Consumo da minha Apache
+22
L340
Eliane
alanhigino
ernesto walter
arielmarteninghe
fredsilvaborges
MAGNOSUD
robertobob
rodrigometal
Ferdmedeiros
Rui dos Anjos Gusmão
wagner mota
Ailton e Karina
Dan Floripa
EMANOEL_MESSIAS
xello 81
Eduard62
wandao.a
will_santana
jeff
Magalhaness
enghawlu
26 participantes
Página 2 de 5
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Consumo da minha Apache
jeff escreveu:Sei não, Eduard...
Meu consumo em cidade é na casa dos 30 e poucos, e na estrada melhora para uns 35, já cheguei a fazer 37, e com um motor de concepção mais antiga (gastona) que o da apache...
Um consumo tão baixo só vi com calibragem incorreta ou com troca de marcha antes da hora certa.
Um abraço,
Jeff
Concordo contigo, e enfatizo a calibragem incorreta!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Moto : Apache 150cc
jeff escreveu:Bom, se ela fazia uma boa média e agora piorou, podemos descartar o fator pilotagem. Eu avaliaria se não estão batizando a gasolina no posto, é um fator que a gente não costuma levar em conta Digo isso porque hoje tive certeza que a podium onde sempre abasteço não é confiável. E olha que o posto dá a maior pinta de ser honesto, mas não é.
Esse negócio de passar marcha cedo demais faz a moto gastar mais, porque a marcha mais alta tem que fazer mais força para embalar a moto, e nisso se consome mais gasolina do que deixando a moto pegar embalo com a marcha mais baixa e passar a marcha somente depois que ela está com boa velocidade.
Então, trocando as marchas em rotações elevadas, que é como os motores de motos gostam de trabalhar, a moto fica mais econômica do que trocando as marchas naquele regime parecido com o dos carros, tipo acelera um pouquinho e já muda de marcha.
Nunca consigo explicar isso de modo claro...
Um abraço,
Jeff
Explicou bacana, Jeff, mas ainda assim, a questão troca de marchas é um fator pilotagem, que vc ja descartou (e eu tbm).
Tbm suspeito do batismo da gasosa. Mas precisamos saber também como ele anda na BR, se faz a maior parte do percurso tirando o máximo do motor, aos 8.000 rpm o mais. Já fiz vários testes de consumo na Apache, mas nunca medi o em percursos tão longos, tirando o máximo do motor.
Ah, é mesmo, ele disse que na rua dele chegava a fazer 22km/litro e tenho certeza que ele não corria a 120 km/h na rua... rs
Descartamos essa possibilidade e ficamos com o batismo e regulagem...
Aff!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
jeff escreveu:O, Eng...
Será que não estão te roubando gasolina não? Vizinho, cunhadinho... sei lá....
Porque ela não pode estar andando normal e bebendo tanto. Com esse consumo, ela engasgaria, afogaria...
Quando o problema é extraordinário, temos que procurar causas fora do comum....
Um abraço,
Jeff
Opa! Esse caso é extraordinário mesmo, Jeff!
3ª possibilidade apoiada! rs
EMANOEL_MESSIAS- Forista
Tem também o fator peso do piloto, que a gente esquece de considerar.
Mesmo assim, com 110 kg eu consigo fazer 32 a 35 km/litro no motor varetado.
E tem também a soma de todos os outros fatores, cada um pode contribuir um pouco para um mau resultado final.
Um abraço,
Jeff
Mesmo assim, com 110 kg eu consigo fazer 32 a 35 km/litro no motor varetado.
E tem também a soma de todos os outros fatores, cada um pode contribuir um pouco para um mau resultado final.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
Pelo que li a Apache fazendo 22km/l (o que é muito pouco, minha CB450 fazia 23km/l) o meu suspeito principal é o afogador que pode estar aberto, ou parcialmente aberto, ou com vazamento (para a admissão), o que justificaria o alto consumo.
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc
Mesmo assim 22km/l tem coisa errada
Ailton e Karina- Membro Senior
- Número de Mensagens : 526
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Sim, tem o afogador (como comentei que era o meu principal suspeito) principalmente se a moto tinha uma boa média e do nada começou a fazer 22km/l, mas tem outras possibilidades: pode ser a bóia do carburador (cuba) estiver muito baixa, giclêur com diâmetro fora da especificação, mistura ar/combustível desregulada, agulha do pistonete com o diâmetro fora das especificações, etc...
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
Dan Floripa escreveu:Pelo que li a Apache fazendo 22km/l (o que é muito pouco, minha CB450 fazia 23km/l) o meu suspeito principal é o afogador que pode estar aberto, ou parcialmente aberto, ou com vazamento (para a admissão), o que justificaria o alto consumo.
Dan.
Dan
pra eu entender, nesse caso da sua explicação, ficaria um cheiro forte de gasolina?
abss
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Wagner,
Moto carburada geralmente tem um cheiro de gasolina, forte quando desligamos pois o coletor de admissão está molhado de gasolina que ao evaporar dá esse cheiro, mas dependendo do caso (se houver aumento do consumo) pode ser afogador, bóia de combustível (a da cuba do carburador) estar muito baixa, ou a agulha da bóia (válvula estilete) não estar vedando bem a passagem de combustível que costuma dar um cheiro forte de gasolina além de aumentar o consumo.
Cada caso tem ser analisado, mas não havendo aumento de consumo, geralmente o cheiro é normal.
Abraço!
Dan.
Moto carburada geralmente tem um cheiro de gasolina, forte quando desligamos pois o coletor de admissão está molhado de gasolina que ao evaporar dá esse cheiro, mas dependendo do caso (se houver aumento do consumo) pode ser afogador, bóia de combustível (a da cuba do carburador) estar muito baixa, ou a agulha da bóia (válvula estilete) não estar vedando bem a passagem de combustível que costuma dar um cheiro forte de gasolina além de aumentar o consumo.
Cada caso tem ser analisado, mas não havendo aumento de consumo, geralmente o cheiro é normal.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
pessoal
fiz a medição do consumo da minha apache na viagem que fizemos a Serra Negra
saída tanque cheio Km 3574
reabastecimento com 9.98 litros Km 3948
374 km / 9,98 = 37,47km/l
abraços
fiz a medição do consumo da minha apache na viagem que fizemos a Serra Negra
saída tanque cheio Km 3574
reabastecimento com 9.98 litros Km 3948
374 km / 9,98 = 37,47km/l
abraços
wagner mota- Guru
Ótimo consumo, pra uma viagem, amigo!
Parabéns!
Parabéns!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
sugestão
Meu filho eu trabalho como motoboy e te digo com muita propiedade se vc estar andando acima dos 80KM/h, nem Jesus Cristo irá fazer ela consumir o idéal (pouco), o limite maximo de consumo vai de 60KM/h á 80KM/h; 81KM/h vc ja estar consumindo á mais, outro exemplo é as arrancadas de top ou bruscas como queira falar, se deve acelerar pouco e soltar totalmente o punho do mesmo ao passar marchas, faça isso com o tanque cheio; anote o KM inicial e quando ela entrar na reseva anote o KM final, subtraia os numeros e terá seu consumo por KM/LTRS; que é aquantidade de litros fora os tres da reseva e terá o consumo de sua APACHE 150cc.
Em um pais que se explora o consumidor final de gasolina, devemos pilotar com consiencia e não com iguinorancia, pois o seu bolsa irá agradecer......fui....espero que isso te ajude a cuidar de sua moto e que vc não sejas mais um que surra a moto e depois de ela te dar tudo que pode vc sem a publico falar mal da marca DAFRA ...ela é mais economica que as outras marcas porem anda nenos, lembre-se de um carro mil....a ideia é a mesma; se anda mais consome mais e vice-versa.
Em um pais que se explora o consumidor final de gasolina, devemos pilotar com consiencia e não com iguinorancia, pois o seu bolsa irá agradecer......fui....espero que isso te ajude a cuidar de sua moto e que vc não sejas mais um que surra a moto e depois de ela te dar tudo que pode vc sem a publico falar mal da marca DAFRA ...ela é mais economica que as outras marcas porem anda nenos, lembre-se de um carro mil....a ideia é a mesma; se anda mais consome mais e vice-versa.
Rui dos Anjos Gusmão- Novato
- Número de Mensagens : 1
Ae Galera
agora fiz a medição do consumo da minha apache, no transito da Capital de Sampa
vejamos os números...
tanque cheio com 3.948km
completei com 9,08 litros...Km atual 4.290km
342km/9,08 = 37,66 km/l
o que significa que tanto na rodovia quanto no trânsito o consumo foi quase idêntico! (37,47km/l....37,66km/l)
abraços
agora fiz a medição do consumo da minha apache, no transito da Capital de Sampa
vejamos os números...
tanque cheio com 3.948km
completei com 9,08 litros...Km atual 4.290km
342km/9,08 = 37,66 km/l
o que significa que tanto na rodovia quanto no trânsito o consumo foi quase idêntico! (37,47km/l....37,66km/l)
abraços
wagner mota- Guru
Marca muito boa Wagner, mas acho que sou recordista.
Dia 20 de março fiz minha maior marca:
completei o tanque com 8,34 l, tendo rodado 377.10 km = 45.22 km/l, com autonomia para 723.45 km.
Minhas últimas marcas estão em torno de 43 km/l.
1abraço!
completei o tanque com 8,34 l, tendo rodado 377.10 km = 45.22 km/l, com autonomia para 723.45 km.
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
Excelente marca!
Dan Floripa- Guru
Mto bom Emanoel..
fantástico!!
abss
fantástico!!
abss
wagner mota- Guru
EMANOEL_MESSIAS escreveu:Marca muito boa Wagner, mas acho que sou recordista.
1abraço!
Só que qual é a gasolina que você sempre coloca?
Podium?
Adtivada?
Comum?
Ailton e Karina- Membro Senior
- Número de Mensagens : 526
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Coloco sempre aditivada, em um determinado posto.
Cheguei a fazer testes de abastecimentos nos postos da cidade (São Luís), e registrava a variação de desempenho e economia da moto. Assim, percebia quais postos "batizavam", quais tinham melhor qualidade.
Em alguns, assim que saía do posto já sentia a moto pesada, sem força, com sinais de falhas, como se estivesse faltando combustível. Em outros, rodava bem, mas o consumo era alto: durante os testes, minha menor marca foi 38,01 (dia 1 de fevereiro). E pra mim isso é alto, porque em meu primeiro abastecimento fiz 44 km/l.
Abasteci em postos BR, Texaco, Shell, SP... Entre os BR a qualidade varia muito, como se o controle de qualidade ficasse a cargo de cada posto.
Mas fui testando, até que encontrei um posto em que a moto roda muito bem, macia, sem falhas, e com excelente economia. E nele abasteço desde 21/fevereiro.
OBS: Nos testes, enchia o tanque e rodava até o final da reserva, daí abastecia em outro posto, já marcando o desempenho referente ao posto anterior.
1abraço!
Cheguei a fazer testes de abastecimentos nos postos da cidade (São Luís), e registrava a variação de desempenho e economia da moto. Assim, percebia quais postos "batizavam", quais tinham melhor qualidade.
Em alguns, assim que saía do posto já sentia a moto pesada, sem força, com sinais de falhas, como se estivesse faltando combustível. Em outros, rodava bem, mas o consumo era alto: durante os testes, minha menor marca foi 38,01 (dia 1 de fevereiro). E pra mim isso é alto, porque em meu primeiro abastecimento fiz 44 km/l.
Abasteci em postos BR, Texaco, Shell, SP... Entre os BR a qualidade varia muito, como se o controle de qualidade ficasse a cargo de cada posto.
Mas fui testando, até que encontrei um posto em que a moto roda muito bem, macia, sem falhas, e com excelente economia. E nele abasteço desde 21/fevereiro.
OBS: Nos testes, enchia o tanque e rodava até o final da reserva, daí abastecia em outro posto, já marcando o desempenho referente ao posto anterior.
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
fato importante para o consumo: qualidade do combustível... nao importa a bandeira do posto e sim a distribuidora q o posto fornece... tem postos sem bandeira mas q a distribuidora é a mesma do posto q tem ocombustivel mais caro... quando pararem no posto vc olhem nas bombas se tem o nome da distribuidora...
Qual a média de velocidade que vcs andam?
Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
Ferdmedeiros- Novato
- Número de Mensagens : 2
Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
Ferdmedeiros
acima de 100km só na rodovia...rss.....
no trânsito varia muito...de 40 a 90km dependendo da via e quantidade de carros
abss
wagner
wagner mota- Guru
Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
Eu cosatumo andar a 5.000 rpm (65km/h), passando pouco disso, quando necessário.
Percorro, em média, 80km por dia, entre meus 3 empregos + Universidade, e na volta pra casa, dou uma esticada de uns 110km/h, mas é um trecho curto, só pro motor ficar "esperto".
A propósito, minha última medição deu 45,45 km/litro! Eu ainda me surpreendo, tão econômica quanto uma traxx! rs
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
EMANOEL_MESSIAS escreveu:Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
Eu cosatumo andar a 5.000 rpm (65km/h), passando pouco disso, quando necessário.
Percorro, em média, 80km por dia, entre meus 3 empregos + Universidade, e na volta pra casa, dou uma esticada de uns 110km/h, mas é um trecho curto, só pro motor ficar "esperto".
A propósito, minha última medição deu 45,45 km/litro! Eu ainda me surpreendo, tão econômica quanto uma traxx! rs
1abraço!
Fantástico Emanoel
vc está tirando o máximo da sua moto
ajustadinha...abastecendo num posto bom....e pilotando direitinho
parabéns!
abaços
wagner mota- Guru
wagner mota escreveu:EMANOEL_MESSIAS escreveu:Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
1abraço!
Fantástico Emanoel
parabéns!
abaços
rs
valew!
Além do conforto, design e desempenho, a economia de combustível é meu grande orgulho nessa moto.
Mas sua moto também está econômica, considerando que vc corre bem mais que eu!
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
Caramba... minha Apache tá bebendo bastante em comparação a sua... ao sair cc enchi o tanque e hj ela está com 350 km rodados e quase na reserva... porém ainda não realizei a 1ª revisão... vamos ver depois como fica.... expectativa de chegar até 400 km (400/16= 25km/l).... ???
EMANOEL_MESSIAS escreveu:wagner mota escreveu:EMANOEL_MESSIAS escreveu:Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner
1abraço!
Fantástico Emanoel
parabéns!
abaços
rs
valew!
Além do conforto, design e desempenho, a economia de combustível é meu grande orgulho nessa moto.
Mas sua moto também está econômica, considerando que vc corre bem mais que eu!
1abraço!
rodrigometal- Novato
- Número de Mensagens : 10
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5