FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FREIO DA KANSAS

+22
Ingvar
tattuc
L340
Esdras Lourenco
Cassius
ernesto walter
Dan Floripa
Cássio Fernandes
JULIO C. ALBANI CARVALHO
moura
Fuzzy Logic
Franco "F-31"
oalexandre
diegocolvara
tecnicomauricio
will_santana
mohammed_cesar
SergioSSR
Edugonc
wandao.a
jeff
rodrigofj
26 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qua Ago 24, 2011 11:22 am

JULIO C. ALBANI CARVALHO escreveu:Olá pessoal! Acho que a maioria já percebeu como o freio traseiro da Kansas é ruim e as revendas Dafra empurram o problema com a barriga.
Andei observando e acho que o problema está no curso do pedal, que é curto ou no cabo que liga o pedal a lona de freio. se alguém tiver idéia
de como modificá-los talvez solucione o problema, att,

Julio

Opa,

Amigo na minha opinião o freio traseiro (não só das Kansas) como também das CGs e motos de mesma cc que se utilizam do sistema de freio a tambor são iguais. Todos eles.
Vai muito da regulagem. Regulando ele bem vc consegue até mesmo derrapar, lógico que aplicando uma boa força no pedal. (Por isso mesmo ele já dispõe de acionamento com o pé)
Assim como o Cassio já disse, nenhum freio que seja a tambor irá render igual ao freio a disco.... Acho bom isso pelo fato de reduzir o risco da uma derrapagem com a roda traseira... Que certamente irá resultar num tombo. Em minha motoca faço uso do freio traseiro para desacelerar e depois de parado mantê-la parada, mas pra parar mesmo só o dianteiro... Isso onde a via de rolagem não esteja com areia e outras coisas, pois esse fator também irá facilitar numa queda.

Acredito ser uma questão de adaptação e costume, que com o tempo vc se adeque a isso.


Abraço,


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Ago 24, 2011 12:14 pm

Vou discordar dessa afirmação de que o freio traseiro da kansas seja ruim.

Se você tentar parar a moto usando exclusivamente ele, terá dificuldades, mas o problema não está no freio, mas sim no fato de que é errado usar exclusivamente o freio traseiro.

Pelos seguintes motivos:

A frenagem de uma moto, qualquer moto, deve ser feita sempre com os dois freios em conjunto. Pelas leis da Física, durante a frenagem o peso é transferido para a roda dianteira. Portanto, a maior parte do esforço de frenagem tem de ser feito pela roda dianteira.

Se o freio traseiro fosse mais eficiente do que é, a roda traseira travaria, derrapando e dificultando o controle da moto. Aliás, ele está no limite. Como o Edi falou, numa frenagem realmente de emergência, daquelas que você fica em pé no banco, ele até trava a roda, e sem desviar a trajetória. Isso é ótimo.

Se fosse para falar mal do freio, eu falaria mal do freio traseiro da cg. Não sei as atuais, mas a minha de 1980 dava rabeadas fenomenais só de pensar em pisar no freio, cheguei a ir para o chão um par de vezes por causa disso.

Mais um motivo para não se usar o freio traseiro predominantemente sobre o dianteiro: o freio dianteiro é a disco, quando se desgastar você troca o disco e continua rodando. Usando em excesso o freio traseiro, você terá de usinar e depois trocar a roda inteira, o cubo da kansas é solidário à roda, não dá para trocar somente o cubo como se faz nas rodas raiadas.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Qua Ago 24, 2011 4:29 pm

eu jah acho o freio traseiro ruim msm
era ruim sem os comandos avancados e continuou ruim depois
e nao eh por ser a tambor, eh eficiencia msm
senta numa mirage 250 e toca no freio traseiro... chega a ser perigoso de tanto que agarra. mas nao precisa ser tao ineficiente qnt o da dafra
nao acredito ser ineficiencia das lonas jah q a fischer eh uma fabricante de respeito
ou eh o cubo da roda que nao tem atrito suficiente ou o burrinho que nao tem a força suficiente para acionar as lonas como devia

nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas todo mundo que eu conheco q tem moto e andou na kansas falou a msm coisa, q parece nao ter freio traseiro. como jah estou vacinado, uso mais o dianteiro, mas em dia de chuva eh uma alegria pilotar jah q nao posso contar com o freio dianteiro e os carros estao cagando pro fato deu ter q andar devagar por causa dos freios e N outros motivos

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qui Ago 25, 2011 3:57 pm

Bom, não vou comentar o fato de o burrinho não ter força para acionar o freio, mas hoje mesmo um sujeitim ameaçou entrar na minha frente (eu estava no ponto cego da coluna lateral no cruzamento), e travei a roda traseira, parando a moto com todo o controle.

Um dos motivos de a mirage 250 travar a roda traseira (além do tamborzão) é que ela é uma custom de verdade, com dois cilindros em V, então tem mais peso aplicado na roda traseira.

Comparando a frenagem da cg (tambor-tambor), dou nota 9 para a kansas (disco-tambor) e 6,5 para a cg.

Precisamos tirar essa questão a limpo lá em Trindade, não estou vendo vocês se programando...

Outubro taí.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qui Ago 25, 2011 9:36 pm

Opa,

Fui proprietário de uma CG - Ano 2000 (tambor - tambor) e arrisco a dizer que o freio dela em comparação ao freio da Kansas é nota 4,5~5 no máximo. Trabalhei com ela (de motoboy por uns 2 anos) nunca cai "à serviço", mas em contra-partida... foram inúmeros tombos... oh idade complicada os 20 e poucos anos!!! pale affraid pale affraid pale



Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Ago 25, 2011 9:45 pm

Eu quando peguei a titan da minha irmã com freio tambor - tambor senti como se estivesse sem freio, e olha que é titan 2004 com manutenção em dias (eu mesmo faço Cool ), e as condições dos freios estavam em perfeito estado de uso. Nota 10 pra kansas no quesito frenagem normal, deve ser algum problema ou no freio do will ou então no pé/piloto/posição, lembrando que a comparação eu faço apenas com motos até 150 kg de peso seco (caso da kansas e acho que todas as motos 100~250 cc).

Abraços

PS: Vi um cara com uma titan com freio a disco traseiro, segundo ele, gastou 1300 pratas pra fazer a adaptação (torneiro, peças, mão de obra), eu como todo curioso, resolvi dar uma voltinha, e, se eu tivesse condição ($$) eu faria a adaptação, o serviço ficou bem limpo, parece seguro e bem feito, da pra sentir muito mais "pegada" no freio, mas, entre isso e manter o original, prefiro o original ainda.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qui Ago 25, 2011 9:58 pm

Opa,

Tenho um primo que é integrante do "Yamaloucos" (amantes de RDs135 e demais motos de motor 2 tempos), dentre o pessoal existem várias RDzinhas com freio a disco na traseira e olha que o serviço é perfeito viu, vou me informar melhor disso (custo e quais os sistemas e peças são mais fáceis e seguros de instalar) e posto por aqui.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Dan Floripa Qui Ago 25, 2011 10:50 pm



Eu tenho uma idéias paar instalar freios duplos na dianteira e um simples na traseira, coisa simples, mas falta grana para implementar Mad , um dia chego lá!

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Sex Ago 26, 2011 11:12 am

o investimento para fazer essas modificacoes na kansas nao compensa
soh as peças vao beirar uns 500 reais. bota ai mais uns 500 a 700 reais de mao de obra
pra vc ficar com 1 moto q TALVEZ seja confiavel jah q isso vai depender MUITO do conhecimento de quem for executar (e em geral tem formacao menor q a de um engenheiro q eh quem tem conhecimento pra isso)

qnt ao freio, continuo afirmando. minhas lonas sao novas e da fischer, melhores q as originais xing-ling q vieram na kansas
e desde sempre o freio traseiro foi ruim. com ou sem comando avançado (q realmente dificulta 1 pouco o freio
mas travar a roda traseira, soh ficando de peh no pedal do freio
eh 1 questao de eficiencia. nao eh q nao freie, mas todas as outras motos q andei tem BEM mais freio traseiro que a minha
rodolfo jah fritou pneu andando comigo umas 2x (emergencias em q o freio traseiro precisou ser levado ao extremo)
a mirage 250 de um amigo eh tocar de leve no freio e ela reduzir. s aplicar uma força MEDIA, ele trava
a falcon do meu chefe, a twister de um amigo de trabalho, as cgs e yes q usei na moto-escola...

a unica moto q tem freio traseiro comparavel ao da minha eh a speed da ju, mesmo assim nao sei como estao as lonas dela e isso soh testei com o peso de 2 pessoas e nao sozinho

na prox vez q nos encontrarmos, deixo vcs darem uma volta pra comprovar
paraty teria sido uma otima opcao pra isso, mas foi a correria q todos q foram viram

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  ernesto walter Sáb Ago 27, 2011 7:48 pm

Eu tambem troquei as lonas pela fisher a cerca de 3000 km e continuo achando que o freio trazeiro é uma porcaria,só para comparar,na vespa que eu tinha,os freio eram a tambor na sduas rodas,exatamente o mesmo sistema na frente e atras,e éra eficiente,não tanto quanto um a disco,mas dava segurança.O sistema traseiro da vespa é com pedal e cabo de aço,então não tem problema de regulagem com mais ou menos peso na moto.
Eu andei analisando e cheguei a conclusão que falta pressão nas lonas ao se acionar o freio,então pensei em colocar uma lavanca maior no espelho do freio,aquela que encaixa a porca de regulagem,ou fazer um acoplamento que possa ser adaptado naquela alvanca.O unico incoveniente é que o curso do pedal vai aumentar.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cássio Fernandes Sáb Ago 27, 2011 7:51 pm

To começando a pensar que eu, por ser mais pesado sinto o freio da kansas melhor, o jeff, também, eu peso 100 kg e quando preciso do freio traseiro, ele me serve muito bem e não considero como ineficiente. Será que a minha opinião e a do jeff é simplesmente pelo fato da gente ser mais gordo pesado Twisted Evil

Abraços
PS: Desculpa jeff Razz Razz Razz Razz
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Dom Ago 28, 2011 5:59 am

jah cheguei a pesar 97 e o freio era a msm meleca
meu chefe pesa 120
o socio dele, 105
meu amigo q tem a twister, uns 90

todos com a msm opiniao em relacao ao freio da kansas
nao eh eficiencia em relacao ao peso. eh a falta de eficiencia em QQ peso

meu freio soh ficou bom qnd estava regulado tao no limite q qnd parei a moto subiu o cheiro de lona e q nao dava pra andar com um carona pq a roda travava. foi a unica vez q o freio tinha eficiencia pq jah estava uns 50% apertado

e aumentar o curso do pedal, soh vai piorar o freio
qnt mais pra baixo, menos força no peh. entao qnt MENOR for o curso, mais facilmente vc vai conseguir aplicar força no pedal
sua "solucao" soh vai trocar o problema

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  ernesto walter Dom Ago 28, 2011 6:41 pm

O meu racicinio foi o principio da alavanca:se voce pegar uma gangorra(de play gruond) e colocar uma criança mais pesada de um dos lados,ela vai ficar para baixo e as crianças vão ter dificuldade para brincar,MAS se voce deslocar o ponto de apoio para o lado da criança mais pesada,as crianças vão poder brincar,mas mais leve vai subir e descer mais que a outra,dai eu falar que vai aumentar o curso do pedal,mas vai fazer mais pressão nos patins de freio.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cassius Dom Ago 28, 2011 6:56 pm

Eu acho que só usei o freio traseiro "bruscamente" 3x até hoje, mas funcionou bem, por enquanto não preciso reclamar, pelo menos, do freio...
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Seg Ago 29, 2011 8:47 am

Opa,

Eu também, das algumas vezes que precisei usar o freio bruscamente, ele mostrou bom funcinamento e parou a moto. No dia-a-dia (ando com a moto 50km/dia) ele também nunca me deixou na mão.

Minha motoca esta com 16500km freios originais de fábrica (com bastante lona ainda, conforme verificação realizada a uma semana atrás) e operando a contento. Peso 85 kg.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Seg Ago 29, 2011 10:51 am

O raciocínio do Ernesto está correto. Quanto maior o braço de alavanca lá atrás no tambor, maior a eficiência do freio, mas em compensação isso irá aumentar o curso do pedal.

Talvez essa diferença de percepção da eficiência do freio esteja ocorrendo por outro fator: o Will volta e meia anda com garupa, então deixa a regulagem habitualmente nessa condição. Eu raramente ando com garupa, então deixo o freio regulado para uma condição mais justa (que causaria o problema de lona arrastando no caso de dar uma carona).

Então, meu freio funciona satisfatoriamente. Será isso?

Em Trindade a gente vai poder comparar desempenhos e regulagens.

Cê vai, né Will?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Ter Set 06, 2011 11:49 am

Achei o tópico:

Para o freio traseiro da kansas ficar do jeito que vocês estão querendo (travando a roda traseira), instale lonas FABRECK código 00539.

Fica igual cg. Eu não gosto.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cassius Ter Set 06, 2011 2:32 pm

Falando em freio hoje troquei o interruptor do freio traseiro, coloquei o da Twister, encaixe perfeito, sem adaptações, custou 7,00 dilmas.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Ter Set 06, 2011 4:36 pm

Parabéns, Padawan.

Taí uma coisa que não me atrevo a fazer.

Dedos grossos e paciência curta não ajudam....

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cassius Ter Set 06, 2011 4:51 pm

rapaz, dificil foi encontrar onde enroscava a parada... entre a carenagem e o suporte do cano de descarga... mas eu venci a batalha! hj a noite vou abrir a parada do pedal da marcha e vre se dá certo, ontem também troquei o selenia meia sola da Dafra pelo Motul 3000 e a moto já é outra, mas acredito que seja por descobrir seu verdadeiro nome!
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Ter Set 06, 2011 4:59 pm

Pode crer!

Em se tratando de moto, na hora de escolher entre uma resposta lógica e outra que seja, por assim dizer, maluca pouco ortodoxa, pode apostar nesta última...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Ter Set 06, 2011 5:42 pm

Opa,

Acássius, vá postando o que esta achando do Motul 3000, pra engrossar o coro do Jeff Willis.

Ainda continuo teimando com o Yamalube. kkkkkkk (Não por achar nem melhor nem pior, é por pura teimosia mesmo!!! Sabe aqueles velhos rabugentos?!?! Muito prazer!!! rs rs rs rs rs)


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Luz de freio traseiro não acende

Mensagem  Esdras Lourenco Qua Set 28, 2011 6:19 pm

A minha moto já teve esse problema quando a comprei, é um dispositivo de acionamento ligado ao pedal de freio, fica atrás do suporte do pedal de apoio do carona,
primeiro verifique a regulagem, que provavelmente a regulagem não é o suficiente para acionar o dispositivo, no caso da minha moto esse dispositivo estava enferrujado e na época o mecânico da dafra desmontou lixou e lubrificou a peça, depois disso não deu mais problema.

Abraços!!
Esdras Lourenco
Esdras Lourenco
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 42
Localização : Brasília - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  L340 Qua Set 28, 2011 6:54 pm

Edifrans escreveu:Opa,

Acássius, vá postando o que esta achando do Motul 3000, pra engrossar o coro do Jeff Willis.

Ainda continuo teimando com o Yamalube. kkkkkkk (Não por achar nem melhor nem pior, é por pura teimosia mesmo!!! Sabe aqueles velhos rabugentos?!?! Muito prazer!!! rs rs rs rs rs)


Abraço,
ih, vai ter que mudar o Avatar
FREIO DA KANSAS - Página 2 Rabugento
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qui Set 29, 2011 7:52 am

Opa,

affraid affraid affraid affraid affraid


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 2 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos