FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo da minha Apache

+22
L340
Eliane
alanhigino
ernesto walter
arielmarteninghe
fredsilvaborges
MAGNOSUD
robertobob
rodrigometal
Ferdmedeiros
Rui dos Anjos Gusmão
wagner mota
Ailton e Karina
Dan Floripa
EMANOEL_MESSIAS
xello 81
Eduard62
wandao.a
will_santana
jeff
Magalhaness
enghawlu
26 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty consumo da apache

Mensagem  robertobob Sex Jun 24, 2011 11:10 am

olá! vocês estão esquecendo uma coisa, a apache é carburada mas tem um sistema que se chama "IDI (Inductive Digital Ignition), que proporciona uma duração de faísca seis vezes superior ao tradicional sistema CDI (Capacitive Discharge Ignition). Com o equipamento, a perda de combustão (Misfire) se reduz ao máximo, o que aumenta o rendimento do motor, melhora a partida fria e a dirigibilidade em fase fria." (fonte: http://www.televisores.tv.br/?p=32) esse mesmo IDI, segundo o pessoal da dafra aqui de natal, calcula a força e velocidade da moto e manda só o combustivel que a moto precisa, ou seja, se você tiver descendo uma rua, o IDI mandará menos combustivel para a queima e assim por diante. eu por exemplo, gasto apenas R$ 20,00 por semana (seg. a sab) ando pelo menos 300 Km nesse periodo. o afogador da apache como foi sugerido como um fator de consumo é automatico ou seja, você puxa a alavanca e o afogador volta sozinho para o lugar, fica impossível esquecer acionado. nosso amigo tem que investigar outras possíveis causas. espero ter ajudado.
robertobob
robertobob
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 47
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Eduard62 Sex Jun 24, 2011 5:13 pm

Calma né gente.

O IDI é mai eficiente que o CDI, mas não é injeção eletrônica para controlar fluxo de combustível.

O carburador da Apache manda para o motor o tanto que nossa mão direita mandar, tanto que tem apache fazendo 45 km/l outras fazendo 20. Tudo depende da mão do piloto.
Eduard62
Eduard62
Forista
Forista

Número de Mensagens : 122
Idade : 56
Localização : São Paulo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 24/04/2010

http://www.restauracaocb450.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Sex Jun 24, 2011 10:51 pm

Rodrigometal, sua Apache realmente está consumindo muito... Em meu último abastecimento, a minha foi pedir reserva com mais de 550 km rodados, e fez 45,63 km/litro nessa ocasião. Isso é muito acima da média de outras Apache/pilotos, que fica em aproximadamente 34 km km/litro.
Desconfie da qualidade do combustível que vc está abastecendo (cheguei a registrar diferença de até 7 km/litro, dependendo do posto em que abastecia), e converse com os mecânicos, pra verificarem a regulagem do carburador.
A sua pilotagem influencia, mas, de qualquer modo, não é pra consumir tanto quanto está consumindo...
Boa sorte!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Qua Jul 06, 2011 4:21 pm

Galera, depois de 2 meses esperando chegar um kit transmissão, criei coragem e testei peças de outras motos.
Minha moto já fazia tranquilamente médias de 45 km/litro.
Com o novo pinhão, milimetricamente maior, ela fez 48,93 km/litros.

O pinhão é o da Factor. Com um diâmetro maior, a moto corre mais numa mesma rotação. Se eu quiser economizar mais, é só correr como corria antes, que ela estará em uma rotação mais baixa.

Ex: Antes, ela corria 70km/hora a 5.500 rpm.
Agora, corre 70km/hora a apenas 5.000 rpm.

1abraço!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Convidad Qui Jul 07, 2011 7:03 am

Opa,

Ai sim Emamoel!!!

Valeu pela experiencia postada!!! Sendo assim não é só as Kansas que ganham esse alívio no motor com um pinhão um pouco maior.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  MAGNOSUD Qua Set 07, 2011 8:14 pm

EMANOEL_MESSIAS escreveu:Galera, depois de 2 meses esperando chegar um kit transmissão, criei coragem e testei peças de outras motos.
Minha moto já fazia tranquilamente médias de 45 km/litro.
Com o novo pinhão, milimetricamente maior, ela fez 48,93 km/litros.

O pinhão é o da Factor. Com um diâmetro maior, a moto corre mais numa mesma rotação. Se eu quiser economizar mais, é só correr como corria antes, que ela estará em uma rotação mais baixa.

Ex: Antes, ela corria 70km/hora a 5.500 rpm.
Agora, corre 70km/hora a apenas 5.000 rpm.

1abraço!

Com o pinhão maior estende-se a relação ganhando em economia quando em velocidades mais altas e constantes. Porém, perde-se nas arrancadas. Para quem precisa fazer muitas arrancadas (muitos semáforos ou trânsito caótico) a tendência, apenas tendência, é que o consumo aumente pela perda de força.
Basta lembrar da bicicleta quando passamos as marchas alterando a relação. Seria semelhante a utilizar uma coroa maior na bicicleta de marchas. Fica mais pesado mas exige menos rotações para manter a velocidade, já na coroa menor da bicicleta precisa-se de muitos giros nos pedais para alcançar uma maior velocidade.
O conceito é o mesmo, apenas invertendo coroa/pinhão na bike para pinhão/coroa na moto.
Seria uma boa para o colega que reclama do consumo alto na estrada. Diminuiria o giro e consequentemente o consumo.
A minha está com 600km e ainda não fiz média. Um mês de uso. Rodei aproximadamente 360km com os primeiros 13,5l de gasosa, daí tiraríamos um consumo de 26,66.
É apenas aproximado, pois não anotei nada com exatidão. Rodo basicamente na cidade.
Está amaciando ainda não, é mesmo?! Além disso fiquei brincando de arrancar de 0 a 60 para melhorar o tempo que a moto marca no odo. Consegui 5,2 como melhor marca.
Ainda, fiquei dando uma forçada no motor. Peguei estrada um pouco e verifiquei a velocidade máxima. Atingi até então 113KM/h mas a moto começa a vibrar muito e não senti segurança para aumentar a velocidade. Isso foi no primeiro dia, 0km.
Eu não conseguiria de forma alguma manter a rotação de até 5000 nos primeiros 1000km. Sem noção isso. Parabéns aos que conseguiram fazer isso. Para mim é uma tortura.

Quando eu fizer uma média mais correta eu posto aqui.

MAGNOSUD
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  MAGNOSUD Qua Set 07, 2011 8:30 pm

Para ajudar, vejam o que encontrei na net:


Minha Apache em números
Gostaria de compartilhar com todos os números reais de minha Apache:

- Aceleração de 0 a 60Km/h: 4,8 segundos
- Velocidade máxima atingida: 126Km/h (descento, abaixado)
- Velocidade máxima normal: 119Km/h (BR, peito aberto)
- Consumo de combustível urbano: Incríveis 43Km/l (Gasolina aditivada)
- Consumo de combustível estrada: 38Km/l (Gasolina aditivada)
- Km atual: 7.600Km

O que gosto sempre de destacar é o consumo de combustível da Apache. É excepcional uma moto com o mesmo peso de uma Yamaha Fazer conseguir 43Km/l na cidade! Eu consigo esta média andando sempre abaixo de 60Km/h (5000Rpm), sozinho (peso 59Kg, pouco mais de meio homem....). Outra dica é sempre tentar manter a rotação da Apache na faixa entre 3000rpm e 5000rpm. O meu uso urbano normal é passar de marcha ao atingir 4000rpm.

Na estrada sempre ando entre 80 e 90Km/h com minha namorada que felizmente pesa um pouco menos que eu - 55Kg! Geralmente a esta velocidade eu fico na faixa de 7000 a 7500rpm.

Já para atingir a aceleração máxima eu tento inclinar o corpo levemente a frente e largar com a rotação entre 3000 e 4000rpm. Se acelerar demais ela empina (bastante até) e isto prejudica a aceleração. Outro ótimo macete é ao trocar de marchas não soltar o acelerador, e fazer as trocar ao redor de 8000rpm. Giro muito alto gera perda de potência e não ganho! Nem pense em ultrapassar 9000rpm ao tentar estabelecer um record de aceleração!
Encontrado em: http://eueminhaapache.blogspot.com/2011/02/minha-apache-em-numeros.html

Depois que fizer a minha média pilotando como hoje, farei um teste como o bloggueiro sugere.

Abraços.

MAGNOSUD
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  jeff Qui Set 08, 2011 5:45 pm

Olá, pessoal apacheiro!

Quem vem do mundo dos carros se surpreende com a economia das motos. E costuma pilotar da mesma maneira que dirige, maneirando nas marchas para obter boa economia.

Só que essa é uma economia que pode sair muito caro:

Motores de moto são feitos para trabalhar em alta rotação; o torque máximo é obtido sempre próximo do limite de rotações do motor (uns 80% desse limite).

Ao pilotar e trocar as marchas na manha, você está obrigando as engrenagens a fazerem mais força do que aquela para a qual foram projetadas. O resultado é o desgaste acelerado do câmbio, e isso implica em trocar todas as engrenagens, é um serviço caro.

Para pilotar e assegurar uma longa vida ao câmbio, sempre troque as marchas depois de embalar bem a moto na marcha mais baixa. Leve as rotações até perto do limite, faça as trocas sempre acima de 5 ou 6 mil rpm. Assim as engrenagens das marchas mais altas não serão obrigadas a fazer força excessiva para acelerar a moto.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  fredsilvaborges Seg Abr 16, 2012 3:59 pm

Colegos das apaches.
Comprei minha Riva, mas sou completamente apachonado. Vejo uma apache e fico babando. Dando uma olhada aqui no forum, estou quase me arrependendo de não ter compado uma apache. estou fazendo as médias da Dandara(minha moto) e ela anda dando 32km/l e vejo aqui que todas dão mais de 38, acho que em outros aspectos ela não peca mais no consumo tá complicado. Bem que ando boa parte do tempo em rotações altas porque pego um trecho de estrada e com bastante subida e tenho que acelerar, mas vi relatos parecidos com os meus e resultado melhores em consumo. Será que a dafra trouxe uma moto para brigar com as grandes com eles mesmo estão dizendo que peca no consumo? Nos testes vistos por ai apontam o cosnsumo dela na casa dos 30km/l, acho baixo para uma 150, já que conheço 250 que faz 28 a 30km/l.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Seg Abr 16, 2012 6:33 pm

fredsilvaborges escreveu:Colegos das apaches.
Comprei minha Riva, mas sou completamente apachonado. Vejo uma apache e fico babando. Dando uma olhada aqui no forum, estou quase me arrependendo de não ter compado uma apache. estou fazendo as médias da Dandara(minha moto) e ela anda dando 32km/l e vejo aqui que todas dão mais de 38, acho que em outros aspectos ela não peca mais no consumo tá complicado. Bem que ando boa parte do tempo em rotações altas porque pego um trecho de estrada e com bastante subida e tenho que acelerar, mas vi relatos parecidos com os meus e resultado melhores em consumo. Será que a dafra trouxe uma moto para brigar com as grandes com eles mesmo estão dizendo que peca no consumo? Nos testes vistos por ai apontam o cosnsumo dela na casa dos 30km/l, acho baixo para uma 150, já que conheço 250 que faz 28 a 30km/l.


Esse consumo é alto, pra uma 150, mas normal pra uma chinesa. elas não costumam passar disso.
Em relação à Apache, considere que a Rivas tem menos potência. Além disso, teu peso também influencia.
Motor menos potente + carga pesada = maior consumo.
Se és apaixonado pela Apache, devias ter economizado um pouco mais, pra concretizar tua paixão. Valeria a pena, garanto.
Mas boa sorte com a Rivas. Parece ser uma boa moto.
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Seg Abr 16, 2012 6:37 pm

Ferdmedeiros escreveu:Muito boa a marca de 37 a 44 km/l na apache. Qual e a média de velocidade que vcs andam? Emanoel e Wagner

Minha média hoje é 70km/l. O trânsito aqui (São Luís) me permite correr entre os 60 e 80km/h. 70 é mais constante, pra mim.
Mas vale ressaltar que continuo aos 5.000rpm. Com o pinhão da Factor, a Apache corre mais rodando menos. Assim, permanecendo na mesma rotação de quando usava pinhão original, aumenta a economia de combustível.
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  jeff Seg Abr 16, 2012 9:21 pm

Fred,

Não esqueça de dois fatores que pesam muito no consumo:

- Os pneus sempre devem estar na pressão correta de acordo com o peso transportado, o ideal é calibrar no máximo a cada dois dias.

- A gasolina tem de ser de boa qualidade, um motor monocilíndrico sofre muito mais do que um carro com gasolina ruim. Você nunca conseguirá boas médias se sempre abastecer nos mesmos postos e a gasolina for batizada. A sacanagem nesse setor é muito grande.

Além disso, uma coisa que incomodou muito no lançamento das speeds e kansas era a regulagem incorreta da agulha do carburador, os mexânicos ou os montadores deixavam sempre fora de posição, demorou para descobrir que essa era a causa do alto consumo.

Não sei se o carburador da riva é do mesmo tipo (pistonete), mas todo carburador oferece a opção da regulagem da proporção de gasolina admitida durante a marcha lenta, aceleração e marcha normal.

Verifique a pressão dos pneus, tenha certeza da qualidade da gasolina, Se nada disso resolver, exija que a concessionária faça a regulagem correta, ou então expliquem porque você não atinge boas médias de consumo, ou então troquem o carburador da sua moto.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  arielmarteninghe Dom maio 06, 2012 10:42 am

galera a minha ta fazendo 38km a média isto com a vpower e aditivada!
mas eu ando bastante com carona, tenho a roda larga atras!
meu record foi 42km!
estou feliz com o resultado dela faz mais que mina antiga 125!^^
arielmarteninghe
arielmarteninghe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 27
Idade : 31
Localização : passo fundo rs
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 04/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Dom maio 06, 2012 1:28 pm

arielmarteninghe escreveu:galera a minha ta fazendo 38km a média isto com a vpower e aditivada!
mas eu ando bastante com carona, tenho a roda larga atras!
meu record foi 42km!
estou feliz com o resultado dela faz mais que mina antiga 125!^^

Parabéns! Consumo muito bom!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  arielmarteninghe Seg maio 07, 2012 8:34 am

cuido da minha com certo exagero kk
arielmarteninghe
arielmarteninghe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 27
Idade : 31
Localização : passo fundo rs
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 04/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  wagner mota Sáb Jun 30, 2012 5:54 pm

depois de um tempinho fiz a medição da minha apache

vamos aos números

inicial 18305

final 18675

litros 9

18675 - 18305 = 370 km / 9 = 41,11 km/l...

uau!!...hehehehehe

abssss

wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  jeff Sáb Jun 30, 2012 7:07 pm

E andando mesmo, né Wagnão?

Que na hora que você enrola o cabo, some lá na frente...

(apesar de nossas kansas estarem a 138,8 km/h....)

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Seg Jul 02, 2012 11:03 am

Wow!!!!
Muito bom!!!!
Parabéns!





wagner mota escreveu:depois de um tempinho fiz a medição da minha apache

vamos aos números

inicial 18305

final 18675

litros 9

18675 - 18305 = 370 km / 9 = 41,11 km/l...

uau!!...hehehehehe

abssss

EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Convidad Seg Jul 02, 2012 11:34 am

Opa,

wagner mota escreveu:depois de um tempinho fiz a medição da minha apache

vamos aos números

inicial 18305

final 18675

litros 9

18675 - 18305 = 370 km / 9 = 41,11 km/l...

uau!!...hehehehehe

abssss


Média invejada por TODAS as CGs e privilégio de algumas YBRs.

É isso aí Wagnão!!!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  fredsilvaborges Seg Jul 02, 2012 2:21 pm

Não gosto desses tópicos. A coitada da Dandara da 31 km/l.(bem que ando boa do tempo em estrada). Mas ela fica com inveja.
Ah se eu pudesse daptar um bura de Apache na Dandara.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Convidad Seg Jul 02, 2012 4:22 pm

Opa,

Amigo Fred, não é só questão de bura... infelizmente

Isso envolve muitas outras coisas como câmbio (na relação força/velocidade), bura, cabeçote (que embora não pareça mas influi um pouco), tocada do piloto, peso total do conjunt e por aí vai.

Mas 31 Km/l to achando um pouco demais pra uma RIVA. Seria melhor pedir pra algum mecânico dar uma regulada no carburador e também verificar as condições do filtro de ar.
Na minha opinião algo acima de 35 Km/l já seria uma marca aceitável, mas abaixo (como esta acontecendo contigo) acho um pouco demais.


Abraço,

P.S. Dadas as devidas proporções e só para conhecimento... minha motoca é uma Kansas (com alforges laterais, bolha, mala traseira e outros badulaques mais), eu peso 82 quilos e a motoca consome aprox. 37~40 Km/l. Chegando a marca dos 40 Km/l só para percursos em 100% de Rodovia.


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  jeff Seg Jul 02, 2012 4:37 pm

Só lembrando:

37 – 15% = 31,5 km/litro

40 – 15% = 34 km/litro.

A riva deveria ficar acima de 35 km/litro, beirando os 40, mas tem esses pormenores que o Edi mencionou.

31 realmente é pouco e pode indicar uma regulagem incorreta do carburador. Outras possibilidades são a folga do eletrodo da vela.

Os mecânicos tiram a vela da embalagem e instalam; está errado. O correto é ajustar a folga de acordo com os padrões de fábrica. Como exemplo, a folga correta recomendada da kansas é 0,8 mm e todas as velas NGK saem de fábrica com 0,5 mm.

Esse é o tipo de coisa que os mecânicos em geral não prestam atenção, e cansei de ouvir deles que a folga "já vem correta". Não vem porque eu já peguei uma vela da caixa, medi e mostrei para o babão e ele ficou com cara de tacho.

A folga correta melhora o desempenho da moto e ela fica mais econômica.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Dan Floripa Seg Jul 02, 2012 4:51 pm



Lembrando que o carburador da Apache é a vácuo, o que o torna mais econômico comparado ao o da Riva que tem o acionamento mecânico. Uma coisa muito importante ligado diretamente ao consumo é como e onde o piloto anda, minha Speed por exemplo indo de Imbituba a Florianópolis (+ou- 100km), se eu for de cabo enrolado o (110-120 reais) tempo todo ela faz 28,5km/l (3,5l) se eu for entre 80 e 100 ela faz 40km/l (2,5l) isso medido na bomba de gasolina, pois abasteço aqui antes de sair, e completo lá quando chego.
Como o Edi comentou são muitas variáveis (carburador, cabeçote, escape, vela de ignição, temperatura de trabalho, filtro de ar, jeito de pilotar, onde se trafega a maior parte do tempo) tudo influencia diretamente no consumo.

Um Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  fredsilvaborges Ter Jul 03, 2012 1:47 pm

Moçada. Acho que é a riva mesmo. Todos os testes, comentários de proprietários em foruns e caras que eu pergunto me dizem que a danada faz 30 km/l. Vejam bem. Eu peso 83 kg (magérrimo, pra 1,95) ando boa parte do tempo em estradas porém a 80 km/h (é uma MG muita estreita e com muitos morros e caminhões), mesmo relatos de outros coitados proprietários informam o mesmo. Nem choro mais. Se ela fizer 35 km/l um dia estarei em um lindo sonho.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  jeff Ter Jul 03, 2012 2:22 pm

Bom, existe outra possibilidade:

A riva é muito boa de arrancada, ela empina quando você acelera. Isso pode indicar que ela está muito reduzida na relação de coroa e pinhão.

Quando for necessário trocar a relação, experimente colocar um pinhão com um dente a mais.

Isso fará com que a moto perca pouca coisa de arrancada, mas o motor irá girar em rotações mais baixas na velocidade máxima, reduzindo o consumo. Se não ficar satisfeito, troque o pinhão de volta por um novo original antes de percorrer 500 km.

Não é recomendável trocar apenas o pinhão numa relação usada, porque isso acelera o desgaste dos outros componentes (eles não casam entre si).

Essa troca não é coberta pela garantia de qualquer fabricante, fique ciente disso. Essa dica é macete de motociclista.

Todo projeto comporta uma pequena margem de variação para mais ou para menos e isso é válido para a relação. Uma alteração pequena como essa pode dar ótimo resultado no uso diário e não compromete significativamente a vida útil ou a segurança da moto, está dentro dos limites técnicos viáveis.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Ter Jul 03, 2012 3:47 pm, editado 2 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da minha Apache - Página 3 Empty Re: Consumo da minha Apache

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos