FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Solução para embreagem da Speed

+32
murilospeed
robson10
cristianobj470
Nathan
jclucas
edmilson
xazinho
Hiago123
Dan Floripa
Familia
Ill be back
clau
nillmmax
Eder
Thiefbull
firefox
eduardopvn
karrasko
Alan Pohlmann
Vinicius Araujo
Fuzzy Logic
Vinícius-MG
jonascardoso
Speed
rmfuzishawa
Sérgio Carvalho
Marcelo Soares Calçada
RiLLeX
Tchello
xello 81
jeff
Beto Pesca
36 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 04, 2008 7:59 am

Alow galera blz!

To feliz pra caramba galera, é que finalmente resolvi o problema da embreagem e vi qual era realmente o problema e é em todas as speeds, naum entendo muito de motos mais vou tentar aqui descrever o que era o problema...

Segunda feira falei com um mecanico da Dafra (por sinal um mecanico de verdade), como perdi a garantia mesmo ele me aconselhou a levar a moto em sua casa, foi o que fiz ontem, ele me garantiu que ja sabia qual o problema com a embreagem das speeds e que tinha a solução pra tal, chegando lá em sua casa por volta das 19:00hs ele logo foi a ação, sangrou o oleo, tirou a tampa lateral do motor, e desmontou a embreagem tirando o kit do local, antes ele me mostrou que havia uma grande folga no kit(plato) ficava realmente batendo pacas galera, ele colocou no eixo uma arruela grande e fina como a da caixa de direção, solucionado a folga, o outro problema era com uma peça onde ela fica no termino do eixo da manivela do cambio, essa peça se parece com isso: Evil or Very Mad é gente assim mesmo com esses dois chifrinhos ai, então ele eliminou os chifrinhos rs...deixando um pouco ovalada a peça isso acaba com o problema da dificuldade de endatar as marchas e aquele velho problema de encontrar o neutro, quaria que vcs vissem como ficou molinha as marchas da minha motoca, to feliz pacas, ele me disse que esses problemas estão no recal que a dafra ja recebeu, depois fiquei de passar lá novamente pra outros ajustes na motoca, galera o cara é nota 10 e conhece realmente os problemas da speed e melhor as soluçoes para eles Very Happy

Ah! paguei 25,00 a ele.

Obs. eu como outro vi comentarios sobre os discos serem de baixa qualidade, pois naum são naum, são sim de boa qualidade. Very Happy

Abraço a todos.
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  jeff Qui Dez 04, 2008 8:32 am

Sensacional, Beto!

É surpreendente que algo com solução tão simples, que não demanda a fabricação de peças ou procedimentos especiais, tenha levado tanto tempo para ser descoberto.

Você pôde constatar que todas as peças, particularmente as engrenagens, têm um acabamento muito bom, não foi? Quando vi uma Speed aberta, fiquei impressionado com a boa qualidade das peças.

Por acaso a peça Evil or Very Mad era parecida com esta aqui? (A moto é outra, mas a função é a mesma.)

Solução para embreagem da Speed Shifterxu8
Solução para embreagem da Speed W480
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 04, 2008 9:22 am

Awe Jeff, realmente é muito bem feita a engrenagem das nossas speeds otima qualidade e o proprio mecanico me disse que as motos são muito boas o motor é otimo e bom de mexer, quantos a peça ta meio diferente mas acho que é essa ela ta preza no eixo do pedal da embreagem né? scratch
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  jeff Qui Dez 04, 2008 10:00 am

Você quis dizer eixo do pedal do câmbio, né? Está sim.

Mas é curioso que esses "chifres" influenciem alguma coisa. Geralmente, essa peça tem um formato que lembra um abridor de tampa de garrafa, e ela empurra o came do tambor seletor com os dentes internos, igual a um abridor, e não com os "chifres"...

São esses dentinhos internos que costumam se desgastar e dar problema de troca de marchas... Mas os externos? Sei lá... talvez o projeto da Lifan seja diferente...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  xello 81 Qui Dez 04, 2008 10:04 am

vo imprimir e mostrar pro mecânico da dafra... fiz um rolo com ele eum um celular... se ele fizer tbm vou dar o celular de graça pra ele.... (eita q chantagem.. Twisted Evil )
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 04, 2008 11:25 am

jeff escreveu:Você quis dizer eixo do pedal do câmbio, né? Está sim.

Mas é curioso que esses "chifres" influenciem alguma coisa. Geralmente, essa peça tem um formato que lembra um abridor de tampa de garrafa, e ela empurra o came do tambor seletor com os dentes internos, igual a um abridor, e não com os "chifres"...

São esses dentinhos internos que costumam se desgastar e dar problema de troca de marchas... Mas os externos? Sei lá... talvez o projeto da Lifan seja diferente...

Pois é Jeff, acho que os da speed é meio diferente, fiz esse desenho ai vê só:
Solução para embreagem da Speed Imagemuy3.th

Mais um detalhe que lembrei segundo ele essas saliencias da peça ficariam batendo em um peça que trabalha ao lado dela a peça de aço Inoxidável e em formato de estrela, por isso enganchavam as marchas.
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Tchello Qui Dez 04, 2008 12:08 pm

Cara, então será que eu posso passar la na concessionaria e pedir pra que eles façam essa modificação?
Conheci o mecânico da Dafra lá, o cara é muito gente boa, será que ele pode dar uma forcinha?
Não quero perder a garantia.

A moto ta funcionando muito bem, mas as vezes a marcha fica dura e dificilima de trocar, tenho que subir um pouco pra desce-la e vice e versa isso quando não trava.
Fora isso a moto da bala, funcionando tudo muito bem, recomendo =P

Abraços!
Tchello
Tchello
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 37
Localização : Interior SP
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  jeff Qui Dez 04, 2008 12:26 pm

Ao Beto:

É, realmente é bem diferente. Aquela estória de que os componentes são iguais aos da cg .... não é bem assim.

Mas fico muito contente com essa descoberta. Acho que vai melhorar muito a percepção do mercado em relação a essa moto. Agora é batalhar para recuperar o tempo perdido.

Ao Tchello:

Se eles emitiram ou estão para emitir um recall, você não perderá a garantia se fizer o reparo na concessionária.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 04, 2008 12:27 pm

Tchello escreveu:Cara, então será que eu posso passar la na concessionaria e pedir pra que eles façam essa modificação?
Conheci o mecânico da Dafra lá, o cara é muito gente boa, será que ele pode dar uma forcinha?
Não quero perder a garantia.

A moto ta funcionando muito bem, mas as vezes a marcha fica dura e dificilima de trocar, tenho que subir um pouco pra desce-la e vice e versa isso quando não trava.
Fora isso a moto da bala, funcionando tudo muito bem, recomendo =P

Abraços!

Cara acho que esse tipo de serviço eles naum tem autorização pra fazer lá naum, pois lá tudo é mechido com só com o aval da supervisão que por sinal é muito burocratica pro meu gosto, mais tenta lá e explica o problema pra ele pra ver o que dá. Smile

Abraço.

Abraço.
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Tchello Qui Dez 04, 2008 12:38 pm

Mas pera ae, quandos ai esse recall? Como eu ficaria sabendo?
Se for pela TV to ferrado, não assisto tem um tempão.
Pesquisei no google e nada, no site oficial e idem, nenhuma informação de recall.

Confere mesmo que isso vai a recall?!

vlw galera!
Tchello
Tchello
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 37
Localização : Interior SP
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 04, 2008 12:50 pm

Tchello escreveu:Mas pera ae, quandos ai esse recall? Como eu ficaria sabendo?
Se for pela TV to ferrado, não assisto tem um tempão.
Pesquisei no google e nada, no site oficial e idem, nenhuma informação de recall.

Confere mesmo que isso vai a recall?!

vlw galera!

Olha segundo o mecanico quefiz meu serviço, me disse que eles receberam sim um recall, mas estão em analise para posterios liberação, pergunta lá ao mecanico quando vc for ele ja deve ter recebido ou pelo menos ja deve estar sabendo. Wink
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  RiLLeX Sex Dez 05, 2008 7:25 pm

Beto Pesca escreveu:Alow galera blz!

To feliz pra caramba galera, é que finalmente resolvi o problema da embreagem e vi qual era realmente o problema e é em todas as speeds, naum entendo muito de motos mais vou tentar aqui descrever o que era o problema...

Segunda feira falei com um mecanico da Dafra (por sinal um mecanico de verdade), como perdi a garantia mesmo ele me aconselhou a levar a moto em sua casa, foi o que fiz ontem, ele me garantiu que ja sabia qual o problema com a embreagem das speeds e que tinha a solução pra tal, chegando lá em sua casa por volta das 19:00hs ele logo foi a ação, sangrou o oleo, tirou a tampa lateral do motor, e desmontou a embreagem tirando o kit do local, antes ele me mostrou que havia uma grande folga no kit(plato) ficava realmente batendo pacas galera, ele colocou no eixo uma arruela grande e fina como a da caixa de direção, solucionado a folga, o outro problema era com uma peça onde ela fica no termino do eixo da manivela do cambio, essa peça se parece com isso: Evil or Very Mad é gente assim mesmo com esses dois chifrinhos ai, então ele eliminou os chifrinhos rs...deixando um pouco ovalada a peça isso acaba com o problema da dificuldade de endatar as marchas e aquele velho problema de encontrar o neutro, quaria que vcs vissem como ficou molinha as marchas da minha motoca, to feliz pacas, ele me disse que esses problemas estão no recal que a dafra ja recebeu, depois fiquei de passar lá novamente pra outros ajustes na motoca, galera o cara é nota 10 e conhece realmente os problemas da speed e melhor as soluçoes para eles Very Happy

Ah! paguei 25,00 a ele.

Obs. eu como outro vi comentarios sobre os discos serem de baixa qualidade, pois naum são naum, são sim de boa qualidade. Very Happy

Abraço a todos.

Ai Beto,
Tbm sou do Recife,
Como faço pra entrar em contato com esse mecânico?
Ele é de qual concessionária, vc tem o nº dele, nome?
A minha ainda naum apareceu esse defeito, mas quero me previnir, da uns estralos bem piquenos quando arranco com garupa.
RiLLeX
RiLLeX
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 41
Localização : Paulista/PE
Data de inscrição : 16/10/2008

http://www.greatur.net

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Sáb Dez 06, 2008 5:53 am

Ola Neto, seja bem vindo ao forum, peço a gentileza de vc preencher o seu perfil completamente. Abraços
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Sáb Dez 06, 2008 6:12 am

Aew Neto blz!
ele é da Av. Norte e o nome é Jamerson, 8736-7046 só é ligar e marcar com ele blz! Very Happy
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  xello 81 Sáb Dez 06, 2008 11:05 am

aqui dá pra fazer tbm... segunda to mexendo nela... Wink

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Sérgio Carvalho Sáb Dez 06, 2008 5:08 pm

Fala galera,
Fico feliz que a Dafra está preparando um recall para resolver o problema do cambio da speed, a minha está com o mesmo problema relatado pelo colega, inclusive criei um tópico com esse assunto.
A única coisa que me encomeda hoje na minha speed é esse problema no cambio.
Vamos aguardar esse recall, quem sabe na próxima revisão ... Rolling Eyes
Sérgio Carvalho
Sérgio Carvalho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  rmfuzishawa Sex Jan 16, 2009 5:41 pm

Minha SPEED recém adquirida já apresenta dificuldade na embreagem...
Pena que aqui (Salesópolis-SP) não tenha mecanico que faça esta modificação...
Vou ter que esperar o RECALL da DAFRA...
rmfuzishawa
rmfuzishawa
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 58
Localização : Salesopolis - SP
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Speed Sex Fev 06, 2009 10:45 pm

Sérgio Carvalho escreveu:Fala galera,
Fico feliz que a Dafra está preparando um recall para resolver o problema do cambio da speed, a minha está com o mesmo problema relatado pelo colega, inclusive criei um tópico com esse assunto.
A única coisa que me encomeda hoje na minha speed é esse problema no cambio.
Vamos aguardar esse recall, quem sabe na próxima revisão ... Rolling Eyes

Bem pessoal a minha pra naum fugir a regra tambem apresentou este problema, se vc sai em baixa rotação é temelique na certa, se ta com garupa ai é que faz esse tremelique mesmo. Mas o engraçado é que sempre que esse problema ta insuportavel, no meu caso coinside com a corrente esta com folgas. A de vcs naum? Eu a levo na dafra, relato o problema, que pra mim era so a corrente e eles acocham ela pra mim e pronto, o incomodo treme treme na hora de sair desaparece. Mas naum demora muito e ele retorna. Dessa vez percebi que a corrente ainda naum tinha folgado. Então suponho que o defeito seja os tais discos da embreagem né?
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Sáb Fev 07, 2009 7:16 am

Speed escreveu:
Sérgio Carvalho escreveu:Fala galera,
Fico feliz que a Dafra está preparando um recall para resolver o problema do cambio da speed, a minha está com o mesmo problema relatado pelo colega, inclusive criei um tópico com esse assunto.
A única coisa que me encomeda hoje na minha speed é esse problema no cambio.
Vamos aguardar esse recall, quem sabe na próxima revisão ... Rolling Eyes

Bem pessoal a minha pra naum fugir a regra tambem apresentou este problema, se vc sai em baixa rotação é temelique na certa, se ta com garupa ai é que faz esse tremelique mesmo. Mas o engraçado é que sempre que esse problema ta insuportavel, no meu caso coinside com a corrente esta com folgas. A de vcs naum? Eu a levo na dafra, relato o problema, que pra mim era so a corrente e eles acocham ela pra mim e pronto, o incomodo treme treme na hora de sair desaparece. Mas naum demora muito e ele retorna. Dessa vez percebi que a corrente ainda naum tinha folgado. Então suponho que o defeito seja os tais discos da embreagem né?

Como eu disse e vi pessoalmente o problema naum são os discos e sim a folga que existe no conjunto que tem que ser ajustado com o uso de uma ou duas arruelas no eixo.
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  jonascardoso Qui Mar 12, 2009 9:42 am

A minha tbm apresenta o mesmo problema mais só quando esquenta o motor no frio ela fica show.

na proxima troca de oleo vou verificar essa folga e vou ver se tem alguma solução com essa aruela, vamos ver o q acontece.

em relação ao engate das marchas as minhas tbm tem muitas dificuldades para engatar machas ou colocar no neutro, não arriscaria em retirar esses "chifrinhos" para ficar mais macio, já tive Honda e é muito macia em relação as marchas.

Galera um grande abraço!!
jonascardoso
jonascardoso
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 23/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Sérgio Carvalho Qui Mar 12, 2009 11:43 am

Alguém sabe me dizer se a Dafra já possui um recall para solucionar o nosso velho problema no câmbio, que dificulta achar o neutro quando o motor está aquece (ou seja, sempre).
Está chegando a hora de eu fazer minha segunda revisão e gostaria muito que a Dafra resolvesse esse problema.
Sérgio Carvalho
Sérgio Carvalho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Beto Pesca Sex Mar 13, 2009 1:48 pm

Sérgio Carvalho escreveu:Alguém sabe me dizer se a Dafra já possui um recall para solucionar o nosso velho problema no câmbio, que dificulta achar o neutro quando o motor está aquece (ou seja, sempre).
Está chegando a hora de eu fazer minha segunda revisão e gostaria muito que a Dafra resolvesse esse problema.

Sergio, aqui em Recife se pedirmos eles fazem sim.
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Vinícius-MG Ter Abr 14, 2009 9:53 pm

oq é recall? Laughing
Vinícius-MG
Vinícius-MG
Novato
Novato

Número de Mensagens : 19
Idade : 33
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Vinícius-MG Ter Abr 14, 2009 9:55 pm

beto esse ajuste com arruelas ...tem como explicar melhor para q se o mecanico nao souber eu esplique para ele mais ou menos?
Vinícius-MG
Vinícius-MG
Novato
Novato

Número de Mensagens : 19
Idade : 33
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Abr 14, 2009 10:49 pm

Vinícius-MG escreveu:oq é recall? Laughing
Recall, podemos chamar de re-chamada... É quando a empresa chama os consumidores que possuem determinado item, no caso determinado veículo, no qual foi encontrado um Vício Oculto... Vícios Ocultos, são defeitos (vício = defeito) não aparentes aos consumidores, normalmente erros técnicos de planejamento, montagem ou fabricação de peças/equipamentos, que podem (ou não) vir a provocar um acidente.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para embreagem da Speed Empty Re: Solução para embreagem da Speed

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos