Defeitos comuns
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Re: Defeitos comuns
leandrov escreveu:Olá,
Segundo meu entendimento mecânico do funcionamento dos motores 4 tempos, eu acredito que é possível aumentar a durabilidade do mesmo, perdendo um pouco em potência da moto, mas aumentando em até 3 vezes mais a vida útil do motor aí vai a receita.
Adicionar 200ml de óleo 2 tempos em um tanque cheio. Sempre que a moto estiver na reserva e você for completar o tanque coloque em torno de 200ml de óleo 2T. Assim a moto vai ter maior lubrificação no motor.
É uma idéia que tive, que vocês acham?
Opiniões são bem vindas.
Leandro
Tá loko meu
Acho q vc está confundindo os princípios de 2t e 4t
Convidado- Convidado
Re: Defeitos comuns
Nas motos 2T tinha sempre aquela conversa "a vela enxarcou", isso acontecia por causa do excesso de óleo no tanque (tem uma proporção exata, que é de 40L de gasolina pra 1L de óleo 2T), então acho que os motores 4T já tem sua lubrificação necessária, e esse excesso talvez causaria esse enxarcamento de vela!!!
ALLT- Forista
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Re: Defeitos comuns
Calma aí gente, eu tô dizendo pra colocar uma porção mínima, talvez eu tenha excedido ao dizer 200ml, quem sabe 100ml pra um tanque cheio.
É só um pouco de óleo na gasolina pra ajudar a lubrificar o o pistão e evitar o desgaste prematuro dos anéis.
Acho que não tem problema algum nisso.
É só um pouco de óleo na gasolina pra ajudar a lubrificar o o pistão e evitar o desgaste prematuro dos anéis.
Acho que não tem problema algum nisso.
Re: Defeitos comuns
leandrov escreveu:Calma aí gente, eu tô dizendo pra colocar uma porção mínima, talvez eu tenha excedido ao dizer 200ml, quem sabe 100ml pra um tanque cheio.
É só um pouco de óleo na gasolina pra ajudar a lubrificar o o pistão e evitar o desgaste prematuro dos anéis.
Acho que não tem problema algum nisso.
Sei não leandro ??? Mas pela experiencia que tive pela troca de uma mísera velinha que só muda em alguns mm o eletrodo já está começando a carbonizar o pistão e a valvula pair imagina colocar óleo!!! Pode até ser que melhore a lubrificação do pistão, mas o sistema de válvulas vão ficar um lixo de carbonizadas. Lembre-se que as motos 2t não tinham válvulas...
Convidado- Convidado
Re: Defeitos comuns
Pois eh, mas eu ainda acho que vai diminuir e muito o desgaste natural do pistão e anéis.
O certo seria trocar a véla pela Iridium que custa 50 Reais, já ouviu falar?
E testar também senão com 100ml pra um tanque então 50ml pra um tanque. O óleo 2T é feito propiamente para ser queimado junto com a gasolina, acho que não tem problema algum em colocar uma porção mínima.
O certo seria trocar a véla pela Iridium que custa 50 Reais, já ouviu falar?
E testar também senão com 100ml pra um tanque então 50ml pra um tanque. O óleo 2T é feito propiamente para ser queimado junto com a gasolina, acho que não tem problema algum em colocar uma porção mínima.
Re: Defeitos comuns
Leandrov,
É como o pessoal falou, a tendência é carbonizar. Os motores 2T precisam ser descarbonizados periodicamente, o óleo sempre deixa resíduos na câmara, apesar de ser específico para isso. E abrir um motor 2T para descarbonizar é soltar 4 parafusos... no motor 4T, isso dá a maior mão de obra, tem que tirar cabeçote, é bem mais complicado.
Existe também o risco de incompatibilidade química entre o óleo 2T e o 4T... Talvez possa iniciar um processo de corrosão na camisa.
Toda vez que o pistão desce, ele desliza sobre uma parede encharcada de óleo. O óleo 2T adicional vai lubrificar um pouco a parede do cilindro durante a subida, após a explosão e durante a compressão. Acredito que o ganho de lubrificação não será muito sensível, porque a parte de baixo do pistão no motor 4T é bem lubrificada, e é quando ele está fazendo força que essa superfície é exigida.
Entre colocar óleo e aditivo na gasolina, fico com o segundo. O desempenho melhora sensivelmente com a adição da quantidade correta (1/5 do frasco para um tanque de 10 litros).
Mas faça a experiência com o óleo e conte pra gente! Um tanque só não vai afetar o motor.
Um abraço,
Jeff
É como o pessoal falou, a tendência é carbonizar. Os motores 2T precisam ser descarbonizados periodicamente, o óleo sempre deixa resíduos na câmara, apesar de ser específico para isso. E abrir um motor 2T para descarbonizar é soltar 4 parafusos... no motor 4T, isso dá a maior mão de obra, tem que tirar cabeçote, é bem mais complicado.
Existe também o risco de incompatibilidade química entre o óleo 2T e o 4T... Talvez possa iniciar um processo de corrosão na camisa.
Toda vez que o pistão desce, ele desliza sobre uma parede encharcada de óleo. O óleo 2T adicional vai lubrificar um pouco a parede do cilindro durante a subida, após a explosão e durante a compressão. Acredito que o ganho de lubrificação não será muito sensível, porque a parte de baixo do pistão no motor 4T é bem lubrificada, e é quando ele está fazendo força que essa superfície é exigida.
Entre colocar óleo e aditivo na gasolina, fico com o segundo. O desempenho melhora sensivelmente com a adição da quantidade correta (1/5 do frasco para um tanque de 10 litros).
Mas faça a experiência com o óleo e conte pra gente! Um tanque só não vai afetar o motor.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Defeitos comuns
Jeff,
Andei pensando no que voce disse, realmente não é uma boa idéia. Seguindo sua linha de raciocínio, a mistura de óleo não é recomendada em nenhuma ocasião.
O melhor é proucurar algum aditivo que aumente a vida útil do motor tal como alguns da linha STP.
Abraço,
Leandro
Andei pensando no que voce disse, realmente não é uma boa idéia. Seguindo sua linha de raciocínio, a mistura de óleo não é recomendada em nenhuma ocasião.
O melhor é proucurar algum aditivo que aumente a vida útil do motor tal como alguns da linha STP.
Abraço,
Leandro
Re: Defeitos comuns
leandrov escreveu:Jeff,
Andei pensando no que voce disse, realmente não é uma boa idéia. Seguindo sua linha de raciocínio, a mistura de óleo não é recomendada em nenhuma ocasião.
O melhor é proucurar algum aditivo que aumente a vida útil do motor tal como alguns da linha STP.
Abraço,
Leandro
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Dan Floripa- Guru
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Re: Defeitos comuns
A parte do pistão que tem contato com a gasolina é somente a "cabeça",ou seja, parte que fica acima dos aneis e a "tampa",que não tem atrito nenhum e que não necessita de lubrificação.
Nos motores 2T a mistura gasolina/óleo passa pelos rolamentos do virabrequim,parte de baixo do pistão e entra na camara de combustão pela lateral do cilindro,por uns orificios chamados de janela,lubrificando toda a parte de baixo do motor,e mesmo assim,ao queimar cria uma carbonização que chega a obstruir as janelas e tambem o escapamento,diminuindo o desempenho do motor,que tem que ser aberto de vez em quando para ser descarbonizado,assim como o escapamento.
A vantagem desses motores é ser lubrificado sempre com óleo novo,e no caso de motores com um cilindro,ter somente 3 peças moveis(virabrequim,biela e pistão),com o cabeçote funcionando somente como uma tampa do cilindro.
São motores de concepçao totalmente diferentes,e não se deve colocar óleo 2T no tanque de um motor 4T ou vice-versa.
Se quiser aumentar a vida util do motor,Abasteça com combustivel de boa procedencia,troque o òleo na quilometragem certa, etambem os filtros de ar,combustivel e óleo(se houver) na quilometragem correta,ande sem forçar o motor,acelerando com suavidade e mantendo a rotação o mais proxima possivel da ideal.
Nos motores 2T a mistura gasolina/óleo passa pelos rolamentos do virabrequim,parte de baixo do pistão e entra na camara de combustão pela lateral do cilindro,por uns orificios chamados de janela,lubrificando toda a parte de baixo do motor,e mesmo assim,ao queimar cria uma carbonização que chega a obstruir as janelas e tambem o escapamento,diminuindo o desempenho do motor,que tem que ser aberto de vez em quando para ser descarbonizado,assim como o escapamento.
A vantagem desses motores é ser lubrificado sempre com óleo novo,e no caso de motores com um cilindro,ter somente 3 peças moveis(virabrequim,biela e pistão),com o cabeçote funcionando somente como uma tampa do cilindro.
São motores de concepçao totalmente diferentes,e não se deve colocar óleo 2T no tanque de um motor 4T ou vice-versa.
Se quiser aumentar a vida util do motor,Abasteça com combustivel de boa procedencia,troque o òleo na quilometragem certa, etambem os filtros de ar,combustivel e óleo(se houver) na quilometragem correta,ande sem forçar o motor,acelerando com suavidade e mantendo a rotação o mais proxima possivel da ideal.
ernesto walter- Forista
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Re: Defeitos comuns
ernesto walter escreveu: A parte do pistão que tem contato com a gasolina é somente a "cabeça",ou seja, parte que fica acima dos aneis e a "tampa",que não tem atrito nenhum e que não necessita de lubrificação.
Nos motores 2T a mistura gasolina/óleo passa pelos rolamentos do virabrequim,parte de baixo do pistão e entra na camara de combustão pela lateral do cilindro,por uns orificios chamados de janela,lubrificando toda a parte de baixo do motor,e mesmo assim,ao queimar cria uma carbonização que chega a obstruir as janelas e tambem o escapamento,diminuindo o desempenho do motor,que tem que ser aberto de vez em quando para ser descarbonizado,assim como o escapamento.
A vantagem desses motores é ser lubrificado sempre com óleo novo,e no caso de motores com um cilindro,ter somente 3 peças moveis(virabrequim,biela e pistão),com o cabeçote funcionando somente como uma tampa do cilindro.
São motores de concepçao totalmente diferentes,e não se deve colocar óleo 2T no tanque de um motor 4T ou vice-versa.
Se quiser aumentar a vida util do motor,Abasteça com combustivel de boa procedencia,troque o òleo na quilometragem certa, etambem os filtros de ar,combustivel e óleo(se houver) na quilometragem correta,ande sem forçar o motor,acelerando com suavidade e mantendo a rotação o mais proxima possivel da ideal.
Obrigado Walter
Leandro
Re: Defeitos comuns
Olá amigos, sou novo por aqui e vou ser sincero, não sei muito sobre motos e espero que possam me ajudar. Depois de muito tempo pensando em comprar um carro, fiz vários cálculos e pensei bem e vi que para atender as minhas necessidades atuais uma moto seria uma ótima pedida. Pois bem entrei na auto escola para tirar a habilitação e depois de muita pesquisa entre marcas X e Y, até que por fim um amigo de trabalho me indicou a Dafra, vou ser sincero a marca é bem mal falada mas mesmo assim não hesitei e comecei as pesquisas e encontrei a Riva, uma moto bonita e em um bom preço, realizei mais pesquisas sobre sua mecânica, apesar de não conhecer muito sobre motos como dito anteriormente. As após exaustiva pesquisa me decidi, assim que tirar a carta eu compro uma. O pessoal vai falar "meu você é doido? comprou uma Dafra?", em vários fóruns o pessoal metendo o pau na Dafra, mas após conhecer a história da marca e seus parceiros vi que não se trata de uma coisa de má qualidade e sim de uma coisa nova. Como exemplo a Fiat anos atras era motivo de chacota e a Volkswagen era a "melhor", hoje em dia a Fiat é líder de vendas. A questão é as grandes empresas não se tornam grandes de dia para noite, elas cometem erros e tentam melhorar a Honda e Yamaha nunca foram tão "fodonas" como o pessoal costuma taxar, elas só foram responsáveis e tiveram a iniciativa de melhorar e é isso que eu vejo na Dafra, uma empresa que quer crescer mas até amadurecer leva um tempo mas não quer dizer que é ruim.
Espero ajudas de vocês em futuras dúvidas.
Abraços
Espero ajudas de vocês em futuras dúvidas.
Abraços
LTSL- Novato
- Número de Mensagens : 4
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Localização : Mateus Leme-MG
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: Defeitos comuns
Opa,
Seja Bem Vindo LTSSL!!!
De fato a Riva promete ter muitos acertos sim... Acredito nisso!
Precisando... e a gente sabendo como ajudar estaremos sempre a disposição.... (Falei na 1ª do plural, pois considero todos por aqui como uma grande família e acredito que não pensem diferente disso)
Abraço,
Seja Bem Vindo LTSSL!!!
De fato a Riva promete ter muitos acertos sim... Acredito nisso!
Precisando... e a gente sabendo como ajudar estaremos sempre a disposição.... (Falei na 1ª do plural, pois considero todos por aqui como uma grande família e acredito que não pensem diferente disso)
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Defeitos comuns
bem vindo, LTSL
desde o início as pessoas neste fórum sempre tiveram esse espírito, de acreditar nas possibilidades da dafra do modo como você colocou. A empresa cometeu alguns erros de lançamento que foram apontados aqui no fórum e que nunca foram resolvidos. Com o tempo os novos modelos causaram menos reclamações, parece haver um grande índice de satisfação de proprietários de apaches e citycoms.
torcemos para que sua expectativa em relação se cumpra, e que a empresa não incorra nos mesmos erros com essas novas motos sendo lançadas. o treinamento do pessoal de vendas tem sido falho até hoje. fique atento a esses possíveis problemas quanto à riva.
comprando sua moto, crie sua seção, crie novos tópicos, se tiver dúvida quanto ao local de postagem fale com o Nego ou o Samio. Comente os pontos positivos e negativos, o objetivo do fórum é ajudarmos uns aos outros.
um abraço,
jeff
desde o início as pessoas neste fórum sempre tiveram esse espírito, de acreditar nas possibilidades da dafra do modo como você colocou. A empresa cometeu alguns erros de lançamento que foram apontados aqui no fórum e que nunca foram resolvidos. Com o tempo os novos modelos causaram menos reclamações, parece haver um grande índice de satisfação de proprietários de apaches e citycoms.
torcemos para que sua expectativa em relação se cumpra, e que a empresa não incorra nos mesmos erros com essas novas motos sendo lançadas. o treinamento do pessoal de vendas tem sido falho até hoje. fique atento a esses possíveis problemas quanto à riva.
comprando sua moto, crie sua seção, crie novos tópicos, se tiver dúvida quanto ao local de postagem fale com o Nego ou o Samio. Comente os pontos positivos e negativos, o objetivo do fórum é ajudarmos uns aos outros.
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
primeiro video postado.
AEW GALERA ACHEI O PRIMEIRO USUÁRIO QUE POSTOU NO YOUTUBE alguma coisa só tem 1:10 de duração de Vídeo mais com certeza tivermos varias pessoas vendo vídeo e solicitando para ele talvez iriamos consegui mais videos dele ele poderá passa informações.
https://www.youtube.com/watch?v=iQyKOJZxmsE
https://www.youtube.com/watch?v=iQyKOJZxmsE
pauloc.ms- Novato Avançado
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Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 18/01/2012
Re: Defeitos comuns
pauloc.ms escreveu:AEW GALERA ACHEI O PRIMEIRO USUÁRIO QUE POSTOU NO YOUTUBE alguma coisa só tem 1:10 de duração de Vídeo mais com certeza tivermos varias pessoas vendo vídeo e solicitando para ele talvez iriamos consegui mais videos dele ele poderá passa informações.
https://www.youtube.com/watch?v=iQyKOJZxmsE
Legal!
Dan Floripa- Guru
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Re: Defeitos comuns
Olá a todos, estou com a minha há 1 semana e o 1° defeito apresentado foi um erro de nota fiscal que está fazendo com que eu fique mais uma semana sem poder andar nela, além desse, tem um pequeno vazamendo de gasolina na torneirinha de combustível, no parafuso que prende a mesma ao tanque. Vou levar essa semana pra ver isso.
Abraço a todos.
Abraço a todos.
Convidado- Convidado
Re: Defeitos comuns
caramba já com esse defeito isso grave :/
pauloc.ms- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 88
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 18/01/2012
Re: Defeitos comuns
fernando.net escreveu:Olá a todos, estou com a minha há 1 semana e o 1° defeito apresentado foi um erro de nota fiscal que está fazendo com que eu fique mais uma semana sem poder andar nela, além desse, tem um pequeno vazamendo de gasolina na torneirinha de combustível, no parafuso que prende a mesma ao tanque. Vou levar essa semana pra ver isso.
Abraço a todos.
Esse vazamento é uma coisa bem simples, deve ser falta de torque no parafuso.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Defeitos comuns
Dan Floripa escreveu:fernando.net escreveu:Olá a todos, estou com a minha há 1 semana e o 1° defeito apresentado foi um erro de nota fiscal que está fazendo com que eu fique mais uma semana sem poder andar nela, além desse, tem um pequeno vazamendo de gasolina na torneirinha de combustível, no parafuso que prende a mesma ao tanque. Vou levar essa semana pra ver isso.
Abraço a todos.
Esse vazamento é uma coisa bem simples, deve ser falta de torque no parafuso.
Abraço!
Dan.
Sim, logo pensei nisso, mas nem quis mexer, pensei também que pode ser falta de algum tipo de retentor, já que a pecinha do registro fica parafusada direto no tanque, metal com metal. Talves deveria ter alguma borrachinha por ali. Amanhã eu vejo o torque do parafuso.
Valeu!
Convidado- Convidado
Re: Defeitos comuns
hummm...
pelo jeito o controle de qualidade da dafra e o departamento contábil da(s) concessionária(s) não mudaram muito nos últimos 4 anos...
Fernando, só por curisosidade, quanto óleo vai na riva? tem visor de nível? o manual fala alguma coisa interessante/diferente?
Um abraço,
Jeff
pelo jeito o controle de qualidade da dafra e o departamento contábil da(s) concessionária(s) não mudaram muito nos últimos 4 anos...
Fernando, só por curisosidade, quanto óleo vai na riva? tem visor de nível? o manual fala alguma coisa interessante/diferente?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Defeitos comuns
Gostei muito da Riva ela possui um visual "limpo" e atraente, porém ainda estou com duvidas entre ela e uma apache, pois vejo muita gente falando bem da apache e levando em conta que a diferença de preço entre as duas aqui em MG é de 1000 dilmas. Será que vale a pena investir em algo novo, ou comprar algo que já se tem uma boa referencia?
LTSL- Novato
- Número de Mensagens : 4
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Localização : Mateus Leme-MG
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: Defeitos comuns
LTSL,
Não acredito que a riva venha a ter problemas de confiabilidade. Ela é fabricada pela haojue, a mesma montadora chinesa que faz as suzuki yes e intruder que são vendidas aqui no Brasil, e ambas são motos muito confiáveis.
A apache não tem dados problemas, também vem se mostrando confiável. Você vai ter que decidir por aquela que te falar mais alto ao coração...
Um abraço,
Jeff
Não acredito que a riva venha a ter problemas de confiabilidade. Ela é fabricada pela haojue, a mesma montadora chinesa que faz as suzuki yes e intruder que são vendidas aqui no Brasil, e ambas são motos muito confiáveis.
A apache não tem dados problemas, também vem se mostrando confiável. Você vai ter que decidir por aquela que te falar mais alto ao coração...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Matéria: HAOJUE e 1ªs impressões RIVA
Se alguém se interessar vai aí um link, duas matérias que digitalizei em PDF, se alguém se interessar é só baixar...
http://www.4shared.com/office/nUlNKhdP/Riva.html
http://www.4shared.com/office/sBB6N73P/Haojue.html
Abraços a todos e PAZ!!
http://www.4shared.com/office/nUlNKhdP/Riva.html
http://www.4shared.com/office/sBB6N73P/Haojue.html
Abraços a todos e PAZ!!
edneygoncalves- Novato
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Idade : 57
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/08/2011
Correção Links...
Acho que os links acima não sairam de acordo, tentando novamente abaixo:
Matéria HAOJUE
Matéria RIVA
Valeu!!
Matéria HAOJUE
Matéria RIVA
Valeu!!
edneygoncalves- Novato
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Idade : 57
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/08/2011
Re: Defeitos comuns
jeff escreveu:hummm...
pelo jeito o controle de qualidade da dafra e o departamento contábil da(s) concessionária(s) não mudaram muito nos últimos 4 anos...
Fernando, só por curisosidade, quanto óleo vai na riva? tem visor de nível? o manual fala alguma coisa interessante/diferente?
Um abraço,
Jeff
Jeff, não me lembro direito agora se é 1000ml ou 900ml, acho que é 1000 mesmo, não tem visor de nível como na Speed ou Yes, e o interessante é que no painel tem um indicador de troca de óleo, quando chegar o período da troca/revisão ele acende.
Abraço.
Convidado- Convidado
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