FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FREIO DA KANSAS

+22
Ingvar
tattuc
L340
Esdras Lourenco
Cassius
ernesto walter
Dan Floripa
Cássio Fernandes
JULIO C. ALBANI CARVALHO
moura
Fuzzy Logic
Franco "F-31"
oalexandre
diegocolvara
tecnicomauricio
will_santana
mohammed_cesar
SergioSSR
Edugonc
wandao.a
jeff
rodrigofj
26 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty cortem um pedaço da mola

Mensagem  tattuc Ter Out 04, 2011 9:16 pm

Edugonc escreveu:
rodrigofj escreveu:Atenção galera, quero alerta-los para um problema que já peercebi em algumas motos.

Teste acionando só o freio traseiro e veja se acende a luz de freio, pois a minha descobri por acaso que não estava funcionando e quando fui na oficina tinha mais motos com esse problema e o dono não sabia, só viu quando pedi pra testarem.

Olá Rodrigo,

A minha Kansas está com este problema.
Para não deixá-la 1 semana na concessionária, acabei enviando para um conhecido auto elétrico.
Ele viu a lâmpada e não era e percebemos que a mola que puxa o sisteminha de acionamento da luz não tem força suficiente, somente pisando com tudo que o bagulho mexe.
Não consertei ainda....teve alguma solução ?

Outra coisa é a lanterna traseira não acende e não é a lâmpada, alguém sabe sobre este problema nas Kansas?

Abraços.
Edu


Pessoal, apenas é necessário cortar um pedaço da mola do sistema elétrico de sinalização do freio trazeiro. A mola está atrelada ao pedal. Cortem um pedaço de aproximadamente 1 a 1,5cm da parte retilínea, não façam da parte aspiral. Pronto, o problema estará resolvido. Vocês não precisam levar para um mecânico fazer isso, podem fazer vocês mesmos. Fiz na minha e deu tudo certo.

tattuc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 46
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Ingvar Ter Out 04, 2011 10:06 pm

Olá Pessoal,

Existe um regulador para este "arame" do freio, fica atrás do bacalhau e possui uma porca e contra porca. Ele deve estar encaixado em uma pequena parte metálica com um orifício, ou seja, uma porca fica na parte de trás da parte de metal e outra na frente, e através destas duas porcas se ajusta quanto será necessário pisar no freio para acender a luz de freio.

Normalmente este ajuste resolve este problema, é que as vezes o pessoal da CC deixa este "regulador" fora do orifício de metal, tornando mais difícil a regulagem, mas depois de colocado no local certo, é simples de ajustar.

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Dan Floripa Ter Out 04, 2011 10:15 pm


Aqui tem mais ou menos o que o Ingvar falou:
FREIO DA KANSAS - Página 3 9k=
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qua Out 05, 2011 8:11 am

Opa,

É isso mesmo Igor e Dan, quase todas as CC entregam a Kansas-150 com esse "Stop" fora do local correto justamente por ser trabalhoso a colocação dele. (Digo trabalhoso, não difícil!)
Na minha motoca tinha conseguido regular ele sem colocar no local correto, porém toda hora tinha que ficar ajustando... Daí coloquei a preguiça de lado removi o bacalhau e o instalei no local correto. Sem cortar a mola nem nada, "só instalei da forma correta mesmo" e uma vez regulado, nunca mais deu problema.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  ripizud Qua Out 05, 2011 6:24 pm

Poxa "/ primeiro defeito que pego nela... meu freio só funciona o da frente ( passou na revisão a menos de 300Km) o que faço? tenho medo de eu mexer e to sem CASH..
ripizud
ripizud
Novato
Novato

Número de Mensagens : 40
Idade : 34
Localização : Caxias do Sul
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Ingvar Qua Out 05, 2011 6:27 pm

Ripizud,

Como assim só funciona o da frente? Vc quer dizer o freio ou a luz de freio? Apenas quando aciona o da frente é que a luz acende? Ou o freio traseiro não funciona?

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Out 05, 2011 6:29 pm

Ripizud, o freio traseiro não funciona nada, nada?

Já verificou se não é falta de ajuste?

É muito fácil de fazer, nem precisa ferramenta:

Empurre o braço do freio (lá no tambor da roda) para frente e gire a porca com a mão mesmo.

Sempre deixe a porca numa posição bem encaixada (ela tem um rebaixo que deve ficar aahn.... encaixado).

Não deixe muito justo, senão ele será acionado sem querer quando a moto passar em uma irregularidade do piso, ou se você sair com garupa.

Se o freio ficar muito justo, o tambor irá se aquecer e prender a roda.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  ripizud Qua Out 05, 2011 6:31 pm

Jeff.. mesmo que não de nenhum sinal? a lâmpada ta funcionando
ripizud
ripizud
Novato
Novato

Número de Mensagens : 40
Idade : 34
Localização : Caxias do Sul
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qua Out 05, 2011 6:41 pm

Péraí....

O que não está funcionando é o freio, ou a luz do freio?

Sendo a luz do freio, tente aplicar um lubrificante em aerossol para ver se desengripa. Se não, pode ser só ajuste ou mau-contato.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  ripizud Qua Out 05, 2011 6:52 pm

Quando aperto o pedal do freio não acende a luz
ripizud
ripizud
Novato
Novato

Número de Mensagens : 40
Idade : 34
Localização : Caxias do Sul
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Ingvar Qua Out 05, 2011 6:57 pm

ripizud escreveu:Quando aperto o pedal do freio não acende a luz

Então, você já "encaixou" o ajuste da luz do freio atrás do bacalhau? Mesmo regulando com a porca e contraporca não funfou? Se não, tenta puxar o arame do pedal para frente com a mão mesmo e vê se acende, se não, pode ser está "pecinha" que está com defeito.

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qua Out 05, 2011 7:12 pm

Opa,

Tenha paciência e observe bastante ao mexer nessa peça (STOP da Luz de Freio). Estando a molinha muito tencionada, ou pouco tencionada a luz de freio também não acende. Se mexendo não conseguir arrumar. Leve sua moto a um mecânico (não precisa ser na CC) que ele irá ajeitar para você. Acredito que não custará o olho da cara não.


Abraço,



Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  L340 Qua Out 05, 2011 8:39 pm

e se precisar trocar, o Acassius encontrou uma equivalente barata, tem lá no tópico de peças paralelas
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Cassius Qua Out 05, 2011 8:55 pm

Foi o da Twister, sem adaptação nenhuma.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Familia Qua Out 05, 2011 9:02 pm

Aparentemente a moto dele esta na garantia, caso ele esteja realizando as manutenções na CC basta ele informar o defeito e eles irao ajustar. Mas se a moto na esta na garantia o defeito pode ser resolvido como ja foi citado pelo jeff, usando aerossol, vale informar tambem que esta peça e totalmente desmontavel, solte os cabo dela e desmonte, o funcionamento e bem simples tem uma mola, dois contato de cobre e um canudinho de cobre tambem, desmonta e limpa se a mola estiver estragada, compra um isqueiro destes do paraguai que vende em qualquer cidade do Brasil tira a mola dele e coloca no lugar da quebrada "ja fiz isso antes" ou ve se consegue uma mola equivalente.

Ou compra uma nova.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  L340 Qui Out 06, 2011 7:48 am

ah, se é caso de garantia, joga na mão dos caras e sussa.
Mas bom saber que essa peça é fácil de desmontar, a minha fica com mau contato, parece letreiro de pulgueiro quando pisa no freio.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Convidad Qui Out 06, 2011 8:03 am

L340 escreveu:parece letreiro de pulgueiro

Opa,

Não seria a BOATE AZUL ou até mesmo a CASA DA LUZ VERMELHA! rs rs rs rs rs rs


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  L340 Qui Out 06, 2011 9:18 am

Acho que casa da luz vermelha combina mais. hehehehehehe
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Betho Qui Out 06, 2011 11:22 am

ripizud escreveu:Quando aperto o pedal do freio não acende a luz
- A minha já eh o contrário, no que ligo a chave, a lanterna de freio traseira já está freiando Razz, dou umas batidas na dita molinha e ela apaga, mas eh só pressionar o freio de novo, ela acende e não apaga mais.... já desisti !!!
- Mas o que me incomoda mesmo eh a ineficiência do meu freio traseiro, posso ficar em pé em cima do pedal de freio e a moto vai parar só uns 30 metros à frente !!! E com isso, quase 2 anos tocando praticamente só o freio dianteiro... e vamo que vamo !!!
Betho
Betho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 351
Idade : 65
Localização : Campinas SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Qui Out 06, 2011 12:19 pm

Betho, instale lonas FABRECK 00539 que o freio traseiro passa a funcionar que nem uma danada de uma cg.

Tem aqui em Biritiba, quer que compre pra você?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Betho Qui Out 06, 2011 8:59 pm

Graaannnde Jeff... ainda estou de bobeira em casa... vou procurar por aqui as pastilhas com as especificações que vc informou... caso não às encontre ... acho que vou pedir um help para vc sim !!! valeu e obrigado !!!

Um grande abraço,
Betho
Betho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 351
Idade : 65
Localização : Campinas SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Familia Qui Out 06, 2011 10:03 pm

Betho escreveu:Graaannnde Jeff... ainda estou de bobeira em casa... vou procurar por aqui as pastilhas com as especificações que vc informou... caso não às encontre ... acho que vou pedir um help para vc sim !!! valeu e obrigado !!!

Um grande abraço,

Pelo que voce informa o seu problema esta relacionado ao atrito das lonas de freio com o com cilindro do cubo da moto, isso quer dizer que este problema esta diretamente relacionado ao conjunto de frenagem, que compreende pedal de freio, vareta e braço oscilante do cubo, voce deve estar se perguntando: como assim? Simples.

1º Seu pedal de freio não deve estar acima da linha da pedaleira, nem pode estar muito abaixo, o ideial e que ele esteja no nivel da pedaleira ou se estiver abaixo que não seja menor que 1,5 cm, para ajustar a altura correta existe um parafuso proprio para isto ajuste para altura ideial.

2º Vareta observe se sua vareta apresenta curva acentuda com o sistema em repolso, a curva pode estar para cima, para baixo ou para os lados, se for este o caso corrija a vareta tensionando ela atravez do parafuso de ajuste da mesma.

3º Braço oscilante ou alavanca da lona, este tambem merece ajuste se ele estiver fazendo um angulo de cerca de 90º em relação a balança, significa que sua moto nao esta com boa frenagem pois a alavanca ja esta quase no limite de tensão, o ideial e que ela esteja a uma angulaçãod e 15º a 30º para fora da balança, tem um parafuso que regula o melhor angulo.

Depois de tudo verificado, o seu pedal de freio deve apresentar uma descida de acionamento de cerca de 3 a 4 cm a partir do ponto de descanso, isso com a moto no cavalete, da pra verificar com uma regua ou de olho mesmo, isso apenas acionando sem esforço "apenas abaixando com a mao", com esforço a alavanca deve chegar aos 7 ou 8 cm, caso nao esteja adequado ainda ajuste a vareta para melhor aderencia.
(Vale lembrar que o freio traseiro nao e feito para frear a moto, o dianteiro e que freia a moto.)


Com relação a sua luz do stop da moto, o problema esta relacionado a mola da cebolinha, ela deve ter se estragado, aqui neste topico eu informo que ja troquei uma destas molas por mola de isqueiro, so que eu lembrei que a mola de caneta tambem serve, ai eu nao lembro se foi de isqueiro que eu usei ou se foi de caneta, so lembro que ja fiz duas vezes e ficou bom, todo mundo tem uma caneta de mola pifada em casa e conheçe alguem que fuma e usa isqueiro, e so testar.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Betho Qui Out 06, 2011 11:17 pm

Graaannnde Familia !!! valeu as dicas... neste final de semana mesmo vou verificar estes itens que vc relacionou !! depois retorno de como ficou !!! obrigado pela ajuda !!

abraços,
Betho
Betho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 351
Idade : 65
Localização : Campinas SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana Sex Out 07, 2011 11:55 am

sempre discordei da idéia do pedal do freio no mesmo nível da pedaleira
mesmo sem os comandos avançados nossas pernas ficam um pouco para frente. então nosso pé jah fica um pouco flexionado para baixo
isso quer dizer q faremos força jah no limite do movimento do pé (que não é muito amplo).
com comandos avançados, o pedal mais alto se torna indispensável para compensar o novo ângulo das pernas
na minha opinião, o pedal deveria ficar uns 2cm ACIMA da pedaleira, o que permitiria que a força fosse aplicada ainda na primeira parte do movimento do pé, permitindo mais força e melhor controle

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  jeff Sex Out 07, 2011 2:05 pm

Pois é.

Não consigo imaginar como se pilota uma moto com plataformas. Tem que tirar o pé para pisar no pedal, você perde um tempo absurdo (absurdamente pequeno, mas que faz toda a diferença...)

Mesma coisa para o pedal de câmbio.

Mas há males que vêm para bem. O comando avançado da Bél quebrou o pino de fixação da mola (não, dafra haters de plantão, o comando dela não é original...), então o pessoal da oficina improvisou uma mola do cavalete e fixou em um ponto mais alto.

Resultado, o pedal ficou mais elevado e mais duro. Não impede o acionamento do freio traseiro, mas inibe o pisão que agora pode levar fácil ao travamento da roda, graças às novas lonas. E até posso apoiar o pé direto sobre ele sem risco de ficar atritando contra o tambor.

Fica aí a dica.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FREIO DA KANSAS - Página 3 Empty Re: FREIO DA KANSAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos