FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

+20
Dan Floripa
Péricles
bolacha
rp_araujo
Ill be back
Adam
wagner mota
Cássio Fernandes
Cassius
nego
Magdiel
Tácio
nikamigo
SergioSSR
jeff
SAMUKAMENDES
rafarjvp
oalexandre
will_santana
Everton Div
24 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  bolacha Seg Jan 31, 2011 11:29 am

amigos o problema da kansas que esta moto e um conjunto de varias motos em uma so kkkk
por exemplo

Cdi - Cg 99
Pastilha - Ybr
Bateria - Titan150
Cabo do velocímetro - Sahara
Mola do pedal de descanso lateral - Titan
Peão 16 dentes - CG 125

intao logo o pinhao nao poderia ser diferente kkk abraço
bolacha
bolacha
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Idade : 35
Localização : sao paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 2:26 pm

Como prometido, fui na oficina hoje conferir esse negócio do pinhão.

Eles disseram que o pinhão era igual ao da cg 99, só a trava era diferente. Ele pegou duas travas e mostrou a diferença, o fresado da trava da dafra realmente era menos profundo que o da cg.

Segundo a explicação dele, é necessário trocar a trava também pelo modelo da cg para que o conjunto fique firme e não aconteça essa destruição do pinhão.

Relendo agora as explicações sobre o problema e refletindo sobre o que ele disse, vejo que é uma grande bobagem.

A trava não pode ser responsável pela transmissão do esforço, porque ela não tem a resistência para isso, com o tempo vai se desgastar e o pinhão vai acabar se danificando. O que tem que encaixar perfeitamente é o estriado do pinhão com o estriado do eixo.

Estou confiando cada vez menos neles, vou inspecionar como está meu pinhão, mas tenho um mau pressentimento. Reforço o alerta:

O pinhão tem que se encaixar perfeitamente no estriado do eixo, se existir uma folga não será a trava que compensará a diferença. O risco de estragar o eixo não compensa essa adaptação.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Isso ae

Mensagem  lucasmeca3 Seg Jan 31, 2011 2:33 pm

Isso ae Jeff...
por isso acho muito melhor reduzir pela coroa do que pelo pinhão, minha relação deu problema e acabei colocando o de 16 dentes de novo, mas agora estou sabendo e na proxima vou colocar a coroa diferente e o pinhão de 15.
Evitando assim um futuro transtorno com o eixo onde se localiza o pinhão...
abraços...
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Número de Mensagens : 315
Idade : 39
Localização : Piracicaba
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 06/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 2:40 pm

A função da trava é não deixar o pinhão sair, quando a casamos com os furos do pinhão ela gira travando o pinhão com o canelado, ela não exerce força nenhuma.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 2:51 pm

Pois é.

O estriado/canelado de ambos, trava e pinhão, tem que ser igual ao do eixo. Na verdade, é mais importante que o estriado do pinhão seja igual ao do eixo, porque é ele que vai transmitir realmente a força.

O que deve estar acontecendo é que você consegue perceber a diferença nas travas, mas não no pinhão, porque a peça é preta e os caras são umas antas.

Pode falar anta?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Seg Jan 31, 2011 6:35 pm

jeff escreveu:Como prometido, fui na oficina hoje conferir esse negócio do pinhão.

Eles disseram que o pinhão era igual ao da cg 99, só a trava era diferente. Ele pegou duas travas e mostrou a diferença, o fresado da trava da dafra realmente era menos profundo que o da cg.

Segundo a explicação dele, é necessário trocar a trava também pelo modelo da cg para que o conjunto fique firme e não aconteça essa destruição do pinhão.

Relendo agora as explicações sobre o problema e refletindo sobre o que ele disse, vejo que é uma grande bobagem.

A trava não pode ser responsável pela transmissão do esforço, porque ela não tem a resistência para isso, com o tempo vai se desgastar e o pinhão vai acabar se danificando. O que tem que encaixar perfeitamente é o estriado do pinhão com o estriado do eixo.

Estou confiando cada vez menos neles, vou inspecionar como está meu pinhão, mas tenho um mau pressentimento. Reforço o alerta:

O pinhão tem que se encaixar perfeitamente no estriado do eixo, se existir uma folga não será a trava que compensará a diferença. O risco de estragar o eixo não compensa essa adaptação.

Um abraço,

Jeff

Sendo assim, a conclusão que pude chegar é que não há garantia nenhuma de que os "pinhões" em questão (da Titan 150 e da Fan 125) sejam do EXATO calibre do eixo das Kansas, enfatizei o EXATO porque ao meu olhar de leigo não se pode admitir qualquer espécie de folga por menor que seja no encaixe do pinhão no eixo do motor, pois mesmo que no momento da montagem ela pareça desprezível, a médio ou longo prazo, com os impactos e atritos gerados pelas acelerações e reduções, freio motor, etc, essa folga tende a aumentar pelo desgaste natural desse atrito não programado entre essas duas peças metálicas, e isso não tem absolutamente nada a ver com a trava, pois a transmissão da força do torque é feita do eixo diretamente para o pinhão...
Mestre Jeff, se eu estiver errado por favor me corrija...
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 6:48 pm

Péricles,

Eu diria que seu entendimento foi EXATO. Very Happy

Segundo o vendedor, o estriado é padrão para todos os pinhões, apenas a trava tem o perfil diferente.

Se isso fosse verdade, o pinhão do Lucas não teria sido moído.

Quando voltar à oficina, vou discutir o assunto novamente com eles. Hoje estava com pressa, não queria pegar um temporal daqueles, então saí correndo antes de o céu despencar.

No fim não adiantou nada, acabei pegando uma bela de uma chuva. Mas até que foi boa, de lavar a alma... e tudo o mais.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Sáb Fev 05, 2011 7:24 pm

Olá, amigos! Em razão do período de chuvas na minha cidade hoje eu resolvi dar uma geral na cag.. sujeirada que se formou por causa da água e areia no conjunto todo da relação, e pra minha -ingrata? surpresa ao retirar a tampa do pinhão, eis que o mesmo apresentava uma safada de uma folga (nada de extraordinário) mas que me deixou preocupado... Então desmontei tudo, lavei com Diesel e ficou claro que o conjunto todo é novíssimo e sem nenhum sinal de desgaste nas estrias do eixo e muito menos do pinhão, afinal a moto está com apenas 638km rodados e não deveria ser diferente. Agora fica a minha pergunta: Que diabo de folga é essa? Prefiro não acreditar que justamente a minha moto tenha sido premiada com um pinhão zerinho mas fora dos padrões, liguei pra um mecânico conhecido meu e ele disse que toda montagem de pinhão deve ter uma folga por conta da dilatação do eixo, mas essa explicação não me convenceu muito... E mais, caso realmente ele esteja com algum problema, como dizer na concessionária que eu mesmo descobri o "problema" e abri a moto por conta própria? em se tratando da Dafra creio que isso seja motivo mais que suficiente pra anular a garantia... Meus caros amigos, mestre Jeff, Will, e quem mais puder, apesar de não estarem grávidos e nem serem eletricistas, por favor me dêem uma luz! Shocked
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Dan Floripa Sáb Fev 05, 2011 7:45 pm

Péricles escreveu:Olá, amigos! Em razão do período de chuvas na minha cidade hoje eu resolvi dar uma geral na cag.. sujeirada que se formou por causa da água e areia no conjunto todo da relação, e pra minha -ingrata? surpresa ao retirar a tampa do pinhão, eis que o mesmo apresentava uma safada de uma folga (nada de extraordinário) mas que me deixou preocupado... Então desmontei tudo, lavei com Diesel e ficou claro que o conjunto todo é novíssimo e sem nenhum sinal de desgaste nas estrias do eixo e muito menos do pinhão, afinal a moto está com apenas 638km rodados e não deveria ser diferente. Agora fica a minha pergunta: Que diabo de folga é essa? Prefiro não acreditar que justamente a minha moto tenha sido premiada com um pinhão zerinho mas fora dos padrões, liguei pra um mecânico conhecido meu e ele disse que toda montagem de pinhão deve ter uma folga por conta da dilatação do eixo, mas essa explicação não me convenceu muito... E mais, caso realmente ele esteja com algum problema, como dizer na concessionária que eu mesmo descobri o "problema" e abri a moto por conta própria? em se tratando da Dafra creio que isso seja motivo mais que suficiente pra anular a garantia... Meus caros amigos, mestre Jeff, Will, e quem mais puder, apesar de não estarem grávidos e nem serem eletricistas, por favor me dêem uma luz! Shocked

Olá Péricles!

Todo pinhão tem uma folga axial, pois a trava fica em um ranhura no eixo, então ao empurra-lo para dentro ou para fora tem uma pequena folga, e também tem uma pequenina folga radial, mas essa é apenas para facilitar a instalação e remoção do pinhão, se essa folga entre o pinhão e o eixo for muito grande, aí sim pode ocorrer o desgasto do canelado do eixo ou desgastar a parte interna do pinhão.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Dom Fev 06, 2011 8:09 am

Ou seja, ele pode deslizar um pouco ao longo do eixo para se acomodar a pequenos desvios da corrente, mas não pode bater para um lado e outro quando é girado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Cassius Dom Fev 06, 2011 11:49 am

Desse modo é mais facil entender.
Wink
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Seg Fev 07, 2011 3:33 pm

Hoje inspecionei meu pinhão, tem uma pequena folga conforme relatado, e que é normal.

Ele não gira no eixo, apenas se acomoda conforme a corrente se desalinha. Já aproveitei para ver o estado dos dentes, o riffel 1045 parecia novo (e já tem uns 9 mil km, se não estou enganado).

Pelo que conversei com os mecânicos da loja, esse problema do pinhão ser moído só acontece com aqueles que são feitos de aço vagabundo (para essa finalidade), ou seja, de 1020 (0,20% de carbono).

Por via das dúvidas, inspecionarei novamente daqui a uns 5 mil km.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Fev 07, 2011 5:09 pm

Queiram ou não, fizemos experiências em nossas motos trocando o pinhão, é certo que quando fizemos, teriamos que dar uma atenção melhor a peça que foi modificada na moto, é normal em qualquer experiência, para evitar problemas mais sérios, sugiro a todos que colocaram o pinhão que não é original, inspecionar a cada 4 ou 5 mil km, é só lembrar na hora de trocar o óleo (pra quem troca na oficina) pedir ao mecânico que dê uma conferida por lá, essa é a maneira mais fácil e econômica de evitar problemas com a peça.

Abraços.

PS: Desculpe o tom em que eu me expressei, mas, é sempre bom ir alertando os parceiros sobre uma solução boba que em caso se descuido, pode causar muitíssimas dores de cabeça.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Seg Fev 07, 2011 8:17 pm

Olá, amigos! Ao menos pra mim essa história de pinhão está cada vez mais complicada... Resolvi literalmente "pagar pra ver" e conferir o que foi dito aqui mesmo nesse tópico de que o pinhão de 16 da Titan 150 serviria perfeitamente na Kansas.
Bem, após comprar o referido pinhão pela assombrosa quantia de R$ 6,00 pude testá-lo e comprovar que não existe a menor possibilidade de utilizá-lo (pelo menos na minha Kansas) em razão da enorme folga que ficou. Então, ou eu não estou mais pensando coisa com coisa ou existem eixos diferentes entre os lotes/modelos das Kansas, pq como foi falado anteriormente houve casos em que este mesmo pinhão teria servido perfeitamente... Só sei que por enquanto vou deixar tudo no original como está e esperar pra ver se aparece alguém que saiba esclarecer esse paradigma...
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Dan Floripa Seg Fev 07, 2011 8:33 pm

Mas a folga foi axial ou radial?
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Seg Fev 07, 2011 8:36 pm

Péricles,

Não acredito em lotes de eixos diferentes.

Só tem um jeito: pegar na mão a relação original da dafra vendida na concessionária e verificando esse chanfrado. Não adianta conferir no mercado, porque o pessoal pode estar empurrando a da titan dizendo que é a mesma coisa.

Passei hoje na concessionária para ver se o gerente tinha alguma resposta sobre o caso do quadro, mas nem lembrei do pinhão. Da próxima vez que passar por lá verifico isso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Fev 08, 2011 4:46 am

jeff escreveu:Péricles,

Não acredito em lotes de eixos diferentes.

Só tem um jeito: pegar na mão a relação original da dafra vendida na concessionária e verificando esse chanfrado. Não adianta conferir no mercado, porque o pessoal pode estar empurrando a da titan dizendo que é a mesma coisa.

Passei hoje na concessionária para ver se o gerente tinha alguma resposta sobre o caso do quadro, mas nem lembrei do pinhão. Da próxima vez que passar por lá verifico isso.

Um abraço,

Jeff
O meu casou certinho com o pinhão da titan 150, segundo o mecânico era o mesmo da titan 2004.
Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Ter Fev 08, 2011 10:20 am

Dan Floripa escreveu:Mas a folga foi axial ou radial?

Pois é, Dan... O pinhão apresentou as duas folgas, mas a radial foi muito maior que a axial, realmente não havia a menor possibilidade de utilizá-lo.

Cassio; você acompanhou e verificou se realmente não havia folga na colocação desse pinhão?

Abraços!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Fev 08, 2011 10:27 am

Péricles escreveu:
Dan Floripa escreveu:Mas a folga foi axial ou radial?

Pois é, Dan... O pinhão apresentou as duas folgas, mas a radial foi muito maior que a axial, realmente não havia a menor possibilidade de utilizá-lo.

Cassio; você acompanhou e verificou se realmente não havia folga na colocação desse pinhão?

Abraços!
Faço a inspeção sempre que vou trocar o óleo (a cada 1 mil km), aparentemente está tudo dentro dos conformes, sem desgastes ou folga em excesso. Tudo perfeitamente bem.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Dan Floripa Ter Fev 08, 2011 11:00 am

Olá Péricles!

Que estranho essa folga radial, estou usando o pinhão Riffel 16 dentes da Bros que é o mesmo da Titan e a folga que ele tem é a normal, o ideal é pegar um paquímetro e medir o diâmetro interno do pinhão e o diâmetro do eixo par tentar achar onde está ocorrendo o problema (eixo ou pinhão).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Ter Fev 08, 2011 11:25 am

Dan Floripa escreveu: Olá Péricles!

Que estranho essa folga radial, estou usando o pinhão Riffel 16 dentes da Bros que é o mesmo da Titan e a folga que ele tem é a normal, o ideal é pegar um paquímetro e medir o diâmetro interno do pinhão e o diâmetro do eixo par tentar achar onde está ocorrendo o problema (eixo ou pinhão).

Abraço!

Dan.

Realmente isso seria o ideal, vou atrás de um paquímetro pra comparar as medidas inclusive com o pinhão original de 15 da Kansas... Outra coisa, essa folga que você citou como normal, é igual a folga do pinhão original ou tem alguma diferença por menor que seja pra mais?

Abraço!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Dan Floripa Ter Fev 08, 2011 11:45 am

A folga é igual ao original, mas pode varirar um pouquinho, se você tem uma oficina de motos conhecida, pode pedir para o mecânico medir o eixo da Kansas, e depois medir um eixo da CG (deve de ter uma na oficina) aí uma dúvida já sai, e depois medir a parte interna do pinhão e ver a diferença de ambos (Kansas e CG)

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty tudo bem com o pinhão

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 7:53 am

Hoje fui na concessionária para tirar a dúvida quanto a esse pinhão.

Visualmente, não vi diferença entre o entalhado (canelado, ranhurado) do encaixe do pinhão da kansas/speed para o da cg. Somente o entalhado da arruela de trava é diferente. Então tudo que falei sobre o entalhado ser diferente não se aplica, é só macete aplicado na arruela para fazer de conta que é diferente e poder vender como peça exclusiva. O que importa, o encaixe do pinhão, é idêntico.

A dedução é que o pinhão que foi moído era de material mole (aço 1020) ou foi mal instalado.

O código da relação vaz de aço 1045 para nossas kansas é DA17-542T.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Péricles Ter Mar 15, 2011 11:13 am

Vejam como são as coisas... Depois de longas e incansáveis buscas nas maiores e mais variadas lojas da cidade atrás do mítico pinhão de 16 da CG, eis que hoje pela manhã fui "contemplado!" E fui encontrá-lo na lojinha mais improvável de todas, talvez nem passasse pela minha cabeça procurar lá... Então tive um problema de pipocos no escape da Jurema e levei-a na concessionária, trocaram a válvula de ar do sistema PAIR e ainda não analisei o resultado direito, enfim, o que importa é que quando já estava indo embora passei em frente à uma pequena loja de motopeças e serviços, pequena mesmo, e já que tinha procurado Deus e o mundo, por quê não mais essa? O cara do balcão foi extremamente prestativo e pegou todo o estoque de pinhões de 16 que havia e levou pra oficina e testou um por um até que milagrosamente um encaixou sem absolutamente nenhuma folga, perfeito mesmo! De qual moto ele é? Tcharaaaannnn!!! NÃO SEI!!!! Huaheuaheuaheuahea...
Moral da história: Apesar de ter um, continuo sem saber qual é o pinhão que serve, mas que existe, existe!
No sistema lá da loja acusava "Pinhão 16D CG 125/150" ou seja, não esclareceu nada! Mas a quem estiver pensando nisso eu recomendo, a moto está trabalhando muito menos esgoelada, rendendo muito mais principalmente na 4ª e 5ª marchas, perda de torque quase imperceptível nas arrancadas, compensa e muito!

Abraços!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  jeff Ter Mar 15, 2011 12:12 pm

Ué, mas está respondido:

É o pinhão da cg, que é o mesmo da titan, que é igual para todos os anos de fabricação. A alternativa 16 dentes mais comum do mercado.

Agora você sabe porque eu estava achando incrível que você não encontrasse esse pinhão.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES??? - Página 4 Empty Re: TROCA DO PINHÃO DA KANSAS 150CC PRA 16 DENTES???

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos