[DICA] Lubrificação da corrente!!!
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Se a corrente estiver limpa, eu iria de graxa branca aplicada com capricho.
jeff- Jedi
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Ta limpa sim, inclusive a relação é nova, vai ser a primeira lubrificação dela....
firefox- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Fui de graxa branca mesmo, ate agora tudo ok..... Pergunta:: Pq ela n é recomendada pra lubrificar correntes?
firefox- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Porque em excesso tende a se acumular e juntar sujeira.
Mas entre as soluções que você tinha disponível, era a que proporcionava melhor lubrificação para a emergência.
Mas entre as soluções que você tinha disponível, era a que proporcionava melhor lubrificação para a emergência.
jeff- Jedi
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Opa valeu, tenho por abito limpar a moto de 15 em 15 dias e lavar ela toda mensalmente, lubrificando e tudo mais, caso nessas lavadas eu passar um querosene na corrente pra retirar a graxa velha e continuar aplicando a mesma, daria problemas futuros?
firefox- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Sem problema, o querosene é ideal para a limpeza das correntes.
Não se deve usar gasolina nem outros solventes, que podem atacar os o-rings da corrente (não vi, mas acredito que essa corrente use o-rings entre os elos).
Mas o querosene é relativamente suave e não vai atacar a borracha.
Não se deve usar gasolina nem outros solventes, que podem atacar os o-rings da corrente (não vi, mas acredito que essa corrente use o-rings entre os elos).
Mas o querosene é relativamente suave e não vai atacar a borracha.
jeff- Jedi
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Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Querosene ataca borracha sim senhor... Sempre soube disso, basta catar no Google... Pega uma borracha, margulha no querosene e depois colocar sob o sol, faz isso todos os dias por uma semana, daí vê o resultado... Querosene e Óleo de Mamona, apesar de muitos aplicarem na limpeza de motor de carros, não se deve fazer isso exatamente por atacarem as mangueiras e borrachas do motor e da suspensão.jeff escreveu:Sem problema, o querosene é ideal para a limpeza das correntes.
Não se deve usar gasolina nem outros solventes, que podem atacar os o-rings da corrente (não vi, mas acredito que essa corrente use o-rings entre os elos).
Mas o querosene é relativamente suave e não vai atacar a borracha.
Fuzzy Logic- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Esse assunto é controverso... tem gente que é a favor e outros que são contra, parece time de futebol ...
O que os fabricantes recomendam é um tal de "solvente não inflamável". Alguém conhece algum?
O solvente menos inflamável que eu conheço é o querosene, e não consigo imaginar outra coisa para limpar uma corrente realmente suja.
Como a vida útil da corrente, coroa e pinhão de transmissão fica geralmente na casa de um ou dois anos, ela aguenta algumas lavagens com querosene.
Também tem outra coisa:
A função dos o-rings da corrente é manter a graxa original no espaço contido entre o anel e o elo, garantindo sua lubrificação. A graxa é derivado de petróleo, assim como o querosene. E a borracha do o-ring é resistente ao petróleo.
Se o querosene é ruim porque ataca o o-ring por fora durante a lavagem, a graxa permanece atacando por dentro durante toda a vida da corrente...
O que os fabricantes recomendam é um tal de "solvente não inflamável". Alguém conhece algum?
O solvente menos inflamável que eu conheço é o querosene, e não consigo imaginar outra coisa para limpar uma corrente realmente suja.
Como a vida útil da corrente, coroa e pinhão de transmissão fica geralmente na casa de um ou dois anos, ela aguenta algumas lavagens com querosene.
Também tem outra coisa:
A função dos o-rings da corrente é manter a graxa original no espaço contido entre o anel e o elo, garantindo sua lubrificação. A graxa é derivado de petróleo, assim como o querosene. E a borracha do o-ring é resistente ao petróleo.
Se o querosene é ruim porque ataca o o-ring por fora durante a lavagem, a graxa permanece atacando por dentro durante toda a vida da corrente...
jeff- Jedi
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Não sei não, mas neste caso eu ainda sou mais a gasolina, pois após limpar com esta, ela é facilmente retirada com uso de água mais sabão neutro, e depois aplica-se o lubrificante (graxa, óleo, seja o que for).
Apesar do Óleo de Motor e do Diesel serem derivados de petróleo, é muito mais fácil retirar tinta da mão fazendo uso do Diesel que do Óleo de Motor... Assim como para retirar o piche que fica colado nas portas dos carros, é muito mais fácil retirar usando Querosene que Diesel ou Óleo de Motor... Então, esta sua teoria depende da função para a qual o derivado de petróleo foi projetado, se foi projetado para funcionar como Lubrificante ou como Solvente/Combustível.
Apesar do Óleo de Motor e do Diesel serem derivados de petróleo, é muito mais fácil retirar tinta da mão fazendo uso do Diesel que do Óleo de Motor... Assim como para retirar o piche que fica colado nas portas dos carros, é muito mais fácil retirar usando Querosene que Diesel ou Óleo de Motor... Então, esta sua teoria depende da função para a qual o derivado de petróleo foi projetado, se foi projetado para funcionar como Lubrificante ou como Solvente/Combustível.
Última edição por Fuzzy Logic em Seg Jul 27, 2009 2:48 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
tudo questao d polaridade e apolaridade, meus caros
qnt ao solvente nao inflamavel, existe 1 baratissimo
s chama agua
eh solvente POLAR universal e quero ver alguem conseguir tacara fogo nele
solventes APOLARES sao geralmente organicos e em geral inflamaveis
cloroformio eh 1 opcao d solvente apolar nao inflamavel
pena q eh proibido por lei e particularmente nao sei mas acredito q seja extremamente agressivo com as mangueiras
[]s
qnt ao solvente nao inflamavel, existe 1 baratissimo
s chama agua
eh solvente POLAR universal e quero ver alguem conseguir tacara fogo nele
solventes APOLARES sao geralmente organicos e em geral inflamaveis
cloroformio eh 1 opcao d solvente apolar nao inflamavel
pena q eh proibido por lei e particularmente nao sei mas acredito q seja extremamente agressivo com as mangueiras
[]s
will_santana- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Eu sou mais o seguinte, passando a Gasolina você retirar as sujeiras e o lubrificante que estará na corrente, seja ele Óleo ou Graxa, e depois da corrente ficar limpinha basta passar água e sabão neutro para retirar a Gasolina, dar uma sacada com pano e lubrificar novamente com Graxa ou Óleo... Tá pronto!
Acredito que os o-rings vão sofrer, seja de um jeito ou de outro, pois Gasolina e Querosene são Combustíveis/Solventes e vão agredir a borracha, com a diferença de que a Gasolina sai mais facilmente do que o Querosene... Basta fazer o teste na mão, passa Querosene na mão e tenta tirar com água e sabão, perceberá que a Gasolina solta da mão mais fácil que o Querosene.
Acredito que os o-rings vão sofrer, seja de um jeito ou de outro, pois Gasolina e Querosene são Combustíveis/Solventes e vão agredir a borracha, com a diferença de que a Gasolina sai mais facilmente do que o Querosene... Basta fazer o teste na mão, passa Querosene na mão e tenta tirar com água e sabão, perceberá que a Gasolina solta da mão mais fácil que o Querosene.
Fuzzy Logic- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Fuzzy Logic escreveu:Eu sou mais o seguinte, passando a Gasolina você retirar as sujeiras e o lubrificante que estará na corrente, seja ele Óleo ou Graxa, e depois da corrente ficar limpinha basta passar água e sabão neutro para retirar a Gasolina, dar uma sacada com pano e lubrificar novamente com Graxa ou Óleo... Tá pronto!
Acredito que os o-rings vão sofrer, seja de um jeito ou de outro, pois Gasolina e Querosene são Combustíveis/Solventes e vão agredir a borracha, com a diferença de que a Gasolina sai mais facilmente do que o Querosene... Basta fazer o teste na mão, passa Querosene na mão e tenta tirar com água e sabão, perceberá que a Gasolina solta da mão mais fácil que o Querosene.
novamente, questao d polaridade...
o q acontece com a sua mao, nao necessariamente eh o q ocorre num metal
mas a emulsificacao da querosene com o sabao sempre vai ser mais dificil q a da gasolina pq a gasolina eh menor e menos apolar
simples assim
[]s
will_santana- Guru
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Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Lembre-se que no caso não está sendo so visto o metal da corrente, mas também o-rings de borracha.
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Eu tinha preparado um textão para o fuzzy, mas a conexão está uma
Resumindo, sem entrar no mérito da polaridade (que manjo lhufas):
Gasolina é mais inflamável (maior teor de nafta) que o querosene (tem nafta, mas também tem parafina, que é lubrificante: tem gente que recomenda parafina pura (cera de vela) para a lubrificação da corrente).
Então, a gasolina é menos recomendável, de acordo com sua própria teoria.
Fuuuui,
Jeff
Resumindo, sem entrar no mérito da polaridade (que manjo lhufas):
Gasolina é mais inflamável (maior teor de nafta) que o querosene (tem nafta, mas também tem parafina, que é lubrificante: tem gente que recomenda parafina pura (cera de vela) para a lubrificação da corrente).
Então, a gasolina é menos recomendável, de acordo com sua própria teoria.
Fuuuui,
Jeff
jeff- Jedi
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Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Se for considerar a nafta e a parafina, no caso da Gasolina a nafta sai toda com sabão neutor e água, já a parafina não o que retém a nafta junto e assim fazendo estar agir por mais tempo sobre a borracha... Desta forma, a teroria persiste, Gasolina prejudica menos pois pode ser complitamente limpa rapidamente, Querosene não, então sua ação é mais prolongada e assim é mais prejudicial.
Num se estresse não Jeff! Olha a pressão! Tu tá sem Miojo para lhe remediar!!!
Abraços!
PS.: Quando sua resposta for ser longa, faz o texto base no Bloco de Notas, Word ou WordPad, e depois de pronta você cola aqui e faz as alterações/formatações que ainda forem necessárias, assim você contorna sua péssima conexão.
Num se estresse não Jeff! Olha a pressão! Tu tá sem Miojo para lhe remediar!!!
Abraços!
PS.: Quando sua resposta for ser longa, faz o texto base no Bloco de Notas, Word ou WordPad, e depois de pronta você cola aqui e faz as alterações/formatações que ainda forem necessárias, assim você contorna sua péssima conexão.
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Vamos fazer o seguinte:
Cada um lava a corrente de um jeito, o primeiro que chegar aos 100 mil km com ela ganha a aposta!
Fechado?
Jeff
PS: até parece!!!
Cada um lava a corrente de um jeito, o primeiro que chegar aos 100 mil km com ela ganha a aposta!
Fechado?
Jeff
PS: até parece!!!
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Eu conheço o macete, a conexão avisa quando cai, mas quem diz que eu lembro?
A gente acha que a resposta vai ser pá-puf, e quando vê já deu 20 laudas...
Falando no Miojo, alguém tem notícias? Vou mandar um PM agora mesmo.
Um abraço,
Jeff
A gente acha que a resposta vai ser pá-puf, e quando vê já deu 20 laudas...
Falando no Miojo, alguém tem notícias? Vou mandar um PM agora mesmo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
É, quem conseguir fazer a corrente durar 100K Km, já merece ir pro Guines ou ganhar o Nobel.
Tipo caixa de direção, aquilo era para durar mais de 50K Km, mas você vê vários tendo problemas antes dos 25K Km, o pessoal da Suzuki que o diga, com o tradicional "Calo da Suzuki", o pessoal da Yes tem trocado as bilhas com 6K Km por causa desse lance de gerar calo nas bacias.
No fórum da Suzuki o pessoal tem trocado as bilhas por roletes para durar mais, não sei se é melhor, até abri um tópico sobre isso aqui no fórum, mas ainda ninguém experiente deu palpite lá, mas em teoria devem ser... Aliás, a caixa da Katana 125cc cabe na Suzuki Yes 125cc, com a vantagem da Katana 125cc ser de roletes.
Miojo sumiu mesmo... Mó tempão num vejo postagem dele... Faz falta, ele era bem espontâneo!
Outro que tá sumido também é o Vinicius Araújo, não sabemos nem se ele já pegou a Speed que tanto queria.
Tipo caixa de direção, aquilo era para durar mais de 50K Km, mas você vê vários tendo problemas antes dos 25K Km, o pessoal da Suzuki que o diga, com o tradicional "Calo da Suzuki", o pessoal da Yes tem trocado as bilhas com 6K Km por causa desse lance de gerar calo nas bacias.
No fórum da Suzuki o pessoal tem trocado as bilhas por roletes para durar mais, não sei se é melhor, até abri um tópico sobre isso aqui no fórum, mas ainda ninguém experiente deu palpite lá, mas em teoria devem ser... Aliás, a caixa da Katana 125cc cabe na Suzuki Yes 125cc, com a vantagem da Katana 125cc ser de roletes.
Miojo sumiu mesmo... Mó tempão num vejo postagem dele... Faz falta, ele era bem espontâneo!
Outro que tá sumido também é o Vinicius Araújo, não sabemos nem se ele já pegou a Speed que tanto queria.
Última edição por Fuzzy Logic em Seg Jul 27, 2009 5:11 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Roletes são muito superiores. Não sei como ainda usam esferas.
Esferas combinam mais com bicicletas que com motos.
Esferas combinam mais com bicicletas que com motos.
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Pessoal,
Ví uns foruns de motos e algumas pessoas comentando que usavam o WD-40 para lubrificar as correntes. Será que isso é valido?
Eles falam que alem de nao fazer muita sujeira é a que trata melhor as partes da corrente para nao enferrujar. Isso procede?
Uns falam de WD-40 e outros de Locitide (algo assim, nao me lembr direito o nome). Eu sei que usava o WD-40 para lubrificar portas(dobradicas) e tirar ferrugens, mas será que na corrente da moto fica bom?
Abracos!
Ví uns foruns de motos e algumas pessoas comentando que usavam o WD-40 para lubrificar as correntes. Será que isso é valido?
Eles falam que alem de nao fazer muita sujeira é a que trata melhor as partes da corrente para nao enferrujar. Isso procede?
Uns falam de WD-40 e outros de Locitide (algo assim, nao me lembr direito o nome). Eu sei que usava o WD-40 para lubrificar portas(dobradicas) e tirar ferrugens, mas será que na corrente da moto fica bom?
Abracos!
Choong- Novato Avançado
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Localização : Valinhos
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/07/2009
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Eu uso rigidamente a cada 500Km, ou após a lavagem, ou após uma chuva... Funfa tranquilão... O ruim, no meu caso, é que suja o aro hehehe... Mas, é pouca a sujeira feita... Vale a pena sim... Eu compra por R$3,90 o spray de 300ml... Não uso WD-40 por ser muito caro, você tem o M1 da Starret, tem o SuperLub da Loctite, tem o Rost-Off da Wurth (muito bom), tem o OriginalLub da marca Original (atualmente uso este, protudo nacional), e tam vários outros... Bem mais baratos que WD-40 e com mesma eficiencia.Choong escreveu:Pessoal,
Ví uns foruns de motos e algumas pessoas comentando que usavam o WD-40 para lubrificar as correntes. Será que isso é valido?
Eles falam que alem de nao fazer muita sujeira é a que trata melhor as partes da corrente para nao enferrujar. Isso procede?
Uns falam de WD-40 e outros de Locitide (algo assim, nao me lembr direito o nome). Eu sei que usava o WD-40 para lubrificar portas(dobradicas) e tirar ferrugens, mas será que na corrente da moto fica bom?
Abracos!
Fuzzy Logic- Guru
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
Eu to usando um produto "novo" Polimero Sintetico, ele promete não suja as rodas, pq e cristalino, não sai com agua,lubrificante adesivo e protetivo elimina ruidos, frasco com 60ml 5,00r$
firefox- Guru
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Data de inscrição : 31/07/2008
Lubrificante Líquido
Cara, eu só uso lubrificantes do tipo WD-40. Assim, a minha corrente está sempre limpa e lubrificada. Sempre dou uma "dedada" na corrente para ver se ainda está molhada, se não estiver passo mais um pouco. Fica um bom tempo e não suja a roda. Facinho de limpar depois e não acumula graxa. Foi a melhor coisa que fiz até agora. Minha Kansas está com 24.000 e só troquei a relação porque queria deixar ela mais longa.
Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!
a algum tempo passei a usar a graxa branca, pratica e simples pra aplicar, o ponto negativo é q acumula muita poeira... porem a kda 1000 km + ou -, eu do uma limpada na corrente com querosene
firefox- Guru
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Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Ressuscitando o tópico
Para não criar um novo tópico sobre lubrificação....
Galera, ontem fui procurar um lubrificante tipo WD40, mas não tinha. Então comprei silicone em spray. Cara, foi a melhor coisa que já pude experimentar na corrente da minha moto. Ficou muito macia mesmo. Peguei chuva ontem mesmo e hoje fui dar uma conferida e a corrente ainda está bem lubrificada. Detalhe:na lata não está escrito que serve para isso. Mas ficou muito bom. E o melhor de tudo é que a roda não fica preta.
Galera, ontem fui procurar um lubrificante tipo WD40, mas não tinha. Então comprei silicone em spray. Cara, foi a melhor coisa que já pude experimentar na corrente da minha moto. Ficou muito macia mesmo. Peguei chuva ontem mesmo e hoje fui dar uma conferida e a corrente ainda está bem lubrificada. Detalhe:na lata não está escrito que serve para isso. Mas ficou muito bom. E o melhor de tudo é que a roda não fica preta.
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