acaso está com as D8EA.
Inclusive talvez o problema de a moto amarrar depois que esquenta pode até ser isso...
Pelas informações que encontrei a diferença que esse P trás a mais, seria descrito como ponta saliente do isolador, que na sem esse P seria menos que 1mm pra fora e na P seria 1mm mínimo pra fora.
Pois realmente tem muita gente falando que as motos tão muito presas e muitos falando que tão muito soltas... não cheguei a forçar muito minha pois esta ainda amaciando(350Km) mas acho que tá no clube das amarradas... e por acaso está com as D8EA.
Inclusive talvez o problema de a moto amarrar depois que esquenta pode até ser isso...
Pelas informações que encontrei a diferença que esse P trás a mais, seria descrito como ponta saliente do isolador, que na sem esse P seria menos que 1mm pra fora e na P seria 1mm mínimo pra fora.
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
Segundo o manual essa D8EA é a original de fábrica, por isso, todas devem vir com a mesma vela!!!
Uma coisa me deixou preocupado, nessa parte do manual diz que devem ser colocadas com a mesma especificação??
Será que trocar não é ruim!!! OU é apenas trocar por uma mais "atualizada", sem problemas!!!
Abraço!
Uma coisa me deixou preocupado, nessa parte do manual diz que devem ser colocadas com a mesma especificação??
Será que trocar não é ruim!!! OU é apenas trocar por uma mais "atualizada", sem problemas!!!
Abraço!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: Defeitos...
Então, teoricamente era pra estarem todas com a D8EA, porém como já falaram as varetas de nivel do óleo já não são todas iguais... vai saber se algumas sairam com a vela diferente tb... explicaria boa parte das queixas...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
Vou olhar a minha qual é!!!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
veiga
e q tal se pensarem q ela vem de fabrica com essa vela, de proposito para n se abusar das motos durante a rodagem? mais faisca...mais velocidade = mais rotaçao do motor!
N sei se será assim mas pode ser uma hipotese...
mas como os chinocas n batem bem da bola.... na volta é burrice mesmo!
N sei se será assim mas pode ser uma hipotese...
mas como os chinocas n batem bem da bola.... na volta é burrice mesmo!
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Re: Defeitos...
Galera. no site da Dafra, a vela que tá lá é: NGK DB8EA!!!
E essa é antiga ou nova??
E essa é antiga ou nova??
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: Defeitos...
shinecrazy escreveu:Galera. no site da Dafra, a vela que tá lá é: NGK DB8EA!!!
E essa é antiga ou nova??
É a antiga..
Vinicius-RJ- Novato
- Número de Mensagens : 38
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro - Capital
Data de inscrição : 05/05/2008
Re: Defeitos...
Bom, acho melhor trocar... se der algum problema no motor no periodo de um ano, basta colocar a vela antiga e levar para o reparo.
Vinicius-RJ- Novato
- Número de Mensagens : 38
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro - Capital
Data de inscrição : 05/05/2008
troca de vela
Velhos.... verifiquei este assunto.
Há realmente diferenças entre as velas para CDI e platinado (antigas)
As velas para CDI são NGK DP8EA-9
As velas para PLATINADO são NGK D8EA
As nossas motos estão equipadas com velas para PLATINADO.
Entao sugiro a TODOS trocarem suas velas.
O modelo correto é NGK DP8EA-9.
Uma vela desta custa entre R$ 7,00 a R$ 10,00.
Então vamos troca-las.
Há realmente diferenças entre as velas para CDI e platinado (antigas)
As velas para CDI são NGK DP8EA-9
As velas para PLATINADO são NGK D8EA
As nossas motos estão equipadas com velas para PLATINADO.
Entao sugiro a TODOS trocarem suas velas.
O modelo correto é NGK DP8EA-9.
Uma vela desta custa entre R$ 7,00 a R$ 10,00.
Então vamos troca-las.
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: Defeitos...
Vamos lá,modelo que:
Vem na moto - D8EA
Escrito no manual(dois lugares) - D8EA folga:0,6 - 0,7mm
Escrito no site na seção motor - D8EA folga:0,6 - 0,7mm
Escrito no site na seção Sis. Elétrico- DB8EA folga:0,8mm (chuto que o B foi erro)
Velas de CG's até 91 - D8EA
Velas de Titans no geral - DP8EA-9
Vela indicada pelo mec, segundo ACGM - DP8EA-9
Vem na moto - D8EA
Escrito no manual(dois lugares) - D8EA folga:0,6 - 0,7mm
Escrito no site na seção motor - D8EA folga:0,6 - 0,7mm
Escrito no site na seção Sis. Elétrico- DB8EA folga:0,8mm (chuto que o B foi erro)
Velas de CG's até 91 - D8EA
Velas de Titans no geral - DP8EA-9
Vela indicada pelo mec, segundo ACGM - DP8EA-9
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
Bom sábado estarei levando a minha para a revisão e tiro esta dúvida direto com eles.
Abraços.
Abraços.
coyote182- Admin
- Número de Mensagens : 407
Idade : 44
Data de inscrição : 07/04/2008
Re: Defeitos...
tos3719 escreveu:Velhos.... verifiquei este assunto.
Há realmente diferenças entre as velas para CDI e platinado (antigas)
As velas para CDI são NGK DP8EA-9
As velas para PLATINADO são NGK D8EA
As nossas motos estão equipadas com velas para PLATINADO.
Entao sugiro a TODOS trocarem suas velas.
O modelo correto é NGK DP8EA-9.
Uma vela desta custa entre R$ 7,00 a R$ 10,00.
Então vamos troca-las.
Conseguiu essa informação onde?
Amanhã eu devo ir de manhã na concessionária pra ver se resolvo o problema do cavalete que bate no pé lateral e já aproveito e dou uma conversada com o mecânico sobre as velas...
Foda é que o manual deixa bem claro:
"Atenção
-Nunca utilize velas diferentes da especificada: esta prática pode causar sérios danos ao motor.
-A utilização de velas diferentes da especificada e suas consequências não são cobertas pela garantia."
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
vamos ver o que eles vão falar primeiro..................
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: Defeitos...
Opa, boas novas...
Meu cavalete(a peça) veio com algum problema de solda mesmo e vou "ganhar" outro novo e sem problemas! Assim que chegar, instalar e tiver com o problema resolvido eu posto aqui, até lá tô sem ele apenas com o apoio lateral, mas por mim não tem problema desde que resolva o problema no final.
Novamente fui muito bem atendido! E o mecânico tem mostrado muito empenho!
Quanto à vela, passei o problema/sugestão para eles e ficaram de me passar a resposta da parte técnica da Dafra quando eu voltar lá pra colocar o cavalete novo(sexta que vem, seria antes mas eu estou sem tempo...), de quebra ainda interessaram pela fórum e agora muito provavelmente estão acompanhando as discussões, bom pra eles que aprendem com as experiências/críticas nossas e bom para nós que temos retorno e melhora nos produtos.
Meu cavalete(a peça) veio com algum problema de solda mesmo e vou "ganhar" outro novo e sem problemas! Assim que chegar, instalar e tiver com o problema resolvido eu posto aqui, até lá tô sem ele apenas com o apoio lateral, mas por mim não tem problema desde que resolva o problema no final.
Novamente fui muito bem atendido! E o mecânico tem mostrado muito empenho!
Quanto à vela, passei o problema/sugestão para eles e ficaram de me passar a resposta da parte técnica da Dafra quando eu voltar lá pra colocar o cavalete novo(sexta que vem, seria antes mas eu estou sem tempo...), de quebra ainda interessaram pela fórum e agora muito provavelmente estão acompanhando as discussões, bom pra eles que aprendem com as experiências/críticas nossas e bom para nós que temos retorno e melhora nos produtos.
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Defeitos...
Vou levar a minha tão logo eu volte a trabalhar. Por enquanto ainda estou afastado(INSS) fazendo fisioterapia.
Quando voltar ao trabalho, uso ônibus da fábrica...Então a moto pode ficar "internada" a vontade!
Estou com 3 problemas curiosos:
1º - Vibração ao acionar o freio dianteiro(Voltou!!)
2º - Vibração dentro do tanque(??!!)...
3º - Embreagem patinando e oscilando a regulagem quando em alta rotação
Quando voltar ao trabalho, uso ônibus da fábrica...Então a moto pode ficar "internada" a vontade!
Estou com 3 problemas curiosos:
1º - Vibração ao acionar o freio dianteiro(Voltou!!)
2º - Vibração dentro do tanque(??!!)...
3º - Embreagem patinando e oscilando a regulagem quando em alta rotação
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Suspensão quebrada e descarga descascando
Olá, pessoal!
Ontem fui à Dafra do Rio Vermelho aqui em Salvador e vi uma cena bizarra na oficina... Uma Speed vermelha com 800km rodados com a suspensão do lado esquerdo quebrada e com a descarga toda descascada na saída do motor.
Rapaz, a suspensão estava quebrada no engate superior, onde prende no chassis da moto, logo abaixo do banco. Simplesmente o parafuso rompeu!!! Nem imagino o que pode ter causado aquilo... Se quebrou com a moto em movimento deve ter sido um susto danado pro dono. A moto não tinha marcas de queda.
A descarga é outra coisa que me preocupa quando estiver com a minha... Será que existe uma maneira de minimizar isso??? Ela vai ficando toda cinza e começa a descascar na primeira dobra, logo depois que sai do motor. O estranho era a pouca quilometragem desta que vi e o fato de outras aqui do forum, mais rodadas, não apresentarem isso.
Fico devendo as fotos... Espero que ela ainda esteja lá amanhã de manhã. Vou tentar tirar uma fotos pra mostrar aqui.
Até!
Ontem fui à Dafra do Rio Vermelho aqui em Salvador e vi uma cena bizarra na oficina... Uma Speed vermelha com 800km rodados com a suspensão do lado esquerdo quebrada e com a descarga toda descascada na saída do motor.
Rapaz, a suspensão estava quebrada no engate superior, onde prende no chassis da moto, logo abaixo do banco. Simplesmente o parafuso rompeu!!! Nem imagino o que pode ter causado aquilo... Se quebrou com a moto em movimento deve ter sido um susto danado pro dono. A moto não tinha marcas de queda.
A descarga é outra coisa que me preocupa quando estiver com a minha... Será que existe uma maneira de minimizar isso??? Ela vai ficando toda cinza e começa a descascar na primeira dobra, logo depois que sai do motor. O estranho era a pouca quilometragem desta que vi e o fato de outras aqui do forum, mais rodadas, não apresentarem isso.
Fico devendo as fotos... Espero que ela ainda esteja lá amanhã de manhã. Vou tentar tirar uma fotos pra mostrar aqui.
Até!
amsbetinho- Forista
- Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008
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