1000 KM - Primeira Revisão
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Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Sem contar que óleo demais também pode danificar os retentores.
LION- Membro Senior
- Número de Mensagens : 603
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Valeu Veiga pelas dicas!
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Vlw mesmo, ñ sabia deste lance do óleo.
coyote182- Admin
- Número de Mensagens : 407
Idade : 44
Data de inscrição : 07/04/2008
Já estou rodando...
Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:Eu troquei ante-ontem, e usei o Castrol "actevo" GP...É lançamento...Espero que preste!
E ae Petruchio, já tá rodando com a bichinha é?
Colocou esse óleo onde, na concessionária? É esse o óleo usado pela Dafra?
Já estou rodando sim, Tuco!
Quanto ao óleo, Que me corrija o Veiga, mas o que determina o padrão, o óleo a ser usado, é designação, a norma que o fabricante do equipamento optou, escolheu usar.
No nosso caso, usuários Dafra, conforme o que está escrito na pág. 44 do manual, devemos estar atentos às normas utilizadas e aceitas pela Dafra:
1- API SF ou SG
2- JASO MA
3- SAE 20W50
Veja bem, o fabricante do óleo(Mobil,castrol,BR,etc) tem que atender, se adequar a uma dessas normas e informar no rótulo, respectivamente, a qual especificação atende. Portanto, não importa o fabricante ou marca de óleo. Importa muito qual norma é atendida.
Porém, a idoneidade do fabricante e os aditivos extras, além-norma, são significativos na escolha de um determinado "modelo" de lubrificante. Os fornecedores de renome, além de atender as especificações da norma que escolheram, muitas vezes a superam, adicionando aditivos especiais, desenvolvidos por eles.
Aí é um longo capítulo...O que importa é a seriedadade da marca e o atendimento, básico, à norma...
Caso seja um fabricante desconhecido, desonesto, pode apenas imprimir a norma no rótulo, e dentro o óleo ser uma "M...." Portanto, uso apenas marcas tradicionais, com as normas que a Dafra optou(relembrando pág. 44)
Ufa,,,Acabei....
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Petrucelli escreveu:Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:Eu troquei ante-ontem, e usei o Castrol "actevo" GP...É lançamento...Espero que preste!
E ae Petruchio, já tá rodando com a bichinha é?
Colocou esse óleo onde, na concessionária? É esse o óleo usado pela Dafra?
Já estou rodando sim, Tuco!
Quanto ao óleo, Que me corrija o Veiga, mas o que determina o padrão, o óleo a ser usado, é designação, a norma que o fabricante do equipamento optou, escolheu usar.
No nosso caso, usuários Dafra, conforme o que está escrito na pág. 44 do manual, devemos estar atentos às normas utilizadas e aceitas pela Dafra:
1- API SF ou SG
2- JASO MA
3- SAE 20W50
Veja bem, o fabricante do óleo(Mobil,castrol,BR,etc) tem que atender, se adequar a uma dessas normas e informar no rótulo, respectivamente, a qual especificação atende. Portanto, não importa o fabricante ou marca de óleo. Importa muito qual norma é atendida.
Porém, a idoneidade do fabricante e os aditivos extras, além-norma, são significativos na escolha de um determinado "modelo" de lubrificante. Os fornecedores de renome, além de atender as especificações da norma que escolheram, muitas vezes a superam, adicionando aditivos especiais, desenvolvidos por eles.
Aí é um longo capítulo...O que importa é a seriedadade da marca e o atendimento, básico, à norma...
Caso seja um fabricante desconhecido, desonesto, pode apenas imprimir a norma no rótulo, e dentro o óleo ser uma "M...." Portanto, uso apenas marcas tradicionais, com as normas que a Dafra optou(relembrando pág. 44)
Ufa,,,Acabei....
Ok, entendi,
Mas e o pessoal da concessionária, como lhe recebeu, chegando com esse óleo que, certamente, não é o utilizado por eles? Na boa? É só escolher o seu óleo e levar na revisão?
Tuco Benedito- Forista
- Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008
veiga
como muito bem disse, o que conta são as especificações indicadas pela marca. Amarca é quase....quase indiferente....mas é claro, mais vale gastar um pouco mais e por um oelo de marca conceituada do um de uma marca manhosa!
Boas curvas
Boas curvas
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Sim..
Aqui eu não levei...Mas o mecânico disse que poderia ter usado um óleo que eu preferisse. A dafra ainda não institucionalizou o óleo a ser usado. Por enquanto...Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:Eu troquei ante-ontem, e usei o Castrol "actevo" GP...É lançamento...Espero que preste!
E ae Petruchio, já tá rodando com a bichinha é?
Colocou esse óleo onde, na concessionária? É esse o óleo usado pela Dafra?
Já estou rodando sim, Tuco!
Quanto ao óleo, Que me corrija o Veiga, mas o que determina o padrão, o óleo a ser usado, é designação, a norma que o fabricante do equipamento optou, escolheu usar.
No nosso caso, usuários Dafra, conforme o que está escrito na pág. 44 do manual, devemos estar atentos às normas utilizadas e aceitas pela Dafra:
1- API SF ou SG
2- JASO MA
3- SAE 20W50
Veja bem, o fabricante do óleo(Mobil,castrol,BR,etc) tem que atender, se adequar a uma dessas normas e informar no rótulo, respectivamente, a qual especificação atende. Portanto, não importa o fabricante ou marca de óleo. Importa muito qual norma é atendida.
Porém, a idoneidade do fabricante e os aditivos extras, além-norma, são significativos na escolha de um determinado "modelo" de lubrificante. Os fornecedores de renome, além de atender as especificações da norma que escolheram, muitas vezes a superam, adicionando aditivos especiais, desenvolvidos por eles.
Aí é um longo capítulo...O que importa é a seriedadade da marca e o atendimento, básico, à norma...
Caso seja um fabricante desconhecido, desonesto, pode apenas imprimir a norma no rótulo, e dentro o óleo ser uma "M...." Portanto, uso apenas marcas tradicionais, com as normas que a Dafra optou(relembrando pág. 44)
Ufa,,,Acabei....
Ok, entendi,
Mas e o pessoal da concessionária, como lhe recebeu, chegando com esse óleo que, certamente, não é o utilizado por eles? Na boa? É só escolher o seu óleo e levar na revisão?
Pq veja bem...A maioria dos fabricantes, fazem um acordo com um fornecedor, uma marca de óleo, e determina o uso exclusivo, daquela marca, em suas revisões...Ex: Selenia- Nos veículos Fiat. Ou seja, é como se apenas a marca definida pelo fabricante, fosse capaz de atender à especificação...Pura balela! Jogada desonesta para aumentar a grana na hora da revisão gratuita! Mesmo que vc leve um óleo melhor, com uma norma acima das exigências daquele motor, ainda assim não pode, perde a garantia! Afff....
Porém, por enquanto a Dafra ainda não está agindo assim. Apenas definiu os requisitos do óleo(Normas). Acredito que deva ficar assim, mesmo no futuro.
O valor cobrado foi R$15,00 pelo óleo...
A 2ª troca(troquei antes de 2000 Km...tava com 1860) fui eu que fiz e utilizei o "actevo" . Preço: R$9,89(9,00 com desconto)...
Noticia/informações:
http://www.salaodamotocicleta.com.br/home/page.php?area=sm_n0028
http://www.mecanicaonline.com.br/plantao/noticia1.php?noti=587
http://www.motomundo.com.br/2008/04/trizone-castrol-nova-geracao-de-oleo-para-motos/
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/13710.html
http://www.castrol.com/castrol/productdetail.do?categoryId=82916135&contentId=6501000
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Uma coisa interessante que eu li esses dias foi que durante o processo de amaciamento que teoricamente duraria por uns 3000Km deve necessariamente acontecer usando durante todo o período com óleo NÃO SINTÉTICO, pois este poderia reduzir d+ o atrito, atrapalhando então no casamento: anéisXcilindro que é a parte mais importante do amaciamento.
Outra indicação muito importante a respeito dos lubrificantes a serem utilizados na moto é que não é recomendável o uso de óleos de carro em moto pois devido a moto possuir uma embreagem banhada em óleo dependendo pode acontecer de a embreagem patinar.
Outra indicação muito importante a respeito dos lubrificantes a serem utilizados na moto é que não é recomendável o uso de óleos de carro em moto pois devido a moto possuir uma embreagem banhada em óleo dependendo pode acontecer de a embreagem patinar.
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Petrucelli escreveu:
A 2ª troca(troquei antes de 2000 Km...tava com 1860) fui eu que fiz e utilizei o "actevo" . Preço: R$9,89(9,00 com desconto)...
Trocou em casa? Não levou na concessionária?
Tuco Benedito- Forista
- Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008
Sim...Em casa
Sim, Tuco.Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:
A 2ª troca(troquei antes de 2000 Km...tava com 1860) fui eu que fiz e utilizei o "actevo" . Preço: R$9,89(9,00 com desconto)...
Trocou em casa? Não levou na concessionária?
Eu mesmo troquei.
Agora fiquei preocupado com o comentário sobre óleo sintéticoXmineral...No período de amaciamento...
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Revisão!!!
Ai pessoal hoje eu levei a criança para verificar o barulho na dianteira e o marcador de combustivel, levei na nova concessionarias em Nilópolis (o mecanico disse que eu inaugurei a oficina da loja ), fui super bem atendido, o mecanico fez tudo na minha frente, ( quando eu falei para ele que eu era maroto com moto ele me deu varias dicas, me explicou todo, tudo que eu pergunatava ele respondia), o problema que estava marcando combustivel errado era a boia que tava agarando, e o barulho ele apertou a direção e o barulho diminuiu (vou ter que voltar para aperta mais!),
Mais minha pergunta e o seguinte! (Sei que já li no forum mais não achei) Para o pessoal que já fez a revisão dos 1000km
1° Quantos litros ou tanque gastaram para completar os 1000km
2° Depois dos mil, o tranco na embreagem parou?
3° Quantos litros de oleo foi usado?, pois no forum eu li que é 900ml (nem mais nem menos) e na concessionaria eles usam 1L
Obs.: Pessoal me desculpem se as perguntas forem bestas mais é pq o que eu sei aprendi aki...
VLW!!!
Mais minha pergunta e o seguinte! (Sei que já li no forum mais não achei) Para o pessoal que já fez a revisão dos 1000km
1° Quantos litros ou tanque gastaram para completar os 1000km
2° Depois dos mil, o tranco na embreagem parou?
3° Quantos litros de oleo foi usado?, pois no forum eu li que é 900ml (nem mais nem menos) e na concessionaria eles usam 1L
Obs.: Pessoal me desculpem se as perguntas forem bestas mais é pq o que eu sei aprendi aki...
VLW!!!
Danrsp RJ- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Localização : Rio de Janeiro - Pavuna
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Petrucelli escreveu:Sim, Tuco.Tuco Benedito escreveu:Petrucelli escreveu:
A 2ª troca(troquei antes de 2000 Km...tava com 1860) fui eu que fiz e utilizei o "actevo" . Preço: R$9,89(9,00 com desconto)...
Trocou em casa? Não levou na concessionária?
Eu mesmo troquei.
Agora fiquei preocupado com o comentário sobre óleo sintéticoXmineral...No período de amaciamento...
Mas a revisão não tem que ser na concessionária? Como ficou o carimbo das revisões no manual? Isso não vai prejudicar a garantia?
Desculpe a insistência Petrucelli, mas é que estou curioso sobre o fato de você ter trocado o óleo em casa em vez de ir na concessionária...
Sei que a troca é manha de fazer (eu sempre trocava da minha antiga Strada), mas ela estava fora da garantia, já as Dafra ainda estão na garantia. Isso não vai dar margem para que eles aleguem que qualquer problema foi causado pelo fato de você não ter feito a revisão na concessionária?
Tuco Benedito- Forista
- Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008
que nada
A 1ª troca de oleo é feita com 1000 km na concessionaria
A 2ª troca feita com 2000 km pode ser feita em casa
A 3ª troca de 3000 km é na concessionaria
No manual diz
1ª revisão aos 1000km
2ª revisão aos 3000km
neste intervalo vc TEM que trocar o oleo...... e é melhor em casa. Mas rapido e barato né?
Na concessionaria eles usam o SELENIA
A maioria do pessoal que troca em casa usa CASTROL ou MOBIL (eu prefiro CASTROL)
beleza?
A 2ª troca feita com 2000 km pode ser feita em casa
A 3ª troca de 3000 km é na concessionaria
No manual diz
1ª revisão aos 1000km
2ª revisão aos 3000km
neste intervalo vc TEM que trocar o oleo...... e é melhor em casa. Mas rapido e barato né?
Na concessionaria eles usam o SELENIA
A maioria do pessoal que troca em casa usa CASTROL ou MOBIL (eu prefiro CASTROL)
beleza?
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
tos3719 escreveu:A 1ª troca de oleo é feita com 1000 km na concessionaria
A 2ª troca feita com 2000 km pode ser feita em casa
A 3ª troca de 3000 km é na concessionaria
No manual diz
1ª revisão aos 1000km
2ª revisão aos 3000km
neste intervalo vc TEM que trocar o oleo...... e é melhor em casa. Mas rapido e barato né?
Na concessionaria eles usam o SELENIA
A maioria do pessoal que troca em casa usa CASTROL ou MOBIL (eu prefiro CASTROL)
beleza?
Vc troca ou completa o oleo em casa? Pq se for so completar (pelo menos em carro) devemos colocar o mesmo oleo?
Danrsp RJ- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Localização : Rio de Janeiro - Pavuna
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/04/2008
troco
Eu troco
Deu 1000 km troco o oleo
Se for completar, realmente é preciso ser o mesmo.
Mas sempre troco
O óleo é algo delicado nas motos. E como nossas m,otos são novas, de uma marca nova........ vamos cuidar bem deste ítem, para não termos problemas no futuro.
Deu 1000 km troco o oleo
Se for completar, realmente é preciso ser o mesmo.
Mas sempre troco
O óleo é algo delicado nas motos. E como nossas m,otos são novas, de uma marca nova........ vamos cuidar bem deste ítem, para não termos problemas no futuro.
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
tos3719 escreveu:A 1ª troca de oleo é feita com 1000 km na concessionaria
A 2ª troca feita com 2000 km pode ser feita em casa
A 3ª troca de 3000 km é na concessionaria
No manual diz
1ª revisão aos 1000km
2ª revisão aos 3000km
neste intervalo vc TEM que trocar o oleo...... e é melhor em casa. Mas rapido e barato né?
Na concessionaria eles usam o SELENIA
A maioria do pessoal que troca em casa usa CASTROL ou MOBIL (eu prefiro CASTROL)
beleza?
Ah, agora entendi!
Tinha percebido que as revisões eram a de 1000 e a de 3000 km, só não tinha me atentado pra esse intervalo, o dos 2000km.
Tuco Benedito- Forista
- Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008
Certíssimo!!!
É isso aí Tuco...O que a turma colocou ai em cima...Está correto!!!
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
900 ml ou 1000 ml
Entao povo.... fui na oficina da Dafra em Osasco-SP e os caras (mecanicos) falara que sempre colocam 1000 ml, NUNCA 900ml.
Ai eu perguntei: E o manual que diz 900 ml?
Eles desconversaram. Acredita?
Ai eu coloquei 1000ml
O problema que a engenharia da moto está pronta para 900 ml de oleo
O que significa que retentores irao pro saco rapidinho que sempre coloca 1000 ml.
e agora?
duvida cruel!
900 ml ou 1000 ml ou ainda 1100 ml apos desmontagem do filtro centrifugo?
os mecanicos sao muito mal preparados!
Ai eu perguntei: E o manual que diz 900 ml?
Eles desconversaram. Acredita?
Ai eu coloquei 1000ml
O problema que a engenharia da moto está pronta para 900 ml de oleo
O que significa que retentores irao pro saco rapidinho que sempre coloca 1000 ml.
e agora?
duvida cruel!
900 ml ou 1000 ml ou ainda 1100 ml apos desmontagem do filtro centrifugo?
os mecanicos sao muito mal preparados!
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
tos3719 escreveu:Entao povo.... fui na oficina da Dafra em Osasco-SP e os caras (mecanicos) falara que sempre colocam 1000 ml, NUNCA 900ml.
Ai eu perguntei: E o manual que diz 900 ml?
Eles desconversaram. Acredita?
Ai eu coloquei 1000ml
O problema que a engenharia da moto está pronta para 900 ml de oleo
O que significa que retentores irao pro saco rapidinho que sempre coloca 1000 ml.
e agora?
duvida cruel!
900 ml ou 1000 ml ou ainda 1100 ml apos desmontagem do filtro centrifugo?
os mecanicos sao muito mal preparados!
Se for que nem carro, mesmo quando troca o filtro, ou quando monta o motor ou qualquer outra coisa, a quantidade de oleo usada e semper a mesma recomendada, nem mais e nem menos, e depois deixar o motor trabalhar por alguns minutos e deixa-lo descança ai poderemos medeir pela vareta a quantidade de oleo e se for necessario acresentar mais oleo.
Danrsp RJ- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Localização : Rio de Janeiro - Pavuna
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/04/2008
equivocado
Velho, acho que vc esta equivocado, pois no carro quando se troca o filtro é necessario mais oleo
Exemplo: So troca de oleo é necessario 3 litros
Na troca do filtro é necessario 3,5 litros
Isso no carro. Já na moto a quantidade que fica no filtro deve ser 200 ml somente
Entao: So troca de oleo é necessario 900 ml
Na troca do filtro é necessario 1100 ml
Corrijam-me se estiver errado!
Exemplo: So troca de oleo é necessario 3 litros
Na troca do filtro é necessario 3,5 litros
Isso no carro. Já na moto a quantidade que fica no filtro deve ser 200 ml somente
Entao: So troca de oleo é necessario 900 ml
Na troca do filtro é necessario 1100 ml
Corrijam-me se estiver errado!
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
tos3719 escreveu:Velho, acho que vc esta equivocado, pois no carro quando se troca o filtro é necessario mais oleo
Exemplo: So troca de oleo é necessario 3 litros
Na troca do filtro é necessario 3,5 litros
Isso no carro. Já na moto a quantidade que fica no filtro deve ser 200 ml somente
Entao: So troca de oleo é necessario 900 ml
Na troca do filtro é necessario 1100 ml
Corrijam-me se estiver errado!
Quando vc troca o filtro, o certo e só colocar oleo dentro do filtro ou melhor molha-lo antes de instalar mais nunca colocar a mais no motor...
To falando pq tive uma experiencia parecida, se colocar a mais ele fumaça pq começa a eliminar pelo escapamente ou vai para outros lugares que não e para ir.
Danrsp RJ- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Localização : Rio de Janeiro - Pavuna
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/04/2008
Veiga
Melhor forma de por oleo num motor:
ir pondo e controlando o nivel!! Só assim conseguem por a quantia ideal, seja controlando pelo "olho" seja pela vareta!! tudo depende das motas!
ir pondo e controlando o nivel!! Só assim conseguem por a quantia ideal, seja controlando pelo "olho" seja pela vareta!! tudo depende das motas!
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Alguém me confirma esta informação, a 1ª revisão pode ser feita entre 900km e 100km???
Vlw galera.
Vlw galera.
coyote182- Admin
- Número de Mensagens : 407
Idade : 44
Data de inscrição : 07/04/2008
sim
velho, sim pode ser feita entre 900 km e 1100 km
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: 1000 KM - Primeira Revisão
Quando se troca o filtro, colocamos sim mais óleo no carter para preencher o espaço existente no filtro....
O marcador de nível de óleo da speed, ao menos da minha, é bem meia boca. Pelo visor ele acusa que esta no nível máximo e pela vareta acusa que esta no nível mínimo.
Também vi colocarem 1L de óleo na minha moto durante a troca de óleo dos 2000...
O marcador de nível de óleo da speed, ao menos da minha, é bem meia boca. Pelo visor ele acusa que esta no nível máximo e pela vareta acusa que esta no nível mínimo.
Também vi colocarem 1L de óleo na minha moto durante a troca de óleo dos 2000...
HugoSA- Forista
- Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008
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