FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] Lubrificação da corrente!!!

+29
Betho
Pasetto
fernandeskim
Dan Floripa
oalexandre
pablodemelo
Choong
will_santana
Fuzzy Logic
firefox
Vicentini
MacedoGyn
coyote de dafra
mi_jones
Fernando Moreira
Speed
rodrigofj
jeff
tecnicomauricio
Danrsp RJ
Roch@
Petrucelli
tos3719
amiltonscj
Tuco Benedito
tonywalker
coyote182
Veiga
shinecrazy
33 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Dom Jul 26, 2009 4:29 pm

Se a corrente estiver limpa, eu iria de graxa branca aplicada com capricho.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  firefox Dom Jul 26, 2009 4:44 pm

Ta limpa sim, inclusive a relação é nova, vai ser a primeira lubrificação dela....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  firefox Seg Jul 27, 2009 9:23 am

Fui de graxa branca mesmo, ate agora tudo ok..... Pergunta:: Pq ela n é recomendada pra lubrificar correntes?
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 9:33 am

Porque em excesso tende a se acumular e juntar sujeira.

Mas entre as soluções que você tinha disponível, era a que proporcionava melhor lubrificação para a emergência.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  firefox Seg Jul 27, 2009 9:52 am

Opa valeu, tenho por abito limpar a moto de 15 em 15 dias e lavar ela toda mensalmente, lubrificando e tudo mais, caso nessas lavadas eu passar um querosene na corrente pra retirar a graxa velha e continuar aplicando a mesma, daria problemas futuros?
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 10:00 am

Sem problema, o querosene é ideal para a limpeza das correntes.

Não se deve usar gasolina nem outros solventes, que podem atacar os o-rings da corrente (não vi, mas acredito que essa corrente use o-rings entre os elos).

Mas o querosene é relativamente suave e não vai atacar a borracha.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 1:44 pm

jeff escreveu:Sem problema, o querosene é ideal para a limpeza das correntes.

Não se deve usar gasolina nem outros solventes, que podem atacar os o-rings da corrente (não vi, mas acredito que essa corrente use o-rings entre os elos).

Mas o querosene é relativamente suave e não vai atacar a borracha.
Querosene ataca borracha sim senhor... Sempre soube disso, basta catar no Google... Pega uma borracha, margulha no querosene e depois colocar sob o sol, faz isso todos os dias por uma semana, daí vê o resultado... Querosene e Óleo de Mamona, apesar de muitos aplicarem na limpeza de motor de carros, não se deve fazer isso exatamente por atacarem as mangueiras e borrachas do motor e da suspensão.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 2:06 pm

Esse assunto é controverso... tem gente que é a favor e outros que são contra, parece time de futebol ...

O que os fabricantes recomendam é um tal de "solvente não inflamável". Alguém conhece algum?

O solvente menos inflamável que eu conheço é o querosene, e não consigo imaginar outra coisa para limpar uma corrente realmente suja.

Como a vida útil da corrente, coroa e pinhão de transmissão fica geralmente na casa de um ou dois anos, ela aguenta algumas lavagens com querosene.

Também tem outra coisa:

A função dos o-rings da corrente é manter a graxa original no espaço contido entre o anel e o elo, garantindo sua lubrificação. A graxa é derivado de petróleo, assim como o querosene. E a borracha do o-ring é resistente ao petróleo.

Se o querosene é ruim porque ataca o o-ring por fora durante a lavagem, a graxa permanece atacando por dentro durante toda a vida da corrente...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 2:34 pm

Não sei não, mas neste caso eu ainda sou mais a gasolina, pois após limpar com esta, ela é facilmente retirada com uso de água mais sabão neutro, e depois aplica-se o lubrificante (graxa, óleo, seja o que for).

Apesar do Óleo de Motor e do Diesel serem derivados de petróleo, é muito mais fácil retirar tinta da mão fazendo uso do Diesel que do Óleo de Motor... Assim como para retirar o piche que fica colado nas portas dos carros, é muito mais fácil retirar usando Querosene que Diesel ou Óleo de Motor... Então, esta sua teoria depende da função para a qual o derivado de petróleo foi projetado, se foi projetado para funcionar como Lubrificante ou como Solvente/Combustível.


Última edição por Fuzzy Logic em Seg Jul 27, 2009 2:48 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  will_santana Seg Jul 27, 2009 2:45 pm

tudo questao d polaridade e apolaridade, meus caros

qnt ao solvente nao inflamavel, existe 1 baratissimo
s chama agua Razz
eh solvente POLAR universal e quero ver alguem conseguir tacara fogo nele Razz

solventes APOLARES sao geralmente organicos e em geral inflamaveis
cloroformio eh 1 opcao d solvente apolar nao inflamavel
pena q eh proibido por lei e particularmente nao sei mas acredito q seja extremamente agressivo com as mangueiras

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 2:54 pm

Eu sou mais o seguinte, passando a Gasolina você retirar as sujeiras e o lubrificante que estará na corrente, seja ele Óleo ou Graxa, e depois da corrente ficar limpinha basta passar água e sabão neutro para retirar a Gasolina, dar uma sacada com pano e lubrificar novamente com Graxa ou Óleo... Tá pronto!

Acredito que os o-rings vão sofrer, seja de um jeito ou de outro, pois Gasolina e Querosene são Combustíveis/Solventes e vão agredir a borracha, com a diferença de que a Gasolina sai mais facilmente do que o Querosene... Basta fazer o teste na mão, passa Querosene na mão e tenta tirar com água e sabão, perceberá que a Gasolina solta da mão mais fácil que o Querosene.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  will_santana Seg Jul 27, 2009 3:01 pm

Fuzzy Logic escreveu:Eu sou mais o seguinte, passando a Gasolina você retirar as sujeiras e o lubrificante que estará na corrente, seja ele Óleo ou Graxa, e depois da corrente ficar limpinha basta passar água e sabão neutro para retirar a Gasolina, dar uma sacada com pano e lubrificar novamente com Graxa ou Óleo... Tá pronto!

Acredito que os o-rings vão sofrer, seja de um jeito ou de outro, pois Gasolina e Querosene são Combustíveis/Solventes e vão agredir a borracha, com a diferença de que a Gasolina sai mais facilmente do que o Querosene... Basta fazer o teste na mão, passa Querosene na mão e tenta tirar com água e sabão, perceberá que a Gasolina solta da mão mais fácil que o Querosene.

novamente, questao d polaridade...
o q acontece com a sua mao, nao necessariamente eh o q ocorre num metal
mas a emulsificacao da querosene com o sabao sempre vai ser mais dificil q a da gasolina pq a gasolina eh menor e menos apolar
simples assim

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 3:15 pm

Lembre-se que no caso não está sendo so visto o metal da corrente, mas também o-rings de borracha.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 3:16 pm

Eu tinha preparado um textão para o fuzzy, mas a conexão está uma Mad

Resumindo, sem entrar no mérito da polaridade (que manjo lhufas):

Gasolina é mais inflamável (maior teor de nafta) que o querosene (tem nafta, mas também tem parafina, que é lubrificante: tem gente que recomenda parafina pura (cera de vela) para a lubrificação da corrente).

Então, a gasolina é menos recomendável, de acordo com sua própria teoria.

Fuuuui,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 3:28 pm

Se for considerar a nafta e a parafina, no caso da Gasolina a nafta sai toda com sabão neutor e água, já a parafina não o que retém a nafta junto e assim fazendo estar agir por mais tempo sobre a borracha... Desta forma, a teroria persiste, Gasolina prejudica menos pois pode ser complitamente limpa rapidamente, Querosene não, então sua ação é mais prolongada e assim é mais prejudicial. Very Happy

Num se estresse não Jeff! Olha a pressão! Tu tá sem Miojo para lhe remediar!!!


Abraços!

PS.: Quando sua resposta for ser longa, faz o texto base no Bloco de Notas, Word ou WordPad, e depois de pronta você cola aqui e faz as alterações/formatações que ainda forem necessárias, assim você contorna sua péssima conexão. Razz
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 3:43 pm

Vamos fazer o seguinte:

Cada um lava a corrente de um jeito, o primeiro que chegar aos 100 mil km com ela ganha a aposta!

Fechado?

Jeff
PS: até parece!!! Razz
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 3:46 pm

Eu conheço o macete, a conexão avisa quando cai, mas quem diz que eu lembro?

A gente acha que a resposta vai ser pá-puf, e quando vê já deu 20 laudas...

Falando no Miojo, alguém tem notícias? Vou mandar um PM agora mesmo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Jul 27, 2009 4:11 pm

É, quem conseguir fazer a corrente durar 100K Km, já merece ir pro Guines ou ganhar o Nobel.

Tipo caixa de direção, aquilo era para durar mais de 50K Km, mas você vê vários tendo problemas antes dos 25K Km, o pessoal da Suzuki que o diga, com o tradicional "Calo da Suzuki", o pessoal da Yes tem trocado as bilhas com 6K Km por causa desse lance de gerar calo nas bacias.

No fórum da Suzuki o pessoal tem trocado as bilhas por roletes para durar mais, não sei se é melhor, até abri um tópico sobre isso aqui no fórum, mas ainda ninguém experiente deu palpite lá, mas em teoria devem ser... Aliás, a caixa da Katana 125cc cabe na Suzuki Yes 125cc, com a vantagem da Katana 125cc ser de roletes.



Miojo sumiu mesmo... Mó tempão num vejo postagem dele... Faz falta, ele era bem espontâneo! Very Happy

Outro que tá sumido também é o Vinicius Araújo, não sabemos nem se ele já pegou a Speed que tanto queria.


Última edição por Fuzzy Logic em Seg Jul 27, 2009 5:11 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  jeff Seg Jul 27, 2009 4:26 pm

Roletes são muito superiores. Não sei como ainda usam esferas.

Esferas combinam mais com bicicletas que com motos.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Choong Sáb Set 19, 2009 4:19 pm

Pessoal,

Ví uns foruns de motos e algumas pessoas comentando que usavam o WD-40 para lubrificar as correntes. Será que isso é valido?

Eles falam que alem de nao fazer muita sujeira é a que trata melhor as partes da corrente para nao enferrujar. Isso procede?

Uns falam de WD-40 e outros de Locitide (algo assim, nao me lembr direito o nome). Eu sei que usava o WD-40 para lubrificar portas(dobradicas) e tirar ferrugens, mas será que na corrente da moto fica bom?

Abracos!
Choong
Choong
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 78
Idade : 45
Localização : Valinhos
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Set 19, 2009 7:34 pm

Choong escreveu:Pessoal,

Ví uns foruns de motos e algumas pessoas comentando que usavam o WD-40 para lubrificar as correntes. Será que isso é valido?

Eles falam que alem de nao fazer muita sujeira é a que trata melhor as partes da corrente para nao enferrujar. Isso procede?

Uns falam de WD-40 e outros de Locitide (algo assim, nao me lembr direito o nome). Eu sei que usava o WD-40 para lubrificar portas(dobradicas) e tirar ferrugens, mas será que na corrente da moto fica bom?

Abracos!
Eu uso rigidamente a cada 500Km, ou após a lavagem, ou após uma chuva... Funfa tranquilão... O ruim, no meu caso, é que suja o aro hehehe... Mas, é pouca a sujeira feita... Vale a pena sim... Eu compra por R$3,90 o spray de 300ml... Não uso WD-40 por ser muito caro, você tem o M1 da Starret, tem o SuperLub da Loctite, tem o Rost-Off da Wurth (muito bom), tem o OriginalLub da marca Original (atualmente uso este, protudo nacional), e tam vários outros... Bem mais baratos que WD-40 e com mesma eficiencia.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  firefox Sáb Set 19, 2009 11:00 pm

Eu to usando um produto "novo" Polimero Sintetico, ele promete não suja as rodas, pq e cristalino, não sai com agua,lubrificante adesivo e protetivo elimina ruidos, frasco com 60ml 5,00r$
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Lubrificante Líquido

Mensagem  pablodemelo Ter Set 21, 2010 3:45 pm

Cara, eu só uso lubrificantes do tipo WD-40. Assim, a minha corrente está sempre limpa e lubrificada. Sempre dou uma "dedada" na corrente para ver se ainda está molhada, se não estiver passo mais um pouco. Fica um bom tempo e não suja a roda. Facinho de limpar depois e não acumula graxa. Foi a melhor coisa que fiz até agora. Minha Kansas está com 24.000 e só troquei a relação porque queria deixar ela mais longa.
pablodemelo
pablodemelo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/09/2010

http://www.pablomelo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  firefox Qua Set 22, 2010 9:09 pm

a algum tempo passei a usar a graxa branca, pratica e simples pra aplicar, o ponto negativo é q acumula muita poeira... porem a kda 1000 km + ou -, eu do uma limpada na corrente com querosene
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Ressuscitando o tópico

Mensagem  pablodemelo Dom Out 03, 2010 12:38 pm

Para não criar um novo tópico sobre lubrificação....

Galera, ontem fui procurar um lubrificante tipo WD40, mas não tinha. Então comprei silicone em spray. Cara, foi a melhor coisa que já pude experimentar na corrente da minha moto. Ficou muito macia mesmo. Peguei chuva ontem mesmo e hoje fui dar uma conferida e a corrente ainda está bem lubrificada. Detalhe:na lata não está escrito que serve para isso. Mas ficou muito bom. E o melhor de tudo é que a roda não fica preta.
pablodemelo
pablodemelo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/09/2010

http://www.pablomelo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Lubrificação da corrente!!! - Página 3 Empty Re: [DICA] Lubrificação da corrente!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos