FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] Consumo...

+52
Lobo & Loba
Kaiser Marcellus
SergioSSR
Gleison
leozinho
junior
Thiefbull
Roots
Rafael.RS
joao vitor(speed preta)
Bishop
PoliZero
will_santana
Fuzzy Logic
nego
fulô
Helinho
xello 81
Beto Pesca
Motoqueiro Fantasma
Fernando Moreira
Sérgio Carvalho
mi_jones
Hellizeus
firefox
adm-mg-2006
Kvrao
marlon
rodrigofj
Aurelio
tecnicomauricio
amsbetinho
Marcelo Soares Calçada
jeff
HP
marcosprocopio
RICARDO
albari Rj
tonywalker
marcelo_rsb
ls_floripa
LION
tos3719
ANDERSON-floripa
danyew2000
Petrucelli
Tuco Benedito
HugoSA
pulatampinha
Roch@
coyote182
shinecrazy
56 participantes

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Seg Jun 30, 2008 8:22 pm

Acho que meu amigo, o Zé, conhece este Tutiba. Ele é de São Paulo não é? Wink

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  marcelo_rsb Seg Jun 30, 2008 8:31 pm

Huuhahuahuahuhua, a gasolina pode faltar, mas o bom humor não falta nem acaba!!!! Laughing lol!
Pois é galera, bora ficar esperto pois o trem tá parecendo ser aleatório mesmo!!!
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  Roch@ Seg Jun 30, 2008 8:31 pm

Ele me disse que o Zé é um grande amigo dele!


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  jeff Seg Jun 30, 2008 10:05 pm

Abraços ao Tubiba e ao Zé.

Ainda bem que temos a sorte de conhecer amigos como esses.

hehehehe

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Seg Jun 30, 2008 11:20 pm

O Zé manda um abraço a todo mundo! Laughing
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Tubiba - O retorno

Mensagem  Roch@ Ter Jul 08, 2008 9:39 pm

Depois de ter falado com o Tubiba anteriormente, veja só oque ele me disse:


Numa bela sexta-feira, o Tubiba percebeu que o marcador do combustível estava no "E" do verbo "é agora!", ao sair de casa para ir para o trabalho, o Tubiba estava com receio de acabar a gasolina, até porque isso havia acontecido com ele anteriormente, mas com fé e coragem seguiu sua jornada.

A moto foi e voltou e a gasolina não acabou! e o tubiba louco de curiosidade para saber sobre a reserva da moto! ele queria ter uma média de quanto daria para percorrer com a reserva da moto.

Bom, ele voltou do serviço e a gsolina nada de acabar, no sábado ele deu umas voltas pelo bairro e nada da gasolina acabar, no domingo ele começou a dar umas voltas de manhã e nada de acabar a gasolina, ele não sabia de onde vinha tanta gasolina e nada de chegar na reserva.

Na tarde do domingo ele convidou a sua senhora esposa "Dona Tubiba" para passear pelo bairro para acabara com a gasolina, e eles rodaram, rodaram, rodaram, conheceram todas as ruas do bairro inclusive as ruas sem saidas e nada da gasolina acabar.

A Dona Tubiba, cansada e com dores nas partes de baixo (de trás) pediu para retornar para o seu lar. O Tubiba não corformado, disse que iria seguir o passeio pelo bairro para acabar com a gasolina.

Depois de tantas horas e (60 KM) rodados, a gasolina acabou, O tubiba quase que não acreditou! O pessoal do bairro estava achando que o vigia que passa as noites e madrugada tinha começado o trampo cedo.

Bom, quando acabou a gasolina o Tubiba rodou 200 m (isso mesmo, estava na rua detrás) até a casa dele para fazer o segundo teste.... o da reserva.


Veja abaixo o que ele fez:

Na Foto abaixo, o Tubiba retirou a gasolina que estava na reserva.

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Img05311

Na foto abaixo, segue o resultado da reserva da moto do Tubiba (1 litro e alguma coisa), vamos dizer que dá para rodar uns 30 KM, porem consideramos a margem segura de 25 KM.

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Img05312
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tos3719 Ter Jul 08, 2008 9:43 pm

boa Tuliba!
25km ja sabemos que podemos rodar entao

valeu pela dica Exclamation
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  Roch@ Ter Jul 08, 2008 9:50 pm

AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  HugoSA Ter Jul 08, 2008 9:56 pm

Roch@ escreveu:AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
Roch@, na boa, mas eu acho que isso é bomba marcando errado. Hehehe, manda o INMETRO dar uma olhada!!
Já tive uma pane seca (sim, confiei nessa reserva e cai do cavalo), e couberam pouco mais de 15 litros na minha moto... tipo uns 15,1 litros, até o nível.
Abraços!!
HugoSA
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Ter Jul 08, 2008 11:19 pm

Roch@ escreveu:AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
O Zé falou que vai fazer este teste amanhã. O ponteiro do marcador dele já está encostado ou seja, o "E" já passou a muitos quilômetros, e nada de entrar na reserva.
Caso haja menos de dois litros no tanque ele vai levar lá na concessionária amanhã mesmo.
Smile WinkRazz
Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  Petrucelli Qua Jul 09, 2008 8:18 am

Outro dia tbm fiquei a pé...Com D.Onça a tira-colo e tudo....!!
Petrucelli
Petrucelli
Forista
Forista

Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  coyote182 Qua Jul 09, 2008 12:09 pm

Ow, vou fazer uma pergunta meio idiota, mas lá vai.

Como eu sei onde é o nível do tanque da moto?? pois eu olho akele adesivo do tanque e ñ consigo entender...rs..rs
E eu mando completar e os fdps dos frentistas colocam até a boca tenho q ficar de olho, a última vez q fiz isso eu ñ estava na reserva e couberam mais de 15l, mas os caras encheram até a boca tb.

Então alguém me explica, como ver este tal nível??

Vlw
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Número de Mensagens : 407
Idade : 43
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tos3719 Qua Jul 09, 2008 2:57 pm

velho, eu tb sei onde fica o nivel
boa coyote! Idea
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  Petrucelli Qua Jul 09, 2008 4:58 pm

Pessoal...
Demorei p/ enxergar tbm...Um frentista que tem uma Twister foi quem me mostrou...Segundo ele disse, há um rebaixo no bocal da 250 da Honda tbm...É um anel ao redor do bocal, dentro do tq...Bate certinho com o adesivo que indica o nivel correto, colado no tanque. Quando a gasolina facear com o anel, é o limite.
Petrucelli
Petrucelli
Forista
Forista

Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qua Jul 09, 2008 5:07 pm

Acabei de chegar em casa agorinha e eis que a moto entra na reserva! Em frente ao meu portão! Isto é que é sorte.
Muito estranho! Balancei a moto e hoje parece ter bastante gasolina no tanque ainda. Suponho que deva ter quase um litro, da outra vez nem parecia ter um copo de tão vazio.
Eu ia fazer a mesma medida que o Roch@ mas não sei de qual mangueira sai a gasolina Embarassed
Será que alguém pode postar uma foto explicando. O ideal seria hoje pois não vou sair mais, e poderia medir tranqüilamente. Mas se deixar para amanhã fatalmente vou ter que abastecer.

Outra coisa, estive pensando se o problema não seria algum tipo de folga, vazamento no sistema que compõe o afogador... sei lá me veio isto na cabeça, provavelmente estou falando besteira....

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  HugoSA Qua Jul 09, 2008 5:40 pm

Tony,
Faça como o Roch@ aparentemente fez, feche a chave de combustível, tire aquela mangueira mais fina que sai pela lateral dela, coloque alguma coisa no dutinho para captar a gasolina que sai, e vire a chave para a reserva. Espera sangrar tudo, coloque o tubo de volta...
HugoSA
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  jeff Qua Jul 09, 2008 5:57 pm

Tony, todo vazamento de combustível cheira demais... e é perigoso.

A moto não deve cheirar (excessivamente) a gasolina, a menos que o tanque esteja aberto...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qua Jul 09, 2008 6:24 pm

HugoSA escreveu:Tony,
Faça como o Roch@ aparentemente fez, feche a chave de combustível, tire aquela mangueira mais fina que sai pela lateral dela, coloque alguma coisa no dutinho para captar a gasolina que sai, e vire a chave para a reserva. Espera sangrar tudo, coloque o tubo de volta...
Beleza, vou jantar e vejo se a Dona Walker me permite fazer o procedimento ainda hoje, senão vou acordar mais cedo amanhã. Até que é simples! Very Happy Valeu!
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qua Jul 09, 2008 6:25 pm

jeff escreveu:Tony, todo vazamento de combustível cheira demais... e é perigoso.

A moto não deve cheirar (excessivamente) a gasolina, a menos que o tanque esteja aberto...
Não não! O Vazamento que eu digo é que pode estar vazando da reserva para o tanque principal por conta de algum ajuste ruim no afogador. Pois mesmo que se entre na reserva se puxar o afogador a moto funciona. Não sei como é o sistema, é só um palpite mal-formado mesmo. Very Happy
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  jeff Qua Jul 09, 2008 7:33 pm

Então vamos lá:

O tanque principal e o reserva não têm divisão entre eles: quem define isso é o tubinho dentro do tanque, ligado ao registro de combustível (a "torneirinha").

Quando você gira o registro, seleciona o tubo mais comprido (uso normal) ou o tubo mais curto (reserva).

O afogador é uma borboleta do carburador que serve para controlar a quantidade de ar que passa pelo danado. Quando você aciona o afogador, bloqueia a passagem de ar e proporcionalmente mais gasolina é sugada pelo motor. Mas não tem chance de isso influir no nível da reserva.

A maneira mais segura de verificar é essa que foi indicada: solte a mangueirinha que sai do registro (não perde a garantia Very Happy) e recolhe a quantidade em uma garrafa limpa e seca. Só não vai esquecer de reconectar direito!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qui Jul 10, 2008 6:39 am

jeff escreveu:Então vamos lá:

O tanque principal e o reserva não têm divisão entre eles: quem define isso é o tubinho dentro do tanque, ligado ao registro de combustível (a "torneirinha").

Quando você gira o registro, seleciona o tubo mais comprido (uso normal) ou o tubo mais curto (reserva).

O afogador é uma borboleta do carburador que serve para controlar a quantidade de ar que passa pelo danado. Quando você aciona o afogador, bloqueia a passagem de ar e proporcionalmente mais gasolina é sugada pelo motor. Mas não tem chance de isso influir no nível da reserva.

A maneira mais segura de verificar é essa que foi indicada: solte a mangueirinha que sai do registro (não perde a garantia Very Happy) e recolhe a quantidade em uma garrafa limpa e seca. Só não vai esquecer de reconectar direito!

Um abraço,

Jeff
Entendi professor Very Happy
Beleza, tive que ir levar a dona Walker no ponto de ônibus (1,7km) mas já voltei. Quando for sair de novo já separei a garrafa para testar, mas acho que no máximo deve ter um litro mesmo...

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qui Jul 10, 2008 6:44 am

Aproveitando! O que é esta peça?
Me perguntaram isto ontem e não soube responder. Very Happy

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 100_1710

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tonywalker Qui Jul 10, 2008 8:22 am

Constando rapidamente pois estou atrasado! Tinha 1L Mad Evil or Very Mad
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  tecnicomauricio Qui Jul 10, 2008 9:59 am

tonywalker escreveu:Aproveitando! O que é esta peça?
Me perguntaram isto ontem e não soube responder. Very Happy

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 100_1710

Falows

Respondendo sua pergunta:
meu amigo, trabalhei em um projeto de um motor Diesel usado nos caminhões constellation da Volkswagen, especificamente o motor MWM-international do 25-370 (25 toneladas- 370 cavalos) de potência, e nesse motor tinha um sistema parecedo, chamado de "Blow-By"
Não comparando o motor de uma moto com o de um caminhão, mas como trabalho nesse setor, vejo que os caminhões estão á frente em qualquer quisito de tecnologia e controle de emissões. este sistema consiste em captar possíveis vapores de óleo e combustível e retorná-lo ao motor, note que a conexão que você destacou está um pouco acima da vela, e o retorno é pela mangueirinha conectada no tubo de admissão entre o carburador e o cabeçote do motor, então o que acontece:
os gases inerentes do calor evaporam e através da mangueira sobem até um condensador, onde esses gases se resfriam, e passando para a forma líquida, retornando para a queima.
Talves você esteja se perguntando: vapores de óleo e combustível??
é na verdade, devido ás altas rotações e calor, o óleo também evapora, em pequeníssimas gotículas e também entre os anéis de compressão pequeníssimas (quase insignificantes) quantidades de combustível também evaporam.
o resiltado deste sistema?? aproveitar melhor o combustívele e principalmente diminuir a emissão de poluentes já que o pessoal da CONAMA (conselho nacional do meio ambiente) tá en cima de todos os fabricantes de veículos para desenvolverem sistemas de redução de poluentes.
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  jeff Qui Jul 10, 2008 11:01 am

Passou perto, amigo caminhoneiro!

Nas motos também existe o sistema de reaproveitamento do blow-by, mas não é esse mostrado no destaque. Você pode vê-lo na mesma foto, do lado esquerdo. Trata-se daquela mangueira larga que leva os gases do cárter para o filtro de ar.

Na verdade, este sistema mostrado na foto introduz uma quantidade de ar fresco proveniente do filtro de ar diretamente no fluxo dos gases de escapamento. Com isso, promove uma oxidação adicional do CO (queima incompleta) e dos vapores de gasolina não queimados (são mínimos, mas sobrevivem à explosão). Como resultado, menor nível de CO e HC no escape, que são os gases controlados nos testes de nível de emissões.

A válvula que existe logo acima desse tubo/mangueira controla o fluxo de ar fresco e evita o retorno de gases na direção do filtro. Alguns sistemas são projetados para que o sistema atue somente com determinadas condições do motor, mas não parece ser o caso nesses motores.

Espero ter colaborado,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Consumo... - Página 5 Empty Re: [DÚVIDA] Consumo...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos