FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

+49
Tiago Leal
renegado
FAEL
neoredes
Cássio Fernandes
gimme
carvalhofc
santo
alexsey
pulatampinha
JPN@
cristianobj470
Dan Floripa
giliardi
jonasbsb
Spotinick
rodrigoegi
JOERLAN
Silask
marlon
tecnicomauricio
jeff
ando079
juniorcs11
amsbetinho
cachorro louco apozentado
junior
HugoSA
Speed
carlos vicente
Rafael.RS
Bruno dafra
Marco Aurélio Guimarães
dudu
Danrsp RJ
firefox
Familia
will_santana
nego
Vinicius Araujo
BOOMERANG
Fuzzy Logic
Vinícius-MG
RiLLeX
Nosferato
xello 81
giordan
LION
Motoqueiro Fantasma
53 participantes

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  xello 81 Ter Jul 21, 2009 10:14 pm

Marco Aurélio Guimarães escreveu:eu coloquei o da cg sport, tá uma beleza só que pretendo trocar o pinhão por um de 17 dentes da broz, pra ficar com mais final...


pegue o pinhao da faz de 17 dentes... o da broz tem folga e pode estragar o eixo...
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty relaçao cg bolinha 82

Mensagem  carlos vicente Ter Jul 21, 2009 11:20 pm

minha dafra speed já esta com 22.000km e fiz a segunda troca de relaçao nas duas usei a relaçao da cg82 e paguei aqui em sao paulo 35,00 colocada importada chinesa ...mas a que vem é chinesa ..entao mantive as origens...rsrs ...haaaaa xello lembra da indiana que mandei o site (a pulsar|) entao achei um site muito loco que vende o motor das speed separado ...muito loco e acho que a dafra compra as peças pela net....rsrsrsrsrs fiquei chapado nossa moto é loca eles vendem ela por partes...hahahahahhhh haaaaa quem consueguir o manual tec do motor antes tenta postar aqui ...estou a procura...alias tinha falado bem lá no inicio do forum a um ano atras pra gente fazer uma lista de peças que servem nas speed ...entao cade já encontrei e troquei varias bom entao quem esta disposto a fazer essa lista....abraço...valeu ....hhaaaaa o link ai vai....
http://www.hooperimports.com/product.aspx?pf_id=150cc-5Mi

que loco um motor por 399.00 acho que é dolar
carlos vicente
carlos vicente
Novato
Novato

Número de Mensagens : 25
Idade : 54
Localização : sao paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  firefox Qua Jul 22, 2009 7:18 am

xello troquei o motor escreveu:
Firefox escreveu:C vc quer uma relção com boa saida e bom final, é melhor deixar a original 15/38 qualquer alteração em relação a mudança de pião ou coroa, vai implicar em perda ou ganho d velocidade final ou inicial.
Lembrando q um pião maior proporciona mais final, uma coroa maior proporciona mais saida.

perawe.... a minha coroa original é 39 dentes..... Shocked

O Xello acho q vc foi um sorteado rs... Todas as speeds q vi ate hoje é coroa 38 inclusive a minha
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  xello 81 Qua Jul 22, 2009 9:50 pm

carlos vicente escreveu:minha dafra speed já esta com 22.000km e fiz a segunda troca de relaçao nas duas usei a relaçao da cg82 e paguei aqui em sao paulo 35,00 colocada importada chinesa ...mas a que vem é chinesa ..entao mantive as origens...rsrs ...haaaaa xello lembra da indiana que mandei o site (a pulsar|) entao achei um site muito loco que vende o motor das speed separado ...muito loco e acho que a dafra compra as peças pela net....rsrsrsrsrs fiquei chapado nossa moto é loca eles vendem ela por partes...hahahahahhhh haaaaa quem consueguir o manual tec do motor antes tenta postar aqui ...estou a procura...alias tinha falado bem lá no inicio do forum a um ano atras pra gente fazer uma lista de peças que servem nas speed ...entao cade já encontrei e troquei varias bom entao quem esta disposto a fazer essa lista....abraço...valeu ....hhaaaaa o link ai vai....
http://www.hooperimports.com/product.aspx?pf_id=150cc-5Mi

que loco um motor por 399.00 acho que é dolar

ahahahah a dafra nem compra... é o fabricante da dafra (lifan) q vende no mercado... e o preço é em dolar Razz

mais $ 60.80 dólar de postagem... vc terá um motor em casa em 20 dias Wink
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Marco Aurélio Guimarães Qua Jul 22, 2009 9:53 pm

xello troquei o motor escreveu:
Marco Aurélio Guimarães escreveu:eu coloquei o da cg sport, tá uma beleza só que pretendo trocar o pinhão por um de 17 dentes da broz, pra ficar com mais final...


pegue o pinhao da faz de 17 dentes... o da broz tem folga e pode estragar o eixo...

XELLO qdo vc diz "faz" é da 'fazer' ou 'faz' é uma marca?? ficou ruim mesmo aqui com pinhão de 15. pale
Marco Aurélio Guimarães
Marco Aurélio Guimarães
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34
Idade : 52
Localização : Bangu - Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 11/05/2009

http://ww.foxsistemas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 23, 2009 12:11 am

Marco Aurélio Guimarães escreveu:
xello troquei o motor escreveu:
Marco Aurélio Guimarães escreveu:eu coloquei o da cg sport, tá uma beleza só que pretendo trocar o pinhão por um de 17 dentes da broz, pra ficar com mais final...


pegue o pinhao da faz de 17 dentes... o da broz tem folga e pode estragar o eixo...

XELLO qdo vc diz "faz" é da 'fazer' ou 'faz' é uma marca?? ficou ruim mesmo aqui com pinhão de 15. pale
Xello quis dizer VAZ, a marca é VAZ e o modelo do pinhão é Z16 ou Z17... Tendeu?
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  firefox Qui Jul 23, 2009 7:56 am

Na minha coloquei o coroa cg bolinha 38 eo pião 16 ficou otima....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Marco Aurélio Guimarães Qui Jul 23, 2009 8:02 am

Fuzzy Logic escreveu:
Marco Aurélio Guimarães escreveu:
xello troquei o motor escreveu:
Marco Aurélio Guimarães escreveu:eu coloquei o da cg sport, tá uma beleza só que pretendo trocar o pinhão por um de 17 dentes da broz, pra ficar com mais final...


pegue o pinhao da faz de 17 dentes... o da broz tem folga e pode estragar o eixo...

XELLO qdo vc diz "faz" é da 'fazer' ou 'faz' é uma marca?? ficou ruim mesmo aqui com pinhão de 15. pale
Xello quis dizer VAZ, a marca é VAZ e o modelo do pinhão é Z16 ou Z17... Tendeu?

ah tá!! Neutral
Marco Aurélio Guimarães
Marco Aurélio Guimarães
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34
Idade : 52
Localização : Bangu - Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 11/05/2009

http://ww.foxsistemas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Speed Dom Ago 02, 2009 12:57 am

Galera, eu so fiz chegar numa loja e pedi o kit da titan 150 + corrente com retentor.
de cara vi que a coroa é bem maior que a original.
vou dar uma olhada pra ver qntos dentes tem o pinhão e a coroa depois posto aqui.
o resultado foi o seguinte:
a moto ficou com uma força encrivel. eu até dei um leve impinada sem querer, diga-se de passagem.
com o antigo kit em um percurso que costumo fazer eu atingia os 140km/h e logo em seguida apos atingir essa velocidade, a moto perdia força pois começava então um leve subida e a velocidade caia bruscamente p 110km/h.
com o novo kit nesse mesmo percurso eu ainda não consegui atingir os 140km/h ficando sempre entre 130 e 135km/h e logo em seguida na tal subida ela conseguiu ficar em 120km/h constantimente.
era nessa subida que as outras motos sempre passavam de mim. mas ainda não tive a oportunidade de ter uma outra moto ali do meu lado pra eu tirar essa duvida.
è isso.
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Speed Seg Ago 17, 2009 10:29 am

Ta ai, o kit q comprei:
O pinhão tem 16 dentes;
A coroa tem 44 dentes.
Agora, depois de algumas semanas percebi que não consigo mais atingir os 140km/h.
Só aitinge os 130. Li aqui no forum que qnto maior a coroa, menor a velocidade final.
E que qnto maior o pinhão, maior a velocidade final.
Então, se eu aumentei a coroa, pra eu não perder em velocidade final, terei que aumentar o pinhão. Correto?
Ja vi aqui no forum tambem que o pinhão da Bros de 17dentes serve. Penso eu que com esse pinhão eu ganhe + 5km/h de final, não acham?
Não é por nada não, é so pra num ficar tão atras das hondas da vida.

valeu!!!! lol!
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  xello 81 Seg Ago 17, 2009 4:14 pm

Speed escreveu:Ta ai, o kit q comprei:
O pinhão tem 16 dentes;
A coroa tem 44 dentes.
Agora, depois de algumas semanas percebi que não consigo mais atingir os 140km/h.
Só aitinge os 130. Li aqui no forum que qnto maior a coroa, menor a velocidade final.
E que qnto maior o pinhão, maior a velocidade final.
Então, se eu aumentei a coroa, pra eu não perder em velocidade final, terei que aumentar o pinhão. Correto?
Ja vi aqui no forum tambem que o pinhão da Bros de 17dentes serve. Penso eu que com esse pinhão eu ganhe + 5km/h de final, não acham?
Não é por nada não, é so pra num ficar tão atras das hondas da vida.

valeu!!!! lol!


o speed assim... melhor pegar o pinhao 17 da fan...

o da broz causa desgaste no eixo do pinhao
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  nego Seg Ago 17, 2009 4:36 pm

Olha aí pessoal, 17 x 43 ( pinhão e coroa) é a mesma configuração de 15 x 38, na primeira dá 2.529 e a segunda 2.533, é mesma coisa que trocar 6 por meia dúzia.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Ago 17, 2009 4:45 pm

Speed escreveu:Ta ai, o kit q comprei:
O pinhão tem 16 dentes;
A coroa tem 44 dentes.
Agora, depois de algumas semanas percebi que não consigo mais atingir os 140km/h.
Só aitinge os 130. Li aqui no forum que qnto maior a coroa, menor a velocidade final.
E que qnto maior o pinhão, maior a velocidade final.
Então, se eu aumentei a coroa, pra eu não perder em velocidade final, terei que aumentar o pinhão. Correto?
Ja vi aqui no forum tambem que o pinhão da Bros de 17dentes serve. Penso eu que com esse pinhão eu ganhe + 5km/h de final, não acham?
Não é por nada não, é so pra num ficar tão atras das hondas da vida.

valeu!!!! lol!
Se liga, ou tu troca coroa, ou tu troca pinhão, evita trocar os dois juntos... Você acaba gastando dinheiro e não saindo do lugar, como o Nego tá dizendo ai acima... Na real, tu fez besteira em trocar os dois, tinha que ter lido mais e perguntado caso tivesse dúvidas, agora já era... No geral, só a troca do pinhão já dá ótimo resultado (além de ser bem mais barato), pois para você saber seu ganho você deve dividor os dentes da coroa pelos do pinhão, no seu caso o problema foi trocar a coroa (veja abaixo), se tivesse deixado a original teria ganho mais... Vê direito que pinhão tu vai colocar, sei que o Vaz Z16 e Z17 servem no eixo, mas acho que já li que o pinhão da Broz fica com folga no eixo e vai desgastá-lo, então se liga nisso, pois tem que entrar certinho, sem folgas.

Coroa 39 / Pinhão 15 = Relação 2,6:1
Coroa 39 / Pinhão16 = Relação 2,43:1
Coroa 39 / Pinhão 17 = Relação 2,29:1
Coroa 44 / Pinhão 16 = Relação 2,75:1

Se você tem certeza que colocou coroa 44 e pinhão 16, veja que ao invés de alongar, você reduziu sua relação!
Aumentou o torque e reduziu a velocidade final.

Observação: Qual sua moto? É uma Speed ou uma Kansas?... Pois se for Speed a original é 39/15, mas se for Kansas a original é 42/15.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  xello 81 Seg Ago 17, 2009 5:14 pm

fuzzy e nego... assim...

se 17/43 = 15/38, pq entao será q 17/43 sai melhor q a 15/38, e a 15/38 tem mais final q a 17/43...

será o diametro das peças dos dois kits sao iguais???

por favor refaçam as contas....

eu nao fiz as contas... mas provei na pratica....
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Marco Aurélio Guimarães Seg Ago 17, 2009 5:47 pm

fiz uma viagem de mais de 2000 km com minha dafra e a relação tá com pinhão de 16 e coroa de 43, 100km/h a 7000 rpm, velocidade de cruzeiro preservando o motor e economizando gasolina.
Marco Aurélio Guimarães
Marco Aurélio Guimarães
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34
Idade : 52
Localização : Bangu - Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 11/05/2009

http://ww.foxsistemas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Ago 17, 2009 9:49 pm

xello 81 escreveu:fuzzy e nego... assim...

se 17/43 = 15/38, pq entao será q 17/43 sai melhor q a 15/38, e a 15/38 tem mais final q a 17/43...

será o diametro das peças dos dois kits sao iguais???

por favor refaçam as contas....

eu nao fiz as contas... mas provei na pratica....
Efeito placebo... A 38/15 (lembrando que a original é 39/15) tem menos material, menos peso, menos corrente, o que favorece a velocidade final... Mas, as exatas não mentem, são iguais... Por isso, efeito placebo!... Afinal, 38/15 = 2,533:1 e 43/17=2,529:1, logo são iguais.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  HugoSA Seg Ago 17, 2009 10:11 pm

Fuzzy Logic escreveu:
xello 81 escreveu:fuzzy e nego... assim...

se 17/43 = 15/38, pq entao será q 17/43 sai melhor q a 15/38, e a 15/38 tem mais final q a 17/43...

será o diametro das peças dos dois kits sao iguais???

por favor refaçam as contas....

eu nao fiz as contas... mas provei na pratica....
Efeito placebo... A 38/15 (lembrando que a original é 39/15) tem menos material, menos peso, menos corrente, o que favorece a velocidade final... Mas, as exatas não mentem, são iguais... Por isso, efeito placebo!... Afinal, 38/15 = 2,533:1 e 43/17=2,529:1, logo são iguais.
Fuzzy,
Duas observações:
1 - Na minha Speed 08/08 a relação original é 38/15 e não 39/15. Esta até aqui escrito no manual 38/15.
2 - Não sei qual foi o intuito do speed trocar a relação, mas a regra é clara, sempre que for trocar algo da relação, o certo é trocar todo o conjunto: coroa, pinhão e corrente.
HugoSA
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Ago 17, 2009 11:53 pm

HugoSA escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:
xello 81 escreveu:fuzzy e nego... assim...

se 17/43 = 15/38, pq entao será q 17/43 sai melhor q a 15/38, e a 15/38 tem mais final q a 17/43...

será o diametro das peças dos dois kits sao iguais???

por favor refaçam as contas....

eu nao fiz as contas... mas provei na pratica....
Efeito placebo... A 38/15 (lembrando que a original é 39/15) tem menos material, menos peso, menos corrente, o que favorece a velocidade final... Mas, as exatas não mentem, são iguais... Por isso, efeito placebo!... Afinal, 38/15 = 2,533:1 e 43/17=2,529:1, logo são iguais.
Fuzzy,
Duas observações:
1 - Na minha Speed 08/08 a relação original é 38/15 e não 39/15. Esta até aqui escrito no manual 38/15.
2 - Não sei qual foi o intuito do speed trocar a relação, mas a regra é clara, sempre que for trocar algo da relação, o certo é trocar todo o conjunto: coroa, pinhão e corrente.

Quanto a sua primeira observação, eu não tenho Speed e então tomei base na informação obtida na loja virtual CityParts, onde vende o Kit Relação para Speed 150cc como sendo 39Z e 15Z, então, ou a CityParts está errada, ou o manual da Speed 150cc está tão certo quanto o da Kansas 150cc, onde diz que no tanque só cabem 8L. Na mesma loja diz que o Kit Relação da Kansas 150cc é 42Z / 15Z (o Z provavelmente é referente a VAZ, só pode!).

Quanto a sua segunda observação, sua lógica só é coerente quando se trata de troca regular do Kit Relação, por desgaste, se não for troca regular deste Kit, então não há necessidade de se trocar todo o conjunto... Mas independente da necessidade da troca, os cálculos feitos pelo Speed estavam completamente incoerentes com o que ele desejava fazer, afinal no texto dele fica bastante claro que pretendia ganhar velocidade final, assim sendo, o caminho correto é alongar a relação e não reduzir a mesma, como ele acabou fazendo ao trocar a coroa e pinhão, seria mais vantajoso ele permanecer com os 38 (ou 39) dentes da coroa e colocar 16 ou 17 dentes no pinhão.

Minha moto está com 1400Km rodados, e pretendo trocar o pinhão para alongar, mas neste caso não preciso trocar corrente e coroa, já que a troca não é por desgaste dos componentes. Sacou? Very Happy
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Speed Sex Ago 21, 2009 3:32 pm

Eita, eita!!!!Calma deixa eu explicar:
minha coroa muito gasta, tanto que tinham tres dentes bem pequenininho e os outro estão parecendo espada ninja de tao amolado pelo desgaste.
Minha intençao era mesmo de ganhar final. Mas na loja em que comprei saia mais caro se eu comprasse o kit separado.
Então optei pelo da tintan que ja foi testado e não tinha erro.
Como falei, percebi na hora que a coroa era maior, e que eu ia ter perca de final.
Mas de qualquer forma obriga ae pelos esclarecimentos.
Minha pretinha é uma Speed 08/08
18752 km em 21/08/2009 às 16:34
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  junior Sáb Ago 29, 2009 7:58 am

Fuzzy Logic escreveu:
HugoSA escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:
xello 81 escreveu:fuzzy e nego... assim...

se 17/43 = 15/38, pq entao será q 17/43 sai melhor q a 15/38, e a 15/38 tem mais final q a 17/43...

será o diametro das peças dos dois kits sao iguais???

por favor refaçam as contas....

eu nao fiz as contas... mas provei na pratica....
Efeito placebo... A 38/15 (lembrando que a original é 39/15) tem menos material, menos peso, menos corrente, o que favorece a velocidade final... Mas, as exatas não mentem, são iguais... Por isso, efeito placebo!... Afinal, 38/15 = 2,533:1 e 43/17=2,529:1, logo são iguais.
Fuzzy,
Duas observações:
1 - Na minha Speed 08/08 a relação original é 38/15 e não 39/15. Esta até aqui escrito no manual 38/15.
2 - Não sei qual foi o intuito do speed trocar a relação, mas a regra é clara, sempre que for trocar algo da relação, o certo é trocar todo o conjunto: coroa, pinhão e corrente.

Quanto a sua primeira observação, eu não tenho Speed e então tomei base na informação obtida na loja virtual CityParts, onde vende o Kit Relação para Speed 150cc como sendo 39Z e 15Z, então, ou a CityParts está errada, ou o manual da Speed 150cc está tão certo quanto o da Kansas 150cc, onde diz que no tanque só cabem 8L. Na mesma loja diz que o Kit Relação da Kansas 150cc é 42Z / 15Z (o Z provavelmente é referente a VAZ, só pode!).

Quanto a sua segunda observação, sua lógica só é coerente quando se trata de troca regular do Kit Relação, por desgaste, se não for troca regular deste Kit, então não há necessidade de se trocar todo o conjunto... Mas independente da necessidade da troca, os cálculos feitos pelo Speed estavam completamente incoerentes com o que ele desejava fazer, afinal no texto dele fica bastante claro que pretendia ganhar velocidade final, assim sendo, o caminho correto é alongar a relação e não reduzir a mesma, como ele acabou fazendo ao trocar a coroa e pinhão, seria mais vantajoso ele permanecer com os 38 (ou 39) dentes da coroa e colocar 16 ou 17 dentes no pinhão.

Minha moto está com 1400Km rodados, e pretendo trocar o pinhão para alongar, mas neste caso não preciso trocar corrente e coroa, já que a troca não é por desgaste dos componentes. Sacou? Very Happy

então o ideal é trocar apenas o pinhão mas o qual utilizar o 16 ou 17 dentes... com a coroa original
junior
junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 42
Localização : campo do brito-se
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  xello 81 Ter Set 01, 2009 8:24 pm

é ideal sim... pq pra achar uma coroa boa... dá trabalho... mas encontra...
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty peças similares

Mensagem  cachorro louco apozentado Qui Set 03, 2009 7:58 pm

na minha speed 150 foi trocada
cabo de velocimetro pegou a da broz
corrente coroa e peão pegou a da titan 99 pegou certinho
pastilha pegou a da titan

agora queria sab de q moto posso troca as buchas da balança
a saboneteira da corrente
lona de freio trazeiro
eixo da roda trazeira

cachorro louco apozentado
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Agora foi a minha vez!

Mensagem  amsbetinho Sáb Set 05, 2009 5:58 pm

Tive que trocar o kit relação da maneira mais trágica possível... Depois que a corrente quebrou!

Minha moto tem pouco mais de 20.000km rodados e eu nunca havia trocado o kit (nem um dos itens em separado), então pela quilometragem já estava na hora de trocar mesmo, mas estava pensando em fazer isso na revisão de 21mil... Pra minha surpresa, ontem á noite a moto fez um estalo, que eu pensei ser o pedal tocando o chão, pois foi bem numa curva para a esquerda e eu estava com garoupa. Depois de algum tempo ainda em movimento, percebi que ficou um barulhinho constante vindo da corrente, um "tac tac"... Parei, desci da moto e procurei se tinha alhguma coisa errada; não vi nada demais e segui viagem, depois de mais alguns quilômetros senti novamente o estalo, então saquei que poderia ser algo no pinhão (pois já tinha visto a coroa e estava tudo em ordem), mesmo assim segui até uma borracharia pra apertar a corrente. O barulhinho continuou e eu já comecei a ficar com medo da corrente quebrar... Hoje cedo abri a tampa que protege o pinhão e não vi nenhum dente quebrado, só podia ser a corrente empenda, ou não casando mais nas engrenagens... Fui até a Dafra devagarinho pra não forçar o conjunto e chegando lá, pra variar, não tinham o kit à venda. Mesmo assim eu iria comprar um similar, pra melhorar o arranque da moto, mas queria conversar com o mecânico antes pra ele me dizer qual era a melhor relação, ou marca, etc, de acordo com o comércio daqui de Salvador (sim, porque vocês que moram no sudeste têm o privilégio de encontrar tudo quanto é peça em qualquer lugar; aqui é muito difícil e só se encontra o convencional - traduzindo, peças mais vendidas das Honda). Saí da Dafra e ainda perguntei pra ele: "E aí, cara... Dá pra chegar até uma loja pra comprar outro kit com a moto assim?" Ele disse: "Claro! Pode ir que a corrente tá empenada, mas dá". Na metade do caminho a corrente arrebentou!!! Parei, tirei o que sobrou dela e, pra minha sorte, estava numa avenida que tem algumas lojas de motopeças. Fui empurrando a moto até uma delas e comprei o kit relação.

Instalei o da CG 150, marca Riffel (pinhão de 16 e coroa de 43 dentes). Ficou certinho e a moto realmente ganha mais arranque.
Portanto, amigos, não exitem em trocar o kit relação original, leiam o forum pra saber a melhor relação e procurem um de boa marca, que encaixe corretamente na Speed.

Abraços!


Última edição por amsbetinho em Ter Nov 10, 2009 6:18 am, editado 1 vez(es)
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Speed Sáb Set 05, 2009 6:39 pm

amsbetinho,
puts que coisa em mano. Mas que bom que tudo terminou bem.
e olha a coincidencia, eu tambem coloquei o mesmo kit.
vou esperar os seus testes pra ve qual a sua opinião sobre essa relação do kit.
boa sorte mano.
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  amsbetinho Sáb Set 05, 2009 6:53 pm

Speed escreveu:amsbetinho,
puts que coisa em mano. Mas que bom que tudo terminou bem.
e olha a coincidencia, eu tambem coloquei o mesmo kit.
vou esperar os seus testes pra ve qual a sua opinião sobre essa relação do kit.
boa sorte mano.

Pois é, Speed! Uma história e tanto.

Ah! Uma coisa importante a acrescentar: Quem trocou o pneu traseiro por um maior (o meu é um MT-65 - 100/90-18) deve pensar em trocar o kit relação mesmo, pois a moto com o pneu mais pesado fica mais fraca no arranque e tende a consumir mais. Falando nisso, em breve eu volto aqui pra contar a experiência de consumo da moto.
Valeu!
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO ) - Página 3 Empty Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos