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1ª Revisão - Página 3 Empty Sobre a quantidade de oleo.

Mensagem  Branco Melo Sex Fev 21, 2014 9:31 pm

Fiquei confuso depois que li o manual, pois quando recebi a moto perguntei ao mecanico da cc dafra a quantia de oleo do motor dela e ele disse que era 1,6L, porem, no manual diz que é 1,3L. Uma coisa eu lembro bem dele ter falado, é que o oleo recomendado pela Dafra é mais fino. E lendo aqui sobre o tipo de oleo que estão usando e tambem sobre as reclamações sobre possiveis problemas causados por este oleo fiquei na duvida de qual tipo usar.

Branco Melo
Convidado


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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  YgorP Seg Fev 24, 2014 6:40 am

Branco Melo escreveu:Fiquei confuso depois que li o manual, pois quando recebi a moto perguntei ao mecanico da cc dafra a quantia de oleo do motor dela e ele disse que era 1,6L, porem, no manual diz que é 1,3L. Uma coisa eu lembro bem dele ter falado, é que o oleo recomendado pela Dafra é mais fino. E lendo aqui sobre o tipo de oleo que estão usando e tambem sobre as reclamações sobre possiveis problemas causados por este oleo fiquei na duvida de qual tipo usar.  
 
 Depois que notei que minha moto vibra mais que o comum, bom trincou o copo do velocimetro talvez algum parafuso solto lá dentro tivesse fazendo ela vibrar demais agora vamos testar o suporte da dafra de fato, quanto aos óleo andei pesquisando, melhor que o usado na nossa moto em termo de desempenho é o shell advanced AX7 10w40 e o castrol power ambos são mais finos que o nosso, mas eu quero usar os mais grossos para diminuir a vibração da pequena (caso não seje o velocimetro). Abaixo uma pequisa que andei fazendo sobre a viscosidade dos óleos lembrando que quanto maior o indice de viscosidade mais fino ele é, coloquei uns 15w50 porque não acho que mude tanto assim. A quantidade é segundo o manual 1,3 litros, 1,35L com a troca do filtro e 1,6L com o desmonte do motor (a menos que ele faça isso em toda revisão).
 
Nome_________________________tipo________sae___________Api______Viscosidade
Petronas sityum_______________ Semi______ 10w40_________ Sm________ 168
Havoline 4T / Yamabule_________ Semi______ 10w40_________ SL_________145
Lubrax Br Tecno_______________ Semi ______10w40_________ SL_________156
Mobil super moto_______________ Semi______ 15w50________ SL_________147
Mobil 1 super racing____________ Sintético___ 10w40_________ Sm________161
Ipiranga Moto GP / Top Rider_____ Sintético___ 10w40/15w50__ Sm ________160
Shell Advance Ultra_____________ Sintético__ 15w50_________ Sm________164
Motul 5100____________________ Semi______ 10w40________ SL_________154
Motul 7100____________________ Sintético__ 10w40__________SL/Sm_____158
Castrol Power_________________ Sintético___ 05w40_________ SL/Sm_____171
Shell advance AX7_____________ Semi_______ 10w40_________ SL________172
 
 Só lembrando para não perder a garantia o único óleo semi-sintético capaz se superar seria o motul 5100 10w40 acho que ele já é homologado api SM.

Edit: conforme manual especificação é API SL portanto todos 10w40 da lista atendem as especificações do fabricante e o motul ainda não é homologado Sm não.


Última edição por YgorP em Sex Fev 28, 2014 11:07 am, editado 1 vez(es)

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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  jeff Ter Fev 25, 2014 1:43 pm

Só um detalhe:

Quanto maior o índice de viscosidade, mais grosso é o óleo.

Óleo de bengala da suspensão dianteira é um óleo SAE 10, parece água.

Óleo para motor costuma ser SAE 10W-30, 15W40, 20W-50 e 25W-60.

Óleo para câmbio é de viscosidade SAE 90.

Óleo para redutor industrial é SAE 140.


[size=12.800000190734863]Esse índice de viscosidade da tabela do YgorP deve estar em centistokes, que é outra unidade de medição da viscosidade.[/size]


[size=12.800000190734863]A viscosidade PRECISA ser adaptada à temperatura do país onde o motor será usado. [/size]


[size=12.800000190734863]Os fabricantes importadores de motos recomendam o mesmo óleo do país de origem, onde a temperatura média é muito mais baixa, e [/size][size=12.800000190734863]simplesmente[/size][size=12.800000190734863] [/size][size=12.800000190734863]botam pra rodar por aqui. O resultado é motor de carro novo e moto nova queimando óleo rápido, batendo lata rápido, abrindo o bico rápido.[/size]


[size=12.800000190734863]Quanto à quantidade de óleo que vai no motor, esqueçam a quantidade, ela não é importante. [/size]


[size=12.800000190734863]O importante é o nível, é o nível que tem que estar correto todos os dias.[/size]


[size=12.800000190734863]Não adianta nada você colocar a quantidade certa hoje e sair rodando; o óleo é consumido e você PRECISARÁ repor a quantidade entre as revisões.[/size]


[size=12.800000190734863]Se você não sabe medir o nível da maneira correta, que é aquela descrita no miolo do manual do proprietário (e não na primeira página), você estragará seu motor por falta de óleo.[/size]


[size=12.800000190734863]Não confie em nenhum fabricante! Todos eles dizem que [/size][size=12.800000190734863]a quantidade é X litros e, se necessário, complete até chegar na marca de nível superior[/size][size=12.800000190734863].[/size]


[size=12.800000190734863]O truque é simples: com X litros, [/size][size=12.800000190734863]sempre [/size][size=12.800000190734863]será necessário completar. [/size]


[size=12.800000190734863]Mas você tira a moto da revisão achando que eles colocaram a quantidade certa, não confere durante vários dias e, quando vai conferir, faz da maneira errada sem seguir as instruções do manual do proprietário.[/size]


[size=12.800000190734863]É assim que a coisa funciona, os fabricantes enchem os bolsos vendendo peças de reposição caras e os proprietários pagam o pato achando que moto é assim mesmo, o motor não dura nada.[/size]


[size=12.800000190734863]Mas já estou cansado de falar isso.[/size]


[size=12.800000190734863]É inútil.[/size]


[size=12.800000190734863]Quer saber?[/size]


[size=12.800000190734863]Os fabricantes fazem bem em se aproveitar desse relaxo do brasileiro de nem sequer ler o manual do proprietário. [/size]

Um abraço,


[size=12.800000190734863]Jeff[/size]


Última edição por jeff em Ter Fev 25, 2014 7:55 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  L340 Ter Fev 25, 2014 4:24 pm

jeff escreveu:Só um detalhe:

Quanto maior o índice de viscosidade, mais grosso é o óleo.

Óleo de bengala da suspensão dianteira é um óleo SAE 10, parece água.

Óleo para motor costuma ser SAE 10W-30, 15W40, 20W-50 e 25W-60.

Óleo para câmbio é de viscosidade SAE 90.

Óleo para redutor industrial é SAE 140.

Esse índice de viscosidade da tabela do YgorP deve estar em centistokes, que é outra unidade de medição da viscosidade.

A viscosidade PRECISA ser adaptada à temperatura do país onde o motor será usado. 

Os fabricantes importadores de motos recomendam o mesmo óleo do país de origem, onde a temperatura média é muito mais baixa, e [size=12.8]simplesmente[/size][size=12.8] [/size][size=12.8]botam pra rodar por aqui. O resultado é motor de carro novo e moto nova queimando óleo rápido, batendo lata rápido, abrindo o bico rápido.[/size]


[size=12.8]Quanto à quantidade de óleo que vai no motor, esqueçam a quantidade, ela não é importante. [/size]


[size=12.8]O importante é o nível, é o nível que tem que estar correto todos os dias. [/size]


[size=12.8]Não adianta nada você colocar a quantidade certa hoje e sair rodando; o óleo é consumido e você PRECISARÁ repor a quantidade entre as revisões.[/size]


[size=12.8]Se você não sabe medir o nível da maneira correta, que é aquela descrita no miolo do manual do proprietário (e não na primeira página), você estragará seu motor por falta de óleo.[/size]


[size=12.8]Não confie em nenhum fabricante! Todos eles dizem que a quantidade é X litros e, se necessário, complete até chegar na marca de nível superior.[/size]


[size=12.8]O truque é simples: com X litros, sempre será necessário completar. [/size]


[size=12.8]Mas você tira a moto da revisão achando que eles colocaram a quantidade certa, não confere durante vários dias e, quando vai conferir, faz da maneira errada sem seguir as instruções do manual do proprietário.[/size]


[size=12.8]É assim que a coisa funciona, o[/size][size=12.8]s fabricantes enchem os bolsos vendendo peças de reposição caras e os proprietários pagam o pato achando que moto é assim mesmo, o motor não dura nada.[/size]


[size=12.8]Mas já estou cansado de falar isso.[/size]


[size=12.8]É inútil.[/size]


Quer saber?

Os fabricantes fazem bem em se aproveitar desse relaxo do brasileiro de nem sequer ler o manual do proprietário. 


[size=12.8]Um abraço,[/size]


[size=12.8]Jeff[/size]
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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  jeff Ter Fev 25, 2014 7:53 pm

Pò, zoaram com minha mensagem...

Não fiz nenhuma alteração de tamanho nas fontes. 

O texto deveria ter entrado limpo. Parece até que querem impedir que eu fale essas coisas por aqui.

Aceito o Snoopy, ele tá certo.

Um abraço,

Jeff
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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  jeff Ter Fev 25, 2014 7:59 pm

A coisa é zoada mesmo. Abrindo o post para eliminar aquelas referências de fonte malucas, não tem nada visível.

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Eliminei os espaços vazios e separei as linhas de novo, vamos ver se resolve.

Um abraço,

Jeff

PS: Não resolveu. Falei algo que não agradou a alguém. Dofa-se, sou dislécixo.
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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  YgorP Qua Fev 26, 2014 7:46 am

Jeff concordo com quase tudo que você falou acima principalmente ao fato de repor o óleo entre as revisões, quanto ao indice de viscosidade colocado (ele é referencia se o óleo é 10w40 ele funciona dos 10º ao 40º nesta viscosidade independente do país) acredito que quanto maior mais fino tanto que a maioria das motos de grande cilindrada usam os sintéticos que no geral tem indice próximo a 170 onde eles retiram o máximo de desempenho mantendo a economia, tanto que o motul mineral um dos mais grossos que já vi se não me engano é 136 entre 20º e 50º. Entre as temperaturas ha garantia do indice de viscosidade não quer dizer que fora delas ele varie muito.
 
 So para não confundir ninguem aqui os 10w40,  20w50 são indices de temperatura de funcionamento do óleo, porem cada óleo tem seu indice de viscosidade no geral mineral fica na casa dos 135 nos minerais semisintético nos 145 e os sintéticos 165.
 
Quanto maior o indice de temperatura mais o óleo aguenta temperaturas elevadas logo um 20w50 aguenta mais que um 10w30 em nosso país.
Quanto maior o indice de viscosidade mais fino o óleo será e melhor seu desempenho logo um óleo pode aguentar mais temperatura e mesmo assim ser mais fino exemplo: óleo petronas sityum 10w40 indice de viscosidade 168 contra o o original Honda 10w30 com indice 148 se não me engano. Ambos semisintéticos o 10w40 aguenta mais temperatura e é mais fino.
 
O melhor óleo que já encontrei para carros foi o mobil 1 0w50 API Sn se não me enagno e viscosidade de 189 recomendado para corridas por se tratar de um óleo de alto desempenho (muito fino e resistente) ele parece agua perto do motul 3000 20w50 segue o link: http://www.mobil.com/USA-English/Lubes/PDS/GLUSENPVLMOMobil_1_Racing_Oils.aspx
 
O que dificulta muito nossa vida é que o indice de viscosidade (index viscosity) nem sempre é fácil de achar já o indice de temperatura ex: 10w40 vem estampado na embalagem dos produtos. Mas notem que a viscosidade muda entre eles mesmo mantendo o indice de temperatura no exemplo abaixo o mineral tem indice de 130 ele é grosso e barato, o semissintético tem 155 fica no meio do caminho, e o sintético tem indice de 170 fino, resistente e caro:
 
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/17321d00462575b2836cc706af901729/ft-lub-auto-essencial-sl.pdf?MOD=AJPERES 15w40
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/4ecfdd8043a7b2d095ee9fecc2d0136c/ft-lub-auto-tecno.pdf?MOD=AJPERES  10w40 semi
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/f3477c0046257b5b839ec706af901729/ft-lub-auto-supera.pdf?MOD=AJPERES 05w40 sintét


Última edição por YgorP em Qua Fev 26, 2014 9:30 am, editado 1 vez(es)

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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  jeff Qua Fev 26, 2014 9:28 am

YgorP,

10W-40 não quer dizer que ele aguenta de 10 a 40 graus; isso está totalmente incorreto.

10W-40 quer dizer que ele é um óleo 40 que em baixa temperatura, de acordo com a norma da SAE, apresenta a mesma viscosidade de um óleo 10.

Explico isso em detalhes na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/12/o-que-quer-dizer-sae-10w-30-e-sae-20w-50.html

Falo sobre lubrificação porque sou técnico industrial com estágio em manutenção de máquinas e curso de lubrificação industrial baseado no material de treinamento de uma grande empresa fabricante de lubrificantes.

Sei o que estou falando.

Cuidado com as informações que você encontra na internet, tem muita abobrinha espalhada por aí por pessoas que acham que entendem do assunto.

Um abraço,

Jefferson
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Mensagem  YgorP Qua Fev 26, 2014 9:33 am

jeff escreveu:YgorP,

10W-40 não quer dizer que ele aguenta de 10 a 40 graus; isso está totalmente incorreto.

10W-40 quer dizer que ele é um óleo 40 que em baixa temperatura, de acordo com a norma da SAE, apresenta a mesma viscosidade de um óleo 10.

Explico isso em detalhes na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/12/o-que-quer-dizer-sae-10w-30-e-sae-20w-50.html

Falo sobre lubrificação porque sou técnico industrial com estágio em manutenção de máquinas e curso de lubrificação industrial baseado no material de treinamento de uma grande empresa fabricante de lubrificantes.

Sei o que estou falando.

Cuidado com as informações que você encontra na internet, tem muita abobrinha espalhada por aí por pessoas que acham que entendem do assunto.

Um abraço,

Jefferson
 
Não disse que ele apenas aguentam a maioria deles aguentam bem mais de 200º e quase todos se mantem liquido ate -30º, agora dentro do indice ou seja entre 10º e 40º ele mantem seu indice de viscosidade que oscila fora destas temperaturas tem até uma tese de um pessoal da USP testando em variadas temperaturas alguns tipos de óleo assim que achar posto aqui.

Os links que passei são direto do fabricante, quanto a classificação podemos discutir sim, mas tenha em mente que existe o indice viscosidade e o indice de temperatura SAE, não to falando que a especificação SAE não leva em conta a viscosidade e sim por exemplo que um óleo escorra x em determinado tempo y então se ele oscilou pouco entre 15º e 50º essa será sua classificação 15w50


Última edição por YgorP em Qua Fev 26, 2014 9:44 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem  jeff Qua Fev 26, 2014 9:39 am

O que você diz sobre viscosidade se aplica a motores; mas não leva em conta que motores de motos possuem câmbio e embreagem agregados internamente.

O mesmo óleo lubrifica pistão e engrenagens do câmbio; a viscosidade fina boa para o motor dentro de certos limites, é totalmente inadequada para o câmbio.

Quanto a esse engodo que são os óleos sintéticos, te digo uma coisa:

Quem viu opalas, chevettes, mavericks rodando, viu esses carros percorrerem centenas de milhares de km antes de fazerem a primeira retífica.

Quero ver alguém me mostrar um renault ou peugeot ou fiat ou vw atual usando esses óleos sintéticos de viscosidade inadequada para o clima de nosso país com intervalo de troca de 10 mil km fazerem a mesma coisa.

Este é um país sem memória e é bom para os fabricantes que seja assim porque podem tapear o povo ainda mais facilmente.

Um abraço,

Jeff
PS: Sobre esse pessoal da USP, eles vão ter que explicar porque os americanos da SAE (Society of Automotive Engineers) dos EUA estariam usando graus centígrados para elaborar normas num país que só usava graus fahrenheit, cuja escala é totalmente diferente da nossa. 

15 graus fahrenheit são –9,5 graus celsius.

40 graus fahrenheit são 4,4 graus celsius.

Como eu te disse, se escreve qualquer bobagem na internet. Se você não tiver conhecimento técnico, vai na onda.
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1ª Revisão - Página 3 Empty Re: 1ª Revisão

Mensagem  YgorP Qua Fev 26, 2014 9:50 am

jeff escreveu:O que você diz sobre viscosidade se aplica a motores; mas não leva em conta que motores de motos possuem câmbio e embreagem agregados internamente.

O mesmo óleo lubrifica pistão e engrenagens do câmbio; a viscosidade fina boa para o motor dentro de certos limites, é totalmente inadequada para o câmbio.

Quanto a esse engodo que são os óleos sintéticos, te digo uma coisa:

Quem viu opalas, chevettes, mavericks rodando, viu esses carros percorrerem centenas de milhares de km antes de fazerem a primeira retífica.

Quero ver alguém me mostrar um renault ou peugeot ou fiat ou vw atual usando esses óleos sintéticos de viscosidade inadequada para o clima de nosso país com intervalo de troca de 10 mil km fazerem a mesma coisa.

Este é um país sem memória e é bom para os fabricantes que seja assim porque podem tapear o povo ainda mais facilmente.

Um abraço,

Jeff
PS: Sobre esse pessoal da USP, eles vão ter que explicar porque os americanos da SAE (Society of Automotive Engineers) dos EUA estariam usando graus centígrados para elaborar normas num país que só usava graus fahrenheit, cuja escala é totalmente diferente da nossa. 

15 graus fahrenheit são –9,5 graus celsius.

40 graus fahrenheit são 4,4 graus celsius.

Como eu te disse, se escreve qualquer bobagem na internet. Se você não tiver conhecimento técnico, vai na onda.
 
 
Jeff citei óleos para carros pois são os mais desenvolvidos, mas na essencia serve para motos tambem, aqui valendo a norma japonesa Jaso que já tinhamos conversado antes, em uma moto como no caso da minha que vibra muito óleos muito bons acabam com meus tendões logo procuro um um pouco mais grosso.
 
Cada caso é um caso, nunca usaria um 10w30 em uma moto refrigerada a ar, mas tambem acho exagero usa 15w50 em uma refrigerada a liquido, não vejo vantagem em usar um óleo mineral de 12,00 e trocar a cada 1000km mas tambem acho exagero pagar 80,00 em sintetico que dure 4000km. Falando que ambos entejam classificados na mesma norma Jaso.
 
Derrepente se na época dos chevetes, opala e outros de idem boa qualidade, existissem óleos tão avançados quanto hoje a retifica não demorasse mais.
 
Quanto a tese de quem faz acredito ser dificil passar algum erro tão feio de conversão dessa magnitude e quando você tem uma empresa você pode pesquisar na China nos EUA onde quer que seja e usar a escala deles mas na hora quer for homologar seu produto aqui no Brasil terá de usar a escala de medida de nosso país, pelo que você falou entendo que um óleo 15w50 seria em fahrenheit então nenhum óleo suportaria temperaturas acima de 10º ou seja tambem não explicaria o motivo da durabilidade dos carros antigos a menos que antes houvesse produção nacional e esse óleo fosse usado neles.

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Mensagem  jeff Qua Fev 26, 2014 10:05 am

Vibração é uma característica inerente do projeto do motor.

[size=12.800000190734863]O único motor que não tende a vibrar é o de 6 cilindros, porque os pistões se contrabalançam perfeitamente. É por isso que os Rolls-Royce ganharam fama de possuírem motores fantásticos (além da qualidade com que são feitos, claro).[/size]


É um fenômeno que envolve ressonância entre o(s) par(es) de pistão/biela, mais as forças aplicadas pela explosão ao virabrequim, um ciclo em vazio e outro com explosão. Minimizar a vibração de um motor é um dos maiores desafios da engenharia automotiva.


Mas não sendo motor de 6 cilindros, todo motor é desequilibrado por natureza, e tenta-se minimizar a vibração com paliativos como a otimização do balanceamento do virabrequim e o uso de eixos balanceiros.  

A sua moto tem motor com balanceiro, como as kansas e speeds?

Não encontrei nenhuma informação, então você vai ter que se acostumar, a vibração é inerente ao projeto do seu motor.

Não existe óleo no mundo capaz de alterar isso. Faça de conta que é uma harley, uma das motos mais vibrantes da face da Terra.

Um abraço,

Jefferson
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Mensagem  YgorP Qua Fev 26, 2014 11:07 am

jeff escreveu:Vibração é uma característica inerente do projeto do motor.

O único motor que não tende a vibrar é o de 6 cilindros, porque os pistões se contrabalançam perfeitamente. É por isso que os Rolls-Royce ganharam fama de possuírem motores fantásticos (além da qualidade com que são feitos, claro).


É um fenômeno que envolve ressonância entre o(s) par(es) de pistão/biela, mais as forças aplicadas pela explosão ao virabrequim, um ciclo em vazio e outro com explosão. Minimizar a vibração de um motor é um dos maiores desafios da engenharia automotiva.


Mas não sendo motor de 6 cilindros, todo motor é desequilibrado por natureza, e tenta-se minimizar a vibração com paliativos como a otimização do balanceamento do virabrequim e o uso de eixos balanceiros.  

A sua moto tem motor com balanceiro, como as kansas e speeds?

Não encontrei nenhuma informação, então você vai ter que se acostumar, a vibração é inerente ao projeto do seu motor.

Não existe óleo no mundo capaz de alterar isso. Faça de conta que é uma harley, uma das motos mais vibrantes da face da Terra.

Um abraço,

Jefferson

Todo trabalho exerce vibração mas notei alguns truques que amenizam um pouco, parar claro que não para, aumentar a folga da vela para o máximo permito pelo fabricante um óleo mais grosso, o motor fará a mesma vibração mas a sensação muda bastante.
Até bem pouco tempo atrás tambem não sabia muito de óleos, mas foi com uma conversa com você que me levou a buscar mais informações em algum lugar você me disse que o motul era 20w50 mas era muito grosso parecia até um 20w60 e te agradeço por isso foi então que resolvi me informar e descobri sobre o indice de viscosidade dos danados até então tambem acreditava que um 20w50 era mais grosso que um 10w30 e pronto. o Motul tem os menores indices de viscosidade o que leva o motor a fazer mais força do que em outros óleos traduzindo gasta mais combustivel mas a sensação é de que o motor trabalha mais suave, por isso a preferencia geral por ele (ele é como a harley ultrapassado mais é uma lenda), máximo classificação SL já temos SM's para motos, Jaso Ma já temos Jaso Ma2, a única exeção é o motul 300v este sim de alta qualidade mas olha o preço do danado.

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Mensagem  YgorP Qua Fev 26, 2014 11:55 am

Ainda observando eu e apenas eu notei esse excesso de vibração, os outros proprietários não, outras motos mono nas quais andei tambem tem e ela não vibra muito mais do que a mirage que bicilindrica. Acho que o fato de eu ter a lead 110 que a transmisão é por correia e a cilindrada ser bem menor me fazem ser exigente demais neste quesito com ela, no mais é um belo conjunto, e a vibração sentida por mim não justifica a adoção de um balanceiro.
 
Edite: Olhando o manual novamente ontem consta 1,3 litros de óleo na troca, 1,35 com a troca do filtro e 1,5 litros com o desmonte do motor não sei da onde eu e o mecânico da dafra tirou esse 1,6 litros, mas como o Jeff comentou o que vale é o que indica o visor da Vareta de marcação coloque até ela medir nivel máximo com a moto nivelada coisa dificil com cavalete lateral (dica coloque um tijolo em baixo dele que fica quase exato e cuidado para deixar a moto cair) e a moto com motor frio sem rosquear a vareta.
 O óleo recomendado é o petronas sityum 10w40 jaso ma2 Api SL, portanto na tabela todos que coloquei 10w40 servem e a maioria dos semisintéticos de lá estão na faixa de 25,00/litro trocado já, questão de escolha no manual fala semissintético mas não acho que colocar sintético invalide a garantia mas ai é por sua conta e risco.

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Mensagem  jorge luiz ferreira Sex Mar 14, 2014 7:18 pm

Muito ótima essa conversa sobre óleo; Mas qual usar então na minha next?
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Mensagem  Branco Melo Dom Mar 23, 2014 6:00 pm

YgorP escreveu:Ainda observando eu e apenas eu notei esse excesso de vibração, os outros proprietários não, outras motos mono nas quais andei tambem tem e ela não vibra muito mais do que a mirage que bicilindrica. Acho que o fato de eu ter a lead 110 que a transmisão é por correia e a cilindrada ser bem menor me fazem ser exigente demais neste quesito com ela, no mais é um belo conjunto, e a vibração sentida por mim não justifica a adoção de um balanceiro.
 
Edite: Olhando o manual novamente ontem consta 1,3 litros de óleo na troca, 1,35 com a troca do filtro e 1,5 litros com o desmonte do motor não sei da onde eu e o mecânico da dafra tirou esse 1,6 litros, mas como o Jeff comentou o que vale é o que indica o visor da Vareta de marcação coloque até ela medir nivel máximo com a moto nivelada coisa dificil com cavalete lateral (dica coloque um tijolo em baixo dele que fica quase exato e cuidado para deixar a moto cair) e a moto com motor frio sem rosquear a vareta.
 O óleo recomendado é o petronas sityum 10w40 jaso ma2 Api SL, portanto na tabela todos que coloquei 10w40 servem e a maioria dos semisintéticos de lá estão na faixa de 25,00/litro trocado já, questão de escolha no manual fala semissintético mas não acho que colocar sintético invalide a garantia mas ai é por sua conta e risco.
Quando recebi a minha moto o mecanico da CC disse que era 1,6ml de pois que vi o manual descobri que era 1,3 ml. Quando troquei coloque a recomendada pelo manual
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