FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

+26
Adam
fabio henrique
lord_nyo
Edu Clown
L340
Ingvar
Ailton e Karina
Fabricius
diegocolvara
Serginho
ernesto walter
kurany
wandao.a
mack
renegado
Cássio Fernandes
Péricles
Dan Floripa
wagner mota
oalexandre
xazinho
Khom
will_santana
jeff
edu.ramos
Magdiel
30 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Ingvar Sex Nov 11, 2011 7:21 pm

Opa,

Meu manual está igual ao do Edu Clown

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  L340 Sex Nov 11, 2011 7:26 pm

A sua é mais nova, não é?
Acho que revisaram e colocaram a informação igual em ambos os lugares, mesmo errada, pelo menos é igual.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Ingvar Sex Nov 11, 2011 7:43 pm

Olá Vinicius,

Isso mesmo a minha faz aniversário de 1 ano agora em Dezembro, ela é 2010/2011.

Revisaram acho sim essa informação, mas o engraçado é que não passaram isso as CCs, pois se colocassem 1,2 L não seria o ideal mas já seria um pouco melhor.

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Sáb Nov 12, 2011 5:56 am

Não ajudaria não, Igor...

Esses 1,2 litro após desmontagem é quando você abre a carcaça para trocar rolamentos, engrenagens, etc.

As concessionárias continuariam colocando 1 litro na troca, e eventualmente 1,2 se o motor fosse revisado (o que eu duvido.... pelas barbaridades que já vimos em concessionárias...).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  L340 Sáb Nov 12, 2011 9:32 am

eu tb duvido
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  fabio henrique Sáb Nov 12, 2011 12:39 pm

ola to anciso e ao mesmo tempo meio com medo, esse prob de oleo ainda existe?
oq devi fazer minha kansas 2012 ira chegar em dezembro (modelo 2012) oque devo fazer
abraços

fabio henrique
Novato
Novato

Número de Mensagens : 11
Idade : 50
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Edu Clown Sáb Nov 12, 2011 3:32 pm

Olá Fábio.
Quando pegar sua moto, olhe na página 16 e veja quanto de óleo eles recomendam colocar na troca. Se for apenas 1 Lt, finja que nem leu isso e coloque 1,2 (pelo menos) de óleo em sua moto.
Não vai querer correr riscos por causa desses erros da DAFRA né?

Realmente ficaria contente se nos manuais do modelo 2012, recomendassem a quantidade certa Neutral Fora outros erros que já foram citados aqui no fórum, como esse que o L340 descobriu essa semana.

Abraços
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Sáb Nov 12, 2011 3:49 pm

Olá, Fabio

Não precisa ter medo não, é só tomar as precauções e você verá que a kansas manda bem.

Como sempre existe a possibilidade de eles resolverem o problema na moita, sem falar nada pra ninguém, não adicione óleo sem antes conferir o que você está recebendo na moto.

Pode ser que eles enviem uma circular interna para as concessionárias, sem espalhafato, e sua moto já venha com a quantidade de óleo correta (o que não resolve o problema dos usuários que já não revisam mais a moto em concessionária).

Por isso, quando receber a moto, e sempre que a retirar das revisões, confira o nível de óleo exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário, palavra por palavra. Lembre-se que se o motor estiver quente, o nível estará um pouco acima do que seria medido com o motor frio.

Recentemente traduzi o manual de proprietário de um carro chinês, e eles também adotam esse critério, que para nós parece estranho porque pode causar incerteza. Eles falam textualmente que se o nível estiver acima do máximo com o motor quente, é uma situação normal. Só que acima do máximo pode ser uma situação normal ou um erro (alguém pode ter colocado óleo em excesso), e não se estabelece um limite para esse caso.

Mas medindo o nível pela manhã, e sempre depois de viagens longas (300 km), não há com o que se preocupar.

Um abraço, felicidades com sua moto e, qualquer dúvida, é só postar,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Sáb Nov 12, 2011 7:56 pm

A minha eu vou colocando óleo(aos poucos) até o visor encher(moto reta com cavalete central e fria) ta errado?
Abrass
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Dom Nov 13, 2011 6:20 am

Sim, está errado.

Com o motor frio e desligado, o visor cheio não indica que a moto esteja com a quantidade certa de óleo (dá uma conferida no tópico "Visor de Nível de Óleo Não Funcionando".

Eu medi o momento em que aparece a bolha, nesse momento seu motor já está no sacrifício. O nível correto fica um pouco acima do visor.

É por causa disso que muita gente está perdendo o motor, é induzido ao erro pelo visor de nível (e por não ler o manual).

O procedimento correto é exatamente aquele descrito no manual.

Depois de funcionar o motor por 1 ou 2 minutos, verifique se o nível está próximo da marca HI do visor ou da marca máxima da vareta medidora, e aí acrescente apenas o óleo suficiente para atingi-la, sem ultrapassá-la.

O nível de óleo não deve ficar abaixo da metade dessa faixa porque, se você fizer uma viagem não programada e o óleo abaixar, ao final da viagem ainda estará acima do mínimo. Rodar perto do mínimo faz seu motor se desgastar mais rápido.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Dom Nov 13, 2011 9:51 am

Nossa, tinha ficado preocupado Jeff! Shocked
Mas segui o procedimento do manual, e deu certo, o óleo estava la no nivel maximo da vareta, porem achei uma medição relativa, pois quanto mais vc demorar pra colocar a vareta e medir, mais o nivel do óleo irá subir.
Uma duvida, onde marca o nivel do seu visor com a moto em funcionamento?
Na minha ele fica la embaixo(L), na sua também?
thank´s!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  L340 Dom Nov 13, 2011 10:43 am

Na minha também fica baixo, já que o óleo está circulando pelo motor.
Mas volta quando desliga.
Uma coisa que observei quando vi meu motor sem as tampa das válvulas, é que fica óleo lá em cima.
É por isso que tem aquele esquema de deitar a moto para tirar o óleo velho? É pra escorrer o óleo que fica alí?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Dom Nov 13, 2011 11:03 am

Sim, o nível fica lá embaixo, até desaparece, pelo motivo que falou o Vinícius.

Não pode esperar tempo demais para medir, o óleo começa a subir e pára numa certa altura, mas depois de uns minutos ele volta a subir de novo.

E fica óleo lá em cima sim, são os chamados bolsões de óleo do cabeçote. Eles garantem uma lubrificação mínima dos componentes do cabeçote durante a partida, naqueles segundos que o motor já está girando e a bomba de óleo ainda não conseguiu enviar óleo lá pra cima.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  L340 Dom Nov 13, 2011 1:04 pm

Seria então interessante deixar o óleo lá, mesmo que velho?
Ou se dar umas pedaladas antes de ligar a moto após a troca ajude?
Estava conversando com o Edi esses dias sobre óleo e ele comentou que sentiu diferença entre usar o pedal assim e a partida elétrica.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Dom Nov 13, 2011 3:06 pm

Não, na troca ele tem que sair mesmo.

Uma partida sem óleo nos bolsões não é a mesma coisa que fazer isso todos os dias. Seria recomendável acionar o pedal algumas vezes depois da troca pra encher novamente os bolsões antes primeira partida...

Mas nhéééé.... Rolling Eyes

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Nov 13, 2011 3:26 pm

jeff escreveu:Não, na troca ele tem que sair mesmo.

Uma partida sem óleo nos bolsões não é a mesma coisa que fazer isso todos os dias. Seria recomendável acionar o pedal algumas vezes depois da troca pra encher novamente os bolsões antes primeira partida...

Mas nhéééé.... Rolling Eyes

Um abraço,

Jeff

A noite esses bolsões são esvaziados? Pois adotei uma pratica para a troca do óleo, eu abro o bujão e deixo a noite toda escorrendo, no outro dia de manhã eu coloco o óleo novo e sempre coloco 1,3 L certinho, e vejo que a Carol fica feliz com isso, não sei se faço certo ou errado, sei que tento expulsar todo o óleo velho e depois colocar óleo novo. Lembrando que eu coloco o óleo em duas etapas, coloco 1 litro, rodo 1 dia, depois quando chego, deixo no cavalete e só na manhã seguinte antes de sair eu completo, é tiro e queda.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Dom Nov 13, 2011 4:10 pm

Bem, pelo q pareçe, meu método de ir colocando óleo até encher o visor pareçe ser mais pratico,(não é o correto como diz no "Manuel") mas funcionou, vou continuar assim, é mais rapido!
Tempo é dinheiro!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  ernesto walter Dom Nov 13, 2011 5:56 pm

Como eu ja relatei em outro tópico,eu uso 1,4 litro de óleo(TOP TURBO) e para verificar o nivel eu uso uma solução bem pratica:quando eu fiz uma troca em casa a algum tempo atras,depois de escorrer todo o óleo durante a noite e ainda dar umas pedaladas na partida(sem ligar o motor) com o bujão aberto,coloquei um litro de óleo,deixei cerca de 10 minutos,coloquei a vareta e onde ficou o nivel de óleo eu fiz uma marca de serra,depois eu coloquei 0,4 litro que faltava e fiz uma segunda marca de serra.Fiquei com as marcas maximo e minimo (1,4 e 1,0 litro) para ser verificado pela manhã,sem ligar o motor,da maneira tradicional.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Dom Nov 13, 2011 7:17 pm

ernesto walter escreveu:Como eu ja relatei em outro tópico,eu uso 1,4 litro de óleo(TOP TURBO) e para verificar o nivel eu uso uma solução bem pratica:quando eu fiz uma troca em casa a algum tempo atras,depois de escorrer todo o óleo durante a noite e ainda dar umas pedaladas na partida(sem ligar o motor) com o bujão aberto,coloquei um litro de óleo,deixei cerca de 10 minutos,coloquei a vareta e onde ficou o nivel de óleo eu fiz uma marca de serra,depois eu coloquei 0,4 litro que faltava e fiz uma segunda marca de serra.Fiquei com as marcas maximo e minimo (1,4 e 1,0 litro) para ser verificado pela manhã,sem ligar o motor,da maneira tradicional.

O que notou de diferença, com o top turbo? quanto custa ele?
Abrass
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  ernesto walter Dom Nov 13, 2011 7:36 pm

Eu levo até os 1500km a trca de óleo (conforme recomenda o manual) e o cambio continua macio,o motor fica mai silencioso e custa 12,00 dilmas
Veja estes foruns e tire suas conclusões
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19581&title=a-busca-pelo-leo-ideal-continua-a-saga
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19571&title=coloquei-top-turbo-na-minha-gsx-650f

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Dom Nov 13, 2011 7:52 pm

opa, legal!
valeu!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  jeff Seg Nov 14, 2011 6:54 am

Esse método do Ernesto é bom, só não esquecendo que o mínimo correto é 1,2 litro. Com apenas 1 litro o câmbio já não está essas coisas.

E respondendo ao Cássio:

Deixar a noite toda escorrendo é ótimo, esvazia bem os bolsões. Inclinar a moto também ajuda. Agora, eu não rodaria um dia para colocar o adicional.

Colocou 1 litro, ligou o motor por 1 minuto, conferiu o nível, complementou o nível.

Eu mesmo coloco sempre 1,2 litro, ligo e complemento até chegar no máximo ou bem perto dele, que é onde a Bél gosta. Fica perto dos 1,4 litro. Acho que é mais ou menos isso que o Adam está fazendo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Nov 14, 2011 6:57 am

jeff escreveu: [...]Agora, eu não rodaria um dia para colocar o adicional. [...]

É que eu estou rodando 15 km por dia, faço isso por preguiça comodidade
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Adam Seg Nov 14, 2011 11:14 am

É isso mesmo Jeff, peguei o frasco q usei pra completar e olhando para a marcação da pra ver que eu coloquei uns 400 ml mesmo.
Bem, vou continuar fazendo do jeito q fazia, é mais prático, e o nível fica no maximo da vareta quando segue o q diz no manual!
Agora é esperar este frasco acabar e testar o top turbo! Twisted Evil
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Nov 15, 2011 2:31 pm

Vídeo muito didático sobre lubrificação.



Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150) - Página 5 Empty Re: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos