FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!!

+17
Cassius
will_santana
diegocolvara
mohammed_cesar
xazinho
Ceifeiro
silvio3099
tiagho
Genildo Amorim
jeff
Lobo & Loba
jmoreira
marcos_bertoli
wagner mota
tiburcio
Fuzzy Logic
Fidivó
21 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!! - Página 2 Empty Re: Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!!

Mensagem  Genildo Amorim Qui Ago 13, 2009 4:29 pm

Fidivó escreveu:realmente, é perigoso!
o cara q me ajudou comentou que tive muita sorte da corrente não enrolado na roda.
hoje mesmo ajustei a folga. quando tava andando ouvia uns estalos, aí percebi que era a corrente por estar folgada batia em alguma parte e provocava o barulho.

Não esqueça também que a roda deve estar bem alinhada, atente à marcação dos dois lados. Isso já aconteceu comigo em outra moto, simplesmente o borracheiro apertou a corrente mas não confeiru a marcação, também tive sorte de não cair. Faço minhas as palavras do Jeff, não pense que isso é uma condição normal! roda trazeira travada em alta velocidade é queda feia na certa!!

Genildo.
Genildo Amorim
Genildo Amorim
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Moto : Speed 150cc

Ir para o topo Ir para baixo

Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!! - Página 2 Empty Re: Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!!

Mensagem  wagner mota Qui Ago 13, 2009 4:33 pm

aí é que está gente
se existe todo esse perigo..como se precaver?
troca da relação a cada 10.000 km e a cada duas semanas uma esticada na corrente...será que isso seria o suficiente?
abraços
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc

Mensagem  Fidivó Qui Ago 13, 2009 4:38 pm

eu tô fazendo assim.
sempre olhando as folgas
mas qd chega no 10.000 ou 11.000 no max, já troco, pra não correr riscos mais!
Fidivó
Fidivó
Novato
Novato

Número de Mensagens : 42

Mensagem  jeff Qui Ago 13, 2009 4:41 pm

Troca da relação a cada 10.000 km, se necessário, e uma esticada na corrente a cada duas semanas, se necessário.

Correntes mais velhas se alongam cada vez menos com o passar do tempo, exigindo ajustes menos frequentes. E uma relação de boa qualidade mantida bem lubrificada pode até passar dos 10 mil km.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  jmoreira Dom Ago 16, 2009 9:46 am

Bom dia Pessoal.

To precisando de uma força, tenho que trocar a relação da minha Kansas que já pedindo água, alguem sabe me dizer quais seriam as peças adequadas pra a troca, sem ser as originais pq é caro.

Coroa:????
Pinhão:??????
Corrente:?????

e o que mais tiver.

Abraços

Ate...

jmoreira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 35

Mensagem  tiagho Dom Nov 08, 2009 7:40 am

aew galera troquei meu kit...

fui na concessionaria e o kit da kansas tah custando 140 reais, um absurdo, fui em uma loja de peça e perguntei o mecanico qual kit dava nela, ele olhou e disse q o da 99 dava certim, soh naum a corrente q precisava ser maior, ele recomendou a corrente da bros 150 e tirou algo em torno d 5 dentes dela.

a moto tah show d bola, ate as marchas ficarao mais macias pra passar.

o valor saiu em torno d 75 reais, pois o kit todo foi da marca Vaz e a corrente da marca KMC... segundo ele eh uma das melhores combinacoes, Vaz e KMC.

Coroa: 25.50
pinhao: 17.50
Corrente: 29.50

------------

total: 72.50
ainda teve a mao d obra...

Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!! - Página 2 Img1sd
tiagho
tiagho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 152

Mensagem  silvio3099 Seg Jan 18, 2010 7:41 am

A Riffel já fabrica a relação da Kansas em aço 1045. Paguei R$ 50,00 aki em Belo Horizonte.

silvio3099
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Moto : Smart 125

Mensagem  Ceifeiro Seg Jan 18, 2010 4:02 pm

silvio3099 escreveu:A Riffel já fabrica a relação da Kansas em aço 1045. Paguei R$ 50,00 aki em Belo Horizonte.

mas qual a diferença ? se pelo que eu li com as da honda ela fica mais macia...?
Ceifeiro
Ceifeiro
Forista
Forista

Número de Mensagens : 141

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jan 18, 2010 9:30 pm

Ceifeiro escreveu:
silvio3099 escreveu:A Riffel já fabrica a relação da Kansas em aço 1045. Paguei R$ 50,00 aki em Belo Horizonte.

mas qual a diferença ? se pelo que eu li com as da honda ela fica mais macia...?
Pelo que o Jeff falou o aço 1045 é mais resistente, dura mais que a relação comum... Como ele tem curso dessa parada pergunta pra ele por MP que ele te dá um explicação completa. Agora, o que "fica mais macio" seria colocar corrente com anéis de borracha (esqueci o nome correto), não que fique mais macio, mas dura mais tempo lubrificada corretamnete. Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  xazinho Ter Jan 19, 2010 7:47 am

Aqui em São paulo eu encontrei a relação da speed por 45,00 paralela,da power racing
xazinho
xazinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 215
Moto : Speed 150cc

Mensagem  mohammed_cesar Ter Jan 19, 2010 2:04 pm

A minha originalmente estava um pião de 15, coroa de 42 e a corrente não sei exatamente, mais coloquei o kit da 150 e coube certinho....
mohammed_cesar
mohammed_cesar
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 7:40 am

Vi o preço da relação vaz 1045 na concessionária aqui em Santo André - SP.

Hoje, 17/02/2011, está custando 72 reais. Um preço bem mais razoável que os de outrora.

Um abraço,

Jeff
PS: datei como janeiro, mas estamos em fevereiro. Desculpem o Nonno.

Última edição por jeff em Qui Fev 17, 2011 11:18 am, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  diegocolvara Qui Fev 17, 2011 10:23 am

paguei pinhao 17 -15,00; coroa 39 dentesoriginal -18,00 corrente kmccom retentor 65,00

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 11:13 am

Na concessionária ou no mercado. Diego?
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  diegocolvara Qui Fev 17, 2011 11:37 am

no mercado , na consecionaria é marca chinesa e custa 190 reaisd a relação completa,

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 12:58 pm

Na concessionária que eu fui é vaz, marca nacional, por 72.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  will_santana Qui Fev 17, 2011 1:48 pm

jeff escreveu:Na concessionária que eu fui é vaz, marca nacional, por 72.

Um abraço,

Jeff

bom preço, jeff... aqui não estava tão barato não

eu acho que a minha corrente foi pro brejo (ou travou algum elo, o que dá no mesmo)
só sei que estou ouvindo uns barulhos na relação
tenho q investigar isso e aproveitar para trocar tb os rolamentos da caixa de direção que já cansei de mandar apertar. melhor trocar logo

o saco é que paguei mais de 100 pratas na minha corrente com retentor...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  Cassius Qui Fev 17, 2011 1:52 pm

Falando em corrente, ontem fui lavar a moto, e lubrifiquei a corrente depois, mas a eu tive a nítida impressão de que a corrente ta meio com um barrigão, e ainda por cima parece estar "pulando" os dentes da coroa, o que faço?
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 2:16 pm

Cassius,

A folga da corrente tem que ser ajustada periodicamente.

Se formou barrigão, ela pode pular fora da coroa e travar sua roda te jogando no chão quando você estiver passando no meio de dois caminhões, que nem você contou lá no outro tópico.

Agora larga a mão de ter preguiça de ler e leia os tópicos deste fórum, porque isso foi comentado várias vezes aqui, e está escrito no manual do proprietário.

Esse descuido pode matar você e tua garupa.

Se cuida, moleque!!!!

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Cassius Qui Fev 17, 2011 5:18 pm

Jeff, calma, eu li, mas não entendi bem, ja sei que devo tirar a folga, sabado vou a autorizada de Campo Grande (RJ) ver isso.
Agora, o que é o esticador que vocês comentaram, o que seria a corrente com retentor? Qual a finalidade?
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 5:35 pm

Como calma????

Estou aqui à beira de um ataque de nervos!!!!

Agora falando sério, Cassius:

Não espere até sábado para fazer isso. Se a corrente está com um barrigão, como você disse, ela está a ponto de saltar fora e travar a roda.

Isso é um tombo inevitável, não há o que fazer, num instante você está na moto e no outro está sentando no asfalto, é assim que é.

Se numa dessas você está em uma rodovia ou avenida movimentada, se arrepender de não ter regulado a folga da corrente pode ser a última coisa que você fará nesta vida.

Falo assim porque a coisa é séria mesmo.

Ajustar a corrente é muito fácil, basta afrouxar a porca da roda (não precisa retirar) e afrouxar as contraporcas dos ajustadores.

Depois, é só dar o mesmo número de voltas em cada porca de ajuste para que o eixo se desloque para trás. A folga correta é de uns 2 a 3 cm de barriga, medida na parte de baixo da corrente, bem no meio entre a coroa e o pinhão.

Depois é só apertar muito bem a porca do eixo e as contraporcas. Para apertar a porca do eixo com aquela chavinha original, vale ficar de pé na ponta da chave para dar um bom aperto.

Não descuide disso, um tombo por causa da corrente pode ser muito, muito sério.

Desculpe minha neura, mas é que conheço vocês dois e não quero que nada de ruim aconteça.

Se cuida, muleque!!!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Cassius Qui Fev 17, 2011 7:01 pm

Cara, eu agradeço o carinho e preocupação!
Mironga manda lembranças!
Mas tipo,neura tenho eu, que já tenho medo da moto, depois de todos os contratempos dela, eu vi ontem, hoje, nem sai comela,so liguei como faço (quase) todos os dias pro motor nãoficar parado uma sena inteira se eu não a estiver usando para ir para o trabalho. Ela ficará lá quietinha atéeu ter tempo de mexer ou de levar ao mexanico da dafra, mas considerando que para qualquer autorizada que eu leve eu terei que pegar a Av. Brasil que é movimentadíssima eu tentarei tirar essa folga sozinho e se nada der certo eu chamo alguem (experiente) pra ajudar.

eu ainda fiquei na dúvida do que é o esticador que vocês comentaram, o que seria a corrente com retentor? Qual a finalidade?
E não puxa a roda manualmente para trás para esticar a corrente? existe uma porca de ajuste???
incrível!
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Mensagem  jeff Sex Fev 18, 2011 7:02 am

Perdeu o manual, né?

O eixo traseiro é fixado por uma porca grande em um suporte na balança. Nas pontas traseiras da balança tem dois ajustadores (esticadores), basta afrouxar as contraporcas (as porcas de fora) e girar as porcas de ajuste que elas puxam o suporte do eixo até a corrente ficar com a folga correta. Sempre gire ambas com o mesmo número de voltas para que a roda fique alinhada. Claro que estou supondo que ela já esteja alinhada....

A corrente nunca pode trabalhar muito esticada, porque ela se movimenta junto com a suspensão, então se não tiver uma reserva, vai se romper quando a moto passar em um buraco. Sempre deixe uma folga de uns 2 a 3 cm.

Já que você é noob, e essa regulagem é muito importante, chame alguém experiente para fazer a regulagem uma vez para você aprender.

Retentores são aneizinhos de borracha instalados entre os elos da corrente, quase não dá para ver. Servem para formar um reservatório de graxa limpa nas articulações e tornar a corrente mais silenciosa. Correntes com retentores são de melhor qualidade e devem durar mais que as comuns, e hoje são o padrão para motos, mas muito picareta pode tentar empurrar uma corrente vagabunda por preço baixo.

Vaz e Riffel têm relações de aço 1045 e correntes com retentores.

Um abraço, e lembranças à Miriam,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Cassius Sex Fev 18, 2011 7:42 am

Ontem a noite eu fiquei lendo o manual.
É incrível o que se aprende nele.
Eu vou levar numa loja aqui ao lado de casa, os caras só mexem em cg ou ybr dos moto táxis mas acho que tirar a folga da corrente da Kansas não deve ser diferente pra eles.
Agora, outra dúvida, não sei se to no tópico certo, tem uns topicos, mensgens perdidas, falando de levar nas viagens um elo reserva, algo assim, caso a corrente se rompa na estrada, do que se trata?
Qual o nome correto para eu procurar?
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Mensagem  Familia Sex Fev 18, 2011 7:51 am

Nao e bem um elo reserva e sim um elo presilha, ele tem uma pequena presilha de fixação que forma o fecho do mesmo e facilmente encontrado em sucata de oficina de motos.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo