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Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!!

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Mensagem  jeff Sex Fev 18, 2011 9:55 am

É o que o Família explicou (bem-vindo de volta, sumido!)

As correntes são fabricadas automaticamente, num comprimento infinito. A máquina não pára, é mais fácil e barato sacrificar um elo para cortar no tamanho desejado pelo fabricante de motos. Se o fabricante A usa uma corrente com 120 elos, é fornecido um trecho com 119 elos mais um elo que tem uma presilha tipo anel elástico para fechar a corrente no tamanho desejado.

Essa presilha fica instalada sob leve tensão, e se a corrente sofrer um tranco, ou for desmontada e a presilha for reaproveitada (terá menos força), poderá pular fora, o elo acabar caindo e a corrente cair no asfalto. Isso é menos grave que a corrente escapar por falta de regulagem, porque ela cai aberta e não te derruba, enquanto a corrente escapando invariavelmente trava a roda de maneira incontrolável.

Também, se a corrente se romper por qualquer motivo, o elo danificado poderá ser jogado fora e substituído pelo elo e presilha de reserva que você está levando. Isso, se tiver um martelo e um saca-pinos, no mínimo. É um serviço que dá para fazer até num borracheiro, se você tiver esse sobressalente contigo.

Um abraço,

Jeff
PS: A direção de instalação da presilha é sempre com a abertura voltada para o lado arrastado da corrente. A ponta fechada sempre deve ir na direção do movimento da corrente.
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Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!! - Página 3 Empty Re: Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!!

Mensagem  Cassius Sex Fev 18, 2011 10:50 am

Valeu, vou aproveitar sabado e ver se o cara tem algumas pra eu deixar guardado, nunca se sabe (guardado pelo menos um no estojo de ferramentas) e uns em casa.
Saca-pinos é como aqueles de tirar pinos de pulseira de relógio? (só que na proporção do pino da corrente)?
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Mensagem  jeff Sex Fev 18, 2011 11:41 am

Isso mesmo. Também chamado de punção.
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Mensagem  Cassius Sex Fev 18, 2011 12:31 pm

Alguma dessas serve?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171791946-chave-extratora-de-corrente-super-b-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171154604-chave-hobby-extratora-de-pino-de-corrente-de-bicicleta-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168464493-chave-para-emendar-corrente-de-bicicleta-_JM
(com essa, seria possivel ter um elo bom e se arrebentar a corrente colocar outro inteiro no lugar?)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168326482-chave-para-pino-de-corrente-de-bicicleta-gts-_JM

sei que são de bicicleta, mas os únicos anuncios que vi sao esses, nao sei se conseguem retirar os pinos da corrente de moto.
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Mensagem  jeff Sex Fev 18, 2011 12:39 pm

O que essas chaves fazem, além de extrair o elo, é rebitar um novo elo no lugar.

O elo presilha não precisa dessa ferramenta, porque a presilha serve para facilitar a instalação e dispensar a necessidade de rebitagem.

Se eu fosse você, não me preocuparia com isso. Uma quebra de corrente é algo raro de acontecer.

Suspeito que aconteceu com o Cassio durante a viagem por causa de algum erro de montagem do borracheiro depois que ele consertou o pneu furado.

Um abraço,

Jeff

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Mensagem  Cássio Fernandes Sex Fev 18, 2011 1:18 pm

Não jeff, foi a montagem na cc que foi errada (eu acho), o borracheiro não tirou o elo da corrente pra consertar o pneu, e olha que eu rodei mais de 1500 km sem problema nenhum na corrente, debaixo de chuva, sol, areia e sabe-se lá o que mais, a corrente ficou firme e forte lá Razz Razz
O elo da corrente acho que da pra colocar com um alicatezinho, algo como colocar no lugar e dar uma apertada, nada tão cientifico, e falando assim, nem é elo que chamam, elo tem que colocar com o rebitador igual esse que o cassius postou, agora a emenda é tranquilo de colocar.

Abraços

PS: Se a corrente partir, ela vai partir no elo, é uma estratégia boba de economizar dinheiro e tempo na hora de consertar, caso aconteça.
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Mensagem  jeff Sex Fev 18, 2011 2:47 pm

Nada como falar com quem passou pela experiência.

Um abraço,

Jeff
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Coroa, pinhão e corrente! RESOLVIDO!!!!! - Página 3 Empty relaçaõ kansas 150

Mensagem  Nelson Souza Qui Mar 24, 2011 8:53 am

[quote="Fidivó"]alguém sabe se essas peças de outra moto serva na kansas?

na dafra de brasília, tá muito demorado pra fazer o serviço.

Bom dia À todos!!

Qual a relação que devo colocar na minha dafra kansas 150 e o pinhão ???

Fico no aguardo desesperadamente.......
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Mensagem  Convidad Qui Mar 24, 2011 10:33 am

[quote="Nelson Souza"]
Fidivó escreveu:alguém sabe se essas peças de outra moto serva na kansas?

na dafra de brasília, tá muito demorado pra fazer o serviço.

Bom dia À todos!!

Qual a relação que devo colocar na minha dafra kansas 150 e o pinhão ???

Fico no aguardo desesperadamente.......

Opa,

Vc pode ir a qualquer loja de motos e pedir a relação para Kansas 150 mesmo pois a VAZ e a RIFFEL já fabricam relação para nossas motocas.
"Kit 110H Dafra Kansas 150 Vaz" ou "Riffel Cod. 91047 (Coroa 42 Z x Corrente 122 Elos Passe 428 x Pinhão 15 Z)" - Nessas relações o PINHÃO tem 15 dentes e a COROA 42.

Se preferir pode colocar um pinhão de 16 dentes que reduzirá o RPM do motor quando vc estiver em velocidade de cruzeiro, sem prejudicar muito no quesito força.
É o PINHÃO da CG 125, ML, TURUNA.


Abraço,



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Mensagem  lauro_fran Seg Out 17, 2011 9:25 am

opa eaew galera !! tmb coloquei o pinhão da cg150 fico bem melhor !!

caiu na força dela mas fico bem melhor de final ... vc ate diminue pra trocar de marcha q irrita muito no transito !! ela fica mais longa !!


mas to com um problema !! o pinhão eu sei q nao eh pq quando eu troquei ela ainda tava forte .....

eu fui testar dps de um tempo na estrada ela chegou a 110 Eu estava com garupa !! eu achei q ela chegaria um pouco mais !!
e tmb eu tava sentindo ela meio estranha msm sabe... parece q queria ir mas non ia !! dai troquei a vela pq tava meio cansada !! jah hehehehhehe
mas non mudou muita coisa ..

mas eu nao vi a relção !! estou com 6000 kl !! sera q jah ta meio gasta ?

problema com a corrente escapando graças a deus ainda nao tive !! mas tenho q sempre estar ajustando ate pq ando sempre com garupa !! alguem pode da uma dica ai !! dizer oq acha !! ow eh isso msm ... com garupa ela chega no maximo 110 !!


Abraço a tds ai Very Happy
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Mensagem  Cássio Fernandes Seg Out 17, 2011 12:56 pm

lauro_fran escreveu:opa eaew galera !! tmb coloquei o pinhão da cg150 fico bem melhor !!

caiu na força dela mas fico bem melhor de final ... vc ate diminue pra trocar de marcha q irrita muito no transito !! ela fica mais longa !!


mas to com um problema !! o pinhão eu sei q nao eh pq quando eu troquei ela ainda tava forte .....

eu fui testar dps de um tempo na estrada ela chegou a 110 Eu estava com garupa !! eu achei q ela chegaria um pouco mais !!
e tmb eu tava sentindo ela meio estranha msm sabe... parece q queria ir mas non ia !! dai troquei a vela pq tava meio cansada !! jah hehehehhehe
mas non mudou muita coisa ..

mas eu nao vi a relção !! estou com 6000 kl !! sera q jah ta meio gasta ?

problema com a corrente escapando graças a deus ainda nao tive !! mas tenho q sempre estar ajustando ate pq ando sempre com garupa !! alguem pode da uma dica ai !! dizer oq acha !! ow eh isso msm ... com garupa ela chega no maximo 110 !!


Abraço a tds ai Very Happy
110 e você ainda acha pouco? Com garupa? Melhor que isso só uma 250cc...
A média está muito boa, mesmo que a velocidade no velocimetro mentiroso da kansas, que cheguei a conclusão que nas antes de 2010 tinha o erro maior, de 2010 pra frente, já deu uma estabilizada, faça uma medição pelo gps, chegando a 100 km/h reais já é sinal de que sua moto está indo bem das pernas rodas. Twisted Evil Twisted Evil

Abraços
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Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 2:03 pm

lauro_fran escreveu:opa eaew galera !! tmb coloquei o pinhão da cg150 fico bem melhor !!

caiu na força dela mas fico bem melhor de final ... vc ate diminue pra trocar de marcha q irrita muito no transito !! ela fica mais longa !!


mas to com um problema !! o pinhão eu sei q nao eh pq quando eu troquei ela ainda tava forte .....

eu fui testar dps de um tempo na estrada ela chegou a 110 Eu estava com garupa !! eu achei q ela chegaria um pouco mais !!
e tmb eu tava sentindo ela meio estranha msm sabe... parece q queria ir mas non ia !! dai troquei a vela pq tava meio cansada !! jah hehehehhehe
mas non mudou muita coisa ..

mas eu nao vi a relção !! estou com 6000 kl !! sera q jah ta meio gasta ?

problema com a corrente escapando graças a deus ainda nao tive !! mas tenho q sempre estar ajustando ate pq ando sempre com garupa !! alguem pode da uma dica ai !! dizer oq acha !! ow eh isso msm ... com garupa ela chega no maximo 110 !!


Abraço a tds ai Very Happy
Sua moto está andando bem, 110Km/h com garupa é uma boa velocidade final... Quanto a relação, está muito cedo para precisar de troca, basicamente pode-se dizer que você irá precisar trocar sua relação quando você for ajustar a corrente e não tiver mais como esticá-la, aí está na hora de trocar. Problema de corrente escapando você nunca terá desde que respeite a manutenção periódica da relação, como verificar a folga e fazer sua devida regualagem a cada 500Km, assim como sua lubrificação. Se você fizer tudo direitinho você consegue chegar as 10mil ou até mesmo 12mil com esta relação, isso porque a relação que vem na Dafra originalmente não é lá essas coisas.

Quando for trocar coloque da marca Riffel aço 1045, é mais cara, mas a durabilidade é maior também, e veja se consegue com retentores, assim a lubificação dura mais tempo, e lubrificando periódicamente a corrente fica sempre "encharcada"... Existe também a marca Siverst com aço 1045, eu ainda não testei esta marca mas já disseram que vale a pena.

Um exemplo de durabilidade que dou é quanto a minha, encontro-me com 35mil Km e ainda com a relação original, e está com meia vida. Tudo bem, minha moto é uma Yamaha Fazer 250, mas a relação é Riffel 1045.

Agora, cuidado com a regulagem pois deve ser respeita a folga de um dedo na corrente, para ela ficar flexível. A corrente muito esticada, assim como muito frouxa, causam desgaste prematuro da relação, e para esse vacilo todas as relações são suscetíveis.

A lubrificação você pode fazer com óleo, graxa ou até mesmo spray, daí fica o que você acha melhor... Eu lubrificado com WD-40, tem gente que prefere graxa e outros óleo, o importante é não deixar ficar seca... E, em caso de terra ou areia, lavar a corrente utilizando escovinha antes de lubrificar.


Abraços!



Última edição por Fuzzy Logic em Ter Out 18, 2011 9:16 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Convidad Seg Out 17, 2011 5:16 pm

Opa,

Relação gasta não faz a moto andar menos!

Cara, em dois e a 110KM/h numa moto 150cc varetada pra você ainda não esta bom???

Na minha opinião sua moto esta andando muito bem!

Quanto a esticar a corrente: é bom sempre verificar mesmo, mas tenha cuidado pra não deixá-la muito esticada, pois isso gera desgaste precoce!


Abraço,

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