FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boato: A Dafra faliu?

+13
Fox_SP
Familia
wagner mota
Cassius
nego
Ranier
CaJaRaNa
wandao.a
renegado
jeff
ALDIVAM
Cássio Fernandes
marisco
17 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  nego Seg Set 26, 2011 5:46 pm

Valeu Fábio ficaremos aguardando e quanto ao preço da super 100, você não me convenceu, se houve inflação, porque não afetou os outros modelos, que se equipararmos os valores as kansas por ex. chegariam a + ou - uns oito mil e poucos, não é por nada não, porque eu já tenho a minha e estou satisfeito, estou pensando nos futuros compradores que como eu esperam uma oportunidade para comprar a sua primeira moto à um preço justo e poder fugir da condução pensem nisto, ok. um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Ranier Seg Set 26, 2011 7:14 pm

marisco escreveu:
nego escreveu:chego a conclusão que a dafra está de parceria com o Governo bras. , quer dizer metendo a mão.

Aumentar o preço das motos deu o que falar! Vamos revisar então as notícias do profeta do Apocalipse (eu, marisco):
- A dafra faliu? (é mentira)
- Os preço das motos vão subir (é verdade, inflação)

E já debatendo as próximas notícias do futuro do profeta do Apocalipse:
- Governo vai ajudar os produtores de cana colocando 50% de álcool da gasolina, fu...endo com os proprietários de veículos No No No
- Honda vai comprar a Dafra Rolling Eyes
- Vexame no Salão de duas Rodas: moto desmonta diante o público (não vou falar qual o fabricante) Sleep
- DPVAT 2012 será de R$500,00, reajustada pela inflação e mais acidentes de motoqueiros affraid affraid affraid
- Uzbesquistan Motors compra Suzuki e Quirquistão Motos jocolor jocolor jocolor


ha vai la saber ne talvez essas profeçias podem ate se concretizar mais pra honda conprar a dafra e sinal que a dafra ta encomodando
e muito heheheh sobre essa marca aee que vai conprar a suzuki hehehehe nunca olvi falar e existe ela msm ?
Ranier
Ranier
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 32
Localização : contagem (MG)
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidado Seg Set 26, 2011 7:46 pm

Claro que existem mesmo Exclamation Elas são baseadas na URSSMotors jocolor lol!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  jeff Ter Set 27, 2011 10:20 am

Aproveitando a boa vontade do Fábio, faço aqui uma pergunta:

Por que toda concessionária onde chego e pergunto como se mede o óleo da kansas me dá informações erradas?

Cansei de ouvir coisas do tipo "é igual a todas as motos", "tem que rosquear a vareta", e um de nossos colegas chegou a ouvir até que "nem tudo que está no manual vale" (no que concordo em parte, a quantidade de óleo está mesmo errada).

Como a dafra justifica o fato de que colocando-se 1 litro de óleo e medindo-se o nível exatamente de acordo com o procedimento do manual do proprietário, o óleo mal chega a sujar a vareta?

Como a dafra explica que suas revisões entregam as motos praticamente sem óleo para os clientes, colocando a vida dos proprietários em risco?

A dafra não tem consciência de que uma situação como essa pode provocar o travamento do motor, com consequencias possivelmente fatais para piloto e garupa?

Por que até hoje não tomaram uma providência?

Esses fatos vêm sendo denunciados há tempos aqui no fórum, colegas nossos tiveram sérios problemas e desacreditaram da marca, e até hoje continuo fazendo o teste nas concessionárias e recebendo respostas incorretas, gente que nem sequer leu o manual do proprietário das motos que comercializam.

Por que a dafra não resolve de vez essa situação?

Atenciosamente,

Jefferson
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Qua Set 28, 2011 7:30 am

Jeff e todos os outros colegas da sala...

Tenho observado neste forum que o tema óleo é bem polêmico e causam várias dúvidas.

Com o objetivo de prestar informações precisas (e corrigí-las, se necessário) passarei o dia conversando os engenheiros da fábrica para discutirmos o assunto. Não os deixarei sem resposta, ok?


Um abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Qua Set 28, 2011 7:47 am

Opa,

Fabio, obrigado pela predisposição em levar adiante este assunto. Será de grande valia saber a opinião dos engenheiros da fábrica e chegarmos a uma definição.
Uma coisa garanto a você, colocando-se 1,2~1,4 litros de óleo a moto muda messsmo. Câmbio fica bem mais macio e percebe-se que o aquecimento do motor diminui. (Essa é a opinião de um usuário que sou. Mesmo sem um embasamento científico/técnico que comprove isso, é o que percebo em minha motoca!)

Aguardamos um feedback.

Agradeço novamente pela atenção!


Abraço,

P.S. Em minha motoca utilizo exatamente 1,25 litros de óleo a cada troca.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  jeff Qua Set 28, 2011 9:08 am

Fabio.Dafra escreveu:Jeff e todos os outros colegas da sala...

Tenho observado neste forum que o tema óleo é bem polêmico e causam várias dúvidas.

Com o objetivo de prestar informações precisas (e corrigí-las, se necessário) passarei o dia conversando os engenheiros da fábrica para discutirmos o assunto. Não os deixarei sem resposta, ok?


Um abraço
Agradeço, Fabio, mas já me prometeram isso antes. O gerente da concessionária local e seu antecessor no cargo. Isso já tem mais de ano.

Então, aguardo mesmo uma resposta sua.

Saudações,

Jefferson
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Cassius Qua Set 28, 2011 10:23 am

Fabio, olá, o tema óleo não gera polêmica nem dúvida.
É um fato comprovado por todos que fizeram o teste, os 200 ml a mais de óleo fazem TODA a diferença.
Fora que instruir os atendentes e mecânicos das concessionárias a ler o manual também.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Sex Set 30, 2011 9:16 am

Cavalheiros, bom dia!

Conforme prometido (e missão dada é missão cumprida!), obtive um parecer da nossa engenharia a respeito do uso do óleo nas motocicletas Kansas 150, vou resumir um pouco da conversa que tive com eles:

O Volume de óleo para o motor OHV 150 com Balanceiro é de 1,2 l no primeiro enchimento e entre 1 l e 1,2 l para as demais trocas (este volume pode variar para mais, por causa da evaporação e consumo natural do motor).

É importante a verificação diária do nível do óleo, preferencialmente com a motocicleta apoiada sobre as duas rodas em superfície plana e horizontal, porém, devido à dificuldade para uma pessoa realizar a medição sozinha, disponibiliza-se a opção de se verificar o nível do óleo do motor com a motocicleta apoiada no descanso central e a informação de que o óleo deve estar “entre” as marcas da vareta de inspeção. A medição deve ser feita SEM ROSQUEAR a vareta.

Durante viagens, recomenda-se que o óleo seja previamente trocado e o nível do óleo do motor seja verificado a cada parada e completado se necessário, além disso, o estado geral da motocicleta também deve ser inspecionado (isso vcs já fazem...).

Espero ter ajudado.



Um grande abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  wagner mota Sex Set 30, 2011 9:26 am

Fábio...
agradeço pela colaboração e tentativas de ajuda.

já tive uma kansas...agora tenho uma apache

gostaria que se fosse possível vc fizesse o seguinte:
quando tiver numa cc...e eventualmente tiver lá uma kansas pra troca de óleo, verifique vc mesmo
coloque apenas o que manda o manual...1 litro....após, verifique a vareta...
verá que a marcação de óleo se dará na pontinha da vareta.
convenhamos....é pouco óleo!!

abraços
Wagner

wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Sex Set 30, 2011 11:22 am

Fabio.Dafra escreveu:Cavalheiros, bom dia!

Conforme prometido (e missão dada é missão cumprida!), obtive um parecer da nossa engenharia a respeito do uso do óleo nas motocicletas Kansas 150, vou resumir um pouco da conversa que tive com eles:

O Volume de óleo para o motor OHV 150 com Balanceiro é de 1,2 l no primeiro enchimento e entre 1 l e 1,2 l para as demais trocas (este volume pode variar para mais, por causa da evaporação e consumo natural do motor).

É importante a verificação diária do nível do óleo, preferencialmente com a motocicleta apoiada sobre as duas rodas em superfície plana e horizontal, porém, devido à dificuldade para uma pessoa realizar a medição sozinha, disponibiliza-se a opção de se verificar o nível do óleo do motor com a motocicleta apoiada no descanso central e a informação de que o óleo deve estar “entre” as marcas da vareta de inspeção. A medição deve ser feita SEM ROSQUEAR a vareta.

Durante viagens, recomenda-se que o óleo seja previamente trocado e o nível do óleo do motor seja verificado a cada parada e completado se necessário, além disso, o estado geral da motocicleta também deve ser inspecionado (isso vcs já fazem...).

Espero ter ajudado.



Um grande abraço,

Opa,

Valew Fabio! Muito Obrigado pela informação/confirmação/solução!!!
Agora temos um parecer "oficial" por parte da DAFRA sobre esse assunto. Que até então vinha gerando polêmica entre usuários e várias CC também.

No momento estou sem o manual da minha motoca para confirmar (e até mesmo postar aqui acópia scanneada), mas se bem me lembro lá diz que para medição do óleo a vareta não pode mesmo ser rosqueada. Isso confirmo depois e posto aqui também.

A razão de estar sem o manual aqui é que tanto ele como minha motoca foram deixados na CC de Santo André-SP. Para a Revisão dos 21000 Km
Mais Brasil
R Coronel Alfredo Flaquer, 636
Centro
CEP: 09020041 | Santo André - SP
Telefone: (11) 4427-6486


Desde que voltamos de Foz do Iguaçu-PR não tinha feito nada com ela "nem corrente tinha esticado, muito menos lavado a motoca" e resolvi dar um voto de confiança a CC e ver no que dá. (Vou testar se eles já estão adotando essa nova política que a DAFRA vem implantando. Pelo menos o atendimento "quando fui deixar a moto lá" foi muito bom)

Revisão de 21000 Km = R$ 150,00 Dilmas
Limpeza do Carbura na CC = R$ 50,00 Dilmas (cobrado como valor de 1/2 hora de mão-de-obra)
Custo Total = R$ 200,00 (mais alguma coisa que for preciso ser trocado, durante a revisão)

Sei que não é barato, mas que revisão em CC que fica barato?!?!?! (Só a da Apache-2012!)

Deixei a motoca ontem as 17:30hs, com previsão de entrega para hoje as 17:30hs. (Acho que vou buscá-la só amanhã, aqui no trampo esta meio corrido. "fim de mês! bua bua bua")

De qualquer forma. Muito Obrigado pelo retorno Fabio!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  jeff Sex Set 30, 2011 12:10 pm

Fabio,

Essa resposta não é satisfatória pelo seguinte motivo:

Praticamente repetindo o que o Wagner disse, 1 litro de óleo é o que todas as concessionárias colocam (e cobram por isso) na revisão.

Essa quantidade de óleo mal suja a ponta da vareta quando a medição é realizada de acordo com o procedimento indicado pelo manual do proprietário.

Ou seja, o cliente encaminha a moto para uma revisão na concessionária oficial da marca e sai de lá com o óleo do motor abaixo do nível mínimo recomendado pelo fabricante.

Ou seja, os mecânicos das concessionárias sequer fazem o procedimento correto para medir o nível do óleo. Sequer têm conhecimento do procedimento descrito no manual e, quando questionados a respeito, informam um procedimento incorreto, induzindo o proprietário a um erro.

Erro que pode custar a vida de piloto e garupa caso o motor venha a travar em uma rodovia. E esses casos acontecem sim, temos o caso do Paulinho Alma que teve o motor reconstruído 2 vezes em garantia e desistiu de vocês, tem o caso da garota de speed em Santo André que quase se estabacou na via Anchieta e tem o caso do filho daquele diretor de montadora que você deve estar acompanhando.

Motores similares como o da Chituma (Green) usam 1,4 litro de óleo e vão muito bem, obrigado. Eu uso 1,4 litro de óleo e minha moto vai otimamente bem, obrigado.

Exemplos não faltam, e no entanto a dafra continua recomendando uma quantidade absurdamente incorreta de óleo. A impressão que a empresa passa é de que não se importam com o risco de vida que os clientes estão correndo, talvez porque o lucro da venda de peças de reposição para os motores que se acabam antes da hora compense.

Minha pergunta é:

Compensa mesmo?

A mesma pergunta faço em relação aos quadros quebrados da kansas. Os casos que aparecem na mídia/internet são apenas uma fração, toda concessionária já recebeu motos com esse problema, você sabe disso.

O que a dafra vai fazer em relação a isso? Já não passou da hora de um recall?

Atenciosamente,

Jefferson

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  nego Sex Set 30, 2011 1:27 pm

Comungo com o Jeff na mesma linha de pensamento, e quanto a revisão de 21000kms, seria revisão geral então a limpeza de carburador, filtro de ar, reg. de valvulas, lubrificação de eixos, verificação de;lonas e pastilhas de freio, articulações. ajustes; cx. de direção, embreagem, cabo o acelerador, freios, etc.. fazem parte da revisão. portanto cobrar separado a limp. do carbura a meu ver é abuso. um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Sex Set 30, 2011 1:42 pm

nego escreveu:Comungo com o Jeff na mesma linha de pensamento, e quanto a revisão de 21000kms, seria revisão geral então a limpeza de carburador, filtro de ar, reg. de valvulas, lubrificação de eixos, verificação de;lonas e pastilhas de freio, articulações. ajustes; cx. de direção, embreagem, cabo o acelerador, freios, etc.. fazem parte da revisão. portanto cobrar separado a limp. do carbura a meu ver é abuso. um abraço.
José Luiz.

Opa,

José Luiz, li "atentamente" ao manual antes de entregar a moto na CC (inclusive a página onde estão os ítens contemplados em cada revisão) e infelizmente não consta no mesmo a limpeza de Carbura. Assim que estiver novamente com o manual em mãos vou scannear tal página (também a página que fala do óleo "incluindo o trecho que menciona a quantidade") e posto aqui.

Na CC ontem falei a respeito da limpeza do Bura com o atendente e o mesmo me confirmou que este serviço é "de fato" (e para minha tristeza), cobrado a parte.


Abraço,

P.S. Além de ter optado em dar "esse voto de confiança" a CC, ainda não desenvolvi confiança em deixar minha motoca em nenhum mecânico na região onde moro (ora por falta de indicação, ora por não ficar correndo atrás, ora por ver certos açougueiros se aventurar em motos de conhecidos e por aí vai). Até hoje, em minha motoca só quem mexeu "fora as revisões de 0 a 9000 Km na CC" foi eu mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  nego Sex Set 30, 2011 3:21 pm

Pois é Edi, me informei aqui na revenda autorizada Honda, para a revisão geral de uma titã com 21 000 kms a M O é de 79 dilmas e a limpeza/regulagen do carburador está inclusa, já na new motos rev. dafra a revisão de uma kansas com a mesma kmgn. é 119 dilmas e a carb. não estava incluso então questionei e a atendente me fazia com que entrasse na mesma mão de obra, portanto é uma questão de região e dialogo, espero que esta pesquisa sirva para mais alguém. um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Ter Out 04, 2011 11:19 am

Opa,

Cumprindo o prometido vai aqui a postagem do Manual do Proprietário da Kansas (onde consta a parte informando a respeito do nível do óleo e como proceder na verificação do mesmo).

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Leo12w

E também os ítens contemplados nas Revisões "conforme Manual"

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Manutenes

>>> Percebi uma divergência nas informações (além do volume de óleo "a menos" descrito no Manuel "0,9~1,1 Lt."). Notem que na página 41 o Manuel recomenda que se troque o óleo a cada 1000KM, já na página 58 do mesmo Manuel lê-se que após os 6000KM as trocas de óloe devem ocorrer a cada 1500KM. scratch confused scratch confused affraid affraid affraid

Como, desde que comprei a moto (e com motos anteriores) sempre troquei o óleo delas com 1000KM. Continuo na mesma.


Abraço,

P.S. Para ver a imagem por inteiro basta clicar sobre ela.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Cassius Ter Out 04, 2011 11:49 am

Vamos reparar outra coisa?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Familia Ter Out 04, 2011 12:06 pm

Marcas = Quando se indica entre as marcas quer dizer que a marcação deve estar no perimetro das mascas, qualquer marcação abaixo do limite indica risco para o motor.

6000 = Quando o motor atinge os 6000 km ele esta totalmente amaciado, ate os 6000 as trocas de oleo servem "digamos assim" para retirar as impurezas criadas pelo processo de amaciamento, depois disto as trocas ficam mais longas, nao existe nenhum problema em trocar a cada 1000km.


Minhas motos sempre troco o oleo entre 1500 e 2000, aconteceu de uma vez eu esquecer completamente o perido de troca e a moto ficou 3000, mais como sempre o pessoal aqui verifica o nivel de oleo o nivel foi sempre mantido no aceitavel ou seja entre as marcas.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Convidad Ter Out 04, 2011 12:24 pm

Opa,

Conhecimento na prática é o que mais confio ultimamente.

Valew Família!!!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  jeff Ter Out 04, 2011 1:08 pm

Cassius, o padawan! escreveu: Vamos reparar outra coisa?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
Cassius,

É exatamente como o Família disse.

E aí pergunto novamente ao sr. Fabio, como se explica essa contradição?


Está aí o manual da kansas dizendo que na troca o óleo deve atingir a parte superior da vareta. No entanto, as concessionárias colocam apenas 1 litro de óleo, o que sequer atinge o mínimo da vareta.

Como a dafra explica que suas concessionárias não realizam o procedimento de medição indicado no próprio manual do proprietário?

Por que as motos não saem da concessionária após a revisão com o óleo na parte superior da vareta? Nem sequer dentro da faixa de medição do nível aceitável?

Os proprietários são prejudicados por isso e se colocam em situação de risco de vida em caso de travamento do motor por lubrificação deficiente.

Esta é a segunda vez que afirmo ao sr. Fabio que a resposta dada a essa questão foi insuficiente. Sem contar as anteriores para gerentes de concessionárias e para o antecessor do sr. Fabio no cargo.

Até quando a dafra fará de conta que o problema não existe e continuará dando explicações que não justificam o que está acontecendo?

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty procedimento do manual x concessionárias

Mensagem  jeff Qua Out 05, 2011 10:06 am

Sr. Fabio/Dafra

Continuamos curiosos para saber o que a dafra irá fazer quanto a essa questão.

Atenciosamente,

Jefferson
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Fox_SP Qua Out 05, 2011 11:20 am

Oi gente,

Estou vendo desde o início deste tema sobre óleo, não falei nada pois não tenho todo o conhecimento que vcs tem, mas tive algumas dúvidas, pois tive outras motos e não notei diferença entre outros manuais da concorrência.

Vou tentar colocar aqui a cópia do manual da Tornado que tive, se não conseguir eu escrevo prá vocês...

Outra coisa é que em raras as vezes eu presenciei uma marca participar destes fóruns e interagir com os clientes, queria tanto que a Citroen entrasse no fórum da marca, acho que eles nos ajudariam a descobrir a série de problemas que o câmbio automático deles têm... kkkkkk

Fox_SP
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 36
Localização : SP
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Dan Floripa Qua Out 05, 2011 11:27 am

Fabio.Dafra escreveu:Cavalheiros, bom dia!

Conforme prometido (e missão dada é missão cumprida!), obtive um parecer da nossa engenharia a respeito do uso do óleo nas motocicletas Kansas 150, vou resumir um pouco da conversa que tive com eles:

O Volume de óleo para o motor OHV 150 com Balanceiro é de 1,2 l no primeiro enchimento e entre 1 l e 1,2 l para as demais trocas (este volume pode variar para mais, por causa da evaporação e consumo natural do motor).

É importante a verificação diária do nível do óleo, preferencialmente com a motocicleta apoiada sobre as duas rodas em superfície plana e horizontal, porém, devido à dificuldade para uma pessoa realizar a medição sozinha, disponibiliza-se a opção de se verificar o nível do óleo do motor com a motocicleta apoiada no descanso central e a informação de que o óleo deve estar “entre” as marcas da vareta de inspeção. A medição deve ser feita SEM ROSQUEAR a vareta.

Durante viagens, recomenda-se que o óleo seja previamente trocado e o nível do óleo do motor seja verificado a cada parada e completado se necessário, além disso, o estado geral da motocicleta também deve ser inspecionado (isso vcs já fazem...).

Espero ter ajudado.



Um grande abraço,




Caro Sr. Fábio pergunte a si mesmo, e ao corpo de engenheiros da Dafra o que ele fariam no seguinte caso:
Vocês compram um carro que no manual vem escrito 1,750l de óleo na troca sem o filtro e 2l com o filtro, mas o Sr. ao verificar o nível de óleo pela manhã vê que o óleo mal suja a vareta, aí o Sr. vai ficar pensando, poxa troquei o óleo ontem não pode ter baixado tanto! O Sr. liga para o call center da fabricante que lhe responde que é assim mesmo e está tudo certo. Mas o Sr. sabe que tem pouco óleo no motor e que motor com pouco óleo trabalha mais quente e com lubrificação deficiente, oque além de reduzir em muito a vida útil do motor, pode ocasionar a quebra, e também sabe que para o óleo ficar no nível correto teria que se colocar 3,5l na troca e 4l com o filtro.
Minha pergunta para o Sr. e seus engenheiros é:
O que vocês fariam, seguiriam a instrução do manual e a orientação do call center? Que vocês achariam dessa empresa? Se sentiriam seguros? Completariam o nível de óleo (3,5l)?
Mas aí os Senhores descobrem um motor irmão (com o mesmo tipo de construção/dimensões) que usa 3,5l e 4l, o que fariam, continuariam obedecendo o manual? Que pensariam a respeito dos engenheiros que indicam quase 50% a menos de óleo no motor?

Abraço!

Dan.

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Fox_SP Qua Out 05, 2011 11:39 am

Faiô... kkkk

Não consegui colocar o arquivo, mas vou descrever o que está escrito no manual:

VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR

Verifique diariamente o nível de óleo do motor da motocicleta antes de conduzí-la.
O nível de óleo deve ser mantido entre as marcas do nível superior e inferior, gravadas no medidor.
1-Acione o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta, durante alguns minutos;
2-Desligue o motor e coloque a motocicleta em posição vertical, num local plano e firme;
3-Após alguns minutos, remova o medidor . Limpe-o com um pano seco e torne a introduzí-lo SEM ROSQUEAR. Remova-o novamente e verifique o nível do óleo. Este deverá estar entre as marcas superior e inferior gravadas no medidor;
4-Se necessário, adicione óleio recomendado (pág. 57), até atingir a marca no nível superior. Não abasteça além deste limite.
5-Reinstale a tampa de abastecimento de óleo/medidor do nível do óleo. Ligue o motor e verifique se não há vazamentos.

A única diferença que notei que o outro amigo colocou é o item 3 que diz que após alguns minutos teríamos que refazer o processo de medição. Mas de resto não achei diferenças...

Como agora eu só ando com "motinhos menores" o manual da minha Smart diz o seguinte:

1- Apóie a motoneta no cavalete central, em lugar plano;
2- Ligue o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta por 1 a 2 minutos;
3- Desligue o motor, retire a vareta medidora de nível de óleo e limpe-a com um pano seco. Coloque a vareta medidora de nível na rosca da tampa lateral do motor sem rosqueá-la. Retire a vareta e verifique o nível do óleo.
4- O nível do óleo deve estar entre as marcas inferior e superior da haste medidora.

Mas isso é a Smart, não conheço o manual da Kansas.

Vamos ver o que o Sr. Fábio diz a respeito.

Fox_SP
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 36
Localização : SP
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  jeff Qua Out 05, 2011 11:55 am

Olá, Fox_SP

Fiquei curioso e fui conferir, encontrei um manual da tornado na net:

http://www.regularidade.com.br/manuais/tornado.pdf

Realmente, o procedimento descrito é idêntico ao da kansas. E conferi também o manual da cg, que toma mais precauções quanto à importância da verificação do nível de óleo:

http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/conheca-melhor-sua-honda/ManuaisDoProprietarios/CG%20150%20Titan%202009.pdf

Realmente, o procedimento é idêntico. Tentei ver o da cg 125, mas não consegui abrir nenhum.

O grande problema é que no caso das honda, você coloca a quantidade de óleo indicada e o nível fica correto.

Na kansas, você coloca 1 litro e mal chega a sujar a ponta da vareta. Só com 1,2 é que chega no mínimo recomendado e para chegar ao máximo da vareta, só com 1,4 litro. Isso fazendo o procedimento correto, não o errado que é informado pelos vendedores na concessionária (pelo menos todos com quem falei até hoje).

É impossível o motor da kansas usar a mesma quantidade que uma cg/titan, porque ele tem o balanceiro e ali cabe pelo menos 0,3 litro de óleo a mais.

E a green e a kasinski mirage 150 (motor idêntico) recomendam 1,4 litro na troca.

Sem contar os casos de travamento de motor de gente que tomava muito cuidado com a moto, como o Paulinho Alma.

Um abraço, e obrigado pelo alerta,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boato: A Dafra faliu? - Página 3 Empty Re: Boato: A Dafra faliu?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos