RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
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Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
A minha relação e da cg bolinha 99, 38/16, coloquei essa relação pq preciso de mais final, ficou perfeita sem adaptação, quanto a inverter os pneus, é extremamente perigoso, uma vez q o pneu dianteiro é desenhado pra entrar nas curvas e o traseiro,pra sai delas... muiiiiiiiiito cuidado com isso e atenção triplicada em pista molhada
firefox- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Tem coisa nesse fórum que nem falo mais nada, já tá mais que batido, um exemplo é esta troca de pneu onde se passa o traseiro pra frente... Fazer o quê?... Só reza pra não cair!
Os fabricantes de pneus deveriam ser obrigados a escrever em seus pneus de motos as palavras "Dianteiro" e "Traseiro", e na vistoria anual os Detrans (e companhia) deveriam cobrar isso quando fossem vistoriar as motos... Não resolveria o problema, mas pelo menos daria um trabalho a mais para os que teimam com isso e ajudaria aos que não sabem diferenciar os pneus pelas ranhuras a não serem enganados.
Os fabricantes de pneus deveriam ser obrigados a escrever em seus pneus de motos as palavras "Dianteiro" e "Traseiro", e na vistoria anual os Detrans (e companhia) deveriam cobrar isso quando fossem vistoriar as motos... Não resolveria o problema, mas pelo menos daria um trabalho a mais para os que teimam com isso e ajudaria aos que não sabem diferenciar os pneus pelas ranhuras a não serem enganados.
Fuzzy Logic- Guru
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
A escolha de uma relação coroa x pião e muito importante para a moto, muda drasticamente o desempenho x consumo.
Bom exemplo disto vem das Yamaha YBR e XTZ que compartilham o mesmo motor e tem comportamento totalmente diferente.
Com uma relação reduzida você terá uma moto mais esperta, arrancadas mais firmes, porem com pouca velocidade final e consumo mais alto.
Com uma relação longa você terá uma moto mais lerda nas arrancadas, arrancadas bem difíceis com duas pessoas ou muito peso, porem terá mais velocidade final e será mais econômica (na estrada em velocidade constante).
Tomando como base a relação original NÃO se deve alterar muito a relação.
OBS. Se o seu mecânico de moto não souber o que disse acima. E lhe perguntar: o que é relação curta? O que é relação longa? Ou dizer: e tudo a mesma coisa! Ou isto não quer dizer nada!!
Esqueça este mexanico e procure um mecânico.
Pneu dianteiro é para por na roda dianteira e pneu traseiro é para por na roda traseira. DHAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!
Bom exemplo disto vem das Yamaha YBR e XTZ que compartilham o mesmo motor e tem comportamento totalmente diferente.
Com uma relação reduzida você terá uma moto mais esperta, arrancadas mais firmes, porem com pouca velocidade final e consumo mais alto.
Com uma relação longa você terá uma moto mais lerda nas arrancadas, arrancadas bem difíceis com duas pessoas ou muito peso, porem terá mais velocidade final e será mais econômica (na estrada em velocidade constante).
Tomando como base a relação original NÃO se deve alterar muito a relação.
OBS. Se o seu mecânico de moto não souber o que disse acima. E lhe perguntar: o que é relação curta? O que é relação longa? Ou dizer: e tudo a mesma coisa! Ou isto não quer dizer nada!!
Esqueça este mexanico e procure um mecânico.
Pneu dianteiro é para por na roda dianteira e pneu traseiro é para por na roda traseira. DHAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!
Convidad- Convidado
RESPOSTA
Motoqueiro Fantasma escreveu:bom pessoal tenho reparado que a coroa da speed 150 é muito pequena 38 dentes ... ou seja ela tem mais final e menos força na arrancada ...... causando assim um esforço e desgaste maior no sistema de embreagem . Minha pergunta eh o seguinte tem alguem que já trocou essa relação por uma de outra moto ... pra ser mais claro : O KIT COROA E PINHÃO DA CG OU DA YBR SERVEM NA SPEED ??? VALEU, SE ALGUEM SOUBER ME AVISE .... ABRAÇOS ....
rESP. IRMÃO EU COLOQUEI UMA COROA DE 42 DENTES DA TITAN 150, A MOTO AGORA TEM MAIS FORÇA NA SAIDA E SUBIDA.
JOERLAN- Novato
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Moto : Speed 150cc
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RESPOSTA
marlon escreveu:Pessoal, fiquem calmos,rsrss...tem mais ou menos um ano q fiz estah modificacao, e digo a vcs que em momento algum passei por uma situacao de perigo, ja viajei algumas vezes com chuva e nada aconteceu, nem sequer um susto, acho q tudo vai da maneira que vc pilota, sei que o pneu dianteiro foi feito para ser usado na dianteira e o traseiro na traseira. Na epoca q fiz a modificacao nao sabia deste risco, como ja estah quase na hora de troca-lo, vou comprar a mesma medida, só que dianteiro.
Vcs falaram, falaram, mais nao responderam minha pergunta , minha relacao ja estah muito gasta, preciso colocar outra, mais meu mecanico disse que essa ideia do Ando nao dá certo, pq a coroa 44 nao pega no cubo da Dafra, isso procede, alguem de vcs ja fez o teste?
Obrigado pela preocupacao e um abracao a todos.
Marlon
RESPOSTA: A COROA DE 44 NÃO PEGA MAIS A DE 42 DENTES DA TITAN 150, PEGA LEGAL O DIAMETRO SÃO OS MESMO.
JOERLAN- Novato
- Número de Mensagens : 4
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/02/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
BOOMERANG escreveu:A minha ta rodando com a coroa original e o pinhão 17 !!!! estou satisfeito com o resultado...eu iria colocar até aquele misturmax, mas desisti, do jeito que ficou tá bom d++++++++++++++
Só me diz uma coisa quanto a velocidade final que tu alcança com garupa em subida e retas?
rodrigoegi- Novato
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/02/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Firefox, troquei recentemente meu pneu traseiro pelo 100/90 e vi que vc fez o mesmo, tbm pego muito a marginal e só para tirar uma duvida, com essa relação que vc colocou, vc sofre nas subidas ou é de boa?Firefox escreveu:eu coloquei a coroa 38 da titan bolinha, serviu certinho coloquei tb pião 16, lembrando q a relação varia do q vc precisa! eu coloquei essa relação com mais final, pq pego muita Marginal (SP), via rapida ond vc precisa de velocidade, mas c vc roda ms nos bairros e frequentimente com garupa, é melhor fazer uma relação com mais saida almentando a coroa, ai ja não sei qual serveria.
Qual o final que a motoca tá chegando?
Abraços
Spotinick- Novato
- Número de Mensagens : 39
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Perco muito em subidas e retomadas (principalmente com garupa)... ja a velocidade final, fica boa, bate 125 a 130kmh
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Nesse poste vi varios relatos de alguns que dizem que trocaram a relação e colocaram uma com a coroa maior.bem no meu caso isso nao funcionou.testei varios tipos acima de 38 dentes e nao da certo.a corrente sempre fica pegando na balança.e na mola do descanço.pelos testes que fiz.fora a original so a da cg antiga 82.da certo.
jonasbsb- Novato
- Número de Mensagens : 13
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2009
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Ate hoje na minha só usei 2 relações, ambas com coroa 38, pretendo na proxima colocar coroa 42, espero q não de problema!!
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
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Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Ai vai umas dicas para encontrar a relação ideal para voce:
Pião maior que original... mais longo
Pião menor que original... mais reduzido
Coroa maior que original...mais reduzido
Coroa menor que original...mais longo
Se reduzir muito vai ficar muito bom de arrancada e muito ágil no transito porem fica sem velocidade máxima na estrada e força muito o motor em alta rotação. (vai ficar gastadora de combustível).
Se alongar muito vai ficar lenta de arrancada, muito pesada com 2 pessoas, difícil de ganhar velocidade, e se alongar demais não alcança nem a velocidade máquina porque vai faltar motor, força o motor em lenta e tem de acelerar mais.(pode ser mais econômica ou ate piorar o consumo por ter de acelerar mais).
Colocar pneus maior na traseira já alonga a relação final, pois o seu diâmetro externo é maior.(vai alongar a relação e vai deixar a moto mais alta e mais estável).
Compre peças do kit de tração de AÇO 1045. Existe peças feitas de aço 1023(uma porcaria, geralmente feito nachina exterior).
Evite usar peças de aço 1024(depois não venha se queixar que o kit durou pouco!!!).
Geralmente em motos chinesas importadas é suficiente alongar em 10/15% a relação final.
Não alonge demais ou a ultima manha não vai conseguir “encher” e perdera rendimento.
Examine, lubrifique e estique a corrente se precisar toda semana.
Use graxa branca ou óleo grosso (90).
Use corrente com retentores (Orings), Porque é que você acha que as Honda não estralam as correntes e o kit original das Honda duram mais que o dobro das outras fabrica. Fácil. A Honda e outros fabricantes usam corrente com retentores.
Se você estiver com uma moto que tenha suspensão longa. Sempre ajuste a suspensão com você no banco para se ajustar ao seu peso.
Já tive uma moto chinesa (SHINERAY) que foi preciso apenas trocar o pião original por outro com um dente a mais e a relação ficou perfeita.(dica dos proprios vendedores da Shineray).
Espero ter sido útil.
Pião maior que original... mais longo
Pião menor que original... mais reduzido
Coroa maior que original...mais reduzido
Coroa menor que original...mais longo
Se reduzir muito vai ficar muito bom de arrancada e muito ágil no transito porem fica sem velocidade máxima na estrada e força muito o motor em alta rotação. (vai ficar gastadora de combustível).
Se alongar muito vai ficar lenta de arrancada, muito pesada com 2 pessoas, difícil de ganhar velocidade, e se alongar demais não alcança nem a velocidade máquina porque vai faltar motor, força o motor em lenta e tem de acelerar mais.(pode ser mais econômica ou ate piorar o consumo por ter de acelerar mais).
Colocar pneus maior na traseira já alonga a relação final, pois o seu diâmetro externo é maior.(vai alongar a relação e vai deixar a moto mais alta e mais estável).
Compre peças do kit de tração de AÇO 1045. Existe peças feitas de aço 1023(uma porcaria, geralmente feito na
Evite usar peças de aço 1024(depois não venha se queixar que o kit durou pouco!!!).
Geralmente em motos chinesas importadas é suficiente alongar em 10/15% a relação final.
Não alonge demais ou a ultima manha não vai conseguir “encher” e perdera rendimento.
Examine, lubrifique e estique a corrente se precisar toda semana.
Use graxa branca ou óleo grosso (90).
Use corrente com retentores (Orings), Porque é que você acha que as Honda não estralam as correntes e o kit original das Honda duram mais que o dobro das outras fabrica. Fácil. A Honda e outros fabricantes usam corrente com retentores.
Se você estiver com uma moto que tenha suspensão longa. Sempre ajuste a suspensão com você no banco para se ajustar ao seu peso.
Já tive uma moto chinesa (SHINERAY) que foi preciso apenas trocar o pião original por outro com um dente a mais e a relação ficou perfeita.(dica dos proprios vendedores da Shineray).
Espero ter sido útil.
Última edição por affonso em Seg Mar 01, 2010 7:10 am, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Ajudou muito, oq vc acha dessa relação: 17/42? Pra quem roda muito dentro da cidade, e finais d semana pega estrada!!
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
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Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Vamos calcular!!!!!
42/17= 2,4705882352941176470588235294118
Sua relação
38/15= 2,5333333333333333333333333333333
Relação Dafra Speed150cc
Arredondando os números:
42/17=2,470
38/15=2,533
A diferença e de 2.48% quase nada!!!!!!!
Quanto maior o número, mais reduzido à moto fica.
Lembre-se:
Pião maior que original... mais longo
Pião menor que original... mais reduzido
Coroa maior que original...mais reduzido
Coroa menor que original...mais longo
Trocando em miúdos. Você aumentou o pião (mais longo) e aumentou a coroa (mais curto) ficando praticamente um pelo outro. A diferençe ficou de 2,48% (quase nada)
Ficou apenas 2,48% mais longa.....na pratica é a mesma coisa.
42/17= 2,4705882352941176470588235294118
Sua relação
38/15= 2,5333333333333333333333333333333
Relação Dafra Speed150cc
Arredondando os números:
42/17=2,470
38/15=2,533
A diferença e de 2.48% quase nada!!!!!!!
Quanto maior o número, mais reduzido à moto fica.
Lembre-se:
Pião maior que original... mais longo
Pião menor que original... mais reduzido
Coroa maior que original...mais reduzido
Coroa menor que original...mais longo
Trocando em miúdos. Você aumentou o pião (mais longo) e aumentou a coroa (mais curto) ficando praticamente um pelo outro. A diferençe ficou de 2,48% (quase nada)
Ficou apenas 2,48% mais longa.....na pratica é a mesma coisa.
Convidad- Convidado
parabens ...nunca tive uma explicaçao tao clara
muito show....nunca tive uma resposta de variaçao de relaçao tao clara como esta ...perfeita agora sim ...nem mecanicos com o qual falei me deram resposta tao eficiente como esta , deixou muito claro...apenas me falaram que maior a coroa menos velocidade final e mais força o contrario no pinhao...a conta é perfeita haaaa nao sei se vc já viu a flash da kasinski mas se tiver a oportunidade da uma olhada é a mesma moto que a speed só muda tanque e acessorios... motor , suspençao , quadro é tudo o mesmo e a relação é 15/42 é bem mais forte na saida e nao tem final....como tenho uma casa em itanhaem e lá nao tem dafra mas tem kasinski tem algumas flashs rodadando entao fui na concessionária e o vendedor disse que depois da venda eles oferecem a troca da relaçao pela da bolinha 82 14/38 pra ela ficar com mais final.... valeu... a a conta que vc sugeriu é muito boa.
carlos vicente- Novato
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Data de inscrição : 27/06/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
escuta troquei minha RELAÇÃO E COLOQUEI 15 X 43 será que tera final?
se alguem poder me ajudar, toquerendo passar de 100km/h mais não consigo
pnus 90/100
alongador de suspenção
relação 15x43
se alguem poder me ajudar, toquerendo passar de 100km/h mais não consigo
pnus 90/100
alongador de suspenção
relação 15x43
giliardi- Novato
- Número de Mensagens : 1
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/06/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
giliardi escreveu:escuta troquei minha RELAÇÃO E COLOQUEI 15 X 43 será que tera final?
se alguem poder me ajudar, toquerendo passar de 100km/h mais não consigo
pnus 90/100
alongador de suspenção
relação 15x43
Não, vai dar arrancada, ficou muito curta ficou uma relação de 2,86:1 se você colocar 16x38 vai dar um relação de 2,375, e melhora um pouco na final, porém vai perder em arrancadas e subidas.
Abraço!
Dan.
Última edição por Dan Floripa em Sex Jun 25, 2010 8:33 pm, editado 1 vez(es)
Dan Floripa- Guru
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Moto : Speed 150cc
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Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
pessoal minha relação é original to pensando em troca pinhão pra um de 16 pra tentar da mais final porque a minha tambem não passa dos 100km aqui perto de casa mecanico falo que botando carburador da 150 da honda melhora muito .
cristianobj470- Forista
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Data de inscrição : 16/02/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
cristianobj470 escreveu:pessoal minha relação é original to pensando em troca pinhão pra um de 16 pra tentar da mais final porque a minha tambem não passa dos 100km aqui perto de casa mecanico falo que botando carburador da 150 da honda melhora muito .
Que estranho não passar de 100km/h, a minha anda a 110-120km/h eu e a patroa, isso marcando no painel digital do c3 do primo da minha mulher (eu ao lado dele na BR101). A única coisa que eu fiz, foi retirar o redutor de adimissão, continua com o filtro. Só não repara a sujeira, pois amanhã é que é o dia do banho semanal dela!!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Data de inscrição : 27/04/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
você tiro tampa do filtro pode c que melhore mas a minha ate 100km chega bem e rapido mas não passa disso em 7 ou 8 rpm não vai mais que isso mas dou um disconto não peguei auto estrada com ela ainda e tambem ela ta com 1300km rodados motor ta amaciando mas não estou com muita espectativas que vai passa disso sem mexer nela alias a minha ta no mesmo estado da sua aqui so chove direto nem da coragem de lava alem do frio
cristianobj470- Forista
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Localização : Porto Alegre/RS
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Data de inscrição : 16/02/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
cristianobj470 escreveu:você tiro tampa do filtro pode c que melhore mas a minha ate 100km chega bem e rapido mas não passa disso em 7 ou 8 rpm não vai mais que isso mas dou um disconto não peguei auto estrada com ela ainda e tambem ela ta com 1300km rodados motor ta amaciando mas não estou com muita espectativas que vai passa disso sem mexer nela alias a minha ta no mesmo estado da sua aqui so chove direto nem da coragem de lava alem do frio
Teu motor tá justinho ainda, deixa ela chegar aos 5000km que você vai perceber diferença no rendimento e no consumo. A minha amaciei bem na manha o motor, trabalhei a baixo dos 6000RPM nos primeiros 2000km, só depois que trabalhei com ela no limite de RPM hoje ela está com 16000km e andando bem e o consumo 30km/l, isso que só ando com garupa e a 110-120km/h.
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
relação coroa x pinhão?
Olá pessoal a minha kansas tá com relação 16x38 só que não passa dos 110km no plano, tem alguma regulagem a ser feita pois vi depoimentos de varios falando que atingue os 130km, ah e a respeito alguem já confiriu a velocidade com outra moto do lado pois eu tava colado com o a do meu irmão, ele tem uma cb 300 e o velocimetro digital,a minha kansas marca exatamente 10 km a más que a dele????? o motivo eu ñ sei c alguem confiriu por favor me responda?????
JPN@- Novato
- Número de Mensagens : 7
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Data de inscrição : 19/06/2010
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
JPN,
Se o seu erro de velocímetro é apenas de 10% km, você teve sorte. O "normal" para a Kansas fica na casa de 10 a 15%.
Um abraço,
Jefferson
Se o seu erro de velocímetro é apenas de 10
Um abraço,
Jefferson
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Qual a corrente que vocês usam para a relação da CG 82? (CG bolinha)
Galera eu estava usando a relação da CG 82 tb, porém quando eu compro o kit da CG 82, a corrente fica curta, precisando adicionar alguns elos a corrente.
Qual corrente vocês usam para a relação 38 x 16 (ou 15)?????
Qual corrente vocês usam para a relação 38 x 16 (ou 15)?????
pulatampinha- Novato
- Número de Mensagens : 19
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/04/2008
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
Bom dia meu amigo “pulatampinha”
Por acaso você é o “pulatampinha”do fórum “pequenas notaveis”????
Por acaso você é o “pulatampinha”do fórum “pequenas notaveis”????
Convidad- Convidado
Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )
tampinha eu uso corrente da knc... até agora nada a reclamar... e tbm quando tá seca nao fica "chiando" alto (barulho da corrente da strada) como o da vaz....
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