Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Dicas Úteis
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Opa,
Meu manual está igual ao do Edu Clown
Abraços,
Igor
Meu manual está igual ao do Edu Clown
Abraços,
Igor
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
A sua é mais nova, não é?
Acho que revisaram e colocaram a informação igual em ambos os lugares, mesmo errada, pelo menos é igual.
Acho que revisaram e colocaram a informação igual em ambos os lugares, mesmo errada, pelo menos é igual.
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Olá Vinicius,
Isso mesmo a minha faz aniversário de 1 ano agora em Dezembro, ela é 2010/2011.
Revisaram acho sim essa informação, mas o engraçado é que não passaram isso as CCs, pois se colocassem 1,2 L não seria o ideal mas já seria um pouco melhor.
Abraços,
Igor
Isso mesmo a minha faz aniversário de 1 ano agora em Dezembro, ela é 2010/2011.
Revisaram acho sim essa informação, mas o engraçado é que não passaram isso as CCs, pois se colocassem 1,2 L não seria o ideal mas já seria um pouco melhor.
Abraços,
Igor
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Não ajudaria não, Igor...
Esses 1,2 litro após desmontagem é quando você abre a carcaça para trocar rolamentos, engrenagens, etc.
As concessionárias continuariam colocando 1 litro na troca, e eventualmente 1,2 se o motor fosse revisado (o que eu duvido.... pelas barbaridades que já vimos em concessionárias...).
Um abraço,
Jeff
Esses 1,2 litro após desmontagem é quando você abre a carcaça para trocar rolamentos, engrenagens, etc.
As concessionárias continuariam colocando 1 litro na troca, e eventualmente 1,2 se o motor fosse revisado (o que eu duvido.... pelas barbaridades que já vimos em concessionárias...).
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
ola to anciso e ao mesmo tempo meio com medo, esse prob de oleo ainda existe?
oq devi fazer minha kansas 2012 ira chegar em dezembro (modelo 2012) oque devo fazer
abraços
oq devi fazer minha kansas 2012 ira chegar em dezembro (modelo 2012) oque devo fazer
abraços
fabio henrique- Novato
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 12/11/2011
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Olá Fábio.
Quando pegar sua moto, olhe na página 16 e veja quanto de óleo eles recomendam colocar na troca. Se for apenas 1 Lt, finja que nem leu isso e coloque 1,2 (pelo menos) de óleo em sua moto.
Não vai querer correr riscos por causa desses erros da DAFRA né?
Realmente ficaria contente se nos manuais do modelo 2012, recomendassem a quantidade certa Fora outros erros que já foram citados aqui no fórum, como esse que o L340 descobriu essa semana.
Abraços
Quando pegar sua moto, olhe na página 16 e veja quanto de óleo eles recomendam colocar na troca. Se for apenas 1 Lt, finja que nem leu isso e coloque 1,2 (pelo menos) de óleo em sua moto.
Não vai querer correr riscos por causa desses erros da DAFRA né?
Realmente ficaria contente se nos manuais do modelo 2012, recomendassem a quantidade certa Fora outros erros que já foram citados aqui no fórum, como esse que o L340 descobriu essa semana.
Abraços
Edu Clown- Guru
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Olá, Fabio
Não precisa ter medo não, é só tomar as precauções e você verá que a kansas manda bem.
Como sempre existe a possibilidade de eles resolverem o problema na moita, sem falar nada pra ninguém, não adicione óleo sem antes conferir o que você está recebendo na moto.
Pode ser que eles enviem uma circular interna para as concessionárias, sem espalhafato, e sua moto já venha com a quantidade de óleo correta (o que não resolve o problema dos usuários que já não revisam mais a moto em concessionária).
Por isso, quando receber a moto, e sempre que a retirar das revisões, confira o nível de óleo exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário, palavra por palavra. Lembre-se que se o motor estiver quente, o nível estará um pouco acima do que seria medido com o motor frio.
Recentemente traduzi o manual de proprietário de um carro chinês, e eles também adotam esse critério, que para nós parece estranho porque pode causar incerteza. Eles falam textualmente que se o nível estiver acima do máximo com o motor quente, é uma situação normal. Só que acima do máximo pode ser uma situação normal ou um erro (alguém pode ter colocado óleo em excesso), e não se estabelece um limite para esse caso.
Mas medindo o nível pela manhã, e sempre depois de viagens longas (300 km), não há com o que se preocupar.
Um abraço, felicidades com sua moto e, qualquer dúvida, é só postar,
Jeff
Não precisa ter medo não, é só tomar as precauções e você verá que a kansas manda bem.
Como sempre existe a possibilidade de eles resolverem o problema na moita, sem falar nada pra ninguém, não adicione óleo sem antes conferir o que você está recebendo na moto.
Pode ser que eles enviem uma circular interna para as concessionárias, sem espalhafato, e sua moto já venha com a quantidade de óleo correta (o que não resolve o problema dos usuários que já não revisam mais a moto em concessionária).
Por isso, quando receber a moto, e sempre que a retirar das revisões, confira o nível de óleo exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário, palavra por palavra. Lembre-se que se o motor estiver quente, o nível estará um pouco acima do que seria medido com o motor frio.
Recentemente traduzi o manual de proprietário de um carro chinês, e eles também adotam esse critério, que para nós parece estranho porque pode causar incerteza. Eles falam textualmente que se o nível estiver acima do máximo com o motor quente, é uma situação normal. Só que acima do máximo pode ser uma situação normal ou um erro (alguém pode ter colocado óleo em excesso), e não se estabelece um limite para esse caso.
Mas medindo o nível pela manhã, e sempre depois de viagens longas (300 km), não há com o que se preocupar.
Um abraço, felicidades com sua moto e, qualquer dúvida, é só postar,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
A minha eu vou colocando óleo(aos poucos) até o visor encher(moto reta com cavalete central e fria) ta errado?
Abrass
Abrass
Adam- Forista
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Sim, está errado.
Com o motor frio e desligado, o visor cheio não indica que a moto esteja com a quantidade certa de óleo (dá uma conferida no tópico "Visor de Nível de Óleo Não Funcionando".
Eu medi o momento em que aparece a bolha, nesse momento seu motor já está no sacrifício. O nível correto fica um pouco acima do visor.
É por causa disso que muita gente está perdendo o motor, é induzido ao erro pelo visor de nível (e por não ler o manual).
O procedimento correto é exatamente aquele descrito no manual.
Depois de funcionar o motor por 1 ou 2 minutos, verifique se o nível está próximo da marca HI do visor ou da marca máxima da vareta medidora, e aí acrescente apenas o óleo suficiente para atingi-la, sem ultrapassá-la.
O nível de óleo não deve ficar abaixo da metade dessa faixa porque, se você fizer uma viagem não programada e o óleo abaixar, ao final da viagem ainda estará acima do mínimo. Rodar perto do mínimo faz seu motor se desgastar mais rápido.
Um abraço,
Jeff
Com o motor frio e desligado, o visor cheio não indica que a moto esteja com a quantidade certa de óleo (dá uma conferida no tópico "Visor de Nível de Óleo Não Funcionando".
Eu medi o momento em que aparece a bolha, nesse momento seu motor já está no sacrifício. O nível correto fica um pouco acima do visor.
É por causa disso que muita gente está perdendo o motor, é induzido ao erro pelo visor de nível (e por não ler o manual).
O procedimento correto é exatamente aquele descrito no manual.
Depois de funcionar o motor por 1 ou 2 minutos, verifique se o nível está próximo da marca HI do visor ou da marca máxima da vareta medidora, e aí acrescente apenas o óleo suficiente para atingi-la, sem ultrapassá-la.
O nível de óleo não deve ficar abaixo da metade dessa faixa porque, se você fizer uma viagem não programada e o óleo abaixar, ao final da viagem ainda estará acima do mínimo. Rodar perto do mínimo faz seu motor se desgastar mais rápido.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Nossa, tinha ficado preocupado Jeff!
Mas segui o procedimento do manual, e deu certo, o óleo estava la no nivel maximo da vareta, porem achei uma medição relativa, pois quanto mais vc demorar pra colocar a vareta e medir, mais o nivel do óleo irá subir.
Uma duvida, onde marca o nivel do seu visor com a moto em funcionamento?
Na minha ele fica la embaixo(L), na sua também?
thank´s!
Mas segui o procedimento do manual, e deu certo, o óleo estava la no nivel maximo da vareta, porem achei uma medição relativa, pois quanto mais vc demorar pra colocar a vareta e medir, mais o nivel do óleo irá subir.
Uma duvida, onde marca o nivel do seu visor com a moto em funcionamento?
Na minha ele fica la embaixo(L), na sua também?
thank´s!
Adam- Forista
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Na minha também fica baixo, já que o óleo está circulando pelo motor.
Mas volta quando desliga.
Uma coisa que observei quando vi meu motor sem as tampa das válvulas, é que fica óleo lá em cima.
É por isso que tem aquele esquema de deitar a moto para tirar o óleo velho? É pra escorrer o óleo que fica alí?
Mas volta quando desliga.
Uma coisa que observei quando vi meu motor sem as tampa das válvulas, é que fica óleo lá em cima.
É por isso que tem aquele esquema de deitar a moto para tirar o óleo velho? É pra escorrer o óleo que fica alí?
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Sim, o nível fica lá embaixo, até desaparece, pelo motivo que falou o Vinícius.
Não pode esperar tempo demais para medir, o óleo começa a subir e pára numa certa altura, mas depois de uns minutos ele volta a subir de novo.
E fica óleo lá em cima sim, são os chamados bolsões de óleo do cabeçote. Eles garantem uma lubrificação mínima dos componentes do cabeçote durante a partida, naqueles segundos que o motor já está girando e a bomba de óleo ainda não conseguiu enviar óleo lá pra cima.
Um abraço,
Jeff
Não pode esperar tempo demais para medir, o óleo começa a subir e pára numa certa altura, mas depois de uns minutos ele volta a subir de novo.
E fica óleo lá em cima sim, são os chamados bolsões de óleo do cabeçote. Eles garantem uma lubrificação mínima dos componentes do cabeçote durante a partida, naqueles segundos que o motor já está girando e a bomba de óleo ainda não conseguiu enviar óleo lá pra cima.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Seria então interessante deixar o óleo lá, mesmo que velho?
Ou se dar umas pedaladas antes de ligar a moto após a troca ajude?
Estava conversando com o Edi esses dias sobre óleo e ele comentou que sentiu diferença entre usar o pedal assim e a partida elétrica.
Ou se dar umas pedaladas antes de ligar a moto após a troca ajude?
Estava conversando com o Edi esses dias sobre óleo e ele comentou que sentiu diferença entre usar o pedal assim e a partida elétrica.
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Não, na troca ele tem que sair mesmo.
Uma partida sem óleo nos bolsões não é a mesma coisa que fazer isso todos os dias. Seria recomendável acionar o pedal algumas vezes depois da troca pra encher novamente os bolsões antes primeira partida...
Mas nhéééé....
Um abraço,
Jeff
Uma partida sem óleo nos bolsões não é a mesma coisa que fazer isso todos os dias. Seria recomendável acionar o pedal algumas vezes depois da troca pra encher novamente os bolsões antes primeira partida...
Mas nhéééé....
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
jeff escreveu:Não, na troca ele tem que sair mesmo.
Uma partida sem óleo nos bolsões não é a mesma coisa que fazer isso todos os dias. Seria recomendável acionar o pedal algumas vezes depois da troca pra encher novamente os bolsões antes primeira partida...
Mas nhéééé....
Um abraço,
Jeff
A noite esses bolsões são esvaziados? Pois adotei uma pratica para a troca do óleo, eu abro o bujão e deixo a noite toda escorrendo, no outro dia de manhã eu coloco o óleo novo e sempre coloco 1,3 L certinho, e vejo que a Carol fica feliz com isso, não sei se faço certo ou errado, sei que tento expulsar todo o óleo velho e depois colocar óleo novo. Lembrando que eu coloco o óleo em duas etapas, coloco 1 litro, rodo 1 dia, depois quando chego, deixo no cavalete e só na manhã seguinte antes de sair eu completo, é tiro e queda.
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Bem, pelo q pareçe, meu método de ir colocando óleo até encher o visor pareçe ser mais pratico,(não é o correto como diz no "Manuel") mas funcionou, vou continuar assim, é mais rapido!
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Adam- Forista
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Como eu ja relatei em outro tópico,eu uso 1,4 litro de óleo(TOP TURBO) e para verificar o nivel eu uso uma solução bem pratica:quando eu fiz uma troca em casa a algum tempo atras,depois de escorrer todo o óleo durante a noite e ainda dar umas pedaladas na partida(sem ligar o motor) com o bujão aberto,coloquei um litro de óleo,deixei cerca de 10 minutos,coloquei a vareta e onde ficou o nivel de óleo eu fiz uma marca de serra,depois eu coloquei 0,4 litro que faltava e fiz uma segunda marca de serra.Fiquei com as marcas maximo e minimo (1,4 e 1,0 litro) para ser verificado pela manhã,sem ligar o motor,da maneira tradicional.
ernesto walter- Forista
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
ernesto walter escreveu:Como eu ja relatei em outro tópico,eu uso 1,4 litro de óleo(TOP TURBO) e para verificar o nivel eu uso uma solução bem pratica:quando eu fiz uma troca em casa a algum tempo atras,depois de escorrer todo o óleo durante a noite e ainda dar umas pedaladas na partida(sem ligar o motor) com o bujão aberto,coloquei um litro de óleo,deixei cerca de 10 minutos,coloquei a vareta e onde ficou o nivel de óleo eu fiz uma marca de serra,depois eu coloquei 0,4 litro que faltava e fiz uma segunda marca de serra.Fiquei com as marcas maximo e minimo (1,4 e 1,0 litro) para ser verificado pela manhã,sem ligar o motor,da maneira tradicional.
O que notou de diferença, com o top turbo? quanto custa ele?
Abrass
Adam- Forista
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Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Eu levo até os 1500km a trca de óleo (conforme recomenda o manual) e o cambio continua macio,o motor fica mai silencioso e custa 12,00 dilmas
Veja estes foruns e tire suas conclusões
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19581&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua-a-saga
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19571&title=coloquei-top-turbo-na-minha-gsx-650f
Veja estes foruns e tire suas conclusões
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19581&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua-a-saga
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19571&title=coloquei-top-turbo-na-minha-gsx-650f
ernesto walter- Forista
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Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
opa, legal!
valeu!
valeu!
Adam- Forista
- Número de Mensagens : 330
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Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Esse método do Ernesto é bom, só não esquecendo que o mínimo correto é 1,2 litro. Com apenas 1 litro o câmbio já não está essas coisas.
E respondendo ao Cássio:
Deixar a noite toda escorrendo é ótimo, esvazia bem os bolsões. Inclinar a moto também ajuda. Agora, eu não rodaria um dia para colocar o adicional.
Colocou 1 litro, ligou o motor por 1 minuto, conferiu o nível, complementou o nível.
Eu mesmo coloco sempre 1,2 litro, ligo e complemento até chegar no máximo ou bem perto dele, que é onde a Bél gosta. Fica perto dos 1,4 litro. Acho que é mais ou menos isso que o Adam está fazendo.
Um abraço,
Jeff
E respondendo ao Cássio:
Deixar a noite toda escorrendo é ótimo, esvazia bem os bolsões. Inclinar a moto também ajuda. Agora, eu não rodaria um dia para colocar o adicional.
Colocou 1 litro, ligou o motor por 1 minuto, conferiu o nível, complementou o nível.
Eu mesmo coloco sempre 1,2 litro, ligo e complemento até chegar no máximo ou bem perto dele, que é onde a Bél gosta. Fica perto dos 1,4 litro. Acho que é mais ou menos isso que o Adam está fazendo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
É que eu estou rodando 15 km por dia, faço isso porjeff escreveu: [...]Agora, eu não rodaria um dia para colocar o adicional. [...]
Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
É isso mesmo Jeff, peguei o frasco q usei pra completar e olhando para a marcação da pra ver que eu coloquei uns 400 ml mesmo.
Bem, vou continuar fazendo do jeito q fazia, é mais prático, e o nível fica no maximo da vareta quando segue o q diz no manual!
Agora é esperar este frasco acabar e testar o top turbo!
Bem, vou continuar fazendo do jeito q fazia, é mais prático, e o nível fica no maximo da vareta quando segue o q diz no manual!
Agora é esperar este frasco acabar e testar o top turbo!
Adam- Forista
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010
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