FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

+16
wagner mota
Familia
Dan Floripa
Ill be back
jeff
Cássio Fernandes
ArthurQueiroz
Franz Muller
marcelov
diegocolvara
LPAIM
HENRY_SA_AADF
jamerson rezende
will_santana
Vicentini
Franco "F-31"
20 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Sex Dez 10, 2010 9:46 pm

amigos.

Existe um outro tópico onde um usuário vai instalar um velocímetro digital contak.

https://dafra.forumeiros.com/experiencias-f12/preciso-do-esquema-eletrico-dafra-speed-t2649.htm?highlight=esquema

Tem outro tópico onde é instalado um velocímetro digital de Honda Twister.

https://dafra.forumeiros.com/pecas-e-acessorios-f9/fotos-do-painel-da-twister-na-speed-t2750.htm?highlight=twister

Além de outros tópicos aonde são adaptados vários outros velocímetros, a minha duvida é se os velocímetros digitais talvez sejam mais precisos?? (eu disse talvez.....olha ai quem gosta de pegar no meu pé).....EU DISSE TALVEZ.

É uma boa opção de adaptação.

Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Cássio Fernandes Sex Dez 10, 2010 9:53 pm

Ill be back escreveu:amigos.

Existe um outro tópico onde um usuário vai instalar um velocímetro digital contak.

https://dafra.forumeiros.com/experiencias-f12/preciso-do-esquema-eletrico-dafra-speed-t2649.htm?highlight=esquema

Tem outro tópico onde é instalado um velocímetro digital de Honda Twister.

https://dafra.forumeiros.com/pecas-e-acessorios-f9/fotos-do-painel-da-twister-na-speed-t2750.htm?highlight=twister

Além de outros tópicos aonde são adaptados vários outros velocímetros, a minha duvida é se os velocímetros digitais talvez sejam mais precisos?? (eu disse talvez.....olha ai quem gosta de pegar no meu pé).....EU DISSE TALVEZ.

É uma boa opção de adaptação.


Velocimetro digital e analogico é tudo a mesma coisa, só muda o moto de se medir (no digital ele mede as voltas da roda também), o diametro da roda precisa ser bem calculado, se for bem regulado (e confiavel), o velocimetro analogico e digital são iguais em termos de medição, acho que o modo mais preciso é com o gps, mas to começando a pensar que o problema com nossas kansas é uma mistura de engrenagem mal feita (ou mal colocada) e velocimetro de má qualidade, o digital muda só a maneira que o usuário vai ler os dados, penso assim Cool
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Sex Dez 10, 2010 10:20 pm

Amigo.

Desculpe ai (vamos usar de bom humor)....mais tenho um amigo que disse que o velocímetro da moto dele da “pulos de alegria” quando passa dos 80Km/h.(fato verídico...os “pulos de alegria” foi o que este meu amigo que acrescentou) heheheheheheh

Realmente o ponteiro oscilava demais....
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Cássio Fernandes Sex Dez 10, 2010 10:27 pm

Ill be back escreveu:Amigo.

Desculpe ai (vamos usar de bom humor)....mais tenho um amigo que disse que o velocímetro da moto dele da “pulos de alegria” quando passa dos 80Km/h.(fato verídico...os “pulos de alegria” foi o que este meu amigo que acrescentou) heheheheheheh

Realmente o ponteiro oscilava demais....

Esse é o caso do velocimetro mecanico, o jeff que é das antigas (desculpa jeff), sabe que esses velocimetros com sistema mecanico tem essa tendencia a dar "pulos"(devido a uma folga, e como as antigas cgs tremiam pra C$%$lho), se a cg que ele tinha era igual uma que eu andei até pouco tempo atras, que em certo dia o ponteiro chegou a tentar se matar, se jogando contra o vidro...
Bem, o digital é só o mostrador mesmo, embora a medição aconteça de maneira diferente também (acho que conta as voltas da roda),mas o calculo do diametro da roda pode dar errado, acho que estavamos falando sobre erros na medição, a não ser que eu esteja enganado...

PS. Encerro minha participação neste tópico, por enquanto...
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Sex Dez 10, 2010 10:52 pm



Hehehehehe

A moto deste meu amigo era uma cg “das antigas” modelo abaixo de 1999...vibrava com força.

Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  jeff Sáb Dez 11, 2010 5:17 am

Ill be back escreveu:
Além de outros tópicos aonde são adaptados vários outros velocímetros, a minha duvida é se os velocímetros digitais talvez sejam mais precisos?? (eu disse talvez.....olha ai quem gosta de pegar no meu pé).....EU DISSE TALVEZ.
Não se preocupe não, Affonso.

As pessoas só pegam no seu pé quando você fala besteira. lol!

Jefferson
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 11, 2010 12:09 pm

jeff escreveu:
Ill be back escreveu:
Além de outros tópicos aonde são adaptados vários outros velocímetros, a minha duvida é se os velocímetros digitais talvez sejam mais precisos?? (eu disse talvez.....olha ai quem gosta de pegar no meu pé).....EU DISSE TALVEZ.
Não se preocupe não, Affonso.

As pessoas só pegam no seu pé quando você fala besteira. lol!
Jefferson


HÁ BOM!!!

Então já sei que não vão pegar no meu pé. Só tenho postado verdades, na tentativa de ajudar aos amigos do mundo das duas rodas



Última edição por Ill be back em Sáb Dez 11, 2010 1:30 pm, editado 1 vez(es)
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  jeff Sáb Dez 11, 2010 1:13 pm

Ok, suas intenções são as melhores, a gente sabe disso.

Só peço que, para ajudar de verdade os leitores do fórum, você considere inicialmente as soluções de menor custo. Não fas zentido recomendar uma troca completa de embreagem quando o problema pode ser resolvido de maneira mais simples e muito mais barato.

A propósito, a dica de troca de embreagem foi uma das primeiras que se cogitou ainda nos inícios do fórum, e foi proposta para as Speed. Que eu lembre, os donos de Kansas nunca falaram nesse mesmo tipo de problema que os donos de Speed.

Depois disso, muita água rolou e outras dicas foram postadas, mais simples e mais baratas. Aliás, o Beto Pesca resolveu esse problema da Speed com apenas uma arruela de calço (R$ 0,10 + mão de obra), e não com a troca do kit completo da embreagem.

Um abraço,

Jeff
PS: A propósito, cuidado com as citações, do jeito que está parece que sou eu quem assina sua mensagem.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 11, 2010 1:40 pm

jeff escreveu:Ok, suas intenções são as melhores, a gente sabe disso.

Só peço que, para ajudar de verdade os leitores do fórum, você considere inicialmente as soluções de menor custo. Não fas zentido recomendar uma troca completa de embreagem quando o problema pode ser resolvido de maneira mais simples e muito mais barato.

A propósito, a dica de troca de embreagem foi uma das primeiras que se cogitou ainda nos inícios do fórum, e foi proposta para as Speed. Que eu lembre, os donos de Kansas nunca falaram nesse mesmo tipo de problema que os donos de Speed.

Depois disso, muita água rolou e outras dicas foram postadas, mais simples e mais baratas. Aliás, o Beto Pesca resolveu esse problema da Speed com apenas uma arruela de calço (R$ 0,10 + mão de obra), e não com a troca do kit completo da embreagem.

Um abraço,

Jeff
PS: A propósito, cuidado com as citações, do jeito que está parece que sou eu quem assina sua mensagem.




Corrigido.

Não me leve a mau....foi um erro de digitação.

Já corrigi

Não quero ter os meus post assinados por terceiros, foi um erro de digitação.

Deixo o amigo a vontade para apontar algum erro que por acaso tenha cometido. Caso eu considere um erro, prontamente corrigirei.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Convidado Seg Dez 13, 2010 7:07 am

Ratificar, retificar, dar outras opções (e opiniões) NÃO é pegar no pé afonso, faz parte do espirito de colaboração do fórum, já que neste espaço, assim como no meio social físico, nenhuma verdade é absoluta e estas são todas passíveis de discussão, objeção e evolução. È por isto que existem milhoes de foruns neste mundo virtual, porque nenhuma verdade é absoluta, não importa o quanto acreditemos que esta seja....voltando ao tema do tópico....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Convidado Seg Dez 13, 2010 7:14 am

O velocímetro digital só elimina grande parte do erro da parte mecânica (molas, engrenagens, etc) que transforma rotação em dados. Já outros erros inerentes ao processo de medição pela rotação da roda continuam.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  jeff Seg Dez 13, 2010 2:12 pm

Por exemplo, o próprio desgaste do pneu. Como o digital conta o número de voltas que a roda dá, se o pneu ficar menor seu perímetro vai diminuir e o contador vai registrar uma velocidade maior, porque ela dará mais voltas para percorrer a mesma distância.

Se o pneu variar o diâmetro em 10 mm, vai introduzir um erro na casa de 1,5 a 2%. Por isso que erros na casa de 5% são toleráveis, 10% já incomodam e 20%... bom, deixa pra lá...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Dan Floripa Seg Dez 13, 2010 2:17 pm

Bom a minha até que está marcando certinho! Conferido por gps 130km/h painel 127km/h gps, até fiquei feliz pela moto estar com motor original e estar andando tão bem, mas a Biz do meu amigo não tem velocímetro tem um aproximímetro Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz 140km/h painel 115km/h gps.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Dez 13, 2010 2:47 pm

Dan Floripa escreveu:Bom a minha até que está marcando certinho! Conferido por gps 130km/h painel 127km/h gps, até fiquei feliz pela moto estar com motor original e estar andando tão bem, mas a Biz do meu amigo não tem velocímetro tem um aproximímetro Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz 140km/h painel 115km/h gps.

Dan.
127 km/h na kansas, só pode ser ladeira, com vento a favor e uma dieta de pelo menos 1 ano (a minha tem que ser nessas condições), fez alguma modificação na carburação, escapamento?
Muito bom esse resultado Cool

jeff escreveu:Por exemplo, o próprio desgaste do pneu. Como o digital conta o número de voltas que a roda dá, se o pneu ficar menor seu perímetro vai diminuir e o contador vai registrar uma velocidade maior, porque ela dará mais voltas para percorrer a mesma distância.

Se o pneu variar o diâmetro em 10 mm, vai introduzir um erro na casa de 1,5 a 2%. Por isso que erros na casa de 5% são toleráveis, 10% já incomodam e 20%... bom, deixa pra lá...

Um abraço,

Jeff
Mas, e quanto ao meu caso em que a variação não é constante, em cada velocidade existe uma diferença diferente (!? Confuso isso, mas é verdade). affraid
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Convidado Seg Dez 13, 2010 3:54 pm

Cássio, esta variação do erro conforme a velocidade acontece porque o pneu não está 100% do tempo em contato com o solo. Conforme a velocidade aumenta, o tempo que ele permanece no solo diminui (é por isto que um avião decola, e os carros de formula 1 possuem aerofolios). Neste pequeno intervalo de tempo que a roda não passa em contato com o solo a roda tende a girar livremente aumentanto a velocidade mostrada. Isto no final gera uma pequena veriação no ponteiro que tente a ficar tremulando, como muitos já devem ter observado quando a moto está em alta velocidade. Outra causa da variação do erro conforme a velocidade é por causa da mola do velocimetro, que possui diversos niveis de resistencia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Dez 13, 2010 4:08 pm

Samio escreveu:Cássio, esta variação do erro conforme a velocidade acontece porque o pneu não está 100% do tempo em contato com o solo. Conforme a velocidade aumenta, o tempo que ele permanece no solo diminui (é por isto que um avião decola, e os carros de formula 1 possuem aerofolios). Neste pequeno intervalo de tempo que a roda não passa em contato com o solo a roda tende a girar livremente aumentanto a velocidade mostrada. Isto no final gera uma pequena veriação no ponteiro que tente a ficar tremulando, como muitos já devem ter observado quando a moto está em alta velocidade. Outra causa da variação do erro conforme a velocidade é por causa da mola do velocimetro, que possui diversos niveis de resistencia.
Não creio que minha motoca precise de aerofolios, não pretendo correr tanto, rsrs
Quanto a sua teoria, ele poderia ficar tremendo, coisa que não acontece, e, eu aferi as velocidades ficando no minimo 2 minutos andando a cada velocidade constante, e os erros foram meio malucos, se olhar mais acima no topico verá que em alguns níveis de velocidade, o ponteiro anda junto com o gps, em outros fica diferenças enormes, como já disse, minha motoca precisa de uma agua benta mais que gasosa Cool

Abraços

PS. Tenho certeza que os pneus estavam no chão, absoluta (o pardal até tirou minha foto Evil or Very Mad ), haha
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Convidado Seg Dez 13, 2010 4:21 pm

He he he cássio...pardal também voa...
O tempo que o pneu de qualquer veiculo em movimento passa fora do solo é infimo, não dá para perceber, e a tremulação do ponteiro não é tipo mal de parkinson, também é pequena e acontece quando fixamos uma determinada velocidade e apresenta várias e pequenas variações pela falta de contato da roda com o solo (isto acontece não só em motos, mas em carros também).
Há algum tempo fiz um teste semelhante e postei aqui, vale a pena visitá-lo:

https://dafra.forumeiros.com/experiencias-f12/testando-a-precisao-do-velocimetro-da-speed-150-t2348.htm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Dan Floripa Seg Dez 13, 2010 4:36 pm


Cassio, minha Speed, só retirei o redutor de admissão e regulei a mistura, mais nada.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  jeff Seg Dez 13, 2010 7:42 pm

Bom, eu tenho que contar essa para alguém...

Fernão Dias, Túnel da Mata Fria, logo depois dele tem uma ladeira quilometral.... Ponteirinho no 140... mas não contem pra ninguém, que eu não quero dar mau exemplo.... depois dessa até fiquei com vontade de colocar um gpszinho, só para confirmar a que velocidade cheguei mesmo...

Agora essa de o pneu perder o contato com o solo.... sei não.... isso pode ser válido para uma trial ou um carro de competição... mas tenho a impressão que meu pneu só perde o contato com o solo quando tento levantar vôo de alguma lombada não sinalizada....

Se numa dessas eu encontrar um pardal voando ao meu lado, pergunto pra ele... lol!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Dan Floripa Seg Dez 13, 2010 7:59 pm

Concordo com o Jeff!

Acho muito difícil acontecer do pneu "flutuar" e perder contato com o solo, no caso dos carros de corrida, as asas são para ajudar a contornar as curvas e evitar que as rodas travem com facilidade devido a falta de peso na dianteira ou que o carro destracione o eixo traseiro, então a asa aplica downforce nos F1 e nos Indy depende muito do circuito, mas poden chegar 250/300kg a 3500kg de downforce das asas. Nas motos o peso é mais distribuido e não necessário o uso de asas.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Dez 13, 2010 8:02 pm

Samio escreveu:He he he cássio...pardal também voa...
O tempo que o pneu de qualquer veiculo em movimento passa fora do solo é infimo, não dá para perceber, e a tremulação do ponteiro não é tipo mal de parkinson, também é pequena e acontece quando fixamos uma determinada velocidade e apresenta várias e pequenas variações pela falta de contato da roda com o solo (isto acontece não só em motos, mas em carros também).
Há algum tempo fiz um teste semelhante e postei aqui, vale a pena visitá-lo:

https://dafra.forumeiros.com/experiencias-f12/testando-a-precisao-do-velocimetro-da-speed-150-t2348.htm

Agora que estou aqui a pondarear, por mais que a roda saia do chão, ela continua rodando, se quando sai do chão a roda, ela rodasse menos ou mais, seria algo perceptivel quando ela "aterrissa", seria algo como um tranco e seria sentido no guidão na hora, não entra na minha cabeça essa da roda sair do chão não (prefiro pensar que é problema do velocimetro mesmo), de qualquer forma, agua benta em cima da motoca pra ver se melhora.

Abraços

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Seg Dez 13, 2010 8:55 pm

Amigos.

Estive pesquisando junto a um amigo que conserta velocímetros. E ele disse que velocímetro não é tão preciso assim (tem uma variação de ate 10% do real) mais ele disse (afirmou!!!) que oscilação (pulos, o ponteiro fica “alegre”)é DEFEITO do velocímetro. Ou a qualidade do imã do mecanismo é ruim, ou existe folga no sistema.

Procurei na net o que ele disse, para entender melhor e vi o fórum das GS500 (pense numa moto!!) um tópico bem explicativo.......achei muito bom.

http://www.gs500online.com.br/forum/index.php?showtopic=4776

Vejam vocês mesmo.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  jeff Seg Dez 13, 2010 9:18 pm

Quanto ao pneu voador, é o seguinte:

O pneu de tração sofre uma muito leve aceleração quando o veículo passa sobre um obstáculo e alivia o peso que atua sobre o pneu, e uma leve desaceleração quando o conjunto quadro/motor/piloto (este, nem sempre) voltam a pesar sobre o conjunto da suspensão.

Então o que o pneu faz é se deformar para um lado e para outro, e essa é a principal causa do desgaste, a outra são as curvas.

Mas o pneu somente acelera/desacelera realmente a ponto de influir na própria rotação quando ele chega a sair totalmente do solo. Nesse caso, o pneu de tração ganha velocidade porque é acelerado pelo motor, e o outro tende a perder, porque o atrito com o vento e dos rolamentos tende a desacelerá-lo, mas esse efeito é muito menos intenso. Como isso acontece por um período extremamente curto, a influência sobre a margem de erro chega a ser desprezível.

Nenhum desses movimentos é capaz de influir no movimento de oscilação o ponteiro. Mas com a vibração e as irregularidades do piso, a folga e a decorrente variação da força magnética, o ponteiro fica para lá e para cá. Isso pode ser bastante minimizado em um velocímetro analógico, mas eliminar totalmente é praticamente impossível.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Seg Dez 13, 2010 9:54 pm, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Dan Floripa Seg Dez 13, 2010 9:20 pm

Ufa!!, Já estava com medo de cruzar com um 747-500 e ter que usar para-quedas!! Twisted Evil
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Ill be back Ter Dez 14, 2010 8:10 am

Dan Floripa escreveu:Ufa!!, Já estava com medo de cruzar com um 747-500 e ter que usar para-quedas!! Twisted Evil





Amigos.

Costumo andar um pouco mais rápido e é muito comum a roda dianteira sair do chão (hehehehe) mais no meu caso (já observei) o velocímetro não oscila não. Ate mesmo porque eu só ando numa roda só durante uns 5 a 10 segundo (não sou muito bom nisto). heheheh

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 20081027bikepics1463155


Verifiquei isto ontem, o velocímetro continua estável, deve ser a força centrifuga da roda que é bem maior que a resistência do vento (que atua na mesma proporção de quando estava em contato com o solo). Talvez...eu disse talvez senhores.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b] - Página 3 Empty Re: [b]Alguem já resolvel o problema do velocimetro? Qual a diferença da velocidade do seu para a real?[/b]

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos