FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

coroa pinhao

+12
Dan Floripa
rodrigostaley
will_santana
Neco Mecanico
Adam
ricardoadg
L340
Betho
Edu Clown
Péricles
jeff
tito
16 participantes

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Qui Nov 17, 2011 5:30 am

Opa,

Bacana Tito!!!
Agora é só rodar.. tomar vento no rosto e muitos KMs...
Qualquer novidade vá postando...


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Qui Nov 17, 2011 5:37 am

ricardoadg escreveu:

Coroa 38 dentes de turuna, e pinhão 17 dentes de bros.


Opa,

Parabéns amigo, que sua moto lhe traga muitas felicidades "e mobilidade também" kkkk.

Cara, na minha opinião, essa relação que esta em sua moto não é longa "é distannnnte". Força demais o motor no quesito torque. Até você mesmo percebeu que a moto "em arrancadas" perde bastante. E olhe que uma Kansas com relação original (pinhão 15 - coroa 42 - corrente 120 gomos) sai até em segunda marcha sem muito esforço.

Aconselho que tire essa relação o quanto antes... Coloque uma 16 - 42 - 122 (pinhão - coroa - corrente), terá uma moto forte nas arrancadas com um final interessante. Além de que sua velocidade de cruzeiro ficará próxima de uns 90 KM/h com um giro de motor bom.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  L340 Qui Nov 17, 2011 7:03 am

[quote="Edifrans"]
ricardoadg escreveu:
...Cara, na minha opinião, essa relação que esta em sua moto não é longa "é distannnnte". Força demais o motor no quesito torque. Até você mesmo percebeu que a moto "em arrancadas" perde bastante. E olhe que uma Kansas com relação original (pinhão 15 - coroa 42 - corrente 120 gomos) sai até em segunda marcha sem muito esforço...
Fato, as vezes eu paro de repente num farol e esqueço de baixar as marchas e acabo saindo de segunda.
Ela chora um pouquinho mais vai.
Isso 16x42 hein, imagina a original.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Adam Sáb Nov 19, 2011 1:38 pm

Quantos gomos tem q ter a corrente, pra uma relação 39/15? Question confused
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  L340 Sáb Nov 19, 2011 5:48 pm

Cara, faço a menor idéia, mas a que vende para Kansas serve folgada, vai precisar tirar um pouco.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Adam Sáb Nov 19, 2011 7:02 pm

Queria por d.i.d, olhei no site e só tem pra 38/15! Sad
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  L340 Sáb Nov 19, 2011 7:55 pm

como assim?
vc viu relação completa 15x38?
pq acho que não tem medida padrão entre pinhão e coroa, sendo assim, uma corrente que atende a Titan com relação 16x42 pode não atender a Kansas.
Se comprar uma maior não dá pra diminuir?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  jeff Dom Nov 20, 2011 7:09 am

Correntes podem ser fabricadas em tamanho infinito (a máquina é de produção contínua), cada fabricante determina o tamanho que utilizará, então ela é emendada no tamanho correto. Essa emenda pode ser idêntica aos outros elos, então ela já vem fechada na medida, ou por meio de emenda com presilha elástica removível, o que facilita a instalação.

Nesse último caso, é necessário tomar o cuidado de que a abertura da presilha fique voltada para trás em relação ao sentido de deslocamento da corrente (a abertura deve ficar apontada para frente no tramo inferior e para trás no tramo superior da corrente instalada) para não se abrir pelo esforço.

Uma diferença importante entre a corrente da kansas e a das titan é que a da kansas é bem mais larga (os elos são mais largos); usar uma corrente/engrenagens que não tenham a mesma espessura dos elos originais causará seu rompimento em pouquíssimo tempo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  L340 Dom Nov 20, 2011 7:26 am

Não tinha me atentado à especificação da corrente em si, apenas pensei na quantidade de elos. (que burro, dá zero pra mim!)
Estava falando da distância entre pinhão e coroa mesmo e usei a Titan como referência, pois acredito que seja um caso dessa distância menor que a da Kansas.

Mas a idéia era se por acaso ele comprasse uma corrente maior e tirasse a quantidade de elos necessários para usar a relação 15x39 que ele gostaria de utilizar.
Até onde eu sei, não há problema, tem até um amigo do Motos Custom que compra corrente de Bros e tira a sobra. Ou isso pode dar problema?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Adam Dom Nov 20, 2011 11:03 am

Ja estava feliz Laughing , mas o Jeff acabou com minha felicidade agora No, rsrsrsrsrs, é que eu tinha visto que a quantidade de elos para uma relação 39/15 é de 116 (ta no site da riffel,não tinha visto que ja vinha com corrente) mas quero uma corrente D.I.D, porém agora tem essa espessura! agora a duvida é saber a espessura correta, ver se a espessura da D.I.D, vai ser a mesma da que vem com a riffel, senão, vai ter que ser riffel mesmo!
Abrass!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  jeff Dom Nov 20, 2011 1:00 pm

Não chorem!!!

Os fabricantes fazem diversas correntes, se você já faz a peça estampada do elo, fazer os eixos não é nenhum problema. Então você vai encontrar corrente did, ou de outros fabricantes (morse, tsubakimoto...) na medida que precisar.

Quanto a tirar os elos desnecessários, se a operação for bem feita, problema nenhum. Único cuidado é fechar a emenda corretamente conforme explicado. Um alicate ponta de agulha é muito útil pra isso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Dom Nov 20, 2011 1:16 pm

Opa,

Amigo Adam... seus problemas se acabaram-se... kkkk

Para a corrente é simple a solução... Seja D.I.D ou qualquer outra marca que desejar. Basta ter atenção ao código da corrente (código este que é utilizado para todas as marcas, inclusive importadas)

O código original da corrente de nossas motos é 428H/L120. Sendo que o 428H se refere a espessura/largura e o L120 a quantidade de gomos/elos/roletes, podendo ainda não existir o "L". Creio eu que seja esta a especificação. Pelo menos na corrente D.I.D, VAZ, CHOHO e uma outra importada que vi, por esse código tratava-se das mesmas medidas.

Concordo com o Jeff "que a corrente de nossas motos é mais larga que as da CG", talvés isso se deva porque o peso de nossas motos seja maior e também pelo fato da distância entre coroa e pinhão.

Para essa relação que pretende colocar (com coroa menor), recomendo que compre a corrente 428H/L120 e no ato da instalação "caso fique muito grande", retire os gomos que achar demais. Essa retirada qualquer um faz.. digo, a loja onde irá realizar a compra da relação também faz a instalação? (aqui em SP toda loja de moto troca a relação sem problemas) e caso afirmativo, eles mesmo retiram os gomos da corrente. Com isso saberá exatamente quantos gomos precisa ter a corrente para uma relação desse tipo.

A corrente com 116 gomos acho que não servirá não. Vai ficar curta... só um palpite!

Não compre a menos "pra emendar" caso precise. prefiro tirar um pouco que colocar emendas numa corrente "nova". Acho isso mais seguro.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Adam Dom Nov 20, 2011 1:23 pm

Então, mas essa corrente de 116 é a que ja vem com o kit 39/15, como pode ficar curta?Seria porque essa relação é a da speed?A distançia da coroa até o pinhão na speed é menor que na kansas?é por isso que ficaria curta? confused
outra coisa,
Tava pesquisando study corrente com retentor ou Oring(mesma coisa pelo que vi), dizem que perde um pouco de potençia, procede????
Senão, não vou por d.i.d(parece que tem retentor) não!
Nooooooooossa,quantos detalhes affraid , vou acabar colocando um kit basicão de 35 conto pirat! hehehehehehe
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Dom Nov 20, 2011 1:49 pm

Adam escreveu:Então, mas essa corrente de 116 é a que ja vem com o kit 39/15, como pode ficar curta?Seria porque essa relação é a da speed?A distançia da coroa até o pinhão na speed é menor que na kansas?é por isso que ficaria curta? confused

Opa,

Lembre-se que esta usando um kit relação que não é produzido para a Kansas! Por isso a corrente é curta!!! Bem provável que vc tenha feito a pergunta e vc mesmo respondido... a distância da Coroa/pinhão da Speed é menor que na Kansas.

O fato da corrente "ter" ou "não ter" retentores não sei se influencia na potência não. Mas tenho uma corrente D.I.D sem os tais dos retentores.... Comprei ela a uns 15 dias. A relação original (que vem na Kansas 0KM) também é sem retentores, e na minha motoca durou 22000KM.

Adam escreveu:Nooooooooossa,quantos detalhes affraid , vou acabar colocando um kit basicão de 35 conto pirat! hehehehehehe

Esse é um dos preços que estamos propensos a ter que pagar numa adaptação. Não se assuste e BEM VINDO AO MUNDO DE MARBORUUUUU kkkkkkk


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  jeff Dom Nov 20, 2011 1:55 pm

pois é, Engenharia é fróids... What a Face
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Adam Dom Nov 20, 2011 2:52 pm

Entendi,
A qtd de elos será de 120(mesma da kansas) ja a espessura vai ter q ser igual a da relação riffel que irei comprar,
Bom saber que tem d.i.d sem retentores, agora vou pesquisar se tem com 120 elos e na mesma espessura da riffel!
Quero corrente d.i.d por dizerem q é a melhor, mas sera q se colocar a da riffel mesmo(que ja vem no kit) vai ser pior?
É que eu kero por o melhor, tanto em durabilidade e em desempenho!
Quero o melhor pra minha neguinha!
Abrass
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Edu Clown Seg Nov 21, 2011 11:01 am

Olá povo! Very Happy
Hoje chegou meu pinhão que tinha comprado pela net! \o/
Minha dúvida é: Com 4.000 km rodados, eu posso trocar só o pinhão sem ter que mudar corrente ou outra coisa?

Abraços
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  L340 Seg Nov 21, 2011 11:10 am

vou tentar responder antes do Jeff Very Happy
O ideal é trocar tudo junto para que o desgaste não seja desigual.
mas eu já troquei pinhão com 3000
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Péricles Seg Nov 21, 2011 11:14 am

L340 escreveu:vou tentar responder antes do Jeff Very Happy
O ideal é trocar tudo junto para que o desgaste não seja desigual.
mas eu já troquei pinhão com 3000

De fato é a melhor opção, mas a relação original da Kansas com 4.000km rodados geralmente ainda está em estado de nova, e como você "pega leve" com a moto acredito que dê pra trocar tranquilamente... Aliás, eu troquei da Kansas do meu amigo com a mesma km do Vinícius (3.000km) e ñ deu nada...
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Seg Nov 21, 2011 1:34 pm

Edu Clown escreveu:Olá povo! Very Happy
Hoje chegou meu pinhão que tinha comprado pela net! \o/
Minha dúvida é: Com 4.000 km rodados, eu posso trocar só o pinhão sem ter que mudar corrente ou outra coisa?

Abraços

Opa,

Acredito que o único problema que "possa" dar é um desgaste desigual. Pra solucionar (ou se precaver disso) basta analisar periodocamente a relação... (não com um todo, mas ítem a ítem em separado) fazendo isso não va dar problema não.

E o possa que utilizei é uma possibilidade bem remota!!!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Edu Clown Seg Nov 21, 2011 3:36 pm

Valeu por tirar minhas dúvidas galera Very Happy
Acho que vou trocar só o pinhão mesmo, pois como o Péricles disse mais acima: "Eu pego leve com a moto".
E vou tentar sempre dar uma conferida na relação, como me recomendaram.

Abraços a todos.
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Edu Clown Dom Nov 27, 2011 10:12 am

Então pessoal, coloquei o pinhão de 16 na moto hoje e na volta fiquei tentando perceber alguma mudança no desempenho. Percebi que ela não ficou pedindo logo a 3° marcha como antes e tive a oportunidade de acelar até os 100 km/h numa estrada daqui e o motor não pareceu estar forçando tanto quanto antes Very Happy
Claro que pode ter sido apenas impressão minha ( menino quando tá com algo novo sempre fica aumentando as coisas Razz )
Acho que só depois de uns dias usando o pinhão é que vou poder falar melhor a diferença que obtiver.

Abraço a todos e obrigado por tirarem todas minhas dúvidas sobre esse procedimento!
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Dom Nov 27, 2011 11:29 am

Edu Clown escreveu:até os 100 km/h numa estrada daqui e o motor não pareceu estar forçando tanto quanto antes Very Happy
Claro que pode ter sido apenas impressão minha ( menino quando tá com algo novo sempre fica aumentando as coisas Razz )

Opa,

Com certeza não foi apenas impressão.... Nem aumento.... kkkk Melhora messssssmo!

Andei com minha motoca 22000KM de relação original... quando troquei (pra pinhão 16), nossa ficou outra moto... Claro que não virou uma Savage... mas.... melhorou demais e adorei essa melhoria.
Com relação a consumo ela esta mais econômica. porém ando nas mesmas velocidades que antes, mas com um ganho interessante na rotação do motor.


Abraço,

P.S. Vá postando!!! É legal ir compartilhando experiências.... aindamais quando são boas experiências....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  tito Ter Nov 29, 2011 5:12 pm

vc trocou a relaçao com 22000 km ?
caraca
a minha com 15000 ja ficou orrivel
tipo escapando corrente a cada 300 metros
e realmente nao tem como virar uma savage pq ela eh correia =D
tito
tito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 320
Idade : 35
Localização : bauru - sp
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/11/2010

http://acomedievalmotoclube.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Convidad Ter Nov 29, 2011 5:29 pm

Opa,

Isso mesmo Tito... troquei a relação da moto com uns 21800Km.
E nunca fui de ficar babando o ovo da relação não... apenas com um mínimo de cuidado... uma lubrificada a cada 1000Km com graxa branca (aquelas que vendem em bisnagas em lojas de moto peças). Digo a voc~e que também fiquei impressionado com esse rendimento... Tive uma CG que nunca passou de 15000Km uma relação.. seja VAZ, RIFFEL e outras...

A relação que estava na moto ainda tem boas condições de uso.... Troquei por dois fatores...

I - Gosto de viajar com a moto e de tanto que estava durando a relação fiquei cabreiro de acabar no acostamento. (Ainda mais que enchi o saco de um bocado de gente aqui mesmo no Fórum e que anda comigo, pra verem a relação... Fique surpreso mesmo)

II - Após uma viagem bem longa que fizemos fiquei curioso pra ver o desempenho da minha motoca com um pinhão de 16, uma vez que considero minha motoca ótima... Não me dâ dor de cabeça e nunca me deixou no trecho... (exceto por um pneu certa vez, mas isso foi uma fatalidade)

Como esse p´roximo fim de semana vou mexer na moto, irei aproveitar e lavar coroa e pinhão velhos e tirar uma foto deles.. Verá o que digo... ainda estão utilizáveis... E a relação da minha motoca nunca pulou fora.


Abraço,

P.S. Se o pinhão de 16 não tivesse melhorado bem o desempenho, talvés eu até voltasse para a relação original da DAFRA. Taí uma coisa que gostei muito.
Ah, aproveitando o gancho as buchas da coroa estão perfeitas (são originais).

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

coroa pinhao - Página 2 Empty Re: coroa pinhao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos