FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revisão dos 3000 Km

+21
Edu Clown
Péricles
Cassius
Magnani
Silask
Vicentini
HENRY_SA_AADF
Franco "F-31"
Ceifeiro
tiagho
MANDRAKE!
Vinicius Araujo
mohammed_cesar
amsbetinho
SergioSSR
wagner mota
james_hetfield
jeff
Paulinho Alma
will_santana
wcsantos
25 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  artfurt Seg Out 17, 2011 12:30 pm

Edifrans escreveu:Opa,

Art, utilizando óleo MOBIL "preto" (como é popularmente chamado) preste atenção pois mesmo com uso cuidadoso da moto esse óleo baixa.
Em 1000KM ele baixa aprox. uns 200ML, constatei isso por experiência própria.

Para que não haja dúvida quanto ao óleo que me refiro, segue uma imagem dele abaixo:
Revisão dos 3000 Km - Página 4 Ndiceaz

Opte pelo YAMALUBE ou até mesmo pelo MOTUL 3000, que são óleos que deixam nossas motos mais macias e não baixam (com o uso normal). Esse último é um pouco mais caro, mas segundo experiências de amigos ele vale a pena em cada centavo. Eu utilizo o YAMALUBE e tenho gostado bem do custo/benefício que ele proporciona.

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Ndicefuey
YAMALUBE

Revisão dos 3000 Km - Página 4 60499522
MOTUL 3000

Com relação a essa mancha branca, será que não pingou água dentro do óleo, ou "algum funil que tenha sido utilizado não estava sujo com água".
Com a moto em funcionamento essa borra sai do visor?


Abraço,







Oi Edifrans,

É esse Mobil mesmo. E quando a moto está funcionando essa borrinha segue firme e forte lá na parte de baixo do visor. Sempre troco com um funil seco, e o óleo velho está aparentemente sem nada de anormal... Só se fizeram burrada quando trocaram o óleo na revisão dos 1.000km, mas assim que cheguei, tirei o óleo que eles colocaram e coloquei o Mobil. E só percebi essa formação branca recentemente, depois que voltei da revisão dos 3.000km, mas não trocaram o óleo lá.


Última edição por artfurt em Seg Out 17, 2011 12:46 pm, editado 1 vez(es)

artfurt
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 74
Idade : 40
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 12:44 pm

Uma questão... Para a retirada das impurezas internas do motor, como esta substância branca citada no tópico, também como borras e etc do próprio uso, não caberia a utilização de limpadores de cárter?

Existem alguns no mercado de marcas conhecidas, como:

Marca: Draft
Site: www.draft-brasil.com.br
Produto: Limpador de Cárter

Marca: Original Química
Site: www.original.ind.br
Produto: GR-0322 Original Carter Flush

Marca: Bardahl
Site: www.bardahl.com.br
Produto: Flush

Conforme as informações adiciona-se o produto junto ao óleo usado, antes de efetuar a troca, respeitando-se o limite máximo do motor conforme fabricante. Cada marcar citada tem sua proporção de produto por mililitro de óleo a ser respeitada, assim como cada produto tem seu tempo próprio para limpeza.

Por exemplo, a Bardahl segue a proporção de 5% a 10% do cárter do veículo e o tempo de funcionamento do motor para realização da limpeza é de 15 minutos. Já a Draft informa que o conteúdo da embalagem é para cárter de 3L a 5L, com funcionamento do motor por 5 minutos para limpeza. Agora a Original no website somente informa que a quantidade do produto é para cárter de 3,5L, mas não informa no website o tempo de funcionamento do motor para realização da limpeza.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  artfurt Seg Out 17, 2011 12:51 pm

Dan Floripa escreveu:
Em baixo da moto tem 2 mangueiras de respiro 1 do carburador e outra o cárter da moto:

Revisão dos 3000 Km - Página 4 09jun0002


É só remover esse tampão da mangueira mais grosa, deixar sair tudo dali e depois botar o tampão no lugar.

Abraço!

Dan.

esse fórum está precisando de um multi-quote! Laughing

Voltando ao assunto:


show de bola Dan, chegando em casa vou procurar fazer isso. Se bem que nunca reparei em outra mangueira... Só vi aquela que parte da base do carburador e termina lá em baixo, creio que seja a do respiro.

Abraço!

artfurt
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 74
Idade : 40
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 1:38 pm

artfurt escreveu:
É esse Mobil mesmo. E quando a moto está funcionando essa borrinha segue firme e forte lá na parte de baixo do visor. Sempre troco com um funil seco, e o óleo velho está aparentemente sem nada de anormal... Só se fizeram burrada quando trocaram o óleo na revisão dos 1.000km, mas assim que cheguei, tirei o óleo que eles colocaram e coloquei o Mobil. E só percebi essa formação branca recentemente, depois que voltei da revisão dos 3.000km, mas não trocaram o óleo lá.
Cara, se você trocou o óleo que a Dafra coloca pelo Mobil, você não trocou nada, pois ambos são uma procaria. Quando você for trocar o óleo procure pela classificação API do mesmo, e dê preferência as classificações seguindo esta ordem: API-SL, API-SJ, API-H, API-SG e por último API-SF.

As classificações API ainda encontradas no mercado são:
API-SF = 1980
API-SG = 1988
API-SH = 1993
API-SJ = 1995
API-SL = 2001

Mas existem também as classificações API-SA, API-SB, API-SC, API-SD e API-SE, que já cairam em desuso devido a tecnologia extremamente ultrapassada, conforme informações a classificação API-SA foi lançada em 1945.

Desta forma fica fácil observar o quanto defasada encontram-se os óleos sob a classificação API-SF, e nesta temos óleos renomados como o Mobil, Selenia, Shell Advanced, Castrol, entre outros que invés de continuarem trabalhando em tecnologia para venderem produtos cada vez melhores, estagnaram simplesmente na renome da marca, isto amparados pelo desconhecimento mínimo dos proprietários de veículos que em sua grande maioria não sabem o que compram por pura falta de interesse, já que estas informações estão ao alcance de todos na internet e nas revistas especializadas, assim como matérias de jornais.

Óleos bons, com API melhores e a preços inferiores ou iguais aos citados acima, são Yamalube, LubraxGP, Havolline, RepSol... Estes possuem classificação API-SJ (Yamalube/RepSol) ou API-SL (LubraxGP/Havolline)... Existem outros, basta pesquisar e conferir, pois agora você já tem noção do que deve procurar.

Agora, em 2011 a Honda lançou um óleo Mobil com classificação API-SJ / SAE 10W-30 / Semissintético, imagem abaixo:

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Oleol.th

Textos sucintos e objetivos que complementam as informações acima encontram-se nos links abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
http://saviomachado.blogspot.com/2008/04/entendo-sopa-de-letrinhas-api.html
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2509

Abraços!



Última edição por Fuzzy Logic em Seg Out 17, 2011 2:14 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Dan Floripa Seg Out 17, 2011 1:52 pm


Eu uso esse:Revisão dos 3000 Km - Página 4 9k=


Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Edu Clown Seg Out 17, 2011 2:11 pm

Fuzzy parabéns pela aula sobre os tipos de óleos. Eu coloquei o mobil na última troca, mas depois dessa aula e de uma conversa que tive com o Péricles, vou começar a usar o lubrax mesmo Smile
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 2:11 pm

Eu tenho utilizado o LubraxGP, conforme abaixo:

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Pro613p

Fora a tecnologia API-SL, consigo o LubraxGP por um preço bom, pago R$8,90 no litro... Mas já utilizei o Yamalube e RepSol, e recomendo todos.

Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Edu Clown Seg Out 17, 2011 2:28 pm

Cara eu já usei o Yamalube na primeira troca de óleo, mas como a moto ainda tava amaciando não dá pra comparar com ela agora. Fiz a troca dos 3 mil tem nem 2 semanas utilizando o mobil, mas estou pensando seriamente em tirar e colocar o LubraxGP logo xD
Fiz um percurso no fim de semana e quando a moto chegou nos 90 km/h estava fazendo um barulho como se já estivesse na hora de trocar o óleo!! Sem falar que ele baixou um pouco, reparei isso hoje de manhã Neutral
O que você me indica fazer?
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 3:00 pm

EduClown escreveu:Cara eu já usei o Yamalube na primeira troca de óleo, mas como a moto ainda tava amaciando não dá pra comparar com ela agora. Fiz a troca dos 3 mil tem nem 2 semanas utilizando o mobil, mas estou pensando seriamente em tirar e colocar o LubraxGP logo xD
Fiz um percurso no fim de semana e quando a moto chegou nos 90 km/h estava fazendo um barulho como se já estivesse na hora de trocar o óleo!! Sem falar que ele baixou um pouco, reparei isso hoje de manhã Neutral
O que você me indica fazer?
É, um óleo mais resistente torna-se menos propício a baixar, pois são mais resistentes as altas temperaturas, assim eles não afinam com facilidade e mantém sua viscosidade por período maior... Não adianta colocar um óleo super grosso se este não for capaz de suportar altas temperaturas, ele vai afinar da mesma forma, já um óleo menos denso mas com aditivos que o faça suportar temperaturas altas terá um rendimento muito melhor e sem perder suas características originais.

No caso simplesmente faça a troca, e se possível sempre limpe o filtro... No meu caso eu sempre troco o filtro de óleo junto com o óleo, todas as trocas substituo tudo, no seu caso o que se faz é a limpeza do filtro... (o filtro da YS250 é de papel, substituível)... E lógico, não misture óleos de tipos diferentes (mineral, semissintético e sintético) ou de classificações API diferentes.

Atenção: Exceto em situações realmente necessárias, pois é melhor andar com óleos de classificações API diferentes misturados, do que andar com pouco óleo ou sem óleo, mas nunca misture os tipos os mineral, semissintético e sintético.

Abraços!



Última edição por Fuzzy Logic em Seg Out 17, 2011 3:36 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Edu Clown Seg Out 17, 2011 3:21 pm

Mais uma vez, obrigado Fuzzy! Essa semana ainda vou dar um jeito de trocar o óleo pelo LubraxGP ou Yamalube, assim como o filtro. Afinal a minha segurança e da moto estão em primeiro lugar! Smile
Abraços
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Convidado Seg Out 17, 2011 3:33 pm

EduClown escreveu:Mais uma vez, obrigado Fuzzy! Essa semana ainda vou dar um jeito de trocar o óleo pelo LubraxGP ou Yamalube, assim como o filtro. Afinal a minha segurança e da moto estão em primeiro lugar! Smile
Abraços

Edu, não é necessário trocar o filtro de óleo da kansas. Ela não possui filtro trocável (mas sim um filtro centrífugo e uma tela), basta apenas pedir para limparem o filtro de tela na troca de óleo. No fórum tem até um tutorial do Familia neste link: https://dafra.forumeiros.com/t2940-dica-filtro-de-tela-muita-gente-nem-sabe-que-ele-existe

Do mais, é só utilizar óleo de API SL. Até mais!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Edu Clown Seg Out 17, 2011 3:46 pm

Valeu pelo link aê conterrâneo :p
Tá aí mais uma coisa pra minha lista de "Coisas que aprendi no fórum!!" rsrs
Na próxima troca vou perguntar ao mecânico se ele limpou o filtro Very Happy
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 17, 2011 3:50 pm

EduClown escreveu:Valeu pelo link aê conterrâneo :p
Tá aí mais uma coisa pra minha lista de "Coisas que aprendi no fórum!!" rsrs
Na próxima troca vou perguntar ao mecânico se ele limpou o filtro Very Happy
Melhor você solicitar a ele que limpe o filtro, do que esperar que ele lembre de fazê-lo por si próprio... hehehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  lord_nyo Seg Nov 21, 2011 5:09 pm

qdo se deixa a moto la pra revisão
geralmente eles perguntam se quer q olhe algo.

esse e um ponto otimo a se alistarem todas as revisoes.
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Convidad Seg Nov 21, 2011 6:07 pm

Opa,

Geralmente sim!

Mas tenha em mãos a listinha básica (com tudo que foi problema que identificou na moto e EXIJA que seja visto.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Revisão dos 3000 Km - Página 4 Empty Re: Revisão dos 3000 Km

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos