FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

+27
HENRY_SA_AADF
diegocolvara
joel_adriano
Vicentini
Franco "F-31"
Samuel Koch
edu.ramos
wagner mota
Vinicius Araujo
digogo
tiagho
Ceifeiro
Marcelo Soares Calçada
amsbetinho
Paulinho Alma
james_hetfield
will_santana
Pietsch
wcsantos
marcelo_rsb
mi_jones
nego
Fuzzy Logic
Tião
jeff
ddc
alexsteeve
31 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Pietsch Seg Dez 01, 2008 8:03 pm

Agora, que um pneu traseiro 120/90-16 (esse deve servir) ou um 130/90-16 (não sei se serve, mas deve ficar muito louco). Vou pesquisar ainda. O f**a é que minha moto está c 2000 km e os pneus duram muito nessa hora....rsss...
Pietsch
Pietsch
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 65
Idade : 66
Localização : Botucatu / SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Seg Dez 01, 2008 8:14 pm

acho q 130-90 vai ficar muito alto

nao sei qual a altura do flanco desses pneus d moto
alias, nao entendo essa numeracao doida. sei q sao polegadas, mas eh a largura da banda d rodagem ou altura do flanco?
s eh 1 deles, qual o valor do outro??

em carro eh enrolado mas eu jah conheco

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  jeff Seg Dez 01, 2008 8:20 pm

Xorano e Penano é uma boa sugestão de nome para dupla sertaneja.

Aí vão outros:

Pilotano e Sofreno, Revisano e Pagano, Escreveno e Zuano,...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Paulinho Alma Seg Dez 01, 2008 8:31 pm

Pessoal, utilizo minha Kansas mais na estrada do que na cidade; pelo que tenho notado, a diferença do velocímetro (no meu caso) não é muita não! Sempre houve mesmo - como já disse o Jeff - uma diferença, tanto em automóveis quanto em motocicletas; mas tenho percebido que parece muito próximo do "real" em relação aos outros veículos por causa das reduções de velocidade em radares, da velocidade dos caminhões e ônibus... Qualquer novidade detectada informo. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Na minha Speed...

Mensagem  amsbetinho Seg Dez 01, 2008 9:05 pm

90km/h no velocímetro da minha moto corresponde a 81,9km/h no GPS. Mais próximos dos 10% de erro citado pelo Jeff.
Medi várias vezes e sempre fica em torno de 10% pra mais da velocidade real.
Deixa assim...
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Paulinho Alma Seg Dez 01, 2008 9:18 pm

Betinho, a minha deve ser +ou- por aí - que deve ser tbm +ou- como nos automóveis. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Pietsch Seg Dez 01, 2008 9:33 pm

Pessoal, é o seguinte: a medida do pneu, quando em polegada, tipo 2,75, 3,00 é 100/100, ou seja 2,75 de largura e de altura. Qdo a medida é em mm, depende: 130/90 (130 de largura por 0.9x130= 117 de altura, 140/80 = 140x0,8= 112 mm de altura por 140 de largura. Não é complicado, é só que misturaram dois sistemas (polegada e mm). Então o pneu 90/100 tem 90mm de largura e altura...enqto o 2,75 tem 69,85 de largura e altura, o que dá uma diferença de 20,15 mm no raio....é o que precisamos para acertar o velocímetro....para...to ficando louco c isso...rsss
Pietsch
Pietsch
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 65
Idade : 66
Localização : Botucatu / SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Paulinho Alma Seg Dez 01, 2008 9:40 pm

Legal, Pietsch; não sabia disso. Gostei da dica. Abração.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Seg Dez 01, 2008 9:41 pm

aaaaa

agora sim. eh q to acustumado com a medicao surubenta d pneu d carro (polegada no aro, mm na banda e porcentagem no flanco)

nao sabia q os pneus d moto em polegada eram 1/1
aih fica facil achar o pneu ideal

soh fica faltando saber qual pneu q caberia na danada (largura maxima)

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Dez 02, 2008 9:44 pm

A fim de ajudar, catei e descobri esta matéria que segue abaixo:

Fonte: Revista Moto Pneu
Edição: 11
Link: http://www.revistamotopneu.com.br/motopneu/ponto_de_venda.asp?Edicao=11

"Numerologia

Entenda melhor o que significam os números que indicam as medidas de um pneu.

Por que alguns pneus trazem três números na sua medida, enquanto outros têm apenas dois? Você sabe o que significa um pneu ser 120/90 - 17, ou outro 3.00 - 18? Resolvemos explicar o que significam essas medidas para que você possa ajudar o cliente na hora de escolher a medida correta.

Primeiro é preciso saber que os pneus têm medidas em polegadas e em milímetros. Em polegadas também são medidas as rodas. Por exemplo, o pneu original traseiro da nova Yamaha XTZ 250 Lander é um 120/80 - 18. Medidas mais altas como esta (120) são em milímetros.

Isso significa que o pneu traseiro da Lander tem 120mm de largura, e sua altura (ou seção) mede 80% de 120, ou seja, 96mm. A última medida significa que o aro da roda tem 18 polegadas de diâmetro.

Mas o que dizer então da Honda CG 125 Fan que usa pneu 2.75 - 18 na dianteira? Bom, medidas nominalmente menores significam que o pneu usa o antigo padrão em polegadas. A largura do pneu é de 2,75 polegadas, aproximadamente 70mm de largura. E sua altura? "Os pneus com medidas em polegadas, apenas os convencionais, têm seção 100. Isto é sua altura tem a mesma medida da largura" explica o Gerente de Produtos da divisão Motovelo da Pirelli, Alexandre Sorrentino. Portanto, o pneu dianteiro da CG 125 Fan mede 2,75 polegadas de largura e altura e é montado em uma roda de 18 polegadas.

A regra da seção 100, ou da altura igual a largura vale para todos os pneus que têm medidas em polegadas.

Pneus radiais
A motocicleta tem CÂMBER dinâmico, ou seja, para fazer uma curva ele deve inclinar lateralmente, portanto, os pneus devem suportar o peso da moto em suas paredes laterais. A estrutura Radial é normalmente rígida na rodagem e flexível nas paredes laterais. Se considerarmos um pneu de estrutura Radial, com altura de secção 100% da largura, teremos uma parede lateral muito alta em relação à rodagem e portanto, de grande deformação e conseqüente instabilidade da motocicleta. Por isso, dificilmente um pneu Radial para motocicleta terá secção 100% e suas medidas serão expressas em polegadas.
"

Bom, pelo texto acima concluí que a filosofia é idêntica a filosofia que tratamos nos carros, o que, para a maioria, torna as coisas mais fáceis.

Então, pelo descrito no texto acima, o pneu da Kansas 150cc que é um 2,75-18 seria então um 70/70-18, e analisando diretamente o traseiro seria um 90/90-16... Já que 2,75 x 25,4 = 70mm e que 3,5 x 25,4 = 90mm ( aproximados ), tendo em vista a seção 100, são respectivos 70/70-18 e 90/90-16.

Pneus da Kansas
Dianteiro: 2,75-18 ( 69,85/69,85-18 )
Traseiro: 3,50-16 ( 88,9/88,9-16 )

Acredito que poderia ser trocado, baseado nos dados acima, por um dianteiro 100/80-18 e um traseiro 100/90-16 para ficar mais "robusto" atrás, estilo a VBlade que usa 130/90-15 na traseira. E a nível de informação, no caso do dianteiro, a VBlade utiliza um 100/80-18 ( 3,00-18 = 76,2/76,2-18 ).

Pneus da VBlade
Dianteiro: 3,00-18 ( 76,2/76,2-18 )
Traseiro: 130/90-15

Bom, caso eu tenha falado besteira por favor me corrijam... Agora fica a cabo dos que gostam de calcular, fazer o cálculo da diferença da velocidade real para a velocidade marcada e descobrir qual seria (ou deveria ser) o penu adequado na ALTURA para reduzir, ou até mesmo eliminar, a diferença... Pois eu... Odeio cálculo... Mas eu acredito que uma relação direta seria o suficiente, vejamos.

Conforme a tabela informada pelo nosso companheiro Pietsch em "post" anterior, onde compara a velocidade marca com a velocidade real, tendo base de que a marcação esteja correta e realizada com instrumento GPS aferido, conforme informa nosso companheiro em seu "post", teremos a diferença abaixo:

Velocidade Marcada Velocidade Real Diferença ( % )
60Km/h
48Km/h
25%
80Km/h
64Km/h
25%
100Km/h
81,4Km/h
22,85%
110Km/h
91Km/h
20,88%
120Km/h
102Km/h
17,65%

Então, a fim de reduzir a diferença, talvez uma relação direta funcione... O dianteiro original da Kansas tem 2,75 que dá 2,75 x 25,4 = 69,85mm sendo então um pneu de 70/70-18. Poderia ser substituido por um pneu de 80,3275/80,3275-18 o que daria um pneu de 3,16-18 que não existe ( ao menos até onde sei não existe ), e sendo assim o mais correto seria substituir por um 100/80-18, na dianteira. Agora na traseira, para dar um ar mais robusto poderia ser colocado um 100/90-16, a traseira ficaria ainda mais custom.

Vejamos:
Pneus da Kansas - Dianteiros
69,85/69,85-18
69,85 + 15% = 80,3275 ( 80 )
100 x 0,8 = 80
Então temos um pneu de 100/80-18, o que dá um aumento de 15% na altura do pneu.

Pneus da Kansas - Traseiros
88,9/88,9-16
100 x 0,9 = 90
100/90-16
Então teremos um pneu traseiro que será 12,48% mais largo e somente 1,24% mais alto, o que é praticamente irrelevante, e fora que estes 1,24% a mais na altura traseira compensa um pouco a diferença faltante de 0,3275mm de altura na dianteira, já que os 1,24% na traseira é igual a 1,1mm.

Então fica aí minha opinião para que os "matemáticos de plantão" ( expressão positiva ) possam analisar e corrigir os erros, assim como nosso companheiros com anos de pilotagem, como Jeff que deve ter sido mecânico de "matusalém". Very Happy


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 8:19 am

Agradeço a menção, mas esclareço que não fui mecânico do Matusalém: ele tinha um camelo do ano... Wink

Fuzzy, não gosto de opinar sobre esse tema dos pneus porque não tenho formação nenhuma nessa área e essa modificação envolve um risco significativo de segurança.

Um coisa eu aprendi na mecânica: toda alteração terá resultados; se não forem imediatos, serão a médio ou longo prazo. Os pneus de dimensões ligeiramente diferentes (100 mm em vez de 90 mm) podem até se encaixar no aro, e ficam bonitos, mas desconheço as eventuais consequências a longo prazo dessa acomodação forçada que o pneu sofrerá.

Entre minhas dúvidas, estão:

O pneu inflado sofrerá uma tensão residual permanente? Os flancos do pneu passarão por um esforço cíclico para o qual não foram projetados? Isso estará eliminando o fator de segurança previsto no projeto? Fará com que o pneu trabalhe mais quente do que o previsto? Não haverá o risco de um estouro antes que o desgaste da banda de rodagem justifique a troca do pneu? (porque a vida de todo pneu é limitada a um número de ciclos, que em condições normais é superior à vida útil da banda. Pneus de carros recauchutados jogam fora essa margem de segurança, mas são 4 pneus... por isso que pneu de moto recauchutado é proibido.)

São apenas conjeturas, podem ser infundadas, mas não estamos tratando de carros e sim de motos, onde o estouro de um pneu pode ser catastrófico. As engenharias das fábricas de pneus e de veículos somente padronizam um pneu depois de longos períodos de teste. Não gostaria de recomendar algo sobre o qual não tenho controle. É algo que estou disposto a testar, mas por minha própria conta e risco, avaliando periodicamente o estado do pneu com mais freqüência e cuidado do que faria se fosse o pneu original. Acho que quem fizer esse tipo de alteração tem de estar consciente disso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Falência da Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 9:19 am

Ae! Jeff... Só pra constar... Já que o tópico referido está trancado... Veja que incoerência, agora que o gaverno publicamente informou sobre a baixa da taxa de IOF 3,38% para 0,38%, no dia seguinte as parcelas da Kansas 150cc aumentaram de 48 x de R$222,00 para atuais 48 x R$227,00... Cadê a baixa?... hehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 9:56 am

Fala baixo, não espalha.... com o dólar a 2,45, ainda está de bom tamanho... Espera só a tijolada que vem por aí...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Pietsch Qua Dez 03, 2008 10:20 am

Perfeito Fuzzy, apenas alguns equívocos que gostaria de sanar:
As medidas em milímetro, como citado na reportagem “Numerologia” são da seguinte forma:
“Por exemplo, o pneu original traseiro da nova Yamaha XTZ 250 Lander é um 120/80 – 18...Isso significa que o pneu traseiro da Lander tem 120 mm de largura, e sua altura (ou seção) mede 80 % de 120, ou seja, 96 mm. A última medida significa que o aro da roda tem 18 polegadas de diâmetro”.
Assim sendo, o correto por analogia, seria:
Pneus da Kansas
Dianteiro: 2,75-18 (70/100 - 18 )
Traseiro: 3,50-16 (90/100 - 16 )
Concorda??
Quanto a diminuição da diferença entre o velocímetro e a vel real a altura deve ser tomada no total (incluindo o aro), para vermos a diferença no perímetro do pneu (comprimento da circunferência).
Comprimento = 2 x π (3,1416) x Raio (1 volta da roda)
Vou considerar dois pneus dianteiros, que constam da lista da Pirelli, modelo City Demon: 2,75 -18 e o 90/100 – 18:
Roda 18’ de diâmetro = 9’ de raio = 228,6 mm
228,6 + 69,84 = 298,44 mm (raio c pneu original) (1)
228,6 + 90,00 = 318,60 mm (raio c pneu 90/100 – 18 ) (2)
Comprimento (1): C1= 2x 3,1416 x 298,44 = 1.875,16 mm
Comprimento (2): C2= 2x 3,1416 x 318,60 = 2.001,83 mm
A relação C2/C1 = 2001,83/1875,16 = 1,06755, que representa que c o pneu 2 eu ando 6,755% a mais a cada giro da roda, ou seja, diminui na mesma % a diferença do odômetro, que tinha uma diferença de aproximadamente 10%.
Quanto aos "matemáticos de plantão", concordo plenamente.
Abraços
Pietsch
Pietsch
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 65
Idade : 66
Localização : Botucatu / SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 10:31 am

αυτό το θέμα, μου φαίνεται ελληνικά.

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 10:44 am

Jeff... Qndo xingar, faz em português! Num fica usando a linguagem de matusalém não... hehehehe

Very Happy

Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 10:56 am

Pietsch,

Sua matemática é coerente... No meu caso eu desconsiderei o diâmetro do aro, já que o mesmo não será alterado, permanecendo 18 pol.


Agora quanto a altura do pneu com medida em polegadas eu não entendi o seu 70/100-18, já que conforme o que o cidadão da Pirelle diz, o certo é 70/70-18, veja o texto:
"Os pneus com medidas em polegadas, apenas os convencionais, têm seção 100. Isto é sua altura tem a mesma medida da largura", com base nisto, se a largura são 2,75 pol. então sua altura também é de 2,75 pol. e observando bem os pneus da Kansas 150cc podemos chegar a conclusão de que isto é coerente devido a ENORME diferença do traseiro para o dianteiro, tanto em largura quanto em altura.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 11:15 am

Jeff,

Não sou engenheiro e nem projetista, mas acredito que a alteração, sendo cabível e feita corretamente, não tará malefícios.

A maior largura no pneu só trará benefícios, principalmente quanto a pegada da moto ao solo (não vamos entrar novamente no mérito do atrito, isso já foi conversado em outro tópico), mas é lógico que a maior largura só será benéfica caso realmente um pneu 100mm de largura caiba na moto.

O pneu não vai esquentar mais e pode até esquentar menos, temos que ver que como o pneu é maior a quantidade de ar dentro do mesmo para chegar a determinada pressão será também maior, e lógicamente não se pode colocar um pneu cuja a característica de velocidade seja inferior a velocidade máxima alcançada pela moto, tanto que nem citei modelos de pneus, apesar de no site da PirelliMoto ter vários. Essa característica de velocidade se vê pela letra que acompanha o modelo do pneu, que de cabeça não sei as velocidades correspondentes.

A moto ainda será beneficiada por uma maior altura em relação ao solo, pouca coisa, lógico, e talvez seja beneficiada com relação a buracos na pista, pois se você terá mais ar no pneu, pode ser que isso ajude em absorver os impáctos, só não dou certeza porque a pressão interna será a mesma e porque não sou matemático e nem físico.

A calibragem do pneu continuará a mesma, como já disse acima, a pressão interna será a mesma só que entrará mais ar no pneu a fim de chegar a mesma pressão devido ao maior espaço interno do mesmo.

Quanto a deformações no pneu durante o uso, como por exemplos em curvas e frenagens, não terá alterações desde que seguida a calibragem do pneu. A calibragem do pneu, pelo que sei, é analisada a carga que a moto poderá vir a transportar, então se o pneu é maior (mais largo e/ou alto) que o original você precisará de mais ar para chegar a uma determinada pressão e se o pneu for menor que o original (menos largo e/ou alto) você precisará de menos ar para chegar a determinada pressão, e quem limita o pneu com relação a sua deformação é exatamente esta pressão de ar da calibragem estar em conformidade com os padrões de quem projetou.
Lógico que estou considerando pneus que tenham mesma característica (resitência) de peso e velocidade que o pneu original, mesmo que menores ou maiores que os originais.

Não estou aqui defendendo tese nenhuma, e nem estou dizendo para que as pessoas façam isso, mas estou explicando que ao meu ver esta seria uma modificação segura se for feita dentro destas condições, e isso traria o benefício de reduzir significativamente a diferença tanto no hodômetro quanto do velocímetro com relação a distância/velocidade marcada para a distância/velocidade real.

Claro que quem for fazer tal modificação deve observar se o pneu 100/80-18 (dianteiro) e 100/90-16 (traseiro) realmente vão caber na "caixa de roda", se o pneu não ficará raspando nas laterais e nem no páralama, e na montagem ver se o pneu realmente cabe corretamente no aro. Estando isso tudo okey, não acredito que trará problemas, só benefícios.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 11:29 am

Fuzzy,

Como disse, minhas dúvidas provavelmente são infundadas. Concordo com as vantagens que o pneu maior deve trazer, fico preocupado apenas com a deformação que o pneu sofrerá para se encaixar em um espaço menor. O perfil ideal dele prevê um aro com 100 mm.

Inflado e encaixado em um aro de 90 mm, o perfil que ele mostrará será um pouco diferente daquele ideal para o qual foi projetado. Como ele se comportará em uma curva fechada? Será que não vai apresentar uma tendência de mastigar o talão? Com câmara, o risco pode ser menor. E quem fizer essa modificação com um pneu sem câmara e ele desinflar porque o aro desencaixou no meio de uma curva em alta velocidade? É só isso que me preocupa.

Acredito que uma mudança como essa possa estar dentro dos limites de segurança. Mas gostaria de ver um estudo técnico sobre isso, com medição de vida útil, etc. Não encontrei nada na internet que não tenha sido escrito por adeptos da modificação, preferiria ver um estudo feito por uma fábrica ou por alguém do ramo de fabricação de pneus.

No mais, acho que este é o tópico mais técnico até hoje no fórum.

A propósito, aí vai a tradução de αυτό το θέμα, μου φαίνεται ελληνικά: "Isso parece grego para mim". Very Happy

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Qua Dez 03, 2008 2:12 pm

existe uma outra medida pouco vista em pneus mas muito comum em rodas
a TALA
q eh justamente a largura do aro
em carros custuma variar de meia em meia polegada mas nao sei pra motos
mas sei q existe uma margem d segurança para os pneus mais largos ou estreitos em certas rodas

por ex: pneus com banda de 200mm deveriam ser utilizados em rodas d tala 8. mas em geral s adaptam bem aos pneus com meia polegada a mais ou a menos sem fugir da faixa de segurança

jah em motos eu desconheco mas creio q PEQUENAS diferenças nao sejam preocupantes

nao sei s caberia (estetica e fisicamente) um pneu 100 na dianteira da kansas
mas eu colocaria um 80 ou 90 sem maiores preocupacoes
jah pra traseira eu acho 100 pouco. acho q 110 ou 120 seria mais indicado
falta saber a questao das talas para evitar o q disse o jeff

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 2:36 pm

will_santana escreveu:existe uma outra medida pouco vista em pneus mas muito comum em rodas
a TALA
q eh justamente a largura do aro
em carros custuma variar de meia em meia polegada mas nao sei pra motos
mas sei q existe uma margem d segurança para os pneus mais largos ou estreitos em certas rodas

por ex: pneus com banda de 200mm deveriam ser utilizados em rodas d tala 8. mas em geral s adaptam bem aos pneus com meia polegada a mais ou a menos sem fugir da faixa de segurança

jah em motos eu desconheco mas creio q PEQUENAS diferenças nao sejam preocupantes

nao sei s caberia (estetica e fisicamente) um pneu 100 na dianteira da kansas
mas eu colocaria um 80 ou 90 sem maiores preocupacoes
jah pra traseira eu acho 100 pouco. acho q 110 ou 120 seria mais indicado
falta saber a questao das talas para evitar o q disse o jeff

[]s

Atrás você não pode varia muito... Pois pode alterar a relação em função do motor... Aquele conversa do outro fórum (Coroa 38 Dentes)... Lembras?... Pois na VBlade o pneu é 130/90-15 (aro 15)... Se você aumentar a largura do pneu, vai aumentar a altura automaticamente, e isso pode alterar a relação em função do motor.

100/90 = 100 de largura e 90 de altura, bem próximo dos 88,9 de altura originais (3,5 x 25,4 = 88,9mm)

110/90 = 100 de largura e 99 de altura, mais alto 11,36% que os originais

120/90 = 120 de largura e 108 de altura, bem mais alto que os originais com 21,48% a mais na altura

Fora influenciar na relação, o objetivo aqui é procurar reduzir a diferença da velocidade real para com a velocidade marca (assim como a diferença no hodômetro), então dependendo da alteração pode vir a alterar estas condições trazendo uma diferença no sentido contrário a atual, não resolvendo o problema, somente mudando ele de sentido.

Vendo por este lado da TALA, podemos então mudar o pneu dianteiro, colocando um 3,15-18 ou um 3,25-18, se é que existem estas medidas... Daí teríamos respectivamente:

3,15-18 = 80,01/80,01-18 (ideal)
3,25-18 = 82,55/82,55-18*

*Como a maior defasagem se dá em baixa velocidade, que no caso gira de 20% até 25%, esta diferença de 2,55 a mais não virá a influenciar muito.

Pois o que temos que atentar é:
Dianteiro: Aumentar a altura sem aumentar muito a largura.
Traseiro: Aumentar a largura sem aumentar muito a altura.
Seguindo esta regra, podemos resolver a relação do velocímetro e do hodômetro, trazer maio estabilidade e sem alterar outras relações.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Qua Dez 03, 2008 2:50 pm

sim, claro
eu esqueci d citar q no caso do aumento da largura, a altura teria q ser compensada

isso em carros eh BEM comum

as rodas e pneus originais do tigra sa0 165-60 x 14 e eu uso 185-55 x 15 (4% mais altos)

no caso (miraculoso) d chegar a caber um pneu 130 na traseira da kansas, ele teria q ser 130-70 para preservar a altura original (ou prox) e nao alterar a velocidade nem estressar o motor ou relação

qnt a questao do fuzzy, o problema eh soh q a segunda medida eh em PORCENTAGEM da primeira
entao um pneu 90/90 nao tem a msm largura e altura jah q 90% de 90m sao 81mm Wink
daih o 90/100 do Pietsch

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 3:00 pm

O problema é que não conheço as medidas peculiares dos pneus... Então posso citar medidas que não existam, ou não sejam comerciais.

No caso da existência do 90/100 não alteraria em nada, tanto na altura quanto na largura do pneu traseiro, o que torna-se desinteressante a aplicação.

Traseiro
3,5 x 25,4 = 88,9mm
90 x 1 = 90mm

O ideal na traseira seria o 100/90, cai na mesma coisa do 90/100 mas com mais largura.

O problema maior mesmo é na frente, saber medida comercial que dê 80mm de altura e se encaixe, na largura, na dianteira da Kansas.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Qua Dez 03, 2008 3:03 pm

Fuzzy Logic escreveu:O problema é que não conheço as medidas peculiares dos pneus... Então posso citar medidas que não existam, ou não sejam comerciais.

No caso da existência do 90/100 não alteraria em nada, tanto na altura quanto na largura do pneu traseiro, o que torna-se desinteressante a aplicação.

Traseiro
3,5 x 25,4 = 88,9mm
90 x 1 = 90mm

O ideal na traseira seria o 100/90, cai na mesma coisa do 90/100 mas com mais largura.

O problema maior mesmo é na frente, saber medida comercial que dê 80mm de altura e se encaixe, na largura, na dianteira da Kansas.

eh exatamente meu problema
hehehehe

pneu d carro eu conheco bastante. mas d moto...
eu acho q na kansas caberia 1 pneu 90 ou ateh msm 100mm na frente
mas na traseira eu gostaria d colocar um 110 ou 120 (130 acho q nao caberia nem com reza brava)
mas nao sei s existem pneus com flancos compativeis com as nossas necessidades d altura

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 3:05 pm

Coloca um aro da VBlade... 130/90-15... 100/90-16... Faz o comparativo ai na matemática! (já que tu gosta... quem faz química tem que gostar)


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Dez 03, 2008 3:23 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos